Anda di halaman 1dari 10

PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA

O MESTRE TEM A RESPONSABILIDADE DE FAZER COM QUE O ALUNO DESCUBRA, NO O CAMINHO PROPRIAMENTE DITO, MAS AS VIAS DE ACESSO A ESSE CAMINHO, QUE DEVEM CONDUZIR META LTIMA. NADA ETERNO EXCETO A MUDANA. Heracleto 504 a.C.

PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


MINISTRIO DO TRABALHO - SECRETARIA DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO INSTRUO NORMATIVA N 1, DE 11 DE ABRIL DE 1994

Art. 1 - O empregador dever adotar um conjunto de medidas com a finalidade de adequar a utilizao dos equipamentos de proteo respiratria - EPR, quando necessrio para complementar as medidas de proteo coletiva implementadas, ou enquanto as mesmas estiverem sendo implantadas, com a finalidade de garantir uma completa proteo ao trabalhador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho.

PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


MINISTRIO DO TRABALHO - FUNDACENTRO

PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA

RECOMENDAES, SELEO E USO DE RESPIRADORES;


1994

PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


RECOMENDAES, SELEO E USO DE RESPIRADORES:

- Objetivo;

- Prticas Permitidas; - Responsabilidades do Empregador; - Responsabilidades do Empregado.

PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


PROGRAMA MNIMO RESPIRADORES:
- Administrao

ACEITVEL

DE

USO

DE

do programa; - Procedimentos operacionais escritos; - Limitaes fisiolgicas dos usurios de respiradores; - Seleo do tipo (s) de respirador (es); - Treinamento; - Ensaio de vedao; - Manuteno, inspeo e guarda; - Respiradores de fuga.

PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


PROGRAMA MNIMO RESPIRADORES:
- Administrao

ACEITVEL

DE

USO

DE

do programa; O empregador deve atribuir a uma s pessoa a responsabilidade e autoridade pelo programa de uso de respiradores. Essa pessoa deve possuir conhecimentos de proteo respiratria suficientes para administrar de modo apropriado o programa. A responsabilidade do administrador pelo programa inclui o monitoramento dos riscos respiratrios, a atualizao dos registros e a realizao das auditorias (ver item 2.3)

PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA

PROGRAMA MNIMO ACEITVEL DE USO DE RESPIRADORES: - Procedimentos operacionais escritos: Em toda empresa onde os respiradores forem necessrios devem existir procedimentos operacionais escritos cobrindo o programa completo

PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


PROGRAMA MNIMO ACEITVEL Limitaes fisiolgicas e psicolgicas dos usurios de respiradores: Cabe a um mdico determinar se uma pessoa tem ou no condies mdicas de usar um respirador. O contedo e a freqncia desse exame mdico esto especificados no Anexo 6. Com a finalidade de auxiliar o mdico na sua avaliao, o administrador do programa deve inform-lo sobre: tipo de respiradores para uso rotineiro e de emergncias; atividades tpicas no trabalho; condies ambientais, freqncia e durao da atividade que exige o uso do respirador; substncias contra as quais o respirador deve ser usado, incluindo a exposio provvel a uma atmosfera com deficincia de oxignio.

PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA

PROGRAMA MNIMO ACEITVEL:


- Seleo do tipo (s) de respirador (es) deve ser feita, considerando-se: a natureza da operao ou processo perigoso; o tipo de risco respiratrio (incluindo as propriedades fsicas, deficincia de oxignio, efeitos fisiolgicos sobre o organismo, concentrao do material txico, ou nvel de radioatividade, limites de exposio estabelecidos para os materiais txicos, concentrao permitida para o aerossol radioativo, e a concentrao IPVS estabelecida para o material txico); a localizao da rea de risco em relao rea mais prxima que possui ar respirvel; o tempo durante o qual o respirador deve ser usado; as atividades que os trabalhadores desenvolvem na rea de risco; as caractersticas e as limitaes dos vrios tipos de respirador; o Fator de Proteo Atribudo para os diversos tipos de respirador conforme tabela 1.

PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA AUDITORIA Lista de pontos a serem verificados deve ser preparada e atualizada quando
necessrio, e deve abranger as seguintes reas: administrao do programa; treinamento; avaliao mdica; ensaios de vedao; amostragem do ar e classificao do risco; seleo e distribuio do respirador; uso; limpeza, manuteno e inspeo; fontes de ar respirvel; guarda dos respiradores; prontido para emergncias; problemas especiais.

Anda mungkin juga menyukai