Anda di halaman 1dari 41

REINO ANIMALIA

FILO POLFEROS

FILO: Porifera

Representante: Esponjas
Animais aquticos Sem tecido verdadeiros Modo de vida sssil (no se locomovem no ambiente)

TIPOS DE CLULA

Entrada de corrente de gua pelo corpo do animal (animais filtradores) abertura sculo.
As esponjas alimentam-se de partculas orgnicas presentes na gua que circula atravs de seu corpo,entrando pelos poros e saindo pelo sculo (por isso so considerados animais filtradores). O corpo das esponjas revestido externamente por clulas achatadas e bem unidas entre si,os pinaccitos.

Entre os pinaccitos localizam-se os porcitos,um tipo de clula prprio das esponjas.


Tambm possui os coancitos esto diretamente relacionados com a nutrio desses animais. A forma do corpo das esponjas mantida por elementos esquelticos: espculas (para dar sustentao ao corpo do animal).

REPRODUO

REPRODUO ASSEXUADA

REGENERAO BROTAMENTO FORMAO DE GMULAS. ( formam estruturas de resistncia)

REPRODUO SEXUADA As esponjas apresentam reproduo sexuada. A maioria das espcies monica,ou hermafrodita,ou seja, o mesmo indivduo (ou colnia) forma gametas de ambos os sexos. Fecundao interna (os espermatozides que entram no corpo da esponja-fmea)

FILO CNIDRIOS

FILO: Cnidaria

Representantes: guas-vivas,corais,caravelas e as nemomas-do-mar. Animais diblsticos (POSSUEM DOIS FOLHETOS EMBRIONRIOS: ENDODERME E ECTODERME). Simetria radial. Possuem cnidoblasto,nematocisto,clulas sensoriais, digesto intra e extracelular

ORGANIZAO CORPORAL -DUAS FORMAS CORPORAIS: PLIPO MEDUSA

REPRODUO DOS CNIDRIOS -REPRODUO ASSEXUADA

BROTAMENTO ESTROBILIZAO ( no ciclo de vida de diversas espcies,os plipos reproduzem-se assexuadamente por estrobilizao,que leva formao de medusas).

REPRODUO SEXUADA

Todos os cnidrios apresentam,alm de reproduo assexuada,reproduo sexuada. H espcies monicas (hermafroditas) e diicas (sexos separados). Muitos cnidrios tm fecundao externa: os espermatozides so liberados, e a fecundao ocorre na gua. H tambm espcies com fecundao interna,em que os vulos so retidos dentro do corpo da fmea.

TIPOS DE DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO DIRETO Poucas espcies de cnidrios apresentam desenvolvimento direto,em que no apresentam estgios larvais. Ocorre nas hidras.

ALTERNNCIA DE GERAES - Alternncia de geraes assexuadas polipides e sexuadas medusides

Alternncia de geraes Aurelia sp

FILO PLATELMINTOS

FILO: Platyhelminthes Corpo achatado dorso-ventralmente Animais com simetria bilateral Triblsticos Podem ser de vida livre ou parasitas.

VIDA LIVRE

PARASITAS

PARASITAS

PLANRIA

TNIA

ESQUITOSSOMO

CLASSIFICAO
REINO ANIMALIA

FILO Platyhelmintes

CLASSE Turbellaria

CLASSE Trematoda

CLASSE Cestoda

FILO PLATELMINTOS CLASSE Turbellaria

Planrias.

Animais de vida livre,ambiente aqutico. As planrias tm o corpo recoberto por uma epiderme rica em clulas glandulares responsveis pela produo de uma secreo mucosa. O espao entre a epiderme e a parede da cavidade digestria preenchido por clulas musculares e por um tecido denominado mesnquima Sistema digestrio incompleto (a digesto inicia-se fora do corpo do animal)

FILO Platyhelminthes CLASSE: Trematoda


-So parasitas -Exemplo: Gyrodactylus (que vivem aderido superfcie de peixes de gua doce,trutas e carpas). -Exemplo: Fasciola hepatica (vive em veias do fgado de carneiro). -Exemplo: Schistosoma mansoni (vive em veias do fgado humano).

Gyrodactylus

Fasciola hepatica

Schistosoma mansoni Ocorre na frica e Amrica do sul. Chegaram a Amrica com o trfico de escravos e a com imigrantes orientais e asiticos. Conhecido no Brasil como xistose e barriga dgua.

Morfologia Espcie diica. Fmeas e machos fase adulta Os vermes adultos vivem nas veias do fgado humano,onde se alimentam de substncias do sangue e se acasalam.

HOSPEDEIRO DEFINITO: HOMEM HOSPEDEIRO INTERMEDIRIO: CARAMUJO

1- A postura dos ovos ocorre nos vasos capilares do intestino do hospedeiro. 2- Os ovos so dotados de um pequeno espinho,que perfura os vasos capilares e permite sua passagem para a cavidade intestinal,de onde so eliminados com as fezes. 3- Ao entrar em contato com a gua,os ovos eclodem e libertam larvas ciliadas,chamadas de MIRCIDIOS. 4- O mircidio precisa encontrar um caramujo da famlia dos planorbdeos,que lhe serve de hospedeiro intermedirio.

5- Quando isso ocorre,o mircidio penetra no caramujo TRANSFORMANDO EM CERCRIAS.

6- As cercrias so larvas adaptadas vida aqutica,dotadas de pequenos espinhos,duas ventosas.

7- As cercrias atravessam os tecidos do caramujo e saem para a gua.Se uma pessoa entrar em contato com a gua onde h cercrias ,estas podero penetrar na pele (causando enorme coceira).
8- Estas cercrias penetram nos vasos sanguineos do hospedeiro,chegando aos pulmes e corao migrando em seguida para o fgado,onde permanecem at a vida adulta. 9- O ciclo completa-se com a migrao dos vermes adultos para os vasos mesentricos do hospedeiro e o incio da postura dos ovos.

FILO: PLATYHELMINTHES CLASSE: Cestoda Os

cestides so monicos. Hospedeiro definitivo: homem. Hospedeiro intermedirio: boi ou porco. Taenia solium Taenia saginata

HI: porco

HI: boi

FILO NEMATELMINTOS

FILO Nematelminthes
Caractersticas de vida a maioria apresenta vida livre: alimentam-se de detritos, decompem material orgnico, etc. Cerca de 5.800 espcies parasitam os vertebrados Apresentam dimorfismo sexual Apresentam simetria bilateral e so pseudocelomados (cavidade s parcialmente revestida pela mesoderme)

CARACTERSTICAS GERAIS
Sistemas circulatrio e respiratrio ausentes Sistema digestivo completo (boca e nus) Sistema nervoso

Nematides sistema reprodutor


So diicos - os sexos se encontram separados em indivduos diferentes.

Freqentemente mostram dimorfismo sexual (machos menores do que as fmeas). Machos testculo nico, vescula seminal e duto deferente, cloaca e duto ejaculador

Nematides sistema digestivo


Apresentam tubo digestivo completo cavidade oral, esfago, intestino e nus.

DOENAS CAUSADAS POR NEMATELMINTOS

Ascaridase Ancilostomose (amarelo) Filarase ou elefantase Oxiurose Infestao por larva migrans (bicho-geogrfico)

ASCARIDASE
Ascaris lumbricoides (lombriga) Transmisso:

ingesto de alimentos e de gua contaminados por ovos de lombriga. Preveno: Saneamento bsico adequado,lavar bem os alimentos,filtrar a gua antes de ingeri-la,lavar as mos antes das refeies,tratamento dos doentes.

1- Os ovos so eliminados pelo poro genital das fmeas e misturam-se com as fezes do ser humano. 2- Ao defecar, a pessoa elimina esses ovos e pode contaminar o meio. 3- Se ingeridos pelo ser humano,esses ovos eclodem no intestino,dando origem a larvas que perfuram a parede intestinal e caem na corrente sangunea. 4- Passam pelo fgado,corao,chegando aos pulmes. 5- Perfuram os alvolos pulmonares e sobem pelos brnquios at atingir a faringe. 6- So novamente deglutidos e,ao atingir o intestino,do origem aos vermes adultos,reiniciando o ciclo.

CICLO DE VIDA - ANCILOSTOMOSE

Anda mungkin juga menyukai