Anda di halaman 1dari 20

Sete Saberes Necessrios Educao do Futuro

EDGAR MORIN Uma sntese para debate elaborada por Srgio Lus Boeira

Apresentao
O texto a seguir um pequeno artigo de divulgao para suscitar o debate e especialmente a leitura detalhada de uma obra cuja verso inicial foi submetida a crticas de personalidades universitrias de todo o mundo. Tratase em parte de uma obra coletiva, portanto, com apoio institucional da UNESCO.

Os

sete saberes necessrios educao do futuro, de acordo com Edgar Morin (2000), so os que tratam dos seguintes tpicos:

1- As cegueiras do conhecimento: o erro e a iluso 2- Os princpios do conhecimento pertinente 3- Ensinar a condio humana 4- Ensinar a identidade terrena 5- Enfrentar as incertezas 6- Ensinar a compreenso 7- A tica do gnero humano

1-Trata-se de armar cada mente no combate vital rumo lucidez (Op.cit, p. 14), ou seja: necessrio introduzir e desenvolver na educao o estudo das caractersticas cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, de seus processos e modalidades, das disposies tanto psquicas quanto culturais que o conduzem ao erro ou iluso;

2- Trata-se de desenvolver a aptido natural do esprito humano para situar todas as informaes em um contexto e um conjunto. preciso ensinar os mtodos que permitam estabelecer as relaes mtuas e as influncias recprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo (Op.cit., p.14);

3- Trata-se de reconhecer que o ser humano simultaneamente fsico, biolgico, psquico, cultural, social, histrico, e que esta unidade complexa da natureza humana totalmente desintegrada na educao contempornea por meio das disciplinas. Cabe, portanto, mostrar como possvel, com base nas disciplinas atuais, reconhecer a unidade e a complexidade humanas;

4- Trata-se de ensinar a histria da era planetria, que se inicia com o estabelecimento da comunicao entre todos os continentes no sculo XVI, e mostrar como todas as partes do mundo se tornaram solidrias, sem, contudo, ocultar as opresses e a dominao. Ser preciso indicar a complexidade da crise planetria, mostrando que todos os seres humanos, confrontados com problemas comuns de vida e de morte, partilham um destino comum (Op.cit., p.16);

5- Trata-se de ensinar os princpios de estratgia que permitiriam enfrentar os imprevistos, o inesperado e a incerteza, e modificar seu desenvolvimento, em virtude das informaes adquiridas ao longo do tempo. preciso aprender a navegar em um oceano de incertezas em meio a arquiplagos de certeza (Op.cit., p. 16).

6- Trata-se de reconhecer que, embora a compreenso seja meio e fim da comunicao humana, a educao para a compreenso est ausente do ensino convencional. Precisamos reconhecer a necessidade da compreenso mtua. Disto decorre a necessidade de estudar a incompreenso a partir de suas razes, suas modalidades e efeitos, enfocando no os sintomas, mas as causas do racismo, da xenofobia, do desprezo. Isto seria uma das bases mais seguras da educao para a paz (Op.cit., p.17).

7- Trata-se de levar em considerao o carter ternrio da condio humana, que ser simultaneamente indivduo/sociedade/espcie. Nesse sentido, escreve Morin, a tica indivduo/espcie necessita do controle mtuo da sociedade pelo indivduo e do indivduo pela sociedade, ou seja, a democracia; a tica indivduo/espcie convoca, ao sculo XXI, a cidadania terrestre.

Alm disso, a tica no poderia ser ensinada por meio de lies de moral. Deve formar-se nas mentes com base na conscincia de que o ser humano , ao mesmo tempo, indivduo, parte da sociedade e parte da espcie. Todo o desenvolvimento verdadeiramente humano deve compreender o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participaes comunitrias e da conscincia de pertencer espcie humana.

Por isso esboam-se duas grandes finalidades tico-polticas do novo milnio: estabelecer uma relao de controle mtuo entre a sociedade e os indivduos pela democracia e conceber a Humanidade como comunidade planetria. A educao deve contribuir no somente para a tomada de conscincia de nossa Terra-Ptria, mas tambm permitir que esta conscincia se traduza em vontade de realizar a cidadania terrena (Op.cit., p.18).

A antropoltica requer a compreenso complexa da condio humana, das interaes entre os seus diversos aspectos (cerebral, cultural, fsico, histrico, biolgico, social e psquico), de sua insero em diversos mbitos (indivduo, sociedade e espcie) e do enfrentamento de diversos obstculos, como a fragmentao do conhecimento e a incapacidade de percepo de interao entre o todo e as partes;

Sem uma reforma do pensamento humano e uma mudana de paradigma nas cincias e nas polticas pblicas, a abordagem dos desafios socioambientais manter-se- muito limitada e incapaz de viabilizar um redirecionamento salutar e durvel nas relaes entre as organizaes/sociedades humanas e seus ecossistemas.

Esta limitao perceptvel no tratamento dos efeitos e problemas decorrentes das formas dominantes de organizao, bem como no fraco interesse institucional e na incapacidade de preveno e formulao de polticas destinadas a viabilizar a autoeco-organizao individual e coletiva.

A antropoltica proposta pelo autor requer simultaneamente uma gerao de mais democracia e uma regenerao da democracia existente, alm da inveno de uma democracia planetria, com a realizao da Humanidade a partir da antropotica (ou tica da espcie humana).

A gerao da democracia necessria como resistncia diante dos totalitarismos e das arbitrariedades, a partir das brechas do poder nas organizaes pblicas e privadas; a regenerao da democracia existente fazse necessria como forma de elevao da qualidade da espcie, da sociedade e dos indivduos em suas relaes humanas, nas suas capacidades de conhecer, de compreender e de realizar a Humanidade em si, como legado para as futuras geraes.

Por fim, a inveno de uma democracia planetria requer a percepo do destino humano comum entre as vrias naes e continentes, a disposio para forjar instituies globais voltadas para a educao e cidadania terrenas, com o concomitante desenvolvimento de uma cultura poltica planetria, complementar s culturas polticas comunitrias e societrias.

Srgio Lus Boeira doutor em cincias humanas (UFSC) e professor na UNIVALI (Universidade do Vale do Itaja). E-mail: sergio.l.boeira@redelnet.com.br

Fonte bibliogrfica MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro . So Paulo: Cortez; Braslia: UNESCO, 2000 (118 pginas).

Anda mungkin juga menyukai