Anda di halaman 1dari 17

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSES URI CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALE/RS

Ps Graduao em Desenvolvimento Sustentvel

LEVANTAMENTO HISTRICO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL E OS ASPECTOS INOVATIVOS DA GESTO PBLICA

Autores: Luciano Albarello e Cristiane Botezini Albarello Orientador: Prof. Nestor Henrique De Cesaro

OBJETIVO Analisar o processo de incorporao da inovao na gesto pblica em municpios pertencentes Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul e a implicao no desenvolvimento local.

AMOSTRA O RS possui 496 municpios distribudos em 24 COREDES. A amostra da pesquisa consistiu em trs municpios pertencentes a COREDES distintos do RS. Aspectos - socioeconmicos, n habitantes, cultural, ambiental e poltico/institucional.

METODOLOGIA Pesquisa exploratria e documental, tipo levantamento, realizada a campo atravs de questionrio aplicado para gestores municipais do perodo 1996 a 2004, envolvendo a anlise quantitativa e qualitativa.

O que inovao?
Inovao a explorao com sucesso de novas idias... (instituto de inovao, 2009) Mtodo organizacional, prtica de negcios, organizao do trabalho ou relaes externas desde que estas tenham sido usadas pela primeira...
(Ferreira e Sousa, instituo politcnico de Coinbra, 2008)

Processo complexo e interativo (Mowery & Rosenberg, 1989) ...uma atividade intensiva em informao e conhecimento... (Powell, Koput & Smith-Doerr,
1996)

...inovar implica introduzir mudanas dentro de uma ordem existente e planejada e alterar elementos, introduzir aspectos valorativos, seja em instituies, em mtodos, em tcnicas, em formas organizacionais, em avaliao, em atitudes, em relaes sociais, em componentes materiais, sempre inovar em relao a algo (SPINK apud JACOBI & PINHO et all, p. 9, 2006).

Para compreender a Dimenso da Inovao na Gesto Pblica M o t t a (2000)

prope inovao como mudanas

ESTRATGICAS: Conscientizao interna sobre os planos estratgicos e futuro da organizao; aprendizagem e viso de novas perspectivas, interdependncia interna e externa; foco e atuao com definio em valores; responsabilidades e aes prioritrias; controle e avaliao de resultados. ESTRUTURAIS: redefinio e alterao do desenho organizacional, mudar enfoque cartesiano por sistmico; definindo novas atribuies; instituindo nova logstica de atuao, comunicao, interao e distribuio. TECNOLGICAS: introduzir novas tcnicas operacionais, produtos, servios e novas formas de uso e interveno da capacidade humana; Uso adequado dos SI e SIG. HUMANAS: desenvolver o capital humano das organizaes atravs da capacitao e a melhoria de competncias; maximizar a satisfao e as oportunidades internas.

CULTURAIS: preservar e introduzir novos valores organizacionais; espaos de interao;


POLTICAS: estabelecer novas formas de distribuio de poder e influncia, entre atores individuais e grupos de atores; estimular novos lderes e aprender liderar; Criar espaos e mecanismos de promoo e participao social.

Anlise dos Resultados


Classificao das Inovaes

Planejamento Estratgico

Enfoque Adm/organizacional

Vocao Local

Emprego e renda

Educao e cultura

Meio ambiente

Humanizao de Servios (sade, segurana...)

Envolvimento da comunidade local

Continuidade no longo prazo

Indicadores Estatstico - Desenvolvimento

Anlise dos Resultados


MUNICIPIOS

CENRIO
A

CENRIO B

CENRIO C

1 GESTOR

2 GESTORES Oposio partidria

1 GESTOR

1996 - 2004

Anlise dos Resultados

Anlise dos Resultados

Indicadores Cenrio A (1996 2004)

Anlise dos Resultados

Anlise dos Resultados

Indicadores Cenrio B (1996 2004)

Anlise dos Resultados

Anlise dos Resultados

Indicadores Cenrio C (1996 2004)

Anlise dos Resultados

Os resultados obtidos so plausveis da concluso de que as inovaes incorporadas na gesto pblica municipal neste estudo, contriburam significativamente para o desenvolvimento loco/regional. O que refora a importncia de estimular o desenvolvimento de mecanismos de incentivo ao processo de inovao, pois os benefcios convergem toda a sociedade.

Os maiores pensadores de qualquer poca so aqueles que no apenas fazem descobertas importantes essa a tarefa de qualquer cientista (...), mas tambm so aqueles que causam naqueles sua volta, uma mudana no modo de pensar, indagar e escrever. Bourdieu Pierre

AGRADECEMOS A ATENO!!!

cristiane_81@yahoo.com.br luciano@construtoramilani.com.br URI FREDERICO WESTPHALEN - RS

Anda mungkin juga menyukai