Anda di halaman 1dari 34

A vida no campo na segunda metade do sculo XIX

Histria e Geografia de Portugal 2010/2011

Fome? Mas h aqui fome? [...] - Pois est bem de ver, meu senhor, que h aqui na quinta caseiros muito pobrinhos quase todos... (...) Este Esgueira com o rancho de filhos, uma desgraa... Havia Vossa Excelncia ver as casitas em que eles vivem... So chiqueiros.()
Ea de Queiroz, A Cidade e as Serras, sculo XIX (adaptado)

ndice
Introduo 1 - As principais actividades 2 - A alimentao 3 - O vesturio 4 - A habitao 5 - Os divertimentos Concluso Bibliografia

Introduo

O objectivo desde estudo conhecer o modo de vida dos camponeses na segunda metade do sculo XIX. As principais actividades praticadas pela gente do campo e a sua ligao terra. A alimentao, quer no seu diaa-dia quer nos dias festivos. O vesturio caracterstico, de acordo com a actividade profissional, a regio, a poca do ano, entre outras. O tipo de habitao, os materiais utilizados, assim como, a utilizao das diferentes partes da casa. E por fim, a forma como ocupavam os tempos livres.

1 - As principais actividades
"A criana de sete a dez anos j conduz os bois, guarda o gado, apanha a lenha, acarreta, sacha, colabora na lavoura. Tem a altura de uma enxada e a utilidade de um homem. Sai de madrugada e volta noite."

Ea de Queiroz, sculo XIX

As principais actividades dos camponeses, eram a agricultura e a criao de gado, esta ltima, contribua para aumentar os rendimentos e tambm como apoio actividade agrcola, fornecendo estrume para adubar as terras. O gado era tambm til como fora de trabalho, para puxar o arado.

Trabalhavam nos campos na condio de rendeiros (arrendavam terras), jornaleiros (trabalhavam jorna/dia), criados ou assalariados, em terras das quais no eram proprietrios.

Os pequenos proprietrios, viviam das suas terras, mas muitas vezes, aquilo que a terra dava no era suficiente para alimentar e sustentar todo o agregado familiar.

As grandes propriedades, eram normalmente de nobres (que tinham conseguido mant-las) ou de burgueses que as herdavam ou mesmo as compravam ao Estado.

Com os progressos na agricultura (alternncia das culturas; adubos qumicos e a seleco de sementes; a mecanizao da agricultura, entre outras) e alguns melhoramentos das condies de vida, a verdade que viver naquela poca sendo campons era ainda muito difcil. O horrio de trabalho era muito violento, comeavam ao nascer do Sol e s paravam quando ele se punha, isto sempre ao longo do ano, de acordo, com as diferentes estaes e com as necessidades que as plantaes requeriam. Destas actividades destacam-se:

a sementeira,

a ceifa,

a extrao de cortia,

as vindimas,

e a apanha da azeitona.

As povoaes localizadas no litoral, junto ao mar, dedicavam-se pesca e salicultura. Os que viviam perto dos rios, asseguravam a travessia entre margens.

2 - Alimentao
"0 po e a sopa constituem a parte mais abundante de uma refeio. Azeitonas, queijo, gordura de porco, uma sardinha salgada formam o magro conduto. Apenas na bebida se desforram."
Orlando Ribeiro, Geografia de Portugal, vol. III (adaptado)

Nos dias festivos havia doces, carne de vaca ou aves. Para as festas religiosas elaboravam pratos mais sofisticados, tpicos de cada regio.

Exemplo de ementa de uma boda de casamento (Alentejo sculo XIX) Sopa de macarro lha acompanhada de carne Arroz com galinha Ensopado Fricass Coxo frito (guisado de borrego ou de chibo) Salada, frutas, bolos, arroz doce e vinho.
Silva Pico, Usos e Costumes Agrcolo-Alentejanos, Lisboa, 1983 (adaptado)

A terra alimentava os camponeses, ou seja, a sua alimentao era feita sobretudo base do que cultivavam, ou em alguns casos, de produtos que conseguissem adquirir. Da dieta do campons faziam parte, o po, as azeitonas, a sardinha, a batata, o arroz, a carne porco e a sopa de legumes frescos ou secos.

Exemplo de ementa de refeio do Exemplo de ementa de refeio pessoal de um monte (regio de Elvas) : do pessoal de um monte (regio de Almoo (s 7 ou 8 horas) - sopas ou Elvas) : migas Almoo (s 7 ou 8 horas) - sopas ou Jantar (cerca do meio-dia) - lha (cozido migas Jantar (cerca do meio-dia) - lha (cozido de legumes ou hortalias, preparado de legumes ou hortalias, preparado com com gordura, toucinbo ou azeite) gordura, toucinbo ou azeite) Ceia (aps o trabalho) - sopas de leite, de Ceia (aps o trabalho) - sopas de leite, de atabefe ou aorda, queijo, azeitonas, atabefe ou aorda, queijo, azeitonas, entre outros. entre outros.

Curiosidade

3 - O vesturio As romarias eram, e ainda so, o local


tradicional para o convvio e o encontro social, propcio ao cruzamento dos mais diversos estratos sociais em torno de uma devoo religiosa comum. Eram o evento ideal para cada romeiro exibir o seu melhor trajo, rico nos pormenores, revelador da sua condio social e das suas origens rurais ou citadinas.
http://trajesdeportugal.blogspot.com/

Consoante a zona do pas, o clima ou a actividade profissional, o vesturio tambm mudava. Nos dias festivos, escolhiam os melhores fatos para usar. Alguns exemplos:

Ceifeiro usa chapu de palha por vezes com leno de assoar por baixo por causa do suor, camisa de linho ou de tecido riscado, cala de pano, meias de algodo, botas de bezerro untadas com sebo para ficarem mais maleveis. Na mo direita a foice para ceifar o cereal.
Apanhadeira de azeitona usa por baixo saiote amarelo com barras de cetim, saia de chita e presa cintura que desce quando termina o trabalho, blusa de flanela, xaile de l atado atrs, leno na cabea, meias de l de ovelha, sapato ou bota de bezerro, meias luvas nas mos. Cesto para azeitona.

Lavadeira uma saia barrada ou riscada e avental de l de ovelha ou riscado, saia interior de flanela bordada, calo de pano branco, leno de l, casaquinho de chita estampado. Meias de algodo, galocha de couro cru. Cesto de vime.
Lavrador cala e colete preto, camisa de chita, leno ao pescoo, bota grossa de cabedal untada com sebo. Sacho ao ombro.

Nos nossos dias, ainda podemos ver alguns desses trajes em grupos

folclricos.

4 A habitao
"Como todos os casebres da serra, o do Esgueira era de grossa pedra solta, sem reboco, com um vago telhado de telha musgosa e negra, um postigo no alto, e a rude porta que servia para o ar, para a luz, para o fumo e para a gente."
Ea de Queiroz, A Cidade e as Serras, sculo XIX (adaptado)

No norte do pas, construam-se casas em granito ou xisto, com cobertura em colmo. A populao residente dedicava-se particularmente agricultura e pastorcia.

Os palheiros destinados ao gado e ao armazenamento do feno, serviam de dormitrio aos rapazes, pois apenas dormiam na minscula casa de habitao as raparigas e a me. Era prtica comum criar-se dzias de filhos em acanhados espaos nestas construes tradicionais.

Na tradicional casa de lavradores, o piso superior era destinado habitao e o piso inferior s cortes dos animais (loja). Nas ltimas dcadas do sculo XIX, em algumas zonas do pas, estas casas eram usadas para a realizao dos fiadeiros (preparao da l de ovelha para posterior fiao). Os fiadeiros eram seres animados por cantares e danas, servindo de pretexto para o namoro dos jovens.

Na arquitectura tradicional do Algarve, predominam as chamins decoradas, as portadas coloridas, as frescas aoteias e o branco da cal nas paredes. Na serra, as casas tradicionais eram feitas de pedra ou terras barrentas e de formato circular, com tecto cnico de colmo.

A casa rural da regio sul, tem um ptio normalmente aberto: a casa de habitao rene sua volta um conjunto de dependncias especficas atividade da famlia. De todas as dependncias (forno, fornalha, casa de fogo, pocilga, galinheiro, entre outros) s os estbulos e respectivos palheiros podem pertencer ao edifcio principal.

5 Os divertimentos
Nos dias de mercado e de feira, e que vo dar
s vilas e cidades, as primeiras horas da manh animam-se de gente, usando os seus melhores trajos, que vem comprar, vender ou simplesmente fazer-se encontrada num lugar de convvio."
Orlando Ribeiro, Geografia de Portugal, Vol. III

As crianas divertiam-se com bonecos feitos por elas prprias. At ao final do sculo XIX, a maioria dos brinquedos era fabricada em casa, ou fabricada artesanalmente. Tambm armavam aos pssaros. Alguns lugares de convvio social eram as tabernas, onde os homens se reuniam tarde, j as mulheres optavam pela fonte ou o rio, onde juntas, lavavam a roupa, a sabiam-se as ltimas novidades da terra.

O divertimento estava associado s festas religiosas, mas tambm com os trabalhos agrcolas, como as vindimas, as ceifas e as desfolhadas, que eram, muitas vezes, acompanhados por cnticos ao desafio.

As festas eram normalmente em honra de um santo padroeiro (cada povoao tinha um). Nessas alturas faziam-se romarias, procisses, feiras e o povo divertia-se com bailes e jogos tradicionais da sua regio, como por exemplo: o chinquilho, o jogo da barra, subir ao mastro, o jogo das bilhas e do fito ou malha.

Fernando Pessoa, fregus habitual dos estabelecimentos Vale do Rio.

Outro lugar escolhido para pr a conversa em dia, era a tenda, ou loja, da aldeia, que tinha como funo principal fornecer produtos. Havia terras onde era hbito os seres de leitura, que consistiam na leitura da correspondncia recebida, por algum instrudo, sendo que, a maioria da populao era analfabeta. Era sempre um momento de grande emoo.

Concluso

A vida no era fcil na segunda metade do sculo XIX, apesar do progresso tecnolgico. O povo levava uma vida de trabalho e muita misria, quer estivesse a viver no campo, quer estivesse na cidade. Os que viviam no campo, dedicavam-se maioritariamente agricultura, no entanto, trabalhavam em terras que no eram suas, vivendo miseravelmente e trabalhando muito. A alimentao era simples e deficiente. As habitaes variavam consoante a zona. A vida social nos campos, limitava-se sobretudo s festas religiosas, ou aos trabalhos agrcolas (vindimas, ceifas, desfolhadas).

Bibliografia
http://postaisportugal.canalblog.com/ http://www.eb23-cmdt-conceicaosilva.rcts.pt/sev/hgp/13.5.htm
www.ribatejo.pt Oliveira, Ana Rodrigues, Rodrigues, Arinda, Cantanhede, Francisco, Histria e Geografia de Portugal 6 ano , vol I, Texto Editores, 2005 Silva, Ftima, Dias, Joo Alves, Histria e Geografia de Portugal A Grande Viagem, 6 ano, Santillana Constncia, 2005

Anda mungkin juga menyukai