Anda di halaman 1dari 49

Assertividade e Bem-Estar Pessoal

Figueira da Foz, 17 de Abril de 2007 Docente: Dra. Ana Sofia Rochinha Trabalho efectuado por: Fernando Carlos

Introduo

Apesar de no ser a falta de assertividade a queixa que est na origem da grande maioria dos problemas emocionais que trazem pessoas consulta de psicologia, ela indicada por muitos psiclogos, de orientao cognitivo-comportamental, como estando na origem do mal-estar subjacente s disfunes emocionais e comportamentais por eles apresentadas.

Introduo

A assertividade proporciona ganhos considerveis na auto-estima e auto-conceito dos indivduos, com as implicaes positivas que da se sabe advirem. A atitude assertiva tem grande influncia no bem-estar pessoal dos indivduos.

1. Definio
Assertivo: que faz uma assero; afirmativo; locutor declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade; declarativo; afirmao que feita com muita segurana, em cujo teor o declarante acredita profundamente. (dicionrio de
Lngua Portuguesa)

assertividade a capacidade de auto-afirmar os prprios direitos, sem se deixar manipular e sem manipular os demais. Castanyer (2005)

2. A assertividade natural

Existe uma tendncia natural para a assertividade no ser humano. Basta para tal observarse o comportamento das crianas at aos 4 ou 5 anos de idade. Nesta idade, as crianas gozam de uma atitude espontaneamente assertiva nos seus pedidos de explicao ou nas interpelaes dirigidas aos adultos (Lloyd, 1998, p. 18).

A assertividade natural

Por exemplo, uma criana no ter qualquer problema em dizer a um adulto por que ests a fumar? Isso cheira mal.
A associao de elementos restringentes, levam a que a criana v perdendo progressivamente a sua assertividade (natural) para se transformar numa pequena rapariga ou rapazito bem educado, em detrimento da espontaneidade natural que ir provavelmente ter dificuldades em voltar a reencontrar (Lloyd, 1998, p. 18).
6

3. A Comunicao no verbal
Comunicamos tambm atravs de uma multiplicidade de gestos e de atitudes que servem para fortalecer ou enfraquecer as nossas opinies (Schuler,
2001, p.80)

Segundo Romano e Bellack, citados em Castanyer (2005), os comportamentos no verbais que mais se relacionam com a mensagem verbalmente emitida, so a postura, a expresso facial e a entoao.

3.1. A distncia e as respectivas posies na comunicao no-verbal

Zona de Desconforto, superior a dois metros de distncia, e que complica e muito a comunicao por parte dos dois lados; Zona Propcia ao Dilogo, que se situa entre os 70 cm e 1,5 m, distncia confortvel e correcta para que os dois tipos de comunicao possam ser apreciados;

Zona de Intimidade, inferior a 70 cm, que se exclui obviamente de outro tipo de relaes fora do campo da intimidade.

3.2. O Olhar e o Sorriso

Fitar a pessoa que fala um sinal de que est a ouvir, (...) um sinal de interesse, de reconhecimento e uma prova de assertividade. (Schuler, 2001, p.81).

Segundo Castanyer (2005), a fixao do olhar deve rondar um equilbrio que vai desde 40% quando se est a falar, a 75% quando se est numa atitude de escuta.

3.3. A Expresso Facial

Fornece continuamente informaes sobre o outro e indica atitudes face s outras pessoas. As emoes: alegria, tristeza, surpresa, ira e medo, manifestam-se atravs de trs zonas fundamentais do rosto; testa e sobrancelhas, olhos e plpebras e a parte inferior da cara (Castanyer, 2005, p.43).

10

3.4. Os Gestos

Os gestos so essencialmente de natureza cultural, podem ser naturais ou espontneos e podem vir a acentuar o discurso e a assertividade, ou pelo contrrio, traduzir o embarao, o aborrecimento ou a indiferena (Schuler, 2001, p.84).

Um estudo comparativo revelou que o grupo assertivo gesticulava cerca de 10% do tempo total de interaco, enquanto o outro no-assertivo o fazia apenas em 4% do tempo (Castanyer, 2005, p.43).

11

3.5. O Vesturio e o Estatuto Social


O que a pessoa veste bem, confortvel e confiante. deve faz-la sentir-se

O que h de mais irritante que uma mulher jovem com pernas belas e uma saia demasiado curta, que passa o tempo a pux-la para baixo como se lhe faltassem 20 cm? (Schuler, 2000, p. 85).

Uma parte da imagem que pretendemos passar para os outros, passa pela maneira de nos vestirmos.

12

3.6. O Silncio

O silncio usualmente difcil de suportar e, quando dura durante algum tempo, geralmente aquele que toma a iniciativa de o quebrar que perde um ponto no dilogo (Sculer, 2000, p.86).

O uso do silncio em comunicao til para pontuar o discurso e sublinhar pontos essenciais.

13

3.7. Os Componentes Paralingusticos

Volume
O Tom

Fluidez
Clareza e Velocidade

14

4. As 4 Atitudes Fundamentais

Interesse vivo pelo semelhante Manipulao Assertividade

Dissimulao

Sinceridade

Fuga Introverso
Fig. 1. As 4 Atitudes (Adaptado de Schuler, 2001)

Agressividade

15

5. As principais Aplicaes da Assertividade


Chamfort, citado em Schuler, 2001, p.20, refere que saber pronunciar a palavra no e saber viver sozinho, so os dois nicos meios de preservar a liberdade e o carcter.

Se te sentes s quando ests sozinho, ests em muito m companhia (Sartre, 1945).

Capacidade de dizer no e aceitar uma recusa. O sujeito deve ser capaz de o fazer sem agressividade.
16

As principais Aplicaes da Assertividade

A melhor forma de dizer sim. Saiba-se distinguir entre a arrogncia e o sim que se confunde com obrigado por me permitirem existir. Dotar o sujeito de capacidade de comunicao e estabelecimento de relaes.

Ex: Por vezes, no meio estudantil aquando da necessidade de apresentao pblica de trabalhos, no se expressam crticas construtivas. O crtico receia as consequncias que podem alterar a forma como quer ser percepcionado pelos outros.
17

6. Modelos explicativos

No se pretende de forma alguma enquadrar a assertividade na psicopatologia (entenda-se a sua ausncia ou mesmo a fraca expresso), mas sim entender alguns mecanismos internos e externos, que so subjacentes a esta habilidade comunicativa, com a finalidade ltima de que no pode haver interveno sem a compreenso de tais mecanismos.

18

6.1. A Viso Psicanaltica

O que determina de forma decisiva o crescimento mental a opo que o indivduo faz em favor de evitar ou de tolerar a frustrao.

O vnculo K pode representar o indivduo que busca a verdade acerca de si prprio (Bion, cf. Grinberg, 1973, p.128), e por conseguinte, o conhecimento de si mesmo uma das funes da personalidade do indivduo.

19

A Viso Psicanaltica

O conhecimento, para Bion um processo, uma actividade atravs da qual o indivduo se torna consciente de uma experincia emocional, e se torna capaz de formular uma abstraco que representa adequadamente essa mesma experincia.

A pessoa assertiva busca o conhecimento de si prpria, busca a verdade, pois esta essencial para o crescimento mental. Aceita pois a realidade, no foge frustrao e cresce movido pelo desejo da emergncia da verdade e do conhecimento.

20

6.2. A Viso Comportamentalista


(Condicionamento Clssico)

As respostas emocionais e psicopatolgicas, tais como quaisquer outras respostas, so aprendidas e explicadas com base nos mesmos princpios e leis que regulam o comportamento normal (Gonalves, 1999, p. 48).

Se as respostas so aprendidas por mecanismos de condicionamento clssico, os mesmos mecanismos podero orientar o processo de transformao e mudana (Idem).

21

A Viso Comportamentalista (Condicionamento Clssico)

A falta de assertividade no indivduo vista como o resultado de aprendizagens que se foram revelando disfuncionais, resultado de associaes entre estmulos e respostas desajustados.
A Viso Comportamentalista (Condicionamento Operante)

Os comportamentos humanos e animais so fundamentalmente regulados pelas consequncias


(Gonalves, 1999, p. 70).

22

A Viso Comportamentalista (Condicionamento Operante)

Atravs da manipulao das consequncias, podemos fazer aumentar comportamentos que cremos estarem em dfice, e fazer diminuir outros que esto presentes em excesso no reportrio comportamental do sujeito.

Podemos fazer aumentar a capacidade de assero do indivduo atravs do reforo, condicionando assim as respostas deste de forma a tornarem-se mais satisfatrias para o prprio e mais funcionais.

23

6.3. A viso da Aprendizagem Social

Embora uma grande quantidade de aprendizagens tenha lugar atravs do treino e do reforo directo, grande parte do repertrio comportamental da pessoas pode ser adquirido atravs da imitao ou daquilo que uma pessoa observa nos outros (Bandura, 1961, cf. Gonalves 1999, p. 83).

A assertividade tambm em grande parte aprendida por observao, sendo que a observao das consequncias tanto ao nvel da participao efectiva como do processo vicariante, influenciam a probabilidade do comportamento aumentar ou diminuir.
24

6.4. A Viso Cognitivo Comportamental


Existem trs proposies comuns a todas as terapias cognitivas: (Dobson e Block (1998), cf. Gonalves, 1999, p. 19) A actividade cognitiva afecta o comportamento.
A actividade cognitiva pode ser monitorizada e alterada. As modificaes comportamentais desejadas podem ser conseguidas atravs de mudanas cognitivas.

25

A Viso Cognitivo Comportamental

O ser humano constitudo pelo trinmio interactivo pensamento/emoes/comportamento, e sobre o primeiro que esta teoria se prope actuar. Se a assertividade (ou falta dela) resulta de pensamentos errados, ento este o paradigma certo para a sua resoluo.

Algumas Tcnicas dentro deste Modelo:


Condicionamento Coberto, Autocontrolo, Aptides de Confronto, Reestruturao Cognitiva e ConstrutivoDesenvolvimental.

26

6.5. A Viso Existencialista


A expresso a essncia precedida pela existncia (Sartre, 1987, p.14), concebe por assim dizer, um indivduo condenado sua prpria liberdade, e que esta tem de ser procurada pelo prprio. Heidegger refere duas formas de se existir: uma autntica e outra inautntica. A pessoa inautntica vive uma vida convencional, tradicional, de acordo com os ditames das sociedades, daquilo que lhe exterior, centrada nas actividades do presente e descurando a preocupao com o futuro. (Heidegger, cf. Hergenhahn 2001, p. 509).
27

A Viso Existencialista

A falta de assertividade pode ser vista como uma forma de expresso da pessoa que ainda no encontrou o verdadeiro sentido da sua existncia pelo facto de ter abdicado de o fazer, tentando fugir assim ansiedade e sentimentos de culpa, gerados por uma forma de existir inautntica.

28

6.6. A Viso Humanista


A essncia precede a existncia

O indivduo responsvel pela mudana/adaptao, entrando em modo deficitrio de funcionamento, quando se verifica incongruncia substancial entre o seu self e o self ideal, ou seja, entre o seu self e a realidade. Deixa de procurar o melhor para si, e como que se abandona s foras exteriores, anulando-se e perdendo obviamente a assertividade que possui, incorporada na tendncia auto-actualizante.

29

A Viso Humanista

Todo o trabalho em psicoterapia se refere a uma falha na comunicao (Rogers, 1975, p. 282). Ao romper a comunicao consigo prprio, o sujeito torna-se inadaptado na comunicao com os outros, havendo pois lugar a distores, que por aco mais subjectiva do que objectiva, podero levar progressiva falta de assertividade na comunicao.

30

7. Caractersticas da Personalidade
Segundo Lloyd, 1998, o comportamento assertivo requer PENSAR assertivamente, SENTIR confiana em si mesmo e COMPORTAR-SE positivamente.

A assertividade um importante e poderoso instrumento de comunicao, que implica desenvolvimento dos sujeitos e pode contribuir para o bem estar dos mesmos, na medida que o seu uso implica que estes tenham maiores nveis de auto estima, auto conceito e auto conhecimento

31

Caractersticas da Personalidade

Brown, Harris e Bifulco (1986), citados por Adriano Vaz Serra em Castanyer, 2005, p.11, referem que uma auto-estima pobre est relacionada com o desenvolvimento de diversos transtornos psicopatolgicos, e que os indivduos com uma autoestima baixa, quando se deparam com acontecimentos indutores de stress, correm o risco de desenvolver uma depresso trs vezes superior ao das pessoas com boa auto-estima.

32

Caractersticas da Personalidade

Para Lloyd, 1998, p. 3, as pessoas assertivas so mais felizes, pois gostam mais do seu trabalho, de se divertir, dos amigos e da famlia.

um importante instrumento de combate ao isolamento, solido e dificuldade em comunicar (


Schuler, 2001, p.16).

33

7.1. Caractersticas (Castanyer, 2005)

da

personalidade

no-assertiva

O Comportamento exterior

Padres de Pensamento
Sentimentos e emoes Consequncias
Este tipo de pessoas apresentam s vezes, problemas somticos por causa das grandes tenses que sofrem por no exteriorizarem a sua opinio nem as suas preferncias (Castanyer, 2005, p.31).

34

7.2. Caractersticas (Castanyer, 2005)

da

personalidade

agressiva

Comportamento exterior
Padres de Pensamento

Sentimentos e Emoes
Consequncias
Sofrem geralmente rejeio ou fuga por parte dos outros (Castanyer, 2005, p. 33). Este tipo de personalidade pode demonstrar uma tendncia em clivar, em dividir o mundo em bons e maus e tambm uma evidente falta de competncias para lidar com situaes mais stressantes para o indivduo.
35

Formas tpicas de Resposta da pessoa noassertiva

O Bloqueio
A sobreadaptao A ansiedade A Agressividade

36

7.3. Caractersticas (Castanyer, 2005)

da

personalidade

Assertiva

As pessoas assertivas no tm como objectivo ganhar, mas sim chegar a um acordo (Castanyer, 2005,p.37). Comportamento Exterior Padres de Pensamento Sentimentos e Emoes

37

8. Avaliao do Comportamento assertivo


Escala de Assertividade de Rathus (RAS, Rathus, 1973)
Escala de Assertividade de Wolpe-Lazarus (WLAS, 1966) Teste de assertividade de Gatz, Escala de Comportamento Assertivo (Assertive Behavior Scale ABAS, Onyeizugbo, 1998) Bateria de Assertividade (Assertiveness Battery, Lorr & More, 1980) Escala de Comportamento Assertivo (Assertive Behavior Scale ABAS, Onyeizugbo, 1998) Escala de Assertividade para Adolescentes (ASA, Lee, Hallberg, Slemon & Haase, 1985) Escala de Assertividade Sexual para Mulheres (SAS, Morokoff, Quina, Harlow, Whitmeire, Grimley, Gibson & Burkholder, 1997)
38

9. Interveno
9.1. A Reestruturao Cognitiva

As terapias includas neste desgnio de reestruturao cognitiva, assumem que as desordens emocionais so consequncia de pensamentos desadaptados. Assim, o objectivo destas intervenes clnicas o estabelecimento de padres de pensamento mais adaptados. (Dobson e
Block, cf. Gonalves, 1999, p. 114)

39

Interveno
9.1.1. O modelo de Albert Ellis e a Terapia Racional Emotiva

A assertividade encontra-se dentro do campo mais vasto das habilidades sociais.

Os comportamentos e as competncias ligadas assertividade so aprendidos, na perspectiva cognitivocomportamental. As pessoas ao longo do seu historial desenvolvem padres de pensamento que estaro sempre presentes no confronto com as diversas situaes que se colocam ao sujeito.
40

Interveno
9.1.1. O modelo de Albert Ellis e a Terapia Racional Emotiva

A falta de assertividade pode ocorrer devido aos seguintes factores: O castigo sistemtico de comportamentos assertivos. Insuficincia de reforos relativamente aos comportamentos Falta de valorizao do reforo social Obteno de maiores reforos em comportamentos no assertivos e agressivos Falta de capacidade de anlise das situaes

41

Interveno
9.1.1. O modelo de Albert Ellis e a Terapia Racional Emotiva
So os seguintes os Direitos Assertivos do indivduo (Adaptado de Castanyer, 2005): O direito de ser tratado com respeito e dignidade. Direito de ter e expressar sentimentos e opinies prprias. O direito de ser escutado e tomado a srio. O direito a julgar as necessidades prprias, estabelecer prioridades e de tomar decises. O Direito a dizer NO sem sentir culpa. O direito a pedir o que quer, consciente de que tambm pode ouvir um no. O direito de mudar. O direito de cometer erros. O direito de pedir informao e de ser informado. O direito de obter aquilo por que se paga. O direito de decidir no ser assertivo. O direito a ser independente. O direito a decidir o que fazer com os seus bens, corpo, tempo, etc., desde que no viole os direitos dos outros. O direito a ter xito e a errar. O direito a gozar e a desfrutar. O direito ao descanso e isolamento. O direito superao, ainda que superando os outros.
42

Interveno
9.1.1. O modelo de Albert Ellis e a Terapia Racional Emotiva

Identifica ento dois tipos de crenas que esto na origem de padres de pensamento: as crenas irracionais e as crenas racionais. As primeiras so cognies ideias e filosofias, que carecendo de suporte lgico ou emprico, impedem a satisfao das necessidades e objectivos mais bsicos dos indivduos (estar vivo e ser razoavelmente feliz). As segundas, so lgicas, suportadas empiricamente e permitem a satisfao das necessidades e objectivos mais bsicos dos indivduos. (Ellis, 1962; 1971; 1973; 1985; 1987, cf. Gonalves,
1999, p. 116)

43

Interveno
9.1.1. O modelo de Albert Ellis e a Terapia Racional Emotiva
Ellis elaborou uma lista das 12 convices erradas, a que apelidou de ideias irracionais. 1. absolutamente necessrio para um adulto ser amado por todos e em relao a tudo o que faz. 2. Certos actos so terrveis e cruis e as pessoas que os cometem devem ser severamente punidas. 3. horrvel quando as coisas no acontecem tal e qual como desejaramos. 4. A misria humana imposta ao prprio por pessoas, acontecimentos e factores externos. 5. Se uma coisa perigosa ou assustadora o indivduo dever preocupar-se terrivelmente com isso. 6. mais fcil evitar do que enfrentar dificuldades de vida e responsabilidades pessoais. 7. O indivduo necessita de confiar nalguma coisa que seja forte e superior a si prprio. 8. O indivduo dever ser completamente competente, inteligente e bem sucedido em todos os aspectos possveis. 9. Se um acontecimento passado nos afectou profundamente ele dever continuar a afectar-nos indefinidamente. 10. O indivduo dever ter um controlo certo e perfeito sobre as coisas e acontecimentos. 11. A felicidade humana pode ser conseguida atravs da inrcia e da inaco. 12. O indivduo no possuiu controlo sobre as suas emoes e no pode evitar sentir-se 44 de determinado modo.

Interveno
9.1.1. O modelo de Albert Ellis e a Terapia Racional Emotiva

Identificadas pois as cognies irracionais que esto na origem da falta de assertividade no indivduo, caber ao prprio com a ajuda do psiclogo iniciar o processo de substituio das mesmas por outras mais racionais.

45

10. Concluso
A falta de assertividade est na base de muitos comportamentos e emoes disfuncionais, que marcam negativamente a existncia dos indivduos, sobretudo ao nvel de uma auto-estima baixa e autoimagem fraca.

Dotar a pessoa de melhores capacidades e habilidade sociais e de comunicao, ajuda-a seguramente na persecuo de um melhor bem-estar, mas no trs mudanas estruturais e por conseguinte duradouras nos sujeitos. A vida feita de mudana, e o principal motor dessa mudana o ego consciente
(Bastos, 2000, p. 10).
46

Concluso

Tomar conscincia de si mesmo o processo mais importante que acontece na vida de uma pessoa (Gordon
Allport, cf. Bastos, 2000, p. 43).

47

Concluso

Queria dizer-te as palavras mais profundas que tenho para te dizer, mas no me atrevo no vs tu rir-te de mim. Por isso me rio de mim prprio e

brinco com meu segredo. Sim, zombo da minha prpria dor, para que no
zombes tu dela. Queria dizer-te as palavras mais verdadeiras que tenho para te dizer, mas no me atrevo, no vs tu no acreditar em mim. Por isso disfaro-

as com mentiras e digo-te o contrrio que queria dizer-te. Sim, torno


absurda a minha dor, no vs tu faz-lo. Quisera dizer-te as palavras mais ricas que guardo para ti, mas no me atrevo, porque no vais pagar-me com as tuas melhores palavras. Por isso digo o teu nome com dureza e fao alarde com um atrevimento cruel. Sim, maltrato-te, com medo que no compreendas a minha dor (...) (Rabinranath Tagore cf. Castanyer, 2005)
48

Referncias
Bastos, A. (2000). Rumo plenitude do Ser: Assertividade e Relaes Humanas. gueda. Artipol. Castanyer, O. (2005). A Assertividade. Expresso de uma auto-estima saudvel. Coimbra. Edies Tenacitas Costa, J. e Melo, A., (1997). Dicionrio da Lngua Portuguesa. 5 Edio. Porto.Porto Editora. Escada. A. (2000). Inteligncia Interpessoal e Assertividade. Porto. Raridade. Gilliron, E. (2004). Manual de Psicoterapias Breves. Lisboa. Climepsi Editores. Gonalves, O. (1999). Introduo Psicoterapia Comportamental. Coimbra. Quarteto Editora. Hergenhahn, B. (2001). An introduction to the history of psychology (Fourth Edition). California: Wadsworth/Thomson Publishing. Lloyd, S. (1998). Desenvolvimento em assertividade. Lisboa. Monitor Projectos e Edies Lda. Martins, V. (2005). Seja assertivo como ser directo, objectivo e fazer o que tem de ser feito: como construir relacionamentos saudveis usando a assertividade. Rio de Janeiro: Elsevier Portugal, I. (2000). GAT: Teste de Assertividade de Gatz. Lisboa. Infoteste. Rogers, C. (1985). Tornar-se pessoa. (7 Edio). Lisboa. Moraes Editores. Sartre, J. (1987). O Existencialismo um Humanismo. So Paulo: Nova Cultural. Schuler, E. (2001). Saber afirmar-se no quotidiano. Mem Martins. Publicaes Europa Amrica. Schultz, P. e Schultz, S. (2001). Teorias da Personalidade. So Paulo. Thompson Learning.
49

Anda mungkin juga menyukai