Anda di halaman 1dari 25

GESTO AMBIENTAL E ECONOMIA SUSTENTVEL:UM ESTUDO DE CASO DA DESTILARIA PIONEIROS S/A.

Gesto ambiental; Economia Sustentvel; Reflorestamento.

A COMPETITIVIDADE ENTRE AS ORGANIZAES

Apresenta-se cada vez mais intensa, exigindo assim, estratgias para a sobrevivncia de tais organizaes no mercado. Diante desta realidade, torna-se imprescindvel a busca por uma economia sustentvel, desenvolvendo projetos voltados para a preservao ambiental, tendo como retorno seu reconhecimento e abertura nos mercados nacional. Bem como a conscincia de esta contribuindo para um futuro promissor.

DIANTE DA EVOLUO DAS RESPOSTAS DO SETOR PRODUTIVO QUESTO DO MEIO AMBIENTE, SURGIU A IDEIA DE GESTO AMBIENTAL QUE VERSAVA SOBRE UMA GERNCIA GLOBAL NESSA REA

O principal objetivo de um processo de gesto tratar de maneira integral os sistemas hdricos ou bsicos, buscando seu aproveitamento e recuperao a fim de satisfazer as crescentes demandas da populao, assegurando seu uso para as geraes futuras.

O TERMO PARADOXO PARECE APROPRIADO PARA EXPRESSAR A ESSNCIA QUE CARACTERIZA A SOCIEDADE MODERNA

o presente estudo busca demonstrar a importncia da gesto ambiental, voltando para a responsabilidade das empresas em garantir sua sobrevivncia sem que comprometa geraes futuras.
Entretanto, durante muito tempo, teve-se a iluso de que a natureza, com seu formidvel poder depurador, fosse capaz de digerir e neutralizar as agresses cometida pelo homem, ao mesmo tempo que se esperava do desenvolvimento da cincia uma resposta para os problemas ambientais pelo progresso.

PROBLEMA DE PESQUISA E OBJETIVO

A PRESENTA-SE COMO PROBLEMA DE PESQUISA: ATE QUE PONTO AES VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL PODEM AUXILIAR A EMPRESA EM SUA SOBREVIVNCIA NO MERCADO E SEU DEVIDO RECONHECIMENTO PELA COMUNIDADE LOCAL?

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A IMPORTNCIA DE SE ADOTAR UMA GESTO VOLTADA PARA A PRESEVAO DE MEIO AMBIENTE EM BUSCA DE UMA ECONOMIA SUSTENTVEL, PARA ASSIM MANTER A SOBREVIVNCIA DA EMPRESA SEM COMPROMETER AS GERAOES FUTURAS.

GESTO AMBIENTAL
Reviso

Bibliogrfica

REVISO BIBLIOGRFICA
Percepo ambiental
Segundo Barbieri (1997) a Percepo Ambiental surge lentamente nos diversos agentes (indivduos, governos, e outros), ocorrendo em trs etapas citadas a seguir: 1 Etapa: problemas Ambientais localizado 2 Etapa: problemas generalizados em nvel de Estados Nacionais 3 Etapa: percebida como problema planetrio

GESTO AMBIENTAL A BUSCA DA SUSTENTABILIDADE

Como medida para tentar frear a degradao ambiental, surgindo assim a proposta de sustentabilidade desenvolvida neste debate internacional

RESUMO HISTRICO DOS PONTOS MAIS RELEVANTES DA EVOLUO DA PREOCUPAO AMBIENTAL NO MUNDO.

Dcada de 60 - (Estados Unidos)Criao da Agncia de Proteo Ambiental (EPA); Dcada de 70 - Crise do petrleo e do modelo energtico vigente; 1986 A ICC estabeleceu diretrizes ambientais para a indstria mundial; 1992 - (Brasil)Realizao da conferncia do Rio de Janeiro ECO-92 2002 Cpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentvel (tambm conhecida como Rio+10), em Joanesburgo, na frica do Sul

GESTO AMBIENTAL
LEIS AMBIENTAIS E CANA-DE-ACAR

LEIS AMBIENTAIS
Lei 4.771 de 15 de setembro de 1965 que institui o Cdigo Florestal. art. 2, reas de preservao permanente; art. 16 restries para a explorao; art. 18 discorre sobre o reflorestamento de reas privadas.

AGRICULTURA
VERTENTES DA AGRICULTURA ATUAL:

Sistemas agrcolas mais primitivos; Sistemas de produo altamente intensificados.

CANA-DE-ACAR

A produo de lcool e acar;


Tcnicas de cultivo da cana-de-acar.

CANA-DE-ACAR
Trs subsistemas a serem considerados:

Subsistema agrcola; Subsistema industrial;

Subsistema de transportes.

IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE


Impactos ambientais causados pelas tcnicas de plantio e colheita:

Queima de nutrientes do solo; Emisso de diversos gases atmosfera; Destruio de fauna e flora dentre outros.

GESTO AMBIENTAL METODOLOGIA


Foi realizada uma pesquisa descritiva, na forma de estudo de caso em uma Usina de lcool e acar,localizada no Interior de So Paulo, a Destilaria Pioneiros S/A.

METODOLOGIA

A pesquisa foi feita abordando a grande preocupao com a preservao ambiental, tendose como base a teoria aplicada e um trabalho de campo elaborado atravs de uma pesquisa exploratria.

METODOLOGIA
A pesquisa tem como objetivo proporcionar maior afinidade com o problema com vista de torn-lo mais explicita. Propsito do estudo de caso: Identificao de alguns elementos importantes a serem considerados pelas empresas na busca de uma gesto ambiental sustentvel.

LIMITAES DA PESQUISA

Este artigo no tem pretenso de desenvolver novas solues para o problema de Gesto Ambiental.

LIMITAES DA PESQUISA

O seu propsito se baseia na identificao de alguns elementos importantes a serem considerados pelas empresas na busca de uma gesto ambiental sustentvel.

ANLISE DE RESULTADOS

HISTORICO DA ORGANIZAO: Segundo manual histrico da empresa o desafio da Destilaria Pioneiros criar um ambiente saudvel, harmonioso, sustentvel e de prosperidade, onde a princpio existia uma fazenda de engorda de gado, os pecuaristas ousaram ao instalar uma destilaria de lcool com o intuito de dinamizar a economia local.

ANLISE DE RESULTADOS

A Pioneiros busca atravs de seus projetos ecolgicos, educar e preparar os cidados para preservao da natureza, demonstrando a importncia do plantio de sementes e desenvolvendo a cultura do reflorestamento da regio.

GESTO AMBIENTAL
Consideraes finais

PREOCUPAO COM O MEIO AMBIENTE

O trabalho comprovou que a conscincia ambiental nas organizaes vlida no s como fator social, mas tambm como estratgia de desenvolvimento da empresa a mdio e longo prazo, trazendo benefcios para ambas as partes.

UTILIZAO EFICAZ DO BAGAO DA CANA-DE-ACAR

A empresa mostra pleno conhecimento da gesto ambiental quando resolve dar utilidade aos restos provenientes da produo de lcool e acar, ao utilizar o bagao da cana-de acar para produzir energia.

Anda mungkin juga menyukai