Anda di halaman 1dari 17

O que so mtodos contraceptivos?

(mtodos anticoncepcionais)

So mtodos que possibilitam a existncia de uma vida sexual sem que tenha de existir gravidez; Devero ser seguros, eficazes e adaptados idade frtil da mulher; Possibilitam fertilidade; o controlo da

Possibilitam a preveno das Doenas Sexualmente Transmissveis (DST) / Infeces Sexualmente Transmissveis (IST), com consequncias positivas na sexualidade e reproduo.

Mtodos Contraceptivos
Segundo o modo de funcionamento Segundo a natureza do mtodo

Impedem o funcionamento normal das gnadas, evitando a formao de gmetas

Naturais

Impedem a fecundao

Mecnicos (barreira)

Impedem a nidao do embrio

Qumicos e hormonais

Reversveis mtodos que ao deixarem de ser utilizados permitem uma gravidez. Definitivos Destinam-se essencialmente a casais que no desejem ter mais filhos, uma vez que so praticamente irreversveis. A sua eficcia praticamente total. Exige uma interveno cirrgica que pode envolver uma anestesia geral ou local.

Cirrgicos

Mtodos Contraceptivos Naturais


So mtodos em que se calcula o perodo frtil de uma mulher, evitando ter relaes sexuais nesse perodo (mtodos de abstinncia peridica). So muito falveis na preveno de uma gravidez. So considerados naturais porque no h a introduo no organismo nem de substncias qumicas, nem de dispositivos exteriores ao corpo. 1. Mtodo do Calendrio ou ( Ogino-Knauss )

2. Mtodo do muco cervical ( Billings )

3. Mtodo da Temperatura basal

Mtodo do Calendrio (Ogino-Knauss)


Este mtodo tenta determinar o perodo frtil da mulher conhecendo a data da prxima menstruao. Este mtodo relativamente eficaz se a mulher for regular. Este mtodo exige muita disciplina por parte da mulher porque ela tem que anotar a durao dos seus ciclos mensais durante cerca de 1 ano, para tentar encontrar o perodo do seu ciclo em que mais frtil, e em que deve abster-se de ter relaes sexuais.

O mtodo do calendrio muito simples de utilizar se tiveres um ciclo regular (ciclo com 28 dias). Apenas precisas saber a data provvel da prxima menstruao e subtrai-lhe o nmero 14. O resultado o dia provvel da ovulao. Agora s tens de contar 4 dias antes e 4 dias depois. Durante esse tempo, no deve ter relaes sexuais (deve haver abstinncia sexual). Exemplo: vamos supor que o primeiro dia de tua prxima menstruao ser no dia 20/11. Bom, agora subtramos 14 de 20 (20-14=6). A data provvel da menstruao dia 6/11. Subtramos 4 dias e somamos 4 dias a essa data. Assim, a abstinncia deve ser feita do dia 2/11 ao dia 10/11.

Para calcular o perodo de abstinncia tambm podes fazer o seguinte clculo:


Para mulheres com ciclos regulares (ciclos de 28 dias) Para mulheres com ciclos irregulares (ciclos com durao de 25 a 30 dias)

28 - 18 = 10 28 - 11 = 17
ou seja, a mulher no deve ter relaes entre os dias 10 e 17 do seu ciclo porque nesse perodo se encontra no seu perodo frtil.

25 - 18 = 7 30 - 11 = 19
ou seja, a mulher no deve ter relaes entre os dias 10 e 17 do seu ciclo porque nesse perodo se encontra no seu perodo frtil.

Mtodo da Temperatura Basal


Todos os dias, durante pelo menos 6 meses, ao levantar e em jejum, a mulher deve medir a temperatura na vagina ou no recto (temperatura basal), para tentar determinar o dia da ovulao. Verifica-se que a temperatura sobe alguns dcimos de grau (0,2C-0,6C) imediatamente a seguir ovulao e que se mantm nesse patamar durante alguns dias. Aps o 3 dia da subida da temperatura considera-se que o perodo frtil acabou.

A reduzida eficcia deste mtodo reside no facto de poderem existir oscilaes de temperatura sem serem devidas ovulao.

Mtodo do Muco Cervical (Billings)

Este mtodo consiste na observao regular do muco cervical (secreo normal produzida pelo colo do tero). Este muco torna-se mais abundante, mais lquido e mais transparente na altura da ovulao (fica mais elstico). Devem evitar-se as relaes sexuais desde o momento em que o muco se apresenta com este aspecto, at ao momento em que se torna mais espesso (menos elstico) e de cor amarelada.

Mtodos Contraceptivos Naturais


MTODO CARACTERISTICAS
Registo do nmero de dias mais seguro para manter relaes sexuais, baseado no ciclo menstrual da mulher.

VANTAGENS

DESVANTAGENS
Requer muita disciplina e abstinncia durante os perodos frteis. No previne contra DST. No adequado a mulheres adolescentes ou com ciclos irregulares.

Calendrio (Ogino-Gnauss)

Temperatura basal

Registo da temperatura diria da mulher, de preferncia de manh, num grfico. Antes da ovulao, a temperatura ligeira mais baixa que aps a ovulao.

Muco (Billings)

Observao diria do muco cervical, para medio da elasticidade. O perodo frtil corresponde fase de maior elasticidade do muco.

No so usadas substncias qumicas. No provoca alterao no organismo. As mulheres ficam a conhecer melhor o prprio corpo. Favorece a participao do homem no planeamento familiar, acompanhando os ciclos de fertilidade da mulher. Pode tambm ser utilizado quando se quer engravidar.

As mesmas do mtodo do calendrio. No adequado em situaes de doena (febre).

As mesmas do mtodo do calendrio. No adequado a inflamaes crnicas que afectem a fluidez do muco.

Coito Interrompido

Remoo do pnis da vagina, durante a relao sexual, momentos antes da ejaculao.

Sem preparao prvia. Os homens partilham da responsabilidade do planeamento familiar.

Mtodo pouco eficaz devido lquido prejaculatrio j conter espermatozides. Interfere na relao sexual. Pode ser difcil de aplicar com efectividade.

Nenhum mtodo natural previne o contgio de Infeces Sexualmente Transmissveis (IST / DST).

Mtodos Contraceptivos de Barreira


(Mtodos Mecnicos)

Tentam evitar a gravidez impedindo a fecundao ou a nidao. Funcionam como um obstculo que impede que os espermatozides sejam depositados na vagina (preservativo masculino e feminino), que alcancem o tero (diafragma), ou que ocorra a implantao do embrio no tero (D.I.U.).

Diafragma

Preservativo

D.I.U.

Mtodos Contraceptivos de Barreira


MTODO CARACTERSTICAS VANTAGENS
De fcil utilizao. Para alm de proteger contra uma gravidez indesejada, protege contra algumas DST. Os homens partilham a responsabilidade do planeamento familiar, Eficcia elevada (98%).

DESVANTAGENS
Pode romper se mal aplicado. Diminui a sensibilidade dos rgos genitais. Necessidade de se retirar o pnis da vagina quando este ainda est erecto. Possvel alergia ao ltex.

Preservativo masculino

Saco de borracha muito fino (ltex), descartvel, que desenrolado sobre o pnis erecto, antes da relao sexual. Impede que o esperma seja depositado na vagina.

Preservativo feminino

Invlucro de ltex fechado numa das extremidades, que se coloca no interior da vagina. Estes preservativos impedem que os espermatozides possam chegar s trompas de Falpio. Cpula de borracha fina, montada sobre um anel de metal flexvel coberto por uma pelcula de ltex ou silicone, que se coloca no fundo da vagina pela mulher, antes da relao sexual, de forma a que os espermatozides alcancem o tero e cheguem s trompas. Pode ser colocado at 5 horas antes da relao sexual.

Evita uma gravidez indesejada e protege contra algumas DST.

Difcil de obter (s se encontra venda em algumas farmcias). Incmodo de colocar e utilizar.

Diafragma

No interfere na relao sexual. Protege contra algumas DST. Protege contra o cancro do colo do tero. A eficcia aumenta quando usado conjuntamente com um espermicida. No interfere na relao sexual. Pode ser usado por mulheres que no podem usar mtodos contraceptivos hormonais.

Aplicao pode ser incmoda. S pode retirar-se cerca de 6 horas aps o coito. Dificuldade na manuteno.

Dispositivo Intra-Uterino (DIU)

Pequeno aparelho em forma de T em plstico e/ou cobre que introduzido no tero e a permanece durante um perodo de 2-5 anos, dificultando a progresso dos espermatozides e a nidao.

S pode ser colocado por um especialista. Aumento varivel do fluxo menstrual e dores menstruais. No protege contra DST.

Diafragma

O diafragma mais eficaz se utilizado conjuntamente com um espermicida

O DIU torna o muco da cavidade uterina menos propcio presena dos espermatozides e/ou impede a nidao, ou seja, a implantao do embrio nas paredes do tero.

Dispositivo Intra-uterino (DIU)

Mtodos Contraceptivos Qumicos e Hormonais


Impedem a ovulao (plula, adesivos hormonais, implantes hormonais, anis intravaginais,) ou impedem a fertilizao atravs da inactivao dos espermatozides por substncias qumicas (geleias e cremes - espermicidas).

Contraceptivo oral (PLULA)

INJECO HORMONAL

IMPLANTE HORMONAL

ADESIVO HORMONAL

ESPERMICIDAS

ANEL VAGINAL

Mtodos Contraceptivos Qumicos e Hormonais


MTODO CARACTERSTICAS VANTAGENS DESVANTAGENS
Utilizao diria. No utilizvel por mulheres com problemas cardiovasculares ou diabticos. No previne DST. A eficcia elevada (99%) desde que no haja esquecimento ou houver episdios de vmitos ou diarreia nas horas seguintes tomada, ou se a mulher tomar certos antibiticos.

Plula

Comprimidos feitos base de hormonas sintticas, similares s hormonas produzidas pelos ovrios. Impedem a ovulao.

Grande variedade (monofsicas, trifsicas, combinadas). Regulariza os ciclos e alivia dores menstruais.

Injeco Hormonal Adesivo hormonal Implante hormonal

Injeco de hormonas uma vez em cada 12 semanas Banda adesiva semanal colocar sobre a pele. para Mtodos recentes, fceis de utilizar.

Dispositivo colocado sob a pele, que liberta lentamente hormonas. Tem uma durao de 2-3 anos. Substncias qumicas que eliminam os espermatozides depositados na vagina. Existem na forma de pomada, gel, espumas e drageias. Sem riscos para a sade. Protege contra algumas DST.

Mais caros que a plula. A disponibilidade actual (difceis em obter). A eficcia pode ser varivel. No previnem DST.

limitada

Espermicidas

Necessrio aplicar 5-30 minutos antes do coito (mais efectivo 30-60 min.). Pode ser incmodo. Tm baixa eficcia quando usados isoladamente. Devem usar-se juntamente com mtodos de barreira (preservativo, diafragma)

Mtodos Cirrgicos

LAQUEAO DE TROMPAS

VASECTOMIA

MTODO
Vasectomia

CARACTERSTICAS
Corte e sutura dos canais deferentes para impedir que o esperma expelido contenha espermatozodes. Corte e sutura das trompas de falpio, para impedir o encontro entre os espermatozides e o ovcito.

VANTAGENS
Cirurgia simples. Sem efeitos secundrios a longo prazo. No altera a produo de hormonas sexuais. No interfere nas relaes sexuais.

DESVANTAGENS
Reverso impossvel em alguns casos; difcil e complicada na maioria das situaes. No protege contra DST.

Laqueao de Trompas

Dupla Proteco

No existe mtodo perfeito para impedir a gravidez. A maioria dos mtodos contraceptivos, com excepo do preservativo, no previnem as DST.

Assim, aconselhvel recorrer Dupla Proteco utilizao de um mtodo de contracepo para evitar a gravidez, associado ao preservativo, que previne as DST.

Contracepo de Emergncia

No um mtodo contraceptivo, mas sim um recurso que pode ser usado no caso de teres relaes sexuais desprotegidas ou quando o mtodo que usaste falha (quando o preservativo se rompe, quando houve esquecimento da plula, ou depois de uma situao complicada como uma violao ou uma relao sexual no desejada), por forma a evitar uma gravidez.

Plula do dia seguinte ?


um comprimido com uma dose alta de hormonas que actua de vrias formas, consoante a altura do ciclo menstrual em que tomada (impede ou atrasa a ovulao; impede a fecundao/fertilizao ou impede a implantao do embrio na parede do tero nidao). Tem at 3% de hipteses de falha. Deve ser tomado o mais cedo possvel, dentro de 72 horas aps a relao sexual. Vende-se na farmcia. No necessita de receita mdica.

Desvantagens
No um mtodo para ser usado com frequncia devido aos efeitos secundrios. Corresponde a uma descarga hormonal intensa, pode provocar nuseas, vmitos e outros efeitos secundrios.

Anda mungkin juga menyukai