Anda di halaman 1dari 14

CAPITAL ABERTO

CAPITAL ABERTO
Projeto de pesquisa apresentado disciplina de Direito Empresarial do Curso de Administrao da Universidade de Mogi das Cruzes, como parte dos requisitos para aprovao.
Caio Almeida Juliana Santiago Lvio Santiago Marlia Vaz Rafael Moura Renata Messias Rodolfo Aureliano

Professora: Carla Alessandra

que companhia de capital aberto?

Uma empresa de capital aberto uma empresa cujo capital formado por aes - ttulos que representam porcentagens da empresa - que so livremente vendidas ao pblico. a companhia que capta recursos junto ao pblico, atravs de aes.

Qualquer

sociedade pode tornar seu capital

aberto?
Apenas aquelas constitudas sob a forma jurdica de uma Sociedade Annima podem solicitar o registro de companhia aberta na CVM.

As companhias de capital aberto so empresas de sociedade annima (normalmente abreviado por S.A., SA ou S/A), que uma forma jurdica de constituio de empresas, na qual o capital social est dividido em aes que podem ser negociadas livremente. Por ser uma sociedade de capital, prev a obteno de lucros a serem distribudos aos acionistas.

Quais

as vantagens da abertura de capital?

A abertura de capital possibilita o acesso permanente ao mercado, e representa para as empresas uma alternativa aos financiamentos bancrios. A companhia torna-se conhecida por um pblico mais amplo e melhora sua imagem institucional entre parceiros, fornecedores e clientes.

Como

avaliar se a companhia deve abrir seu

capital?
A definio da abertura de capital e da colocao de valores mobilirios deve ser precedida de uma anlise sobre a convenincia e viabilidade econmica da operao. A companhia deve avaliar questes como: conjunturas macroeconmica e poltica; nvel de atividade da empresa; situao econmica, financeira e patrimonial; exigncias legais e adequaes necessrias estrutura de uma companhia aberta; custos relativos ao processo, comparando os a outras alternativas de financiamento.

Qual

a funo da CVM?

A CVM - Comisso de Valores Mobilirios, uma autonomia federal, vinculada ao Ministrio da Fazenda. Suas principais atribuies so a regulamentao, desenvolvimento, controle e fiscalizao do mercado de valores mobilirios no pas. Nenhuma emisso pblica de valores imobilirios poder ser distribuda, no mercado,sem prvio registro na CVM. Esto expressamente excludos do mercado de valores mobilirios os ttulos de divida publica federal, estadual ou municipal, e os ttulos cambiais de responsabilidade de instituio financeira, exceto as debntures.

O que so aes?

Aes so ttulos ou cotas negociveis, que representam a menor parcela em que se divide o capital de uma empresa (sociedade annima), e que podem ser negociadas em bolsas de valores ou no mercado de balco. As pessoas compradoras das aes so proprietrias apenas de uma parte ideal da empresa e respondem por dvidas assumidas pelo corpo diretivo da empresa. Hoje em dia, os ttulos em papel so parte da histria e as aes so mantidas em registros eletrnicos em corretoras.

O que so debntures?

Atualmente, uma das formas de captao de recursos das empresas. Debntures so ttulos emitidos quando se quer captar recursos para investir e/ou pagar dvidas. Os investidores ou credores que compram as debntures recebem em troca, uma taxa de juros fixa ou varivel sobre o valor emprestado. Sendo assim, cada debnture representa uma frao da dvida total que foi negociada entre a empresa emissora e o investidor. As debntures tm como garantia todo o patrimnio da empresa. Quando uma determinada empresa necessita de capital e no quer tomar um emprstimo bancrio, pode recorrer a uma emisso de debntures.

Classificao de debntures:
Simples: so ttulos da dvida tradicional, que pagam

juros e so resgatadas em dinheiro na data do vencimento.

Conversveis: so aquelas que podem ser convertidas

em aes, segundo condies estabelecidas previamente

Diferena entre aes e debntures

Conclui-se que, o portador de uma debnture um investidor/credor da empresa que a emitiu, ao contrrio do acionista, que scio - proprietrio dela. Quem investe ou compra debnture de uma empresa, quase nunca tem prejuzo. J o scio acionista participa tanto do lucro quanto do prejuzo da empresa.

Em US$

Empresas de capital aberto mais lucrativas do mundo em 2011

$30,000,000,000.00

$25,000,000,000.00

$20,000,000,000.00

$15,000,000,000.00

$10,000,000,000.00

$5,000,000,000.00

$0.00
Exxon Mobill Petrobrs Microsoft AT&T Chevron Texaco Vale JP Morgan Chase Apple Inc.

Fonte: http://g1.globo.com

Algumas

empresas de capital aberto no Brasil

Referncias Bibliogrficas

1.

Aes. Disponvel em: http://www.mundotrade.com.br/aprendizado/o-que-saoacoes

2. 3. 4. 5.

6.

7. 8. 9.

Capital Aberto. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/ CVM. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/ Debntures. Disponvel em: http://www.debentures.com.br Empresas de capital aberto no Brasil. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org Grfico. Fonte disponvel em: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia /2011/04/petrobras-e-2empresa-mais-lucrativa-das-americas-em-2010.html Imagens. Disponvel em: http://www.google.com.br O que so debntures. Disponvel em: http://www.carlosescossia.com Sociedade Annima. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/

Anda mungkin juga menyukai