Anda di halaman 1dari 15

ARCADISMO / NEOCLASSICISMO (sc.

XVIII)

MOMENTO HISTRICO
no mundo

Revoluo Gloriosa (Inglaterra, 1688); Revoluo Industrial (Inglaterra, 1760); Independncia dos EUA (1776); Revoluo Francesa (1789); Progressivo descrdito das monarquias absolutas; decadncia da aristocracia feudal; crescimento do poder da burguesia.

no Brasil

Inconfidncia Mineira (1789).

PENSAMENTOS DA POCA

Iluminismo: O uso da razo como meio para satisfazer as necessidades do homem. Os movimentos pela independncia do Brasil, como a Inconfidncia Mineira, por exemplo, inspiraram-nas nas idias iluministas. Laicismo: Estado e igreja devem ser independentes, e as funes do Estado, como a poltica, a economia, a educao, exercidas por leigos. Liberalismo: ideologia poltica que defende os sistemas representativos, os direitos civis e a igualdade de oportunidades para os cidados. Empirismo: corrente filosfica que atribui experincia sensvel a origem de todo conhecimento humano.

CARACTERSTICAS DO MOVIMENTO
EXPRESSO ARTSTICA DA BURGUESIA

Foi nesse contexto de fermentao filosfica e lutas polticas que surgiu o Arcadismo, voltado para um novo pblico consumidor, formado pela burguesia e pela classe mdia. Como expresso artstica dessas camadas sociais, o Arcadismo identifica-se com as idias da Ilustrao e veicula-as sob a forma de valores que se opem ao tipo de vida levado pelas cortes aristocrticas e arte que consumiam, o Barroco. Da a idealizao da vida natural, em oposio vida urbana; a humildade, em oposio aos gastos exorbitantes da nobreza; o racionalismo, em oposio f; a linguagem simples e direta, em oposio linguagem rebuscada do Barroco. Esses valores artsticos e culturais assumiram, no contexto da sociedade europia do sculo XVIII, um significado de clara contestao poltica, j que flagravam os privilgios da nobreza e do clero e propunham uma sociedade mais justa, racional e livre. O Arcadismo pode ser visto, sob o ponto de vista ideolgico, como um arte revolucionria. Contudo, do ponto de vista esttico, uma arte conservadora, pois ainda se liga tradio clssica, tanto tempo cultivada pelas cortes aristocrticas.

CARACTERSTICAS DO MOVIMENTO
CARACTERSTICAS DO MOVIMENTO LITERRIO

A linguagem rcade a expresso das idias e dos sentimentos do artista do sculo XVIII. Seus temas e sua construo procuram adequar-se nova realidade social vivida pela classe que a produzia e a consumia: a burguesia. Outras caractersticas da linguagem rcade que merecem destaque: - Arte ligada ao Iluminismo. Oposio ao absolutismo desptico e ao poder (barroco) da Igreja. - Afirmao orgulhosa da racionalidade. Razo = Verdade = Simplicidade e clareza. - Culto da simplicidade. Como se atinge a mesma? Atravs da imitao (no no sentido de cpia, mas no de seguir modelos j estabelecidos). - Imitao dos clssicos gregos. Em especial, Virglio e Tecrito, clssicos pastoris. - Imitao da natureza campestre, isto , da ordem e do equilbrio que essa natureza apresenta, o que d a mesma um carter de paraso perdido. Dois elementos decorrem da aproximao do rcade da natureza campestre: - Bucolismo: adequao do homem harmonia e serenidade da natureza. - Pastoralismo: celebrao da vida pastoril, vista como um eterno idlio entre pastores e pastoras.

CARACTERSTICAS DO MOVIMENTO

- Ausncia de subjetividade. O autor no expressa o seu prprio eu, adota uma forma pastoril (era comum os escritores usarem pseudnimos em seus poemas,sonetos e obras, como exemplo: Cludio Manuel da Costa Glauceste Satrnio, Toms Antnio Gonzaga Dirceu, Baslio da Gama Termindo Siplio) - Amor galante. O amor entendido como um conjunto de frmulas convencionais. Fugere urbem (fuga da cidade): Os rcades defendiam o bucolismo como ideal de vida, isto , uma vida simples e natural, junto ao campo, distante dos centros urbanos. Tal princpio era reforado pelo pensamento do filsofo francs Jean Jacques Rousseau a civilizao corrompe os costumes do homem, que nasce naturalmente bom. Aurea mediocritas (vida medocre materialmente mais rica em realizaes espirituais): A idealizao de uma vida pobre e feliz no campo, em oposio vida luxuosa e triste na cidade. Convencionalismo amoroso: na poesia rcade, as situaes so artificiais; no o prprio poeta quem fala de si e de seus reais sentimentos. No plano amoroso, por exemplo, quase sempre um pastor que confessa o seu amor por uma pastora e a convida para aproveitar a vida junto natureza. Porm, ao se lerem vrios poemas, de poetas rcades diferentes, tem-se a impresso de que se trata sempre de um mesmo homem, de uma mesma mulher e de um mesmo tipo de amor. No h variaes emocionais. Isso ocorre devido ao convencionalismo amoroso, que impede a livre expresso dos sentimentos. O que mais importava ao poeta rcade era seguir a conveno, fazer poemas de amor como faziam os poetas clssicos, e no expressar os sentimentos. A mulher vista como um ser superior, inalcanvel e imaterial. Carpe diem: o desejo de aproveitar o dia e a vida enquanto possvel. Essa idia retomada pelos rcades e faz parte do convite amoroso.

QUADRO DE CARACTERSTICAS
QUANTO FORMA
Vocabulrio simples Frases em ordem direta Ausncia quase total de figuras de linguagem

QUANTO AO CONTEDO
Pastoralismo Bucolismo Fugere urbem (fugir da cidade)

Manuteno do verso decasslabo, do soneto e de outras formas clssicas

Aurea mediocritas (vida simples)


Elementos da cultura greco-latina (deuses pagos) Convencionalismo amoroso (pseudnimos) Idealizao amorosa Racionalismo Idias iluministas Carpe diem (viver o presente)

ARCADISMO EM PORTUGAL
CONTEXTO HISTRICO Marco introdutrio do Arcadismo em Portugal: Fundao da Arcdia Lusitana (1756). Academias Literrias: Agremiaes que tinham por objetivo promover um debate permanente sobre criao artstica, avaliar criticamente a produo de seus filiados e facilitar a publicao de suas obras. Academias rcades mais importantes: Arcdia Lusitana e Nova Arcdia (1790). Na primeira metade do sculo O reinado suntuoso de D. Joo V vive as grandes riquezas do ciclo do ouro de Minas Gerais; Desperdcio, obra monumentais; Manuteno da Inquisio; Influncia aristocrtica e clerical; Monarquia absolutista. Na segunda metade do sculo (1750-1777) O dspota esclarecido Marqus de Pombal, ministro de D. Jos I, procurou, com reformas, alinhar Portugal com a Europa iluminista. O Neoclassicismo corresponde ao perodo do governo pombalino. Em 1759, Pombal expulsa os jesutas dos domnios portugueses. Tal fato acelera a marginalizao do clero na vida lusitana e estabelece o fim da influncia e do ensino jesutico.

MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE ( 1765-1805)

Pseudnimo: Elmano Sadino ( Elmano anagrama de seu primeiro nome Sadino referncia ao rio Sado em Setbal)

Nasceu em Setbal. Os quarenta anos de vida de Bocage foram marcados tanto pelo sofrimento e pelos insucessos de toda ordem quanto pelas agitaes da aventura, das polmicas e da bomia. Aos 15 anos de idade ingressou no servio militar, no regimento de Setbal. Aos 21, incorporado Marinha Real, foi para Goa, na ndia, onde serviu por trs anos. Em 1789, no aceitando sua transferncia para Damo, desertou e fugiu para a China. Ao retornar a Portugal, em 1790, sofreria a grande decepo de ver a namorada, Gertrudes, que ele deixara em Setbal, casada com seu irmo, Gil Bocage. Sua carreira literria no foi menos acidentada. Por mais de trs anos, participou da Nova Arcdia, da qual foi expulso depois de violenta polmica com seus membros. Passou na priso os anos de 1797 a 1799, por causa de suas stiras, consideradas ofensivas ao governo e Igreja. Libertado, os ltimos anos de sua vida foram de arrependimento. Faleceu em 1805.

MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE

Foi na lrica, em especial nos sonetos, que Bocage atingiu o ponto alto de sua obra, embora tambm tenha se destacado como poeta satrico e ertico. Bocage considerado o melhor escritor portugus do sculo XVIII e, ao lado de Cames e de Antero de Quental, um dos trs maiores sonetistas de toda a literatura portuguesa. Isso ocorreu porque sua obra traduz o momento transitrio que viveu (1765-1805), ou seja, um perodo marcado por mudanas profundas, como a Revoluo Francesa (1789) e o florescimento do Romantismo. Assim, a obra de Bocage, em sua totalidade, no rcade nem romntica: uma obra de transio, que apresenta simultaneamente aspectos dos dois movimentos literrios.

ARCADISMO NO BRASIL
CONTEXTO HISTRICO

Minas Gerais como centro econmico e poltico; A descoberta do ouro, na regio de Minas Gerais, forma cidades ao redor; Vila Rica (atual Ouro Preto) se consolida como espao cultural desde o Barroco (Aleijadinho); A corrida pelo ouro se intensifica; Influncias das arcdias portuguesas nos poetas brasileiros; Conflitos com o Imprio (Inconfidncia Mineira); O ciclo da minerao; A expulso dos jesutas do Brasil - (1759); MARCO INICIAL DO ARCADISMO NO BRASIL

Publicao das Obras Poticas, de Cludio Manuel da Costa (1768); Fundao da Arcdia Ultramarina em Vila Rica (atual Ouro Preto, MG). CARACTERSTICAS DO ARCADISMO NO BRASIL

Histria colonial muito valorizada; Incio do nacionalismo; Incio da luta pela independncia - Toms Antnio Gonzaga("primeira cabea da inconfidncia" segundo Joaquim Silvrio, delator da Inconfidncia Mineira); A colnia colocada como centro das atenes.

ARCADISMO NO BRASIL
Cludio Manuel da Costa Pseudnimo: Glauceste Satrnio

Nasceu nas proximidades da Vila do Ribeiro do Carmo,hoje cidade de Mariana (MG), em 1729 e faleceu em 1789, em Vila Rica, onde se encontrava preso por sua participao na Inconfidncia Mineira. Escreveu poesia lrica (Obras Poticas, 1768, com a qual inicia o Arcadismo no Brasil) e pica (Vila Rica, 1837). Sofreu influncia do Barroco, como ele prprio afirma no prlogo das Obras, mas abraou a causa rcade, ainda que em suas poesias os aspectos ligados natureza fujam ao padro europeu. Liderou grupo de poetas rcades brasileiros. Seus sonetos apresentavam notvel afinidade com a lrica de Cames. Obras Poticas (1768) Marco inicial do Arcadismo poesia lrica Vila Rica (composto por volta de 1773) poema pico falando sobre a histria da cidade de Vila Rica.

ARCADISMO NO BRASIL
Toms Antnio Gonzaga Pseudnimo: Dirceu

Nascido no Porto, em Portugal, de pai brasileiro, estudou na Bahia e formou-se em Coimbra. Jurista de rara habilidade, j em 1782 era designado Ouvidor de Vila Rica. Envolvido no processo da Inconfidncia, preso em 1789 e, em, 1792, condenado ao degredo em Moambique, onde logo se casa com a rica herdeira Juliana Mascarenhas. Na frica, recupera a fortuna e a influncia perdidas, e morre, provavelmente em 1810. Embora tenha escrito alguns poemas antes da estada em Vila Rica e apesar de ter produzido algumas obras menores durante o exlio, como o poemeto pico A Conceio, foi durante o curto perodo vivido em Minas Gerais que Gonzaga produziu alguns dos mais significativos poemas do arcadismo luso-brasileiro. Apaixonado pela jovem Maria Joaquina Dorotia de Seixas, Gonzaga dedicou-lhe os poemas lricos de Marlia de Dirceu, em que se retrata como Dirceu e amada como Marlia. O estudioso Rodrigues Lapa provou serem dele tambm as Cartas Chilenas, conjunto de poemas annimos que satirizavam o governador Lus da Cunha Menezes, seu desafeto.

Obra lrica: Marlia de Dirceu A obra se divide em duas partes (h uma terceira, cuja autenticidade contestada por alguns crticos):

ARCADISMO NO BRASIL

1 parte: contm os poemas escritos na poca anterior priso de Gonzaga. Nela predominam as composies convencionais: o pastor Dirceu celebra a beleza de Marlia. Em algumas liras, entretanto, as convenes mal disfaram a confisso amorosa do amor: a ansiedade de um quarento apaixonado por uma adolescente; a necessidade de mostrar que no um qualquer e que merece sua amada; os projetos de uma sossegada vida futura, rodeado de filhos e bem cuidado por suas mulher etc. 2 parte: escrita na priso da ilha das Cobras. Os poemas exprimem a solido de Dirceu, saudoso de Marlia. Nesta segunda parte, encontramos a melhor poesia de Gonzaga. As convenes, embora ainda presentes, no sustentam o equilbrio neoclssico. O tom confessional e o pessimismo prenunciam o emocionalismo romntico. Obra satrica: Cartas Chilenas (principal obra satrica do sculo XVIII, atribuda a Gonzaga) Cartas Chilenas so poemas satricos, em versos decasslabos brancos, que circularam em Vila Rica poucos anos antes da Inconfidncia Mineira, em 1789. Revelando seu lado satrico, num tom mordaz, agressivo, jocoso, pleno de aluses e mscaras, o poeta satiriza ferinamente a mediocridade administrativa, os desmandos dos componentes do governo, o governador de Minas e a Independncia do Brasil. So uma coleo de treze cartas, assinadas por Critilo (Toms Antnio Gonzaga) e endereadas a Doroteu (Cludio Manuel da Costa), residente em Madri. Critilo um habitante de Santiago do Chile (na verdade Vila Rica), narra os desmandos despticos e narcisistas do governador chileno Fanfarro Minsio (na realidade, Lus da Cunha Menezes, governador de Minas at a Inconfidncia Mineira).

ARCADISMO NO BRASIL

Obras picas O Uraguai (1769) Jos Baslio da Gama. Melhor realizao no gnero pico no Arcadismo Brasileiro. Temtica: Luta dos portugueses e espanhis contra ndios e jesutas que, instalados nas misses jesuticas do atual Rio Grande do Sul, no queriam aceitar as decises do Tratado de Madri. Caramuru (1781) Frei Jos de Santa Rita Duro. considerado um poema inferior a O Uraguai e, de certa forma, um retrocesso do ponto de vista temtico e estilstico. Temtica: Poema narra as aventuras, em parte histricas, em parte lendrias, do nufrago portugus Diogo lvares Correia, o Caramuru. Em meio s aventuras do protagonista, o autor aproveita para fazer uma longa descrio das qualidades da terra.

Anda mungkin juga menyukai