Anda di halaman 1dari 17

Angela Silva dos Santos

HISTRICO
A Terceirizao vem sendo utilizada como ferramenta administrativa j a vrias dcadas; Hoje, no entanto a Terceirizao se investe de uma tcnica moderna de administrao e que se baseia num processo de gesto.
Para tanto, o sucesso de sua aplicao est na viso estratgica

HISTRICO
Como processo e tcnica de gesto administrativa operacional, a Terceirizao originou-se nos EUA, logo aps a II Guerra Mundial. Na dcada de 80, o mercado sinalizou novas mudanas para as empresas. Assim, as pequenas e mdias empresas, mais geis e percebendo o momento de mutao.

HISTRICO
Foi, ento a oportunidade para que as grandes corporaes praticassem um exerccio de reflexo, olhando para dentro. Este primeiro esforo de mudana foi feito com a introduo do downsizing que consiste na reduo dos nveis hierrquicos Com isso, o prximo passo foi responder questo: Porque no reexaminar o papel da organizao, transferindo para terceiros a incumbncia pela execuo das atividades secundarias.

HISTRICO
O "outsourcing" expresso em ingls, que significa Terceirizao" foi, ento, desbravado e adotado de forma pelas empresas, referenciado sempre pela concepo estratgica de implementao.

Ao mesmo tempo, a Terceirizao demonstrava o outro lado da moeda: o momento para a abertura de novas empresas, com oportunidade de oferta de mo-de-obra, restringindo assim, de certo modo, o impacto social da recesso e do desemprego.

Os sucessos totais e parciais so decorrentes da formatao em que a Terceirizao foi e est sendo implementada nas empresas. Importante destacar as palavras-chaves das definies de Terceirizao e que assegurado o seu entendimento, abrem perspectivas de sucesso da aplicao da Terceirizao, e que so:

PROCESSO DE GESTO

PARCERIA

O QUE TERCEIRIZAO?
A Terceirizao a tcnica administrativa que permite um processo gerenciado de transferncia, para terceiros, das atividades acessrias e de apoio das empresas.

A Terceirizao visa a concentrao dos esforos da empresa mais na gesto e menos na execuo, exigindo qualidade, preo, prazo e inovaes.

Para se implementar o processo necessrio


Definir a verdadeira vocao da empresa;
Submeter os departamentos a um questionamento profundo quanto razo da sua existncia; Avaliar os custos; Procurar fornecedores confiveis ou desenvolv-los; Precaver-se na administrao tributria; Atentar aos aspectos trabalhistas, etc.

POR QUE TERCEIRIZAR?

Busca-se por intermdio da Terceirizao, dar maior agilidade linha de produo e maior flexibilidade nas atividades da empresa tomadora, visando ao mercado comprador (interno e externo), colocando-se como fator primordial dessa busca a reduo de custos, tnica do sucesso de qualquer empreendimento.

So fatores coadjuvantes desse objetivo


1. Reduo dos custos operacionais

2.

Aumento da capacidade de produo

3. Da reduo de tempo na escala produtiva at o produto acabado

4. Da excelncia do produto

5. Dos reflexos da excelncia do produto

EFEITOS DA TERCEIRIZAO
Existem trs efeitos principais que as empresas buscam quando praticam a terceirizao: Reduo dos custos atravs da especializao e dos ganhos de escala Substituio de custos fixos por custos variveis: ao terceirizar uma atividade, a empresa tem maior facilidade para ajustar seus custos aos volumes de operao. Agilidade resultante de estruturas mais leves: embora seja este o benefcio menos buscado explicitamente, ele , provavelmente, o maior a longo prazo.

VANTAGENS DA TERCEIRIZAO
A aplicao da Terceirizao nos pases e empresas do primeiro mundo como um instrumento de gesto inovador, capaz de alterar, de forma bastante ampliada, a performance das organizaes, trouxe no seu bojo uma srie de mudanas estruturais, sistmicas comportamentais que acabaram refletindo numa eficcia administrativa considervel.

VANTAGENS DA TERCEIRIZAO
O desenvolvimento econmico
A especializao O mercado

O aumento da competitividade

VANTAGENS DA TERCEIRIZAO
A mais importante delas, a busca constante pela qualidade dos servios; A qualidade total ser, a chave de sustentao do prestador de servios; As organizaes que assim a consideram estaro dando o verdadeiro salto para a excelncia empresarial; Para as empresas tomadoras dos servios caber a responsabilidade de estabelecer controles.

QUARTEIRIZAO

O termo Quarteirizao usado para caracterizar um processo no qual uma empresa atribui a uma outra, o gerenciamento de seus servios terceirizados.

CONCLUSO

A Terceirizao, desde que realizada com critrio e permanente superviso do contratante, um dos maiores achados da administrao deste sculo. Sua aplicao no Brasil particularmente bem-vinda, tendo em vista o arcaico, irracional e anacrnico sistema tributrio nacional.

Noutras palavras, a Terceirizao indispensvel para as empresas brasileiras que se pretendem modernas e bem administradas.

AGRADECIMENTOS

Anda mungkin juga menyukai