Anda di halaman 1dari 18

Resumo do captulo: De uma definio de Enfermeira a uma identificao dos cuidados de enfermagem, por MarieFranoise Collire

Janana Amorim Larissa Baumgarten Monique Coelho Paula Diel Renata Tarouco

QUEM FOI MARIE-FRANOISE COLLIRE?


Marie-Franoise Collire, enfermeira, lecionou entre 1965 e 1994 na Universidade Lumire de Lyon II no curso de mestrado de Cincias e Tcnicas Sanitrias e Sociais. Mestre em Cuidados de Enfermagem de Sade Publica pela Universidade Estadual de Wayne, em Detroit (EUA) e com Diploma de Estudos Avanados de Histria das Civilizaes da Universidade de Jussieu em Paris. Em 1965 introduziu, em Frana, a utilizao da etno-histria na abordagem das situaes de cuidados, afirmou-se como pioneira na enfermagem. A sua obra maior foi Promover a vida, que teve a sua primeira edio em Portugal em 1989.

Como se apresenta o cuidado de Enfermagem segundo Collire?

- De uma definio da enfermeira a uma identificao

dos cuidados de enfermagem


Delimitar enfermagem: definio de um papel resultante de um modelo cultural, determinado pela elaborao de um sistema comportamental que gerou as suas prprias regras de condutas.

Dilema da profisso de Enfermagem: exigncia de passar de uma profisso de f a uma necessria clarificao do servio oferecido.

PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAO DO PAPEL DA ENFERMEIRA EM ESTATUTO PROFISSIONAL

1 Estdio: Organizao de um ensino especfico, elaborado volta do papel moral; Reconhecimento de uma certa qualificao;
1922:Brevets de capacidade profissional 1938: Diploma de Estado, confirmado em 1946 para poder exercer. At 1978: ESTATUTO -> papel moral -> enfermeira habilitao para poder executar um conjunto de cuidados (tcnicos) prescritos pelos mdicos.

O Estatuto em momento algum se apoiava no campo de competncia da enfermagem, mas sim no campo de atividades abandonadas pelos mdicos, sem atribuies definidas juridicamente.

ENFERMEIROS: Papel trabalhador social; Papel tcnico

Em 31/05/1978 papel especfico - Enfermeira como catalizador que devia conciliar o que era prescrito pelo mdico com o que era suscetvel de depender da sua prpria iniciativa.

Incompatibilidade entre papel e definio


LIMITES DE UMA DEFINIO DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Papel a maneira de agir, forma de viver, de sentir o que se faz no exerccio de uma funo. Expresso da funo. Definio = limitao, reveste um carter esttico que se choca com o movimento e a dinmica da vida. CUIDADO DE ENFERMAGEM e processo de cuidados: -> no pode encerrar numa definio indispensvel identificar as caractersticas dos cuidados e do servio de enfermagem, explicar o processo de cuidados de enfermagem, determinar seu campos de competncias Contribuio sanitria e social reconhecvel e reconhecida, no qual os usurios de cuidados sabem o que podem esperar e os que prestam possam exigir os meios e condies necessrias sua prestao.

DE UMA DEFINIO A UM PROCESSO DE IDENTIFICAO DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM


CUIDADOS DE ENFERMAGEM: o que os caracteriza, o que funda sua identidade? Princpio de identidade: processo complexo, forma de individualizao numa rede de pertena com caractersticas que fazem parte da rede, com formas, propriedades e atributos que lhes so prprios. No pode conceber-se seno em relao com a alteridade: discernir sua finalidade original e evidenciar os aspectos singulares ou circunstanciais especficas em relao aos outros. complexa, composta pela interconexo nica e singular de diversas variveis: distinguir rede de variveis que se entrecruzam e organizam, de forma nica, para construir o corpus cuidados de enfermagem, e nesse, distinguir o feixe de variveis que caracteriza os diferentes cuidados. Se constri atravs da mudana.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM: condioes de vida das pessoas

indissocivel

das

Esforo de encontrar uma identidade aos cuidados de enfermagem para torn-los IDENTIFICVEIS consiste em aceitar reconhecer-lhes caractersticas permanentes que tero que se ajustar a situaes mutantes. Identificar os cuidados de enfermagem -> tornar reconhecvel a sua natureza, os elementos que participam na sua elaborao, os conhecimentos e instrumentos que utilizam, crenas, valores em que se fundem, clarificar o campo de competncias, o processo dos cuidados, seus limites suas dimenses sociais e econmicas.

CONCLUSO
CUIDADO relacionado s mulheres, fecundidade.

Significado original e primordial dos cuidados: manter, promover e desenvolver tudo o que existe ou todo o potencial de vida que os seres vivos conservam. Medicina cientfica modificou a funo dos cuidados: funo subalterna desprovida do seu valor social e econmico, se transformou em tratar. ENFERMAGEM: tomar conta da vida.

Depois de um sculo ainda busca-se uma identidade: do seu campo de competncia e dos cuidados de enfermagem. S ser possvel encontr-la se situados os atos de cuidados propostos aos utilizadores como diferente e complementar dos cuidados mdicos, e ser reconhecida sua validade. H de se reiventar... Cuidados que promovam a vida, desalienantes que restituam um sentido vida, tanto dos que recebem como dos que os prestam, que restituam ao homem a sua vida e a sua morte, desde o nascimento, sem violncia, at a morte escolhida, permitindo aos que recebem. Aos que prestam cuidados, reconhecer, desenvolver e afirmar sua identidade.

Marie-Franoise Collire, deixou uma pequena mensagem a todos os enfermeiros e estudantes de enfermagem, em 22 de Janeiro de 2005 Saibam que pude constatar, na experincia da vida que vivi e que me conduziu s portas da morte, que para que toda a qualidade do trabalho de uma equipa seja destruda, basta uma ruptura comportamental ou gestual na continuidade dos cuidados. Basta uma ovelha negra para que a fragilidade daquele que abandona a vida seja confrontada com a desordem, ou mesmo o desespero repentino. A quebra do respeito interpessoal anula as melhores competncias tcnicas e profissionais e priva a pessoa cuidada da possibilidade de verbalizar a sua defesa, pois surgem ento as represlias e a perseguio na prestao dos cuidados. A cada um, peo que se centre nas foras da vida, na mobilizao dos recursos vitais, respeitando o indivduo e a humanidade, para promover os cuidados e promover a vida. Faleceu em 27 de janeiro de 2005 em Lyon (Frana) num servio de cuidados paliativos, onde viveu por quatro meses.

Cuidar no sentido profissional , englobando a mobilizao dos diversos conhecimentos tericos e prticos e a vertente relacional , e cuidar como arte que precede todas as outras , manter a vida garantindo a satisfao de um conjunto de necessidades indispensveis vida (...) diversificadas na sua manifestao.
(Colliere,1989)

Artigo1: Lima EC, Vargens OMC, Quitete JB, Macedo PO, Santos I. Aplicando concepes terico-filosficas de Collire para conceituar novas tecnologias do cuidar em enfermagem obsttrica. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2008 set;29(3):354-61

OBJETIVO: identificar possibilidades de aplicao do pensamento de Collire nas tecnologias de cuidado de enfermagem obsttrica relacionando-as trajetria histrica da enfermeira.
METODOLOGIA: Escolheu-se o mtodo descritivo e a tcnica de anlise de contedo para analisar comunicaes cientficas enfocando aspectos sociais, terico-filosficos, polticos e ideolgicos relativos sade da mulher, tecnologias do cuidar em enfermagem obsttrica e cuidado humano. RESULTADOS: Destacam-se as categorias analticas: A enfermagem como profisso; A prtica de cuidados: da mulher enfermeira; Os cuidados prestados pela mulher: uma prtica de sobrevivncia consagrada ou contestada; Identificando uma prtica de cuidados com a enfermeira emancipada, cidad e autnoma. CONCLUSO: Os atuantes na enfermagem obsttrica precisam reconstruir seu papel profissional, individual e social, sugerindo-se a crtica reflexiva sobre a propriedade e validade das inovaes tecnolgicas de cuidado para a qualidade do atendimento na sade da mulher.

Artigo 2: Silveira IP, Leito GCM. O cuidado de enfermagem no partejar: marcos conceituais. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2003 dez; 24(3):279-85.

OBJETIVO E METODOLOGIA: refletir sobre o cuidado de enfermagem prestado mulher no partejar e oferecer subsdios melhoria da qualidade da assistncia de enfermagem. RESULTADOS: Sua importncia advm da condio da mulher como ser humano nessa hora delicada de sua vida e do cuidado de enfermagem. relevante, porque leva o profissional de enfermagem a resgatar a sensibilidade para o outro, a considerar as necessidades da parturiente, a lhe propiciar condies para desenvolver um sentido de maternidade e para receber bem o ser que vai chegar. CONCLUSO: Se trata de contribuio para um agir mais humano das enfermeiras na assistncia obsttrica, a partir de conceitos nos quais os valores ticos, tcnicos e humanos esto presentes.

Artigo 3: Morais FRC, Silva CMC, Ribeiro MCM, Pinto NRS, Santos. RESGATANDO O CUIDADO DE ENFERMAGEM COMO PRTICA DE MANUTENO DA VIDA: CONCEPES DE COLLIRE. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2011 abr/jun; 19(2):305-10.

OBJETIVO: Identificar prticas de enfermagem que refletem o modelo de cuidado que se prope a assegurar a manuteno da vida conforme proposto pela enfermeira Franoise Collire. METODOLOGIA: Estudo descritivo, mediante reviso sistemtica de comunicao cientifica. As buscas ocorreram no ms de outubro de 2009, atravs de pesquisa avanada na Biblioteca Virtual de Sade.

RESULTADOS: Foram identificados 14 artigos, sendo nove na base de dados LILACS e cinco na MEDLINE. A anlise possibilitou a classificao dos resultados em duas categorias: Cuidados centrados no modelo biomdico, tecnicista e Cuidados que transcendem a tcnica.
CONSIDERAES FINAIS: Entender o cuidado em sua totalidade torna-se ainda mais difcil quando reduzido apenas utilizao de tcnicas que visam somente cuidados biolgicos, cuidados curativos atravs de procedimentos de enfermagem. Muitas vezes, a enfermeira, por estar inserida no modelo biomdico da assistncia, acaba por negligenciar a arte do cuidado para o qual foi formada.

Artigo 4: FerreirA, Mnica Alexandra Gonalves; Pontes, Manuela; FerreirA, Nuno Cuidar em enfermagem percepo dos utentes. Revista da Faculdade de Cincias da Sade. Porto: Edies Universidade Fernando Pessoa.. 6 (2009) 358-366.

OBJETIVO: conhecer a percepo dos utentes sobre os cuidados de enfermagem que lhes foram prestados numa situao de internamento. para tal. METODOLOGIA: foram entrevistados 8 utentes (com idades referentes a populao adulta e idosa) que frequentavam as consultas externas de um Hospital do Distrito de Braga, da subregio de sade de Braga. RESULTADOS: foi possvel verificar que a percepo dos utentes remete de forma determinante para o domnio relacional (relao de ajuda), havendo tambm referncia ao domnio tcnico-cientfico.

Artigos citando collire


Segundo Moniz (2008) faz referncia ao poder e sua natureza nos cuidados de enfermagem segundo Colliere, o qual pode ser redutor ou libertador, e isto tanto se aplica a quem recebe como a quem presta cuidados.
[...] tudo o que resta da capacidade de vida pode e exige ser constantemente mobilizado e isto at ao limiar da morte a fim de que as energias vitais prevaleam sobre os obstculos da vida. (Collire, 1989, p. 239)

referncias
COLLIRE, Marie-Franoise. Promover a vida. Lisboa: Edies Tcnicas, 1999, p. 229-350. DENAYROLLES, Annie. Mare Francoise Collire: el amor por la Vida. Index Enferm, Granada, v. 14, n. 48-49, jun. 2005 . Marie Franoise Collire (1930-2005). Rev Cubana Enfermer, Ciudad de la Habana, v. 21, n. 1, abr. 2005. Disponible en <http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S086403192005000100 013&lng=es&nrm=iso>. accedido en 29 sept. 2011. Silveira IP, Leito GCM. O cuidado de enfermagem no partejar: marcos conceituais. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2003 dez;24(3):279-85.

Anda mungkin juga menyukai