Anda di halaman 1dari 15

PTCC

Matheus Pedro Hernani David n 24 n 26 n 09 n 06

INSTRUMENTOS ELTRICOS

Os instrumentos eltricos de medida so largamente utilizados em laboratrios de ensino. Esses equipamentos so utilizados para obteno de valores de vrias grandezas que esto envolvidas num circuito eltrico. Com os aparelhos apropriados podemos fazer medidas de corrente eltrica, voltagem e resistncia eltrica entre outros.

Multmetro Digital
Os Multmetros digitais mostram o valor medido em nmeros com ou sem as casas decimais dependendo de sua preciso. Esses Multmetros so mais modernos e resistentes muito utilizados por tcnicos que os levam para o seu trabalho do dia a dia.

Em sua maioria os Multmetros digitais medem: Tenso DC/AC, Corrente DC/AC, Resistncia, Temperatura, Capacitncia, Indutncia, Freqncia, Teste HFE, Teste Linha Viva, Auto Desligamento, Teste de Bateria, Data Hold e Preciso Bsica.

Osciloscpios Digitais

Esse aparelho pode traar um sinal de freqncia elevada sem distoro depende da qualidade deste conversor. A anlise de sinal pode extrair muitas caractersticas teis como a freqncia, o comprimento de onda e a amplitude, espectros de freqncia, histogramas e estatsticas, mapas de persistncia, e um grande nmero de parmetros teis para qualquer utilizador de um osciloscpio. Os osciloscpios digitais tm esta funo, que pode revelar-se til para responder questo mais abaixo: permitir a visualizao de duas ondas em simultneo, facilitando assim a comparao de dois sinais diferentes.

Megmetro

O megmetro usado muito para determinar a isolao de motores e transformadores.. Seu princpio de funcionamento consiste em gerao e aplicao de uma tenso que pode variar de 500 at 15000V em um equipamento, fazendo ento a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento (ex: a carcaa de um motor e seu bobinado).

Termmetros infravermelhos

Os termmetros sem contato (infravermelhos) so inestimveis para encontrar manchas quentes em desenvolvimento em equipamentos eltricos que podem indicar um curto circuito e um interruptor fundido ou sobrecarregado. Em geral, as temperaturas operacionais mais altas reduzem a vida til dos componentes eltricos danificando o isolamento e aumentando a resistncia dos condutores de metal. Alm disso, uma tendncia de temperatura crescente no equipamento mecnico pode indicar uma falha no alinhamento, sobrecarga ou necessidade de lubrificao.

Alicate ampermetro

Um alicate ampermetro um medidor de corrente AC. A capacidade dos alicates ampermetros de medir correntes CA com facilidade leva o aparelho a ser um dos mais utilizado. Ao prender as garras do instrumento ao redor de um condutor com uma corrente CA, essa corrente ser acoplada s garras, e induzida a entrada do medidor. Com essa tcnica, possvel medir uma corrente num determinado ponto sem a necessidade de abrir ou parar um circuito. Mais vale lembrar que esse equipamento s poder ser utilizado quando a corrente for de natureza alternada.

Terrmetro

O terrmetro um medidor de resistncia de terra digital, que pode ser usado tanto para medio de resistncia de aterramento como para medio das tenses esprias geradas pelas correntes parasitas no solo. Entre as aplicaes mais comuns do terrmetro digital podemos destacar a medio de resistncia de terra em indstrias, edifcios, residncias, pra raios, antenas e sub-estaes, permitindo avaliar a qualidade de um sistema de aterramento.

FIM!

Anda mungkin juga menyukai