Anda di halaman 1dari 14

As principais preocupaes dos filsofos medievais foi a de fornecer argumentaes racionais, espelhadas nas contribuies dos gregos, para

justificar as chamadas verdades reveladas da Igreja Crist e da Religio Islmica, tais como a da existncia de Deus, a imortalidade da alma etc.

Ocorreu durante a queda do Imprio Romano no sculo V d.C at a Renascena no sculo XVII. Tinha necessidade de tratar de problemas teolgicos e integrar a sagrada doutrina do cristianismo com o conhecimento secular.

O pensamento poltico medieval foi sendo comentado e recebido das formas mais diversas. Toms d um sentido pleno ao projeto de justia, de tica poltica e econmica tentado por Aristteles.

No pensamento poltico,a base do grande filsofo Aristteles, que disse ser o homem um animal poltico por natureza, porque de sua natureza viver em sociedade - da a necessidade do Estado, cujo objetivo deve ser o bem viver dos membros de uma sociedade.So Toms considerou a monarquia a melhor das formas de governo, embora afirmasse que qualquer tipo de governo bom se proteger os direitos da pessoa e o bem estar da comunidade.

Os membros de uma sociedade devem respeitar a autoridade do Estado, porque toda autoridade vem de Deus; respeitar a autoridade respeitar a Deus.O Estado e a Igreja no se opem - cada um tem seus prprios fins e os dois devem colaborar para o bem comum.

A filosofia poltica deseja obter a unidade da Cidade. Ela estabelece a necessidade de distribuir essas partes entre as quais os padres que rezam pelo povo, os prncipes que o governam, os cavaleiros que o defendem segundo funes especficas. Ela explica que cada um deve realizar a sua tarefa. Quanto ao rei, tem em seu reino o lugar que Deus tem no universo e alma no corpo: dirige. O poder maior cabe Igreja, que constituindo o papado, torna-se uma fora poltica ainda maior, a tal ponto de proibir aos clrigos pagar impostos ao rei.

Foi um perodo marcado por uma efervescncia terica prtica, alimentada principalmente por descobertas martimas e crises poltico-culturais que culminaram em profundas crticas Igreja Catlica, que evoluram para Reforma Protestante (a Igreja Catlica responde com a Contra-Reforma e com a Inquisio). A filosofia foi utilizada para defender a religio crist dos ataques dos seus adversrios pagos e gnsticos.

Santo Agostinho e Tmas de Aquino, so filsofos que querem explicar doutrinas catlicas, por meio da razo, fazendo com que h uma ligao entre F x Razo.

Santo Agostinho

Tmas de Aquino

Toms de Aquino (1225-1274), fundador do tomismo, exerceu influncia inigualvel na filosofia e na teologia medievais. Em sua obra, ele deu grande importncia razo e argumentao, e procurou elaborar uma sntese entre a doutrina crist e a filosofia aristotlica.

Santo Agostinho nasceu em 354, em Tagaste, provncia romana da Numdia na frica e morreu em Hipona, tambm na frica, em 430. Viveu e lecionou alguns anos em Roma e Milo.

Anda mungkin juga menyukai