Anda di halaman 1dari 126

Finanas Pblicas

Cathedra.net Vdeoaula Prof. Kleber Morales cursosparaconcursosrkm@blogspot.com rkm0906@globo.com

Financiamento dos gastos pblicos


O fluxo de arrecadao de receitas do Governo Federal praticamente determina o processo de liberao dos recursos junto aos rgos, realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Como toda empresa responsvel pela gesto de recursos, o Governo Federal tambm administra e gere seus recursos, liberando verbas oramentrias mediante a arrecadao de receitas. Hoje, o fluxo de liberao de recursos do Governo Federal fixado pela STN via Decreto, no que denominamos de Decreto de Programao Financeira. As fontes de recurso so agrupamentos de determinadas receitas como as derivadas de impostos, taxas, contribuies, etc e/ou originadas por emprstimos externos, preos pblicos, etc., que so utilizadas para financiar os gastos pblicos.

Princpios Fundamentais
Princpio da Neutralidade O Princpio da Neutralidade estabelece que a tributao deve ser otimizada de forma a interferir o mnimo possvel na alocao de recursos da economia, visto que quaisquer alteraes nos preos relativos de bens e servios provocadas por modificaes da tributao poderiam causar uma reduo do bem-estar (no pode causar uma ineficincia do sistema econmico). Princpio da Equidade O Princpio da Equidade complementar ao Princpio da Neutralidade, e tem por objetivo a garantia de uma distribuio eqitativa do nus tributrio pelos indivduos (justia fiscal), podendo ser dividido em duas linhas de ao: na primeira, o nus tributrio deveria ser repartido entre os indivduos de acordo com o benefcio que cada um recebe em relao aos bens e servios prestados pelo governo (princpio do benefcio); e, na segunda, a repartio tributria deveria ser baseada na capacidade individual de contribuio (princpio da capacidade contributiva).

Neutralidade e eqidade Neutralidade: a implantao de tributos no deve distorcer o sistema de preos relativos, pois este o orientador da alocao dos recursos produtivos. Equidade: horizontal e vertical Horizontal: quando se d tratamento igual para iguais; Vertical: quando se d tratamento desigual para desiguais

Princpio do Benefcio O Princpio do Beneficio estabelece que cada indivduo deve ser tributado de forma proporcional ao benefcio que recebe do governo. Entretanto, h uma grande dificuldade em se identificar o quantum de benefcios que so usufrudos por cada indivduo, prejudicando, conseqentemente, a utilizao deste princpio. Princpio da Capacidade Contributiva O Princpio da Capacidade Contributiva determina que cada indivduo deva ser tributado de acordo com a sua capacidade econmica. Deve-se garantir as eqidades horizontal e vertical.
Na teoria econmica o conceito utilidade definido como a propriedade que os bens e servios possuem de satisfazer as necessidades dos indivduos. A Teoria da Utilidade define que, medida que a renda aumenta, a utilidade de cada novo bem ou servio consumido pelo indivduo diminui, pois a utilidade marginal decrescente

Princpio da Simplicidade Pelo Princpio da Simplicidade, a administrao do sistema tributrio deve procurar ser a mais eficiente possvel de forma a minimizar os custos demandados pela fiscalizao e pela arrecadao e garantir um fcil entendimento por parte dos indivduos que utilizam o sistema. O objetivo facilitar a operacionalizao da cobrana do tributo.

Outros Princpios Os demais princpios da tributao so estudados em Direito Tributrio: (i) Princpio da Legalidade (art. 150, I, da CF) (ii) Princpio da Isonomia (art. 150, II, da CF) (iii) Princpio da Irretroatividade (art. 150, III, a, da CF) (iv) Princpio da Anterioridade (art. 150, III, b, da CF) (v) Princpio da Noventena (art. 150, III, c, da CF) (vi) Princpio do No-confisco (art. 150, IV, da CF) (vii) Princpio da Liberdade de Trfego (art. 150, V, da CF) (viii) Princpio da Uniformidade Geogrfica (art. 151, I, da CF) (ix) Princpio da Proibio s Isenes Heteronmas (art. 151, III, da CF) (x) Princpio da No-Discriminao Tributria (art. 152, da CF)

EXERCCIOS

1- (AFRF-2003) A tributao um instrumento pelo qual a sociedade tenta obter recursos coletivamente para satisfazer as necessidades da sociedade. De acordo com a teoria da tributao, aponte a opo falsa. a) O mecanismo da tributao, associado s polticas oramentrias, intervm diretamente na alocao dos recursos, na distribuio de recursos na sociedade e pode reduzir as desigualdades na riqueza e na renda. b) O sistema tributrio o principal instrumento de poltica fiscal do governo. c) Por princpio, o sistema de tributao deve ser o mais justo possvel. d) Os tributos devem ser escolhidos de forma a maximizar sua interferncia no sistema de mercado, a fim de no torn-lo mais ineficiente. e) A anlise da aplicao da tributao baseia-se no princpio do benefcio e no princpio da habilidade de pagamento.

(AFRF-2002) Segundo o princpio da eqidade, na teoria da tributao, dois critrios so propostos: a classificao dos indivduos que so considerados iguais e o estabelecimento de normas adequadas de diferenciao. Indique quais so esses critrios. a) Neutralidade e eficincia. b) Benefcio e capacidade de contribuio. c) Unidade e universalidade. d) Eficincia e justia. e) Produtividade e eficincia. 2

3 (AFRF-2002) A principal fonte de receita do setor pblico a arrecadao tributria. Com relao s caractersticas de um sistema tributrio ideal, assinale a opo falsa. a) A distribuio do nus tributrio deve ser eqitativa. b) A cobrana dos impostos deve ser conduzida no sentido de onerar mais aquelas pessoas com maior capacidade de pagamento. c) O sistema tributrio deve ser estruturado de forma a interferir o minimamente possvel na alocao de recursos da economia. d) O sistema tributrio deve ser eficiente e maximizar os custos de fiscalizao da arrecadao. e) O sistema tributrio deve ser de fcil compreenso para o contribuinte e de fcil arrecadao para o governo.

4 (AFRF-2002) Admitindo que um imposto geral e progressivo sobre a renda mais eficiente que outro tributo, identifique a nica afirmativa que no verdadeira. a) Diferentes categorias de rendimentos so variveis homogneas no que se refere ao esforo e ao custo financeiro envolvido na sua percepo. b) O imposto de renda da pessoa fsica permite uma adaptao s caractersticas pessoais do contribuinte. c) A utilidade marginal da renda decrescente e assume valores equivalentes para indivduos diversos, de tal forma que uma curva de utilidade marginal para a comunidade pode ser obtida pela agregao dos valores individuais correspondentes. d) As distores provocadas a longo prazo pela inflao e pelo crescimento econmico so adequadamente compensadas por reajustamentos peridicos na escala do imposto. e) O nvel de renda considerado como um parmetro de pior qualidade para a medio da capacidade individual de contribuio.

5 (AFRF-2001) A teoria econmica moderna estabelece critrios de imposio de tributos. O critrio que postula que a tributao no introduza distores nos mecanismos de funcionamento e alocao de recursos da economia de mercado o da a) universalidade b) eqidade c) neutralidade d) justia social e) adequao

6 (AFRF-1998) Do ponto de vista das finanas pblicas, diz-se, em relao ao princpio do benefcio, que a) cada um deve pagar proporcionalmente s suas condies. b) este princpio o mais adotado, sendo as despesas de consumo a varivel que melhor explica o benefcio. c) a renda uma medida para avaliar quantitativamente o benefcio advindo dos gastos pblicos. d) as pessoas devem ser tributadas de acordo com a vantagem que recebem das despesas governamentais. e) este princpio de fcil aplicao, no envolvendo questes subjetivas como o conhecimento das curvas de preferncia dos consumidores.

7 (AFRF-1998) Afirma-se, na Teoria da Tributao, com relao ao princpio de neutralidade, que a) um tributo justo aquele em que cada contribuinte paga ao Estado um montante diretamente relacionado com os benefcios que dele recebe. b) um imposto deve distribuir seu nus de maneira justa entre os indivduos. c) os agentes deveriam contribuir com impostos de acordo com sua capacidade de pagamento. d) este princpio seguido quando os tributos no alteram os preos relativos, minimizando sua interferncia nas decises econmicas dos agentes de mercado. e) um indivduo paga o tributo de maneira a igualar o preo do servio recebido ao benefcio marginal que ele aufere com sua utilizao.

8 (AFTN-1996) A teoria da tributao repousa em dois princpios fundamentais. Aponte a opo que caracteriza estes princpios: a) neutralidade e eficincia b) justia e eficincia c) eficincia e eqidade d) eqidade horizontal e eqidade vertical e) neutralidade e eqidade

9 (AFTN-1996) Baseado no princpio de neutralidade fiscal, assinale a resposta correta: a) A neutralidade pressupe o critrio de benefcio, atribuindo a cada indivduo um nus equivalente aos benefcios que ele usufruir. b) A neutralidade do sistema tributrio obtida quando existe eqidade vertical. c) A neutralidade do ponto de vista da alocao de recursos pressupes que o nus seja repartido entre os indivduos. d) A neutralidade do sistema tributrio obtida quando a forma de captao de recursos pelo governo no modifica os preos relativos dos bens e servios. e) A neutralidade do sistema tributrio obtida quando existe eqidade horizontal.

10 (AFC-SFC-2002) Com base na teoria da tributao, identifique a nica opo incorreta. a) A eficincia de um sistema tributrio refere-se aos custos que impe aos contribuintes. b) A eqidade de um sistema tributrio diz respeito justia na distribuio da carga tributria entre a populao. c) Ao considerar alteraes na legislao tributria, os formuladores de polticas econmicas enfrentam um dilema entre eficincia e eqidade. d) Segundo o princpio do benefcio, justo que as pessoas paguem impostos de acordo com o que recebem do governo. e) A eqidade vertical afirma que os contribuintes com capacidades de pagamento similares devem pagar a mesma quantia.

Finanas Pblicas
Cathedra.net Vdeoaula Prof. Kleber Morales cursosparaconcursosrkm@blogspot.com rkm0906@globo.com

Tributos com caractersticas fiscais

Imposto: um tributo independente de qualquer atividade estatal especfica relativa ao contribuinte ou independente da contraprestao de um servio. Decorre do jus imperis estatal e elencados na Constituio. Por exemplo, Unio compete o IPI, II, IE, IOF, IGF, ITR e IR, aos Estados compete o ICMS, e IPVA, aos Municpios compete o ISS, ITBI e IPTU. Cada ente possui um conjunto de impostos especficos j previamente determinados. No pode o Estado instituir ou cobrar imposto de competncia da Unio, ou do Municpio, por isso dizemos que a competncia privativa para cada ente, ou seja, s o ente determinado na CF pode cobrar o imposto que lhe atribudo.

Taxa: um tributo cobrado tendo em vista a prestao de servios pblicos especficos e divisveis, efetivamente prestados ou potencialmente colocados disposio do contribuinte, ou, ainda, pelo simples exerccio do poder de polcia. Os servios tm que ser especficos e divisveis, ou seja, tem que estar claramente definidos na lei e poderem ser medidos no consumo por cada usurio efetivo ou potencial. No podem ser servios genricos nem indivisveis, como a cobrana da taxa de iluminao pblica (Contribuio especial), por exemplo, repetidamente argida como inconstitucional pelos cidados, pela sua no divisibilidade entre os contribuintes beneficiados.

A competncia de instituir taxas comum da Unio, Estados, DF, Municpios, ou seja, tanto a Unio, como Estados, DF ou Municpios, podem instituir taxas com o mesmo nome em suas esferas (nunca sobre a mesma base de clculo dos impostos). Contribuio de melhoria: um tributo cobrado somente nos acrscimos de valor de imveis, decorrente de alguma obra pblica. A competncia comum entre a Unio, Estados, DF e Municpios.

Tributos extrafiscais: Alguns tributos apresentam caracterstica de extrafiscalidade, ou seja, o objetivo no arrecadar, mas sim, coibir uma atividade ou regular o prprio mercado. Exemplo disto o imposto de importao, no destinado propriamente arrecadar, mas sim, coibir a entrada de produtos estrangeiros com preos mais baratos que os nacionais

Emprstimo Compulsrio: exigido a partir de investimento relevante efetuado pela Unio por motivo de guerra externa ou iminncia de guerra, ou, ainda, por calamidade pblica. No caso de guerra ou calamidade pblica, o emprstimo compulsrio no fica sujeito ao princpio da anterioridade, ou seja, da antecedncia que deve haver entre a publicao da lei e a cobrana efetiva do tributo. A competncia para a instituio do emprstimo compulsrio exclusiva da Unio e necessrio Lei Complementar (maioria absoluta de parlamentares) para instituio do tributo.

Contribuio: As contribuies previstas na Constituio Federal podem ser sociais, de interesse de categorias profissionais ou econmicas, de interveno no domnio econmico ou da seguridade social, sendo que estas ltimas necessitam de 90 dias de prazo entre a lei que as instituiu e a sua efetiva cobrana (neste caso, exige-se somente a anterioridade nonagesimal, sem a necessidade da anterioridade de exerccio). A competncia para instituio de contribuies exclusiva da Unio.

Tarifas ou preos pblicos: so valores cobrados por um bem ou servio prestado, mas no compulsrio como a taxa, que um tributo exigido do contribuinte, independentemente da utilizao do servio, bastando a potencialidade de uso para a cobrana. As tarifas so preos pblicos cobrados por algum servio efetivamente prestado ou consumido, como o que se consome em energia eltrica ou no uso do sistema telefnico. As tarifas envolvem um contrato entre o fornecedor (concessionrio do servio pblico) e um consumidor (usurio) do servio. O usurio paga o que consome, nada alm disto.

Outra classificao dos tributos:


Tributos Diretos: aplicados ao contribuinte diretamente, sobre a renda e a riqueza sem transferncias tributrias. Ex. IPTU, IPVA, IR, IOF. Tributos Indiretos: so aqueles cobrados sobre a produo, sobre o consumo, sobre vendas ou circulao de bens e mercadorias e repassados para o consumidor. Quanto mais inelstico o produto mais recair sobre o consumidor. Ex: IPI, ICMS, ISS.

Tipos de Impostos
Progressivo: Ocorre quando a relao Fato Gerador/Renda crescente carga superior para quem ganha mais; Regressivo: Ocorre quando a relao Fato Gerador/Renda decrescente; Neutro (Proporcional): Ocorre quando a relao Fato Gerador/Renda constante, ou seja, a carga (percentual ou alquota) igual para todas as faixas de renda;

Impostos sobre consumo em cascata e sobre valor adicionado

Curva de Laffer ou Curva Reversa de Laffer, uma carga fiscal excessiva, existiria uma alquota de tributos mxima aceitvel pela sociedade, a partir da qual, caso o governo insista em aplicar alquotas superiores, o resultado ser inevitavelmente uma reduo da arrecadao total.

Efeito Tanzi
A perda real da receita pblica decorrente da defasagem entre a data da ocorrncia das transaes (fato gerador) e a data do recolhimento efetivo dos tributos sobre as mesmas, em pocas de inflao, conhecida na literatura como efeito Tanzi (tambm conhecido como efeito OliveiraTanzi).

Efeito Patinkin
Existe um outro efeito da inflao sobre as contas pblicas mas que atua de forma oposta ao efeito Tanzi. Trata-se do efeito Patinkin. Enquanto o efeito Tanzi afirma que a inflao contribui para a reduo real da receita do governo, aumentando em conseqncia o dficit pblico, o efeito Patinkin argumenta que a elevao dos preos, isto , a inflao, propicia uma reduo do dficit pblico por meio da queda real nos gastos pblicos. Para que ocorra o efeito Patinkin basta que o governo adie seus pagamentos e postergue aumentos de salrios de seus servidores num ambiente de acelerao inflacionria.

EXERCCIOS

AFC 2006) Assinale a alternativa errada: a) Contribuio de melhoria: um tributo cobrado somente nos acrscimos de valor de mveis. b) Imposto: um tributo independente de qualquer atividade estatal especfica relativa ao contribuinte ou independente da contraprestao de um servio. c) Emprstimo Compulsrio: exigido a partir de investimento relevante efetuado pela Unio d) Taxa: um tributo cobrado tendo em vista a prestao de servios pblicos especficos e divisveis. e) Tributos extrafiscais: o objetivo no arrecadar, mas sim, coibir uma atividade ou regular o prprio mercado.

a) b) c) d) e)

AFC STN 2000) -Tributo no sujeito ao princpio da anterioridade: Taxa Imposto Contribuio de Melhoria Emprstimo compulsrio Tributo Extra

AFC 2002) A tarifa pblica tambm chamada de: a) Contribuio b) Imposto c) Taxa d) Emprstimo e) Preo pblico

considerado um imposto indireto: a) IPTU b) IPVA c) IR d) ICMS e) IOF Considerado imposto direto: a) IPI b) ICMS c) ISS d) IPVA e) ICC

a) b) c) d) e)

MPOG 2001) Tributo aplicado sobre a renda e a riqueza; Imposto indireto Taxa Contribuio Imposto direto Imposto

(AFRF/ESAF 2003) A forma como so estruturados os sistemas tributrios determina o impacto dos impostos tanto sobre o nvel de renda como sobre a organizao econmica. Quanto ao aspecto de afetar a distribuio de renda, no se pode afirmar que: a) os impostos indiretos aumentam a desigualdade na distribuio do produto nacional. b) a implantao de um sistema tributrio em que todos pagam 7% de sua renda como imposto caracteriza um sistema proporcional. c) os impostos diretos, tais como o ICMS e o IPI, que no incidem sobre a renda, mas sobre o preo das mercadorias, so impostos regressivos. d) com impostos regressivos, os segmentos sociais de menor poder aquisitivo so os mais onerados. e) a estrutura tributria, baseada em impostos progressivos, onera proporcionalmente mais os segmentos da sociedade de maior poder aquisitivo.

(AFRF/ESAF 2000) O governo no s arrecada impostos, mas tambm devolve parte deles sob a forma de transferncias e subsdios. Segundo os textos usuais de Finanas Pblicas, identifique a opo correta. a) Os impostos indiretos incidem sobre a renda ou a propriedade. b) O imposto de renda exemplo de imposto indireto e de tributo federal. c) Subsdios podem ser considerados impostos indiretos com o sinal negativo. d) Transferncias so impostos indiretos com o sinal positivo. e) Os impostos diretos incidem sobre os preos dos bens e servios.

(AFRF/ESAF 2002) Identifique a nica opo incorreta no que tange aos tipos de impostos: a) Tributos diretos so aqueles cujo nus de pagamento recai sobre o prprio contribuinte. b) Os impostos indiretos costumam ser proporcionais ou seletivos, de acordo com a essencialidade do produto ou servio em que incidem. c) Os impostos diretos costumam ser progressivos, incidindo de forma graduada, de acordo com a capacidade econmica do contribuinte. d) Os impostos indiretos, por no serem transferveis a terceiros, permitem que a carga tributria seja distribuda de forma eqitativa. e) A diferenciao entre tributos diretos e indiretos importante para a anlise da eqidade.

ESAF 2004) Os registros a seguir mostram o total de imposto pago pelos contribuintes,correspondente a cada nvel de renda, em quatro sistemas tributrios (em unidades monetrias)

O sistema que aplica a forma regressiva do imposto : A) W B) X C) Y D) nenhum E) Z

Finanas Pblicas
Cathedra.net Vdeoaula Prof. Kleber Morales cursosparaconcursosrkm@blogspot.com rkm0906@globo.com

Lei do Oramento Classificao da DESPESA


I) Despesas correntes - so aquelas despesas que no produzem qualquer acrscimo patrimonial para o governo, decompondo-se em: a) Despesas de custeio - referem-se aos gastos com manuteno, funcionamento e obras de conservao das unidades administrativas do governo (compras de bens e servios e gastos com pessoal). b) Transferncias correntes - so as despesas realizadas pelo governo sem a devida contraprestao em bens e servios, como aposentadorias, penses, auxliodesemprego, incluindo, tambm, os juros da dvida pblica, bem como as subvenes para a manuteno de entidades pblicas e privadas, geralmente de carter filantrpico como,por exemplo, asilos e creches.

II) Despesas de capital - compostas de trs categorias: a) Investimentos - referem-se s despesas com obras de construo, aquisio de instalaes, de mquinas e equipamentos, bem como dotaes para aumento de capital de empresas pblicas que no sejam comerciais e financeiras. b) Inverses financeiras - so as dotaes destinadas a: i) aquisio de imveis ou de bens de capital usados; ii) compra de ttulos ou aes de empresas, desde que no implique aumento de capital; e iii) constituio ou aumento de capital de entidades ou empresas comerciais ou financeiras. c) Transferncias de capital - so as despesas destinadas a entidades de direito pblico ou privado, sem a contraprestao de bens e servios, e voltadas para investimentos ou inverses financeiras, bem como despesas com amortizaes da dvida pblica.

Este um mtodo de apurao das contas do setor pblico largamente utilizado por organismos internacionais (particularmente o FMI) em suas anlises do desempenho do setor pblico e que, desde a crise da dvida externa (1982) se tornou rotineiro nos estudos clculos tanto do Banco Central do Brasil (BACEN), como da prpria Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

A tica das "Necessidades de Financiamento do Setor Pblico"- NFSP

A rubrica Outras Despesas Correntes e de Capital uma forma do governo controlar seus gastos menos rgidos. Dessa forma, as despesas com pessoal, benefcios previdencirios e transferncias constitucionais (vinculadas lei e constituio federal) e o pagamento de juros da dvida pblica do pouca margem discricionariedade (o governo obrigado a dispender recursos para despesas vinculadas essas rubricas). Enquanto a amortizao da dvida INTERNA, por ser uma despesa discricionria, considerada como sendo OCC.

Na despesa pblica do Brasil, correspondente a custeio a) despesas com Pessoal. b) Benefcios previdencirios. c) Amortizao da dvida interna. d) Juros da dvida pblica. e) Transferncias constitucionais.

6)A despesa denominada Juros da Dvida Pblica classifica-se como:


a) Investimentos

b) Inverses Financeiras
c) Despesas Correntes d) Despesas de Capital e) Financiamentos

As NFSP so obtidas a partir da medio do chamado "Resultado do Setor Pblico NoFinanceiro" - RSP - j que, no inclui as contas das entidades financeiras pblicas. Na prtica, h dois critrios para se calcular o RSP ou, o que d no mesmo, as NFSP: O primeiro - chamado critrio "acima da linha" e que utilizado pela STN - consiste simplesmente na apurao da diferena entre receitas e despesas oramentrias; o segundo - denominado critrio "abaixo da linha" e que adotado pelo FMI e pelo Banco Central do Brasil - obtido pelo lado do financiamento do dficit pblico, sendo calculado a partir da variao da dvida lquida do setor pblico junto
ao setor privado.

Independentemente do critrio utilizado, o resultado do setor pblico - RSP - (dficit ou supervit) pode apresentar trs valores diferentes, dependendo dos itens que se incluam ou se excluam do clculo. Esses resultados so, assim, denominados: i) Resultado Nominal do Setor Pblico; ii) Resultado Operacional do Setor Pblico. iii) Resultado Primrio do Setor Pblico;

i) Resultado "Nominal" do Setor Pblico (RNSP)


Consiste simplesmente, na diferena entre o total das receitas correntes do governo (tributrias e outras receitas) e o total de suas despesas (custeio, transferncias, subsdios, financeiras e de capital). Visto da tica da dvida, corresponde variao da dvida lquida do setor pblico no-financeiro em determinado perodo de tempo (ms, trimestre ou ano), incluindo a a variao devida correo monetria da prpriadvida e dos ativos do setor pblico.

ii) Resultado "Operacional" do Setor Pblico (R0SP)


corresponde ao resultado obtido quando se exclui do resultado nominal a correo monetria da dvida pblica e dos ativos do setor pblico. Nesse critrio, assume-se que as variaes da dvida so distribudas de maneira uniforme no perodo considerado.

iii) Resultado "primrio" do Setor Pblico (RPSP)


corresponde ao resultado obtido quando se exclui do resultado operacional os juros lquidos reais. O resultado primrio tambm pode ser obtido deduzindo-se do resultado nominal (RNSP) os juros lquidos nominais (que correspondem soma da correo monetria mais os juros reais). Em outras palavras, o resultado primrio do setor pblico dado pela diferena entre receitas e despesas nofinanceiras.

Dficit - P O N
Dficit Primrio = Receitas no financeiras Despesas no financeiras Dficit Operacional = Def. Primrio + Juros Dficit Nominal = Def. Operacional + (Correo Cambial) + Correo Monetria (Inflao)

Regra de Ouro do Endividamento Pblico


A regra de ouro da administrao da dvida pblica seria a seguinte: caso os juros sejam ps-fixados, deve-se procurar colocar ttulos de longo prazo quando a taxa de juros de mercado encontra-se alta; se a taxa de juros estiver baixa, recomenda-se a colocao de ttulos de curto prazo. Se se tratar de juros prfixados, o procedimento deve ser o oposto.

Independentemente do fato de serem receitas prprias ou de transferncias, as receitas podem ser classificadas em correntes e de capital. O 1 do art. 11 define como Receitas correntes as receitas tributrias, de contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios e as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em Despesas Corrente. (Redao dada pelo Decreto-lei n 1939, de 20/05/82). J as Receitas de Capital, de acordo com o 2 daquele art. 11, so aquelas provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do Oramento Corrente.

Receitas correntes X Receitas de capital

RECEITAS CORRENTES Receita tributria Impostos Taxas Contribuies de Melhoria Receita Patrimonial Receitas Imobilirias Receitas de valores mobilirios Participaes e Dividendos Outras Receitas Patrimoniais Receita Industrial Receita de Servios Industriais Outras Receitas Industriais Transferncias Correntes Receitas Diversas Multas Contribuies Cobrana da Dvida Ativa Outras receitas diversas

RECEITAS DE CAPIAL Operaes de Crdito Alienao de Bens Mveis e Imveis Amortizao de emprstimos Concedidos Transferncias de Capital Outras receitas de Capital.

Finanas Pblicas
Cathedra.net Vdeoaula Prof. Kleber Morales cursosparaconcursosrkm@blogspot.com rkm0906@globo.com

LRF LDO LOA PPA

EXERCCIOS

Finanas Pblicas
Cathedra.net Vdeoaula Prof. Kleber Morales cursosparaconcursosrkm@blogspot.com rkm0906@globo.com

ORAMENTO

Ciclo Oramentrio

Espcies de oramento
2.1 Oramento clssico ou tradicional. O oramento tradicional ou clssico era aquele onde constavam apenas a fixao da despesa e a previso da receita, sem nenhuma espcie de planejamento das aes do governo. Era pea meramente contbil financeira, um documento de previso de receita e de autorizao de despesas. Neste tipo de oramento no havia preocupao com a realizao dos programas de trabalho do governo, preocupando-se apenas com as necessidades dos rgo pblicos para realizao das suas tarefas, sem se questionar sobre objetivos e metas. 2.2 Oramento de desempenho ou por realizaes. Uma evoluo do oramento clssico foi o chamado oramento de desempenho ou por realizaes. Neste tipo de oramento, o gestor comea a se preocupar com o resultado dos gasto e no apenas com o gasto em si, ou seja, preocupa-se agora em saber as coisas que o governo faz e no as coisas que o governo compra. Apesar de ser um passo importante, o oramento de desempenho ainda se encontra desvinculado de uma planejamento central das aes do governo. 2.3 Oramento- Programa. O oramento - programa foi introduzido no Brasil atravs da Lei 4320/64 e do decreto lei 200/67. O oramento programa pode ser entendido como um plano de trabalho, um instrumento de planejamento da ao do governo, atravs da identificao dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, alm dos estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previso dos custos relacionados.

Podemos ento dar as seguintes caractersticas para a lei oramentria: . uma lei formal formalmente o oramento uma lei, mas, conforme vimos acima, em vrios casos ela no obriga o Poder Pblico, que pode, por exemplo, deixar de realizar uma despesa autorizada pelo legislativo. Dizemos assim que o oramento uma lei formal, pois diversas vezes deixa de possuir uma caracterstica essencial das leis: a coercibilidade. . uma lei temporria a lei oramentria tem vigncia limitada (um ano). . uma lei ordinria todas as leis oramentrias (PPA, LDO e LOA) so leis ordinrias. Os crditos suplementares e especiais tambm so aprovados como leis ordinrias. . uma lei especial possui processo legislativo diferenciado e trata de matria especfica.

A CF/88 implantou definitivamente o oramento - programa no Brasil, ao estabelecer a normatizao da matria oramentria atravs do PPA, da LDO e da LOA, ficando evidente o extremo zelo do constituinte para com o planejamento das aes do governo. 2.4 Oramento de base zero ou por estratgia. Tcnica utilizada para a confeco do oramento programa, consiste basicamente em uma anlise crtica de todos os recursos solicitados pelos rgos governamentais. Neste tipo de abordagem, na fase de elaborao da proposta oramentria, haver um questionamento acerca das reais necessidades de cada rea, no havendo compromisso com qualquer montante inicial de dotao. Os rgo governamentais devero justificar anualmente, na fase de elaborao da sua proposta oramentria, a totalidade de seus gastos, sem utilizar o ano anterior como valor inicial mnimo.

Dvida Pblica Contratual Dvida do Governo Federal baseada em contratos de emprstimo ou financiamentos com organismos multilaterais, agncias governamentais ou credores privados. A Dvida Contratual pode ser externa e interna, em moeda nacional e estrangeira. Dvida Pblica Externa Compromissos assumidos por entidade pblica gerando a obrigao de pagamento do principal e acessrios. Dvida Flutuante Pblica A contrada pelo Tesouro Nacional, por um breve e determinado perodo de tempo, quer como administrador de terceiros, confiados sua guarda, quer para atender s momentneas necessidades de caixa. Segundo a Lei n 4.320/64, a dvida flutuante compreende os restos a pagar, excludos os servios de dvida, os servios de dvida a pagar, os depsitos e os dbitos de tesouraria. Dvida Fundada Pblica ou Consolidada - Compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contrados para atender a desequilbrio oramentrio ou a financiamento de obras e servios pblicos. Dvida Interna Pblica Compromissos assumidos por entidade pblica dentro do pas, portanto, em moeda nacional, Dvida contrada pelo governo com o objetivo de financiar gastos no cobertos com a arrecadao de impostos.

Dvida Pblica Compromissos de entidade pblica decorrentes de operaes de crditos, com o objetivo de atender s necessidades dos servios pblicos, em virtude de oramentos deficitrios, caso em que o governo emite promissrias, bnus rotativos, etc., a curto prazo, ou para a realizao de empreendimentos de vulto, em que se justifica a emisso de um emprstimo a longo prazo, por meio de obrigaes e aplices. Os emprstimos que caracterizam a dvida pblica so de curto ou longo prazo. A dvida pblica pode ser proveniente de outras fontes, tais como: depsitos (fianas, caues, cofre de rgos, etc.), e de resduos passivos (restos a pagar). A dvida pblica classificase em consolidada ou fundada (interna ou externa) e flutuante ou no consolidada.

Despesa corrente Categoria de classificao da despesa que se desdobra em despesa de custeio e transferncia corrente; destina-se a promover a execuo e a manuteno da ao governamental e no contribui diretamente para aumentar a capacidade produtiva da economia. Despesa de capital Categoria de classificao da despesa que se desdobra em investimento, inverso financeira e transferncia de capital; tem por propsito formar e/ou adquirir um bem de capital de modo a contribuir para o incremento da capacidade produtiva. Despesa de custeio Aquela necessria manuteno da ao governamental e prestao de servio pblico, tais como: pagamento de pessoal e de servios de terceiros, compra de material de consumo e gasto com reforma e conservao de bens mveis e imveis. Despesa de exerccios anteriores As relativas a exerccios encerrados, para as quais existia crdito prprio e dotao suficiente nos respectivos oramentos, mas que no foram processadas na poca devida. Despesa discricionria Aquela cuja previso consta somente na lei oramentria, no h outro diploma legal que a estabelea. Despesa empenhada Valor do oramento pblico formalmente reservado (pela emisso do empenho) para compromissos assumidos com terceiros. Dvida Pblica Mobiliria - a dvida pblica representada por ttulos pblicos emitidos pelo Tesouro Nacional

Despesa executada Como a realizao da despesa pblica observa trs fases distintas (empenho, liquidao e pagamento), dependendo da anlise que se faz, a despesa executada pode corresponder a qualquer um dos trs agregados. Despesa financeira Aquela que cria um direito ou extingue uma obrigao, ambas de natureza financeira, junto ao setor privado interno e/ou externo. So exemplos: pagamento de juros e amortizao de dvidas; concesso de emprstimos e financiamentos; aquisio de ttulos de crdito. No pressiona o resultado primrio ou altera o endividamento lquido do Governo (setor pblico no financeiro), no exerccio financeiro correspondente. Despesa obrigatria Aquela que, alm de constar da lei oramentria, est prevista em diploma legal especfico e, portanto, representa obrigao legal do Estado. Despesa primria Tambm conhecida como despesa no-financeira, corresponde ao conjunto de gastos que possibilita a oferta de servios pblicos sociedade, deduzidas s despesas financeiras. So exemplos os gastos com pessoal, custeio e investimento. Pode ser de natureza obrigatria ou discricionria. Despesa pblica Gasto do Estado com vistas ao atendimento das necessidades coletivas e ao cumprimento das responsabilidades institucionais; constam do oramento e requerem prvia autorizao legislativa.

Crditos Oramentrios

Finanas Pblicas
Cathedra.net Vdeoaula Prof. Kleber Morales cursosparaconcursosrkm@blogspot.com rkm0906@globo.com

Uma dotao da Unio, recebida por uma Prefeitura, para aquisio de um aparelho de raios X, que ser instalado num hospital municipal, classificada como: A) Transferncias de Capital B) Transferncias Correntes C) Receita de Contribuies D) Receita Patrimonial Comentrios Como o aparelho de raios X destina-se ao Ativo Permanente da entidade uma aplicao de capital. Logo uma transferncia de Capital Resposta: A

O crdito adicional, destinado a reforo da dotao oramentria, denomina-se: A) especial B) ordinrio C) suplementar D) extraordinrio E) adicional A Dvida Pblica Fundada do ente federativo abrange o montante total das obrigaes financeiras para amortizao no seguinte prazo : A) superior a 12 meses B) 12 meses C) 6 meses D) 3 meses E) superior a 5 anos

As dotaes para a manuteno de servios anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservao e adaptao de imveis, so classificadas como: A) Despesas de Capital B) Despesas de Custeio C) Transferncias Correntes D) Transferncias de Capital A iniciativa das Leis Oramentrias de competncia exclusiva do: A) Judicirio B) Executivo C) Senado Federal D) da Cmara dos Deputados

O estgio de execuo da despesa, que consiste na verificao do direito adquirido do credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito, chamado de: A) empenho B) liquidao C) pagamento D) homologao

09) A receita corrente lquida de um municpio, num certo perodo de apurao de $1.850.000,00. Afirma-se que o limite mximo para sua despesa total com pessoal : a) $ 740.000,00

b) $ 925.000,00
c) $ 1.017.500,00

d) $ 1.110.000,00
e) $ 1.600.000,00

Analista de Finanas e Controle, 2008) Quanto s polticas monetrias e fiscais, pode-se afirmar que: a) a ampliao do prazo determinado pelo Banco Central dos pagamentos das assistncias financeiras liquidez uma poltica monetria considerada restritiva. b) a elevao dos depsitos compulsrios considerada uma poltica monetria restritiva. c) a ampliao da carga tributria considerada uma poltica fiscal expansionista. d) a venda de ttulos pblicos em poder do Banco Central uma poltica monetria considerada expansionista. e) a ampliao dos gastos pblicos considerada uma poltica fiscal restritiva.

5) Os crditos adicionais destinados a reforo da dotao oramentria so classificados como:


a)extraordinrios

b)suplementares
c) ordinrios

d)Especiais
e)complementares

FEDERALISMO FISCAL

FEDERALISMO FISCAL
O federalismo fiscal constitui-se em uma tcnica administrativa que possibilita o exerccio do poder em territrios de grande amplitude, geralmente com populaes cultural e socialmente diversificadas. um sistema federal de governo tem a possibilidade de permitir nao acomodar um amplo leque de preferncias individuais. Baseia-se no estabelecimento de governos de mbitos regional e municipal. Pressupe a livre negociao entre as partes, com vistas a garantir certo grau de autonomia e delinear a diviso das funes a serem cumpridas pelos diversos nveis administrativos. A descentralizao fiscal em cada pas se manifesta na criao de vrias competncias tributrias e pode ser decorrente de vrios fatores, entre eles, fatores a) econmicos; b) culturais,polticos e institucionais, e c) geogrficos. No existe um modelo nico, h caractersticas especficas em cada pas. Descentralizar competncias significa administrar de modo mais eficiente os impostos, os gastos, transferncias, etc entre outras funes pblicas. No Brasil, h impostos federais, estaduais e municipais e competncias definidas na Constituio para cada ente federativo.

O fator econmico da alocao mais eficiente de recursos pelas esferas estaduais e municipais est intimamente ligado questo da descentralizao, alegando-se sobre esta tese, de que governos estaduais e municipais esto mais prximos dos seus efetivos problemas, e, portanto, mais capacitados para atender s demandas e gerenciar melhor os recursos. Sob a tica alocativa, servios de cunho municipal ou estadual, devem ser financiados preferencialmente por impostos municipais ou estaduais. E se houver superposio nos servios como sade, educao, que tambm so de competncia federal, o financiamento deve ser mediante transferncias do governo central, somando-se aos recursos dos Estados e Muncpios.

A descentralizao fiscal por fatores culturais, polticos institucionais outra realidade, pois a descentralizao das competncias de arrecadao e destino dos recursos favorece a integrao social com maior participao poltica e democrtica dos cidados nas decises e rumos da comunidade. Os fatores geogrficos tambm contriburam para um descentralizao fiscal, pois quanto maior a rea do pas, menor o ganho de eficincia dos governos, em termos de alocao de recursos, pois mais caros sero os servios, se custeados pelo ente federal.

Em termos de evoluo da receita disponvel, o que se pode dizer que desde 1964, havia uma forte tendncia centralizao de recursos pele ente federal, em detrimento dos entes estaduais municipais. Porm, nas dcadas de 1980 e 1990, com a promulgao da nova Carta Poltica em 1988, este tendncia se inverteu e o que se viu foi um acentuado crescimento das receitas estaduais e municipais, em detrimento dos recursos federais da Unio, que passou a transferir grande parte da sua arrecadao tributria a estados e municpios. Aps o advento da Constituio Federal de 1988, os principais beneficiados com o processo de descentralizao tributria foram os municpios, que praticamente dobraram sua receita disponvel pelas diversas transferncias, tanto da Unio como dos Estados.

A receita disponvel a receita lquida que fica em poder de cada ente federativo, depois de computadas as transferncias recebidas e os repasses efetuados outras esferas de Governo. O Governo Federal tem hoje uma receita disponvel bem menor do que arrecada, pois transfere boa parte de seus recursos para os Estados e Municpios por determinao constitucional. Os Estados tambm transferem parte dos impostos arrecadados de sua competncia para os Municpios. Em termos de transferncias constitucionais da Unio para os Estados, o Fundo de Participao dos Estados FPE (inclui DF) calculado a base de 21,5 % do Imposto de Renda e do IPI. Quanto s transferncias federais aosMunicpios, o Fundo de Participao dos Municpios - FPM calculado a base de 22,5 % do IR e IPI. Tambm h uma transferncia de 3% do IR e IPI a programas de financiamento do Norte, Nordeste eCentro-Oeste.

Tambm no IPI, 10% da arrecadao bruta deve ser destinada Estados/ DF na proporo de seus produtos exportados, sendo que estes entregam 25% do valor aos municpios. Por outro lado, o imposto de renda (IR) cobrado dos servidores prprios de Estados e Municpios, o valor arrecadado pertence aos prprios Estados e Municpios. Aos Estados e o DF, tambm pertencem 20% dos impostos residuais criados (se forem criados impostos novos criados na competncia residual da Unio). Aos Municpios, pertence 50% do ITR (imposto territorial rural) de competncia da Unio, 50% do IPVA, de competncia dos Estados (Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores) e 25% do ICMS (Imposto sobre a Circulao de Mercadorias e Servios). O controle do endividamento mais complexo em pases descentralizados como o Brasil, tendo em vista que nem todos os governantes tm interesse na conteno dos gastos, tendo em vista a questo do voto. O governo federal no tem controle direto sobre os Estados e Municpios no que tange s finanas dos entes federativos, mas exerce um monitoramento sobre as fontes de financiamento.

Os instrumentos de controle do endividamento estadual e municipal do governo federal consistem em resolues do Banco Central e Conselho Monetrio Nacional, determinando limites para o endividamento, controle na aprovao de projetos com apoio financeiro externo e restrio avais, limitao de emprstimos das instituies financeiras federais, regras mais rgidas para rolagem ou ampliao da dvida bancria e aprovao pelo Congresso de restries ao endividamento pela emisso de ttulos pblicos. Vrias medidas foram tomadas pelo Governo federal nos ltimos anos para conter o endividamento e melhorar os resultados das contas pblicas dos Estados e Municpios, dentre eles, a privatizao de vrios bancos estaduais que financiavam o tesouro dos Estados, a limitao de contratos com vistas a antecipar a receita oramentria nos bancos e a renegociao de dvidas estaduais com a Unio.

Na teoria do ciclo poltico, existem duas fases do governante, a primeira que se sucede s eleies com medidas de carter restritivo, fiscais e monetrias, com vistas a arrumar a casa e a economia, e a segunda, de carter expansionista, com vistas a obter o voto nas prximas eleies, com medidas e polticas fiscal e monetria visando a crescer a economia, podendo gerar uma inflexo na trajetria da inflao. O impasse distributivo gerado pelo problema de que todos os indivduos, mesmo sem contribuirem para a arrecadao, so contemplados com benefcios na ao do Governo provida pelo Oramento. Assim acontece com vrios Estados da federao, que mesmo sem contriburem muito, so os mais desejosos de recursos do bolo oramentrio. As diferentes rea do Governo como sade, educao, transportes, etc. tambm desejam receber recursos sem cortes no Oramento, mas o problema que o Governo, muitas vezes, tem que fazer ajustes voltados poltica fiscal, com vistas a obter resultados e aumentar o supervit primrio.

Cabe ao Presidente da Repblica escolher onde cortar e alocar os recursos de acordo com a sua convenincia. O Legislativo tambm pode remanejar algumas despesas de um rgo para outro, por ocasio da votao do oramento. As presses pela liberao de recursos e verbas do oramento comprometem as aes do Governo no sentido de sanear as contas pblicas com o ajuste fiscal. H uma verdadeira paralisia fiscal do Governo no que tange questo da influncia de grupos, lobbies e setores politicamente organizados. O Governo, muitas vezes, no consegue implantar suas polticas, sofrendo, ainda, diversos revezes de grupos que se organizam no Congresso, propondo e criando novos fundos, ou subsdios para algum setor especfico. Todos esperam receber um benefcio pelo gasto do governo, mas poucos so os que querem ser penalizados ou incorrer nos custos.

O ESTADO REGULADOR
O Brasil comeou a criar agncias reguladoras no final dos anos 90, principalmente no campo da infraestrutura, para o controle de servios pblicos. O poder regulador tem a obrigao de zelar pelas regras de prestao de servios de utilidade pblica prestado por terceiros, com garantia de qualidade a um preo justo. Cabe ao rgo regulador a defesa e a interpretao das regras, a definio operacional dos contratos e a investigao de denncia de atividades ilcitas ou abusos. O objetivo o bem-estar do consumidor, a melhora da eficincia alocativa e distributiva, com regras de concorrncia e determinao da estrutura de tarifas a serem cobradas pelos servios pblicos. Os contratos de concesso so a tnica no caso brasileiro e cabe ao Estado regulador dar independncia s agncias para atender os direitos e interesses dos consumidores e indstrias, com a escolha de instrumentos eficientes de produo e alocao de recursos. As agncias devem propiciar o estmulo atividade competitiva e qualidade dos servios.

VALEU, VALEU, VALEU!! Estamos chegando l!!


Muito Sucesso!! Kleber Morales

Anda mungkin juga menyukai