Anda di halaman 1dari 28

DESAMPARO CONDIO, LIBERDADE CONDENAO

Sigmund Schlomo Freud (1844-1900):

Sigmund Schlomo Freud (1844-1900):


Mdico, Psiquiatra, Filsofo: Pai da Psicanlise
Segundo Freud, imagens e palavras conseguem curar o corpo. A cura consiste na reconstruo do trauma originrio. A evocao dos fatos traumticos impedida por mecanismos inconscientes de censura. A obra-prima de Freud a Interpretao dos Sonhos:
A anlise dos sonhos semelhante a uma explorao geogrfica Existe uma lgica onrica O sonho fundamentalmente a satisfao de um desejo

O sonho manifesto, recordado de manh, j sofreu uma censura

1856-----------------Nasceu em Freiberg 1881-----------------Licenciatura em Medicina 1885-----------------Estuda em Paris com o professor Jean Charcot 1887-1896---------Estuda com Breuer Obras publicadas: 1900------------------A Interpretao dos Sonhos 1901------------------Psicopatologia da vida quotidiana 1905------------------3 Ensaios sobre a teoria da sexualidade 1912------------------Totem e tabu 1915------------------Pulses e destino das pulses 1923------------------Ensaios de Psicanlise 1930------------------Mal-estar na civilizao Continua as suas pesquisas ao nvel psquico ate data da sua morte-1939

Para Freud a histeria era de origem sexual... Sozinho, Freud vai desenvolver um conjunto de concepes que vo constituir uma teoria sobre o psiquismo

Psicanlise o que ?
Mtodo

de investigao do inconsciente Processo teraputico para o tratamento de neuroses Nova interpretao do homem e da sua posio no mundo

Psicanlise como se desenvolve? A importncia da palavra?

Citando Freud O tratamento psicanaltico no comporta se no uma troca de palavras entre o analisa do e o analista. O analisa do fala, conta os acontecimentos da sua vida passada e as suas emoes. O analista esfora-se para dirigir a marcha das idias do paciente, desperta recordaes, orienta a sua ateno em certos sentidos, d-lhe explicaes e observa as reaes de compreenso ou

[...] As palavras faziam primitivamente parte da magia e nos nossos dias, a palavra guarda muito do seu poder de outrora. Com palavras um homem pode tornar o seu semelhante feliz ou lev-lo ao desespero, e com a ajuda das palavras que o mestre transmite o seu saber aos alunos, que o orador empolga os auditores e determina os

Representao topogrfica do psiquismo

Recalcamento
Recalcamento o pilar de sustentao sobre a qual repousa todo o edifcio da psicanlise. Este conceito referenciado como um mecanismo de defesa. Recalcamento d-se a partir do momento em que uma satisfao pulsional incompatvel com qualquer outra exigncia. Desta dinmica, tanto pode a pulso reprimida, reaparecer como afeto ou transformar-se como angstia, reveladora do conflito.

A funo e a importncia doSonho

O que ? O comportamento essencial para a libertao das energias contidas no inconsciente. tambm o mecanismo que permite a satisfao de todos os desejos recalcados.

Sonh o
Contedo latente, o verdadeiro sentido do sonho, que tem um fundo simblico pessoal e que permanece noinconsciente.

Contedo manifesto, que se conserva na memria e portanto passvel de contar no estado de viglia.

Constituio da Personalidade

Diviso do Inconsciente
O id representa os processos primitivos do pensamento e constitui, segundo Freud, o reservatrio das pulses, dessa forma toda energia envolvida na atividade humana seria advinda do Id. Inicialmente, considerou que todas essas pulses seriam ou de origem sexual, ou que atuariam no sentido de auto-preservao. O Id responsvel pelas demandas mais primitivas e perversas.

O Ego, permanece entre ambos, alternando nossas necessidades primitivas e nossas crenas ticas e morais. a instncia na que se inclui a conscincia. Um eu saudvel proporciona a habilidade para adaptar-se realidade e interagir com o mundo exterior de uma maneira que seja cmoda para o id e o superego.

O Superego, a parte que contraage ao id, representa os pensamentos morais e ticos internalizados. O superego tem trs objetivos: inibir (atravs de punio ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrrio s regras e ideais por ele ditados (conscincia moral); forar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional) e conduzir o indivduo perfeio em gestos, pensamentos e palavras (ego ideal).

Fase Oral
A fase oral primitiva que abrange os primeiros 6 meses de vida. Nesta fase a suco completase com uma atividade de mordedura ligada ao aparecimento dos primeiros dentes.

Fase Anal
Abrange aproximadamente o segundo ano de vida, a zona ergena a regio anal, e pode-se dizer que um ano consagrado ao controlo e ao domnio. A criana obtm prazer pela estimulao do nus ao reter e expulsar a fezes, o que gere simultaneamente sentimentos de prazer e de dor. (educao esfincteriana)

Fase Flica
Aproximadamente o terceiro ano de vida de alguma forma um perodo de afirmao de si. Manifesta-se a curiosidade sexual infantil, e a criana toma conscincia das diferenas anatmicas dos sexos, ou seja, da presena ou da ausncia de pnis. Desde ento, a fase flica vai ser dealguma forma uma fase de recusa desta diferena tanto no rapaz como na moa.

O complexo de dipo em meninos surge pelo desejo sexual pela me, a criana v o pai como ameaa e deseja livrar-se dele, no entanto, busca identificar-se com ele. Em meninas, o complexo surge com o desejo de ganhar um beb do pai e como no conseguem, se desiludem.

Complexo dipo

A criana, ao desejar o pai ou a me

O complexo de dipo em meninos surge pelo desejo sexual pela me


Em meninas, o complexo surge com o desejo de ganhar um beb do pai derrubado nos meninos pela ameaa da castrao A menina acredita que a castrao j ocorreu;

Fase da Latncia
Segundo Freud, nesse perodo da vida a libido da criana passa a ter carter intelectual. Isso explica porque existem crianas prodgio. Voc j conheceu certamente aqueles seres de de12 ou 13 anos que sabem tudo sobre um determinado assunto. Ento, toda a energia dele foi focada para o aprendizado daquele tema. Imagina s! Um crebro fresquinho, pronto para ser infestado de informaes e que no tende a se distrair com vcios e sexo! literalmente uma esponja de informaes.

Fase Genital
A partir da puberdade a zona ergena a regio genital. a ltima fase do desenvolvimento da personalidade, havendo uma ativao da sexualidade que estava latente na fase anterior. O processo de autonomia em relao aos pais torna-se mais efetivo, encarando-os da forma mais realista. No final da adolescncia a escolha do objeto sexual encontra-se definitivamente fixada.

Fases do desenvolvimento psicossexual, segundo a psicanlise

Idade 1 ano
2 anos 3 - 5 anos

Fase Oral
Anal Flica

Fonte de prazer Prazer derivado dos lbios e bocas: sugar, comer, chupar o dedo, morder.
Prazer derivado da reteno e expulso das fezes e tambm do controle muscular. Prazer derivado da estimulao genital e fantasias associadas. Complexo de dipo: interesse sexual do menino pela me e da menina pelo pai. Com a represso temporria dos interesses sexuais, o prazer deriva do mundo externo, da curiosidade, do conhecimento etc., como gratificaes substitutas. Prazer derivado das relaes sexuais cm companheiros .

6 anos 12

12 Latncia

Genital

Libido

Sigmund Freud retoma o conceito de libido o impulso vital para a autopreservao da espcie humana Impulso de auto-preservao tem origem libidinosa Usa, em vez da palavra libido um sinnimo Eros, que descreve como sendo a energia que impulsiona a vida. Na obra Em Psicologia de Grupo e Anlise do Ego (1921), ele definiu a libido como sendo a "energia de tais instintos, que tem a ver com tudo o

Teoria do processo de pensamento


Processo Primrio Associado ao inconsciente, o processamento primrio do pensamento aquele que dirige aes imediatas ou reflexas, sendo associado, assim, ao prazer, ao emocional do indivduo e ao fenmeno de arco-reflexo. Nele, a energia presente no aparelho mental flui livremente pelas representaes, do plo do estmulo ao da resposta.

Processo Secundrio O processo de pensamento secundrio, por outro lado, est associado ao pr-consciente, tambm chamado de "ao interiorizada" ou, ainda, de "processo racional do pensamento". Nele, o escoamento de energia mental fica retido, s acontecendo aps uma srie de associaes, as quais refletem no aparelho psquico. As aes decorrentes dessa forma de processamento devem ser tomadas com base no mundo externo, no contexto em que a pessoa se encontra e em seus objetivos. Assim,

Teoria da Representao
Freud considera as representaes como entidades analgicas e imagticas. Elas se originam da percepo, seja interna (os traos mnsicos das excitaes internas), seja externa (as imagens mnsicas dos objetos), e so concebidas como unidades mentais fundamentalmente imagens psquicas de objetos e sensaes exteriores ao aparelho psquico. Como no so entidades isoladas, mas esto relacionadas em redes associativas que espelham sua ocorrncia na realidade externa, so capazes de representar tambm relaes e eventos.

Fim

Anda mungkin juga menyukai