Anda di halaman 1dari 12

PROJETO SOCIAL

Arlene Pereira de Souza RA 2164244050 Melissa de Souza Cruz RA 2164249807

O QUE UM PROJETO SOCIAL?


Um projeto uma ao social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades, baseados em uma quantidade limitada de recursos e de tempo.
Os projetos sociais nascem do desejo de mudar uma realidade. So aes estruturadas e intencionais, de um grupo ou organizao social, que partem da reflexo e do diagnstico sobre uma determinada problemtica e buscam contribuir, em alguma medida, para um outro mundo possvel.

A EMPRESA
A Natura uma marca de origem brasileira, nascida das paixes pela cosmtica e pelas relaes, presente em sete pases da Amrica Latina e na Frana. Em seu comportamento empresarial, busca criar valor para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimenses econmica, social e ambiental, acreditando que resultados sustentveis so aqueles alcanados por meio de relaes de qualidade e, por isso, busca manter canais de dilogo abertos com todos os pblicos com quem temos contato, em um exerccio contnuo de transparncia.

NATURA CARBNO NEUTRO


A Natura criou, em 2006, o Edital Natura Carbono Neutro, um programa que busca neutralizar todas as suas emisses de gases do efeito estufa (GEEs) a partir de 2007, apoiando iniciativas responsveis que atuam em prol do combate s mudanas climticas, com foco em reflorestamento, desmatamento evitado, energia renovvel e inovadores.

ETAPA 1: INVENTRIO
Saber com a mxima preciso possvel o volume de emisses de GEE um item essencial para colocar um projeto de reduo e neutralizao de carbono em operao. O primeiro inventrio da Natura foi feito com base nas atividades do ano de 2006 e tem sido atualizado e aprimorado a cada ano. A Natura trabalha com um inventrio de escopo ampliado, ou seja, considera as emisses de GEE desde a extrao de matrias-primas e de materiais para embalagens, passando por processos internos e o transporte e produtos, at o seu descarte final. Em 2007, as emisses totalizaram 179.040 toneladas de CO2e, e em 2008, 188.051 toneladas de CO e.

ETAPA 2 : REDUO
A partir da identificao do volume de GEE, a Natura deu incio ao que considera o foco principal do Projeto Carbono Neutro: a reduo de emisses. Devido ao histrico de iniciativas da Natura no campo da sustentabilidade, ela j se encontrava em condies para implementar uma reduo significativa, pois desde 2001 havia incorporado no processo de desenvolvimento de produtos a Avaliao de Ciclo de Vida para as embalagens. Essa metodologia quantifica as entradas e as sadas de matria e energia de um sistema, permitindo uma comparao objetiva do desempenho ambiental dos produtos. Ou seja, a Natura j estava ativamente engajada na implementao de medidas que implicam na economia de emisses de gases do efeito estufa, s no as media ainda na forma de indicador de impacto ambiental.

A Natura identificou a possibilidade de reduzir em 33% as emisses relativas de GEEs, em relao a 2006, no prazo de cinco anos, atuando em todas as etapas do ciclo do carbono: a extrao de matrias-primas, a extrao de materiais de embalagens, o trabalho dos fornecedores diretos, os processos internos, o transporte e o descarte de produtos e embalagens. Entre as prticas j adotadas que contriburam para a reduo esto: a utilizao de lcool orgnico nas frmulas, a reduo de massa da Revista Natura, o incentivo ao transporte de produtos por via martima, o uso de combustveis renovveis, a otimizao de embalagens e a ampliao do uso de materiais

At o momento, a Natura j conseguiu uma reduo de 9%, sendo 6% em 2007 e 3% em 2008.

ETAPA 3 : COMPENSAO
A terceira etapa do Projeto Carbono Neutro a compensao de todas as emisses que no puderam ser evitadas. Para isso, foram selecionados em 2007 e em 2008 projetos capazes de compensar totalmente o volume de CO2e emitido pelas operaes da empresa. A Natura deu nfase busca por projetos dotados de mecanismos eficazes na comprovao de reduo/remoo das emisses de GEE, alinhados Essncia Natura e que levam em conta benefcios socioambientais localmente relevantes. Gerao de renda, conservao da biodiversidade, uso sustentvel e perfil inovador so outras caractersticas que podem ser observadas entre os selecionados.

COMPROMISSO
Programa Carbono Neutro A Natura tem um compromisso de longa data com o desenvolvimento sustentvel. Algo definitivamente inscrito no prprio nome da empresa, desde sua fundao em 1969, e tangibilizado em uma trajetria que prioriza a valorizao dos ativos da nossa rica biodiversidade.

Seguindo este compromisso, a empresa engajouse profundamente na questo das mudanas climticas, adotando a meta de neutralizar todas as emisses de gases de efeito estufa GEE de nossas atividades e produtos a partir de 2007, com a criao do Programa Natura Carbono

A meta de neutralizao a que a Natura se props, sem esperar que ela se imponha na forma de legislao ou de objetivos nacionais para o segundo perodo do Protocolo de Kyoto (ps-2012), constitui uma simples extenso do comprometimento da empresa com a construo de um novo modelo de negcios, baseado no alto desempenho das dimenses econmica, social e ambiental.

Anda mungkin juga menyukai