Anda di halaman 1dari 17

TRATAMENTO DE AR EM MINAS

SUBTERRNEAS

TRATAMENTO
SUBTERRNEAS

DE

AR

EM

MINAS

A ventilao em minas subterrneas tem o objetivo de promover a entrada do ar puro, a fim de criar condies timas de trabalho e a preveno de exploses em conseqncia das acumulaes de gases ou p explosivos. As condies da ventilao em uma mina subterrnea demandam uma constante ateno dos operadores da mina, e o sistema de ventilao no pode permanecer adequado indefinidamente, o que exige monitoramento e ajustes para continuar a executar a ventilao adequada.

TRATAMENTO DE AR EM MINAS
SUBTERRNEAS

O principal objetivo da ventilao numa mina subterrnea adequar e controlar a qualidade e a quantidade de ar que ali circula. A deficincia desse sistema pode causar danos irreversveis sade dos trabalhadores e comprometer o funcionamento da mina, oferecendo, inclusive, um grande risco de exploso.

TRATAMENTO DE AR EM MINAS
SUBTERRNEAS

Obter o controle do ar que circula dentro de uma mina subterrnea uma das tarefas mais difceis, uma vez que a mina apresenta potencial de formao de gases txicos em toda a sua extenso e o local por onde esses gases so eliminados o mesmo que conduz ar puro para o interior da mina.

TRATAMENTO DE AR EM MINAS
SUBTERRNEAS Existem vrios tipos de equipamentos usados na deteco de gases. Na minerao, estes so classificados em quatro tipos: detectores manuais; monitores montados em mquinas; monitores de rea; dosmetros pessoais.Os mtodos de deteco incluem oxidao cataltica, eletroqumica, condutividade eltrica, absorventes qumicos e detectores ticos.

TRATAMENTO DE AR EM MINAS
SUBTERRNEAS

Os mtodos de deteco incluem oxidao cataltica, eletroqumica, condutividade eltrica, absorventes qumicos e detectores ticos. Os gases txicos no so os nicos problemas relacionados ao ar existentes em uma mina. necessrio, tambm, que haja um rigoroso controle da gerao de poeiras.Devem ser considerados a composio delas, a concentrao e o tamanho de suas partculas.

TRATAMENTO DE AR EM MINAS SUBTERRNEAS CLASSIFICAO DO AR

Ar bom ou fresco: neste caso, a atmosfera dentro da mina tem composio similar da atmosfera externa. Ar irrespirvel ou empobrecido: A atmosfera da mina apresentar essa condio quando contiver uma elevada proporo de gases irrespirveis, tais como CO2, CH4, H, N.

TRATAMENTO DE AR EM MINAS SUBTERRNEAS CLASSIFICAO DO AR

Txica: A atmosfera apresenta componentes nocivos, tais como NOX, CO e H2S. Perigosa ou Explosiva, quando a atmosfera apresenta gases combustveis tais como o CH4 e o CO, e que associados ao ar podem formar misturas explosivas.

TRATAMENTO DE AR EM MINAS
SUBTERRNEAS

Ventilao subterrnea o controle do movimento e da direo do ar. Em minas subterrneas, o ponto mais crtico o controle do ambiente nos locais de trabalho. Na engenharia de minas, o controle deste parmetro o condicionamento do ar. A ventilao subterrnea contribui para o estabelecimento de condies ambientes adequadas atividade humana.

TRATAMENTO DE AR EM MINAS
SUBTERRNEAS Segundo a NR 22.24, a vazo de ar dentro de uma mina deve ser de no mnimo 3,0 m para cada trabalhador por minuto, e o sistema de ventilao, seja ele natural ou artificial, deve atender aos seguintes requisitos: Manter a quantidade de oxignio exigida;

Possuir renovao contnua do ar; Diluio eficaz de gases inflamveis ou nocivos;

TRATAMENTO DE AR EM MINAS
SUBTERRNEAS

Eliminar do ambiente de trabalho concentraes de poeiras em suspenso;

Manter temperatura e umidade adequadas ao trabalho humano;


Operao regular e contnua do sistema de ventilao.

TRATAMENTO DE AR EM MINAS SUBTERRNEAS CONTROLE DE GASES


Remoo: drenagem antes da lavra, exausto local e infuso de gua antes da lavra; Absoro: reao qumica em condicionadores de motores de CI, spray de soluo ar-gua na detonao; Diluio local por ventilao auxiliar, diluio pelo fluxo de ar principal, diluio local por difusores ou sprays dgua; Isolamento: vedao de reas de trabalho abandonadas ou reas de fogo, restries na detonao.

TRATAMENTO DE AR EM MINAS SUBTERRNEAS CIRCUITOS DE VENTILAO

Circuito principal: Utiliza os ventiladores principais, que foraro o ar atravs do circuito de ventilao. Este circuito formado por galerias de entrada de ar, galerias de retorno de ar impuro, tapumes, paredes, portas, pontes e reguladores que complementam o sistema.
Circuito secundrio: Utiliza ventiladores, dutos e exaustores que transportam o ar nos painis e nas frentes de trabalho.

TRATAMENTO DE AR EM MINAS SUBTERRNEAS MTODOS DE VENTILAO

Ascendente consiste em introduzir o ar atravs das frentes de servio e retir-lo diretamente do fundo da mina para a superfcie; Descendente o mais utilizado, e consiste em transportar o ar fresco at o fundo da mina e depois ventilar os sucessivos locais de trabalho pela corrente ascendente.

TRATAMENTO DE AR EM MINAS SUBTERRNEAS CONDICIONAMENTO DO AR


Parmetros a serem condicionamento do ar:

controlados

em

Temperatura;
Umidade.

TRATAMENTO DE AR EM MINAS SUBTERRNEAS CONDICIONAMENTO DO AR


Para o controle da temperatura e umidade em uma mina subterrnea necessria a aplicao de alguns mtodos para aquecer, esfriar, umidificar e desumidificar o ar. O controle de temperatura e umidade feito utilizando propriedades psicomtricas, tais como presso de vapor, umidade especfica, grau de saturao, volume especfico, densidade do ar e entalpia.

REFERNICAS

Ventilao em mina subterrnea Trabalho acadmico - Bruno Magalhes Gomes Gonalves, Danielle de Souza passos portes, Deyse Grazielle Fernandes, Douglas Figueiredo de Souza, Las Ribeiro Andrade

Anda mungkin juga menyukai