Anda di halaman 1dari 14

ASSISTENTE DE LOGSTICA

Marca Instituio Ensino

MOTIVAO
DEFINIO:
A motivao depende principalmente do ambiente que voc se encontra, das pessoas que esto trabalhando com voc, do contexto em geral, pois no adianta ser motivado somente atravs de promoo, reconhecimento, etc, se voc no se sentir bem no local de trabalho. Motivao um conjunto de fatores que falta as organizaes implementar e visualizar. A motivao uma fora interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivao algo interior, ou seja, que est dentro de cada pessoa de forma particular erramos em dizer que algum nos motiva ou desmotiva, pois ningum capaz de faz-lo.

MOTIVAO
DEFINIO:
O nvel de motivao influenciado por diversos fatores como a personalidade da pessoa, suas percepes do meio ambiente, interaes humanas e emoes. Ciclo motivacional: 1.Necessidade. o motivo, a razo de ser da ao. provocada por um estado de desequilbrio devido a uma carncia ou privao (ex.falta de alimento no organismo). 2.Impulso ou pulso. a atividade desenvolvida pela necessidade ou motivo, isto , a energia interna que impele o indivduo a agir num dado sentido. (Ex.fora que move o indivduo para obter comida). 3.Resposta. a atividade desenvolvida e desencadeada pela pulso para atingir algo. (ex.procurar comida). 4.Incentivo. o objetivo para o qual se orienta a ao. (Ex. ingerir o alimento). 5.Saciedade. a satisfao decorrente de se ter atingido o objetivo pretendido (depois de se ter ingerido o alimento, a fome desaparece).

MOTIVAO
DEFINIO:
O Ciclo Motivacional 1- Equilbrio Interno; 2- Necessidade; 3- Tenso; 4- Satisfao; 5- Comportamento;

MOTIVAO
DEFINIO:
Frustrao Quando o indivduo est motivado para atingir uma dado objetivo, e por um obstculo qualquer no o consegue atingir, vive um estado de frustrao. Este sentimento de depende de muitos fatores: personalidade do sujeito, idade, natureza da motivao, tipo de obstculo, etc.

MOTIVAO
TEORIAS DA MOTIVAO:
TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW Existem vrias teorias para a motivao, e uma das mais aplicadas a de Maslow. Abraham Maslow (1908-1970) foi um psiclogo americano, considerando o pai do humanismo na psicologia.

De acordo com esta teoria, o ser humano possui diversas necessidades que podem ser separadas em categorias hierarquizadas. Para motivar uma pessoa, voc deve identificar qual a categoria mais baixa na qual ela tem uma necessidade, e suprir esta necessidade antes de pensar em outras em categorias mais altas. Estas categorias so normalmente apresentadas na forma de uma pirmide:

MOTIVAO
TEORIAS DA MOTIVAO:
Necessidades Fisiolgicas: So relacionadas s necessidades do organismo, e so a principal prioridade do ser humano. Entre elas esto respirar e se alimentar. Sem estas necessidades supridas, as pessoas sentiro dor e desconforto e ficaro doentes. Necessidades de Segurana: Envolve a estabilidade bsica que o ser humano deseja ter. Por exemplo, segurana fsica (contra a violncia), segurana de recursos financeiros, segurana da famlia e de sade. Necessidades Sociais: Com as duas primeiras categorias supridas, passa-se a ter necessidades relacionadas atividade social, como amizades, aceitao social, suporte familiar e amor.

MOTIVAO
TEORIAS DA MOTIVAO:
Necessidades de Status e Estima (EGO): Todos gostam de ser respeitados e bem vistos. Este o passo seguinte na hierarquia de necessidades: ser reconhecido como uma pessoa competente e respeitada. Em alguns casos leva a exageros como arrogncia e complexo de superioridade. Necessidade de Auto Realizao: uma necessidade instintiva do ser humano. Todos gostam de sentir que esto fazendo o melhor com suas habilidades e superando desafios. As pessoas neste nvel de necessidades gostam de resolver problemas, possuem um senso de moralidade e gostam de ajudar aos outros. Suprir esta necessidade equivale a atingir o mais alto potencial da pessoa.

MOTIVAO
TEORIAS DA MOTIVAO:
EXERCCIOS: Identifique em qual categoria se encontra as pessoas abaixo: 1- Trabalho pode ser remunerado o suficiente para satisfazer as minhas necessidades bsicas e as da minha famlia; 2- Prefiro um trabalho onde tenha um bom relacionamento com todos colegas e superiores 3- Prefiro um emprego onde existam normas definidas , onde seja garantida alguma estabilidade e oferecida uma boa assistncia mdica;

4- Procuro uma profisso que me confira poder e prestgio;


5- Gosto de uma profisso que me permita por a prova as minhas idias;

MOTIVAO
TEORIAS DA MOTIVAO:
EXERCCIOS: Identifique em qual categoria se encontra as pessoas abaixo: 6. Prefiro uma profisso que ponha prova as minhas capacidades e me permita aumentar, cada vez mais, os resultados 7. Procuro uma profisso onde eu seja reconhecido pelos meus mritos. 8. Gosto de um trabalho que me proponha desafio.

MOTIVAO
TEORIAS DA MOTIVAO:
EXERCCIOS: Respostas: 1- Necessidades fisiolgicas; 2- Necessidades Sociais; 3- Necessidades de Segurana; 4- Necessidades de auto-estima; 5- Necessidades de auto-realizao;

6- Necessidades de auto-realizao;
7- Necessidades de auto-estima; 8- Necessidades de auto realizao;

MOTIVAO
TEORIAS DA MOTIVAO:
TEORIA DE HERZBERG
Frederick Herzberg foi o autor da "Teoria dos Dois Fatores" que aborda a situao de motivao e satisfao das pessoas. Nesta teoria Herzberg afirmava que: A satisfao no cargo funo do contedo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo, so os chamados "fatores motivadores"; A insatisfao no cargo funo do ambiente, da superviso, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades) so os chamados "fatores higinicos". Herzberg, verificou e evidenciou atravs de muitos estudos prticos a presena de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfao do cargo; so eles: os Fatores Higinicos e os Motivacionais.

MOTIVAO
TEORIAS DA MOTIVAO:
TEORIA DE HERZBERG
Satisfao (Motivao) O que gera ou no satisfao? Fatores motivacionais ou intrnsecos: Percepo de possibilidade de desenvolvimento das suas capacidades. Estes fatores resultam no aumento da capacidade total da produo Insatisfao (Fatores de Higiene ou Manuteno) O que gera ou no insatisfao? Fatores higinicos ou extrnsecos: Fatores relacionados com as condies de trabalho; Ambiente social; Condies de trabalho, salrio. Estes no provocam crescimento na capacidade da produo, apenas impedem a insatisfao e as perdas na realizao do empregado.

MOTIVAO
MOTIVADOR E ESTRATGIAS PARA MOTIVAR
1. Recompensar comportamentos desejados com recompensas desejadas. 2. Enriquecer tarefas/atividades 3. Construir sistemas de recompensas que reflitam equidade 4. Definir objetivos especficos, relativamente difceis mas atingveis 5. Fornecer feedback constante 6. Possibilitar a participao

Anda mungkin juga menyukai