Anda di halaman 1dari 10

Conhecer a Bblia

Aula 9 A Nova Aliana de Cristo


Aulas previstas: 1. 2. 3. 4. A Revelao divina Os livros da Bblia A integridade da Bblia Livros inspirados e verdade da Bblia 5. O cnone das Escrituras 6. Santidade e unidade de ambos os Testamentos 7. A interpretao da Bblia 8. As ideias mestras da Antiga Aliana 9. A Nova Aliana de Cristo 10. A Escritura na vida da Igreja

Salvao ee histria no Novo Testamento histria no Novo Testamento Salvao

1/9

Toda a histria bblica uma histria de salvao, uma empresa de redeno realizada por Deus em Cristo. A Bblia, fora de Deus para a salvao do que cr, uma mensagem de salvao em Jesus Cristo, que no chega de repente humanidade, mas gradualmente atravs da histria e dos livros do AT, tempo da preparao evanglica. Os escritos do NT apresentam-nos a Boa Nova, verdade definitiva da revelao divina e tm como protagonista central Jesus Cristo, assim como o incio da Igreja sob o impulso do Esprito Santo.

Plenitude dos tempos e Nova Aliana de Jesus Cristo Salomo PlenitudeNazar Mar e Nova Aliana de Jesus Cristo dos tempos da Galilia
Rio Jordo Cesaria
Jordo

Cesaria de Tiro Filipe Israel de Betsaida Cafarnaum Sidom

2/9

Samaria

O NT recolhe a mensagem de esperana do AT na plenitude dos tempos. A Siqum Jope eleio de Israel ser instrumento de bno para todos os povos finalidade da Jeric da terra , cumprida no Salvador surgido deste povo eleito. Israel figura de Cristo Jerusalm de Deus o Filho e o Amado para trazer a salvao pois Ele Israelo eleito a todos os homens, e com Ele, e atravs dEle, o nmero de eleitos ultrapassou de maneira inimaginvel, qualquer limitao. Jerusalm

Israel

Hebrom

Mar Morto

Gaza
EBibleTeacher.com

Salomo
NASA PHOTO PHOTO NASA

Israel de no Novo Testamento

Israel Novo Testamento


EBibleTeacher.com

Rio

A mensagem salvfica dos Evangelhos

3/9

Os Evangelhos so, sem dvida, o corao de todas as Escrituras por ser o testemunho principal da vida e doutrina da Palavra feita carne, nosso Salvador. Foram sempre objecto da mxima honra na vida da Igreja: na sua liturgia, na pregao dos pastores, na meditao dos fiis, no estudo dos seus telogos e nos escritos dos Santos Padres e do Magistrio dos Bispo e dos Papas.

A Igreja no livro dos Actos

4/9

O livro dos Actos apresenta a salvao em Jesus Cristo atravs da Igreja. Ao longo do relato da primeira propagao do livro do Evangelho tanto de judeus como pagos , Lucas apresenta-nos o cumprimento da obra apostlica que Jesus confiou aos seus Apstolos: ser suas testemunhas at aos confins da terra. Os protagonistas escolhidos para este livro so precisamente Pedro e Paulo. O livro dos Actos dos Apstolos , no seu conjunto, uma eclesiologia narrativa, porque narra o estabelecimento da nova Igreja e a propagao inicial do Evangelho depois da Ascenso de Jesus Cristo. Lucas, historiador e telogo, apresenta Jesus como o cume da histria da misericrdia de Deus para com os homens.

A salvao nas cartas de So Paulo

5/9

O epistolrio do NT recolhe a mensagem de salvao aplicada ao tempo presente. Considerado a partir de uma perspectiva social, cultural e histrica, encontra-se entre dois mundos: o grego e o judaico. Paulo pertence a estes dois mbitos to diferentes: sem renunciar a nenhum deles, empreende o trabalho de fazer uma sntese adequada. A f em Cristo morto e ressuscitado, como nico caminho de salvao, , nas Grandes Epstolas tema de confrontao com as outras duas vias salvficas propostas at ento: a Lei dos judeus, e a Sabedoria dos gregos.

Salvao e vida crist nas Cartas catlicas Salvao e vida crist nas Cartas catlicas

6/9

Em conjunto com as epstolas paulinas, e para as distinguir destas, existe o grupo de sete cartas conhecidas por Catlicas: a de So Tiago, as duas de So Pedro, as trs de So Joo e a de So Judas. Pelos seus contedos, situam-se entre o pensamento Paulino e judeu-cristo, apoiados ambos na doutrina de Jesus Cristo. Iluminam a vida e os costumes da primitiva comunidade crist e proporcionam indcios do seu desenvolvimento doutrinal. O seu estilo vivo est pleno de citaes e aluses ao AT; h tambm algumas referncias a escritos apcrifos e a tradies populares.

Salvao e tempo futuro no Novo Testamento Salvao e tempo futuro no Novo Testamento

7/9

O Apocalipse de So Joo o fecho da Bblia, iluminando a figura de Jesus Cristo glorioso, de sua Esposa, a Igreja triunfante, e exortando a esperana na vida eterna. O tempo futuro em geral e a consumao, em particular, como transcende toda a experincia humana, no pode ser descrito directamente, mas s de forma analgica, por meio de comparaes e imagens. Da mesma forma que as profecias do AT no eram fceis de entender at ao seu cumprimento em Jesus Cristo, assim as profecias do NT no se compreendero totalmente at Parusia ou Segunda Vinda do Senhor.

Concluses

8/9

A mensagem salvfica da Nova Aliana decorre na histria e estrutura-se volta de trs eixos: Jesus de Nazar, a Igreja e a Parusia.

O livro dos Actos dos Apstolos relata a vinda do Esprito Santo no dia de Pentecostes. Sob a sua aco assistimos primeira expanso da Igreja entre judeus e gentios. A Igreja ser o instrumento de salvao para tornar realidade o Reinado de Deus na vida presente. As Cartas paulinas e catlicas ensinam-nos como alcanar a salvao de Cristo no tempo da Igreja. Finalmente, o Apocalipse consola-nos nas tribulaes, e mantm viva a fortaleza e esperana na vitria final, ao profetizar a segunda vinda de Cristo.

Ficha tcnica
Bibliografia
Estes Guies so baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciacin Teolgica de Editorial Rialp (editados em portugus pela editora Diel)

9/9

Slides
Originais - D. Serge Nicoloff, disponveis em www.agea.org.es (Guiones doctrinales actualizados) Traduo para portugus europeu - disponvel em inicteol.no.sapo.pt

Anda mungkin juga menyukai