Anda di halaman 1dari 10

Paloma Costa

Aplicando Acessibilidade Digital para Alunos Cegos: O Uso de Software Livre Acessvel na Educao
Trabalho de Concluso de Curso
PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAO FACED FACULDADE DE INFORMTICA FACIN CURSO DE ESPECIALIZAO EM INFORMTICA NA EDUCAO MODALIDADE A DISTNCIA
Porto Alegre, Outubro e 2011.

Tema
Definio: Esta pesquisa visou prover acessibilidade do
Curso de Criao de Pginas Web Acessvel na utilizao do Projeto LinuxAcessvel.org, totalmente Software Livre, com alunos cegos na Associao dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo.

Justificativa : Buscar solues do ponto de vista


tecnolgico sob o olhar da Informtica na Educao e permitir o desenvolvimento de novas competncias prticas, para que os meios tecnolgicos sirvam como facilitadores das estratgias de aprendizagem e incluso educacional/digital/social para alunos cegos.

Objetivo geral
Utilizao do GNU/Linux Acessvel, no Curso de Criao de Pginas Web Acessveis, com alunos cegos de at 18 anos na ADEVIS-NH, para propor uma nova metodologia de educao com recursos tecnolgicos acessveis.

Objetivos especficos
Intervir, ajudar e direcionar os alunos para as atividades no software GNU/Linux, com atividades dirigidas e mediadas, seguidas por comandos e material acessvel.
Propor aos alunos cegos criao de informao digital acessvel; Buscar por meio de pesquisas exploratrias o contexto de uso dos alunos cegos e propor um ambiente a partir de sua realidade; Utilizar as tcnicas de testes de acessibilidade alinhada com os padres internacionais de acessibilidade para garantir a qualidade dos materiais digitais do curso; Construir um cronograma como detalhes do projeto com os alunos cegos. Promover um momento de finalizao e socializao no final do curso aplicado.

Autores/Referencial
O processo de construo do conhecimento dos alunos envolveu vrias dimenses de Acessibilidade:

Planejamento do contedo, estrutura e formato seguidas pelas diretrizes WCAG/WAI/W3C; Uso de tecnologias assistivas, navegador e SO Acessvel; Assim, foram eleitos: Lev Vygotsky e Mosquera, Sassaki, Lira. Referncias: Leis governamentais de acessibilidade, UNESCO, Educao Inclusiva, Incluso Digital, Software Livre.

Metodologia

Sujeitos: 5 Alunos cegos de at 18 anos Instrumentos: Gnu/Linux Acessvel, Paginas Web Acessvel, Leitor de Tela Orca, Computadores, Internet Procedimentos

O projeto de pesquisa em estudo foi presencial e abordou estratgias pedaggicas para um aprendizado mais construtivo para propiciar a incluso scio-digital, a partir dos materiais que foram validados pelas diretrizes de acessibilidade, no ambiente computacional com recursos de acessibilidade adequados para os alunos. A metodologia de ensino adotada para o desenvolvimento do Curso Web de Pginas Acessveis para os alunos cegos e contemplou as seguintes etapas:

Identificar a necessidade central dos alunos cegos; Especificar e construir os materiais acessveis; Realizar o curso Web de Pginas Acessveis.

Resultados

Tpicos Principais da Discusso

Incluso de alunos cegos na Informtica; Utilizao de software livre acessvel com alunos cegos;

Potencializar a incluso digital dos alunos cegos por meio de materiais educacionais acessveis;

Oportunizar a incluso de alunos cegos com materiais computacionais acessveis para agregar Informtica na Educao.

Concluso
Diante dos objetivos a serem alcanados:

O objetivo geral e especficos foram totalmente satisfatrios.


Utilizao de software livre acessvel com alunos cegos;

Adaptao de uma metodologia para o projeto e desenvolvimento de materiais acessveis para a Web;

Contribuio para a sociedade do conhecimento, com a submisso dos materiais criados neste trabalho para o Creative Commons que contemplam a licena GPL;

Possibilidade de utilizar os materiais criados para potencializar a incluso digital dos alunos cegos;

Auxlio no preenchimento de uma lacuna cientfica no que tange pesquisas e aplicaes para que os alunos cegos utilizem software livre;

Paloma Costa

Aplicando Acessibilidade Digital para Alunos Cegos: O Uso de Software Livre Acessvel na Educao
Trabalho de Concluso de Curso
PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAO FACED FACULDADE DE INFORMTICA FACIN CURSO DE ESPECIALIZAO EM INFORMTICA NA EDUCAO MODALIDADE A DISTNCIA Porto Alegre, Outubro de 2011

Anda mungkin juga menyukai