Anda di halaman 1dari 18

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI

NORMA JURDICA: clula do ordenamento jurdico. Imperativo de conduta. Responsvel por regular a conduta do indivduo, e fixar enunciados sobre a organizao da sociedade e do Estado, impondo aos que a ela infringem, as penalidades previstas, e isso se d em prol da busca do bem maior do Direito, que a Justia.

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


CARACERSTICAS DA NORMA JURDICA: a) A Bilateralidade, uma caracterstica que possui relao com a prpria estrutura da norma, pois, normalmente, a norma dirigida a duas partes. Uma parte, ento, teria um direito fixado pela norma e a outra uma obrigao, decorrente do direito que foi concedido. b) A Generalidade, caracterstica relacionada ao fato da norma valer para qualquer um, sem distino de qualquer natureza, para os indivduos, tambm iguais entre si, que se encontram na mesma situao. A norma no foi criada para um ou outro, mas para todos.

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


c) A

Abstratividade diz respeito ao fato de a norma no ter sido criada para regular uma situao concreta ocorrida, mas para regular, de forma abstrata, abrangendo o maior nmero possvel de casos semelhantes, que ocorrem, normalmente, da mesma forma. d) A Imperatividade uma caracterstica essencial, pois a norma, para ser
cumprida e observada por todos, dever ser imperativa, ou seja, impor aos destinatrios a obrigao de obedecer.

e) A Coercibilidade, por fim, pode ser explicada como a possibilidade do uso da fora para combater aqueles que no observam as normas. Essa fora pode se dar mediante coao, que atua na esfera psicolgica, desetimulando o indivduo de descumprir a norma, ou por sano (penalidade), que o resultado do efetivo descumprimento.

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


Classificaes a) Em relao ao sistema que pertencem, leva em conta o local de atuao das normas, e assim elas podem ser: a.1) Nacionais: quando as normas devem ser observadas no limite de um pas; a.2) Norma estrangeira: quando apesar de pertencerem a outro pas, poder ser aplicada no territrio do outro, pelas relaes diplomticas que possuem;

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


a.3) Norma uniforme: quando dois ou mais pases adotam as mesmas leis, que so usadas nos dois territrios. b) Em relao fonte, leva em conta a origem das normas, e assim elas podem ser: b.1) Legislativas: quando escritas e organizadas; b.2) Consuetudinrias: quando as normas advm dos costumes; b.3) Jurisprudenciais: quando so retiradas de decises dos tribunais;

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


c) Em relao validez, essa caracterstica se subdivide levando em conta o espao, tempo, e contedo material. c.1) No espao, as normas podem ser: c.1.1) Gerais: so aquelas que valem em todo o territrio nacional, sendo essas as leis federais. c.1.2) Locais: so aquelas que atuam apenas em parte do territrio, podendo ser as leis federais, estaduais ou municipais. c.2) No tempo: se classificam pela vigncia: c.2.1) Por prazo determinado: quando a prpria lei determina o perodo que ir atuar; c.2.2) Por prazo indeterminado: quando a lei no prev esse perodo de durao de sua atuao.

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


c.3) No mbito material, se classificam pelo contedo: c.3.1) Direito Pblico: quando o Estado seria uma das partes da relao, e impe seu poder, verificando, dessa forma, uma relao de subordinao; c.3.2) Direito Privado: quando as partes so tidas como iguais, numa relao de coordenao.

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


c.4) Em relao hierarquia - por essa classificao podem ser: c.4.1) Constitucionais: decorrem da Constituio Federal, ou de suas emendas. a norma mais importante do pas, no podendo ser contrariada em nenhuma hiptese. c.4.2) Complementares: complementam algumas omisses da Constituio Federal. Possuem hierarquia logo abaixo das normas constitucionais. c.4.3) Leis ordinrias: esto localizadas num plano inferior. So as leis, medidas provisrias e leis delegadas. c.4.4) Normas regulamentares: advindas dos decretos e resolues.

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


c.5) Em relao qualidade, podem ser: c.5.1) Positivas: quando a norma permite exige do indivduo uma conduta compatvel com uma ao ou omisso; c.5.2) Negativas: quando a norma implica na proibio de uma ao ou omisso.

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


c.6) Em relao vontade das partes, podem ser: c.6.1) Taxativas: quando independem da vontade das partes por abrangerem contedos de carter fundamental; c.6.2) Dispositivas: leva em conta a vontade das partes, por se referirem aos interesses particulares, podendo ou no serem adotadas. c.7) Ainda quanto vontade das partes, podem ser: c.7.1) Rgidas: quando o contedo no oferece outras alternativas, sendo impositiva a ordem (exemplo: aposentadoria compulsria). C.7.2) Elsticas: quando admitem a maleabilidade da situao pelo juiz, por conter termos de significao ampla (exemplo: "usos e costumes da regio...");

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


Apndice VIGNCIA e EFICCIA A norma, ao ser elaborada, para que possa ser objeto de cobrana, impondo o ajuste de condutas individuais, deve possuir vigncia, ou seja, deve se apresentar vlida. Aguardar, principalmente, um perodo previsto para que depois da publicao, a lei ingresse no mundo jurdico. A eficcia, por sua vez, significa que a norma cumpriu a finalidade a que se destinava. Uma lei eficaz quando cumprida a sua funo social.

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


LEI uma norma ou conjunto de normas jurdicas criadas atravs de processos prprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para atingirem determinados fins. ordem geral obrigatria, imposta coativamente a todos.

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


A autoridade competente prprio POVO, devidamente representado pelo legislador, pessoa humana escolhida que agir em nome do povo e elaborar a lei. Sentido AMPLSSIMO: toda regra jurdica, escrita ou no. Sentido AMPLO: toda regra escrita, excluindo-se, portanto, os costumes. Sentido TCNICO e ESPECFICO: designa uma modalidade de regra escrita, no Direito brasileiro se restringe Lei complementar e Lei Ordinria.

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


Formas de interpretao: a) Literal utilizao das palavras da lei. b) Gramatical utiliza regras da linguistica. c) Lgica razo da lei. d) Sistemtica analisa as leis de acordo com o sistema jurdico (como um todo), confrontando-a com outras normas, princpios, etc. e) Histrica relao da lei com o momento de sua edio. f) Teleolgica (finalidade) fim social da lei, a mais incentivada no Direito brasileiro. (art. 5 da LICC). h) Sociolgica finalidade social a que a lei deve satisfazer.

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


Resultados da interpretao: a) Declarativa significado literal do texto b) Restritiva a letra da lei fica alm do seu esprito. c) Extensiva o texto legal diz menos do que o legislador pretendia.

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


Vigncia e Revogao: Entra em vigor 45 dias aps sua publicao, quando no dispuser em contrrio (em territrio nacional) e 90 dias nos Estados estrangeiros. O intervalo entre a data de sua publicao e sua entrada em vigor chama-se vacatio legis. Pode ser REVOGADA ou MODIFICADA por outra lei.

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


A REVOGAO pode ser TOTAL (Abrogao: a lei anterior totalmente revogada pela nova, que no substitui seu contedo; Subrogao: a lei anterior totalmente revogada pela nova, que substitui seu contedo) ou PARCIAL (Derrogao: a lei anterior parcialmente revogada por uma nova, sem substituio do seu contedo; Modificao: a lei anterior parcialmente revogada pela nova com substituio de seu contedo)

CARACTERSTICAS DA NORMA JURDICA E DA LEI


HIERARQUIA DAS LEIS: Ordem de importncia, na qual as de menor grau devem obedecer s de maior grau. uma escala de valor. * Constituio Federal * Emenda Constitucional * Tratados Internacionais sobre Direito humanos, aprovados nos mesmos moldes das EC. * lei Complementar * Lei Ordinria * Medida provisria * Lei delegada * Decreto legislativo * Resoluo * Decreto * Portaria

Anda mungkin juga menyukai