Anda di halaman 1dari 13

MAL DESENPENHO ESCOLAR e TRANSTORNO DE DFICIT DE ATENO E HIPERATIVIDADE

Dificuldades para se organizar Perda coisas necessrias Esquecimento de atividades dirias Distrao Parece no escutar quando falam com ele Evita, antipatiza ou reluta a fazer tarefas que exijam esforo mental constante Dificuldade em manter a ateno nas tarefas ou lazer Dificuldade em seguir instrues e deixa tarefas sem terminar

Agita mos e ps e se mexe na cadeira Levanta-se quando deveria permanecer sentado Sensaes subjetivas de inquietao Dificuldade de ficar em silncio Fala demais

So associaes das caractersticas do TDAH com outras patologias, como: Depresso, Transtornos de ansiedade, Transtornos de aprendizagens, Transtorno de tiques, Humor bipolar...

Dificuldades para manter ateno em atividades muito longas, repetitivas ou que no lhes sejam interessantes. So facilmente distradas por estmulos do ambiente externo, mas tambm se distraem com pensamentos "internos. Nas provas, so visveis os erros por distrao (erram sinais, vrgulas, acentos, etc.). Como a ateno imprescindvel para o bom funcionamento da memria, elas em geral so tidas como "esquecidas": esquecem recados ou material escolar, aquilo que estudaram na vspera da prova, etc.

Quando elas se dedicam a fazer algo estimulante ou do seu interesse, conseguem permanecer mais tranqilas. Isto ocorre porque os centros de prazer no crebro so ativados e conseguem dar um "reforo" no centro da ateno que ligado a ele, passando a funcionar em nveis normais. O fato de uma criana conseguir ficar concentrada em alguma atividade no exclui o diagnstico de TDAH.(Hiperconcentrao). Impulsividade (no esperam a vez, no lem a pergunta at o final e j respondem, interrompem os outros, agem antes de pensar). Dificuldades em se organizar e planejar aquilo que querem ou precisam fazer.

Dificuldades em se organizar e planejar aquilo que querem ou precisam fazer. O TDAH no se associa necessariamente a dificuldades na vida escolar, mais comum os problemas de comportamento que de rendimento escolar (notas). As meninas tm menos sintomas de hiperatividade-impulsividade que os meninos (embora sejam igualmente desatentas), o que fez com que se acreditasse que o TDAH s ocorresse no sexo masculino. Como as meninas no incomodam tanto, eram menos encaminhadas para diagnstico e tratamento mdicos.

Na prtica no dia a dia, orientar professores, de TDAH, pois freqentemente as crianas apresentam dificuldades serssimas em termos de relacionamento, comportamento e tambm de aprendizagem. O professor precisa saber sobre hiperatividade em crianas e est disposto a reconhecer que este problema tem um impacto significativo sobre as crianas da classe. Estimul-lo a aprender a lidar com as regras, a estrutura e os limites, e trabalhar o seu temperamento quando este no se ajusta muito bem com as expectivas da escola.

O professor no deve empregar como primeira ao o reforo negativo ou a punio como meios para lidar com problemas e para motivar na sala de aula. O seu meio social (casa/escola) precisa ser organizado. Existncia de um conjunto claro e consistente de regras. Na escola, exige-se que todos os alunos aprendam as regras. De preferncia, estejam num cartaz colocado na sala para que todos vejam. Possibilitar uma rotina consistente e previsvel.

Nunca provocar constrangimento ou menosprezar o sujeito. Respeitar o seu ritmo de trabalho. O trabalho escolar fornecido deve ser compatvel com o nvel de capacidade da criana. O professor deve est disposto a alternar atividades de alto e baixo interesse durante todo o dia em lugar de fazer com que o aluno faa todo o trabalho de manh com tarefas repetitivas uma aps a outra.

http://www.tdah.com.br/ http://www.tdah.org.br/ ROHDE, Lus Augusto P. BENEZIK, Edyleine. B.P. Transtorno de Dficit de Ateno com Hiperatividade: O que ? Como ajudar? Porto Alegre: Arte Mdicas. 1999. HALLOWELL, Edward M. Tendncia distrao: Identificao e gerncia do distrbio do dficit de ateno da infncia vida adulta. Rio de Janeiro: Rocco,1999. SILVA, Ana Beatriz B. Mentes inquietas: Entendendo melhor o mundo das pessoas distradas, impulsivas e hiperativas. So Paulo : Editora Gente, 2003

Anda mungkin juga menyukai