Anda di halaman 1dari 22

PROGRAMA DE CAPACITAO PARA APERFEIOAMENTO (PCA) DOS SERVIDORES PBLICOS ESTADUAIS DA SESDEC/RJ

A SESDEC/RJ ao assumir o compromisso em contribuir com a renovao e consolidao dos avanos do Sistema nico de Sade, vem investindo na qualificao dos seus servidores, visando a implementao de polticas pblicas comprometidas com a qualidade dos servios oferecidos populao. Nessa perspectiva, como parte integrante da sua poltica de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade, procura valorizar seus servidores, reconhecendo que a atuao cada vez mais qualificada dos profissionais de sade tem papel fundamental para o fortalecimento do Sistema de Sade Estadual.

PROGRAMA DE CAPACITAO PARA APERFEIOAMENTO (PCA) DOS SERVIDORES PBLICOS ESTADUAIS DA SESDEC/RJ Durante o 1. Ciclo do PCA teremos como objetivos: apresentar as origens e conformao do Sistema nico de Sade (SUS), caracterizar os marcos tericos e conceituais que fundamentaram a Reforma Sanitria Brasileira e deram origem ao SUS, alm de apresentar os seus princpios e diretrizes.

CRIAO DO SUS - 1988


Artigo 198 da Constituio Federal:
As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico.

Diretrizes Gerais do SUS:


descentralizao; integralizao das aes superando a dicotomia preventivo-curativo; unidade na conduo das polticas setoriais; regionalizao e hierarquizao das unidades; participao da populao; fortalecimento do papel do municpio.

Sistema nico de Sade


Diretrizes da Organizao:
I. descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; II. atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; III. participao da comunidade.

Lei 8.080
Tambm conhecida como a Lei Orgnica do SUS Regulamenta o SUS e define com mais detalhes seus objetivos e atribuies

Lei 8.142
Define a participao popular no acompanhamento das polticas e aes de sade, criando os Conselhos de Sade e as Conferncias de Sade.

Conselho de Sade
rgo colegiado de carter permanente e deliberativo composto por representantes de diversos setores da sociedade com os seguintes segmentos:
governo Secretarias de Sade, Ministrio da Sade; prestadores de servios de sade hospitais e clnicas particulares e conveniadas ao SUS; profissionais de sade associaes de mdicos, enfermeiros, psiclogos, assistentes sociais, demais profissionais e trabalhadores da sade; usurios associaes de moradores, de portadores de doenas crnicas, de deficincias fsicas e mentais, entidades religiosas, etc.

Conferncias de Sade
As conferncias propem ou indicam aes e polticas de sade e devem acontecer a cada quatro anos, sendo convocadas pelo dirigente da sade, de acordo com o nvel de governo. A Conferncia Nacional de Sade convocada pelo Ministro da Sade, a Conferncia Estadual pelo Secretrio Estadual de Sade, e a Conferncia Municipal, pelo Secretrio Municipal de Sade.

Normas Operacionais Bsicas


As Normas Operacionais Bsicas (NOBs) e de Assistncia Sade (NOAS) foram criadas a partir de 1990, como instrumentos que regulamentam a descentralizao, gesto, financiamento e organizao do SUS, possuindo carter administrativo, publicadas como portarias dos Ministros da Sade.

Componentes da Organizao do Sistema nico de Sade


PRESTAO DE SERVIOS (Modelos Assistenciais) cobertura, acessibilidade e qualidade GESTO leis e normas estrutura polticoadministrativa processo gerencial

ORGANIZAO intersetorial interinstitucional intra-institucional

FINANCIAMENTO volume distribuio utilizao

INFRAESTRUTURA rede fsica pessoal material

Competncias da Direo Federal do SUS:


poder normativo sobre o Sistema; poder normativo sobre temas como vigilncia sanitria e epidemiolgica, saneamento, coordenao das redes de alta complexidade e de laboratrios de sade pblica, entre outros; oferecer amplos poderes aos municpios, que so os responsveis por planejar, organizar, controlar e avaliar as aes e os servios de sade e gerir e executar os servios pblicos de sade.

Competncias da Direo Estadual do SUS:


promover a descentralizao para os Municpios dos servios e das aes de sade; acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas; prestar apoio tcnico e financeiro aos municpios e executar supletivamente aes e servios de sade - atos de coordenao da rede de aes e servios.

PACTO PELA SADE


2003/2004 Seminrio para construo de consensos do CONASS Compreenso da necessidade de mudana no processo normativo do SUS

Documento pactuado na reunio da Comisso Intergestores Tripartite do dia 26 de janeiro de 2006 e aprovado na reunio do Conselho Nacional de Sade do dia 09 de fevereiro de 2006.

Principais Aspectos do Pacto


Substituio do atual processo de habilitao pela adeso solidria aos Termos de Compromisso de Gesto Regionalizao solidria e cooperativa como eixo estruturante do processo de Descentralizao Integrao das vrias formas de repasse dos recursos federais Unificao dos vrios pactos hoje existentes

PACTO PELA VIDA


PRIORIDADES
Implantao da poltica nacional da pessoa idosa; Controle do cncer de colo de tero e de mama; Reduo da mortalidade materna e infantil; Fortalecimento da capacidade de resposta s doenas emergentes e endemias (dengue, hansenase, tuberculose, malria e influenza); Instituir a poltica nacional de promoo da sade, com nfase na adoo de hbitos saudveis, de forma a internalizar a responsabilidade individual da prtica de atividade fsica regular, alimentao saudvel e combate ao tabagismo. Portaria no. 687/2006; Fortalecimento da ateno primria sade - consolidar e qualificar a estratgia da sade da famlia como modelo de ateno primria sade.

PACTO EM DEFESA DO SUS


PRIORIDADES
Implementar um projeto permanente de mobilizao social com a finalidade de: mostrar a sade como direito de cidadania; regulamentao da EC 29; incremento de recursos oramentrios; aprovao do oramento do SUS (das trs esferas de gesto, explicitando o compromisso de cada uma delas). Divulgar a carta dos direitos dos usurios do SUS

PACTO DE GESTO
A. DIRETRIZES B. RESPONSABILIDADES SANITRIAS
Descentralizao Educao na Sade Gesto do Trabalho Regionalizao

PG

Financiamento Planejamento e Programao

Participao e Controle Social

Regulao

SUS - Principais problemas a serem enfrentados


I - Financiamento
Recursos insuficientes diante das necessidades para cumprir os princpios de universalidade, integralidade e equidade;

Necessidade de definio e efetivao das fontes de financiamento para o setor sade; Financiamento pressionado pela oferta de servios e no pelas prioridades assistenciais; Dependncia dos sistemas municipais dos recursos federais; Excessiva complexidade no financiamento da gesto descentralizada para realizao de aes e servios de sade; Dificuldade em garantir a transparncia na alocao de recursos

II - Modelo de Ateno
Modelo de ateno inadequado, ainda com nfase em aes curativas, assistencialistas; Modelo centrado na oferta de servios - dificuldades de reverso do modelo hospitalocntrico para aquele organizado a partir da ateno bsica; Desenvolvimento insuficiente de modelo assistencial capaz de assegurar a integralidade; Pouco investimento nas estratgias de promoo da sade; Dificuldade de garantia da qualidade e da humanizao da assistncia; Baixa utilizao de protocolos tcnicos; Aes desarticuladas e fragmentadas dos diversos nveis de ateno; Garantia insuficiente de referncia entre os nveis de ateno, gerando pouca capacidade resolutiva e descontinuidade do cuidado; Iniquidade no acesso aos servios.

III - Gesto
Definio insuficiente dos papis e responsabilidades das trs esferas de governo; Fragilidade de algumas estruturas para anlise, controle e avaliao; Necessidade de fortalecimento dos processos de avaliao de desempenho do Sistema; Instrumentos de acompanhamento, regulao e avaliao ainda com necessidade de adequao; Necessidade de investimento na qualificao da gesto.

Sntese dos problemas atuais do SUS


Instabilidade e insuficincia do financiamento pblico; Distribuio desigual dos recursos e da infra-estrutura; Acesso insuficiente (universalizao excludente); Baixa eficcia; Qualidade insatisfatria; Ineficincia na gesto dos recursos; Pouca humanizao no cuidado prestado nos servios.

Anda mungkin juga menyukai