Anda di halaman 1dari 25

Biossntese de Protenas

Cdigo Gentico

tRNA

Estrutura e Montagem do Ribossomo


O ribossomo de E. coli tem dimetro de 25 nm, 2520 kD em massa, e consiste em duas subunidades desiguais. Subunidade 30S tem 930 kD e conta com 21 protenas e um rRNA 16S. Subunidade 50S tem 1590 kD com 31 protenas e dois rRNAs: rRNA 23S e 5S rRNA. Estes ribossomos e outros representam cerca de 2/3 RNA da bactria. H cerca de 20.000 ribossomos por clula, 20% da massa da bactria.

Protenas Ribossomais
Cada ribossomo possui uma cpia de cada protena, com exceo de L7/L12 com 4 cpias. L7/L12 so idnticas. Quatro L7/L12 mais L10 compem " L8 " . S uma protena comum s duas subunidades: S20 = L26. Pouco se conhece de suas estruturas - estas protenas so insolveis e difceis de estudar.

- Se protenas individuais e rRNAs so misturados, ribossomos funcionais se formaro.

- Um tnel transpassa a subunidade grande.


- Se acredita que a cadeia da protena crescente se move pelo tnel durante a sua sntese.

Mecnica da Sntese em Procoriontes


Toda sntese de protena envolve trs fases: iniciao, alongamento e terminao. Iniciao envolve ligao do mRNA e do aminoacil-tRNA iniciador subunidade pequena, seguida da ligao da subunidade grande. Alongamento: sntese de todas as ligaes peptdicas - com tRNAs se deslocando entre os stios aceptor (A) e peptidil (P). Terminao acontece quando o cdon de terminao alcanado.

Mecnica da Sntese em Procariontes


Reconhecimento correto do mRNA pelo ribossomo requer alinhamento de uma seqncia rica em pirimidinas na poro 3'terminal do rRNA 16S com uma regio rica em purinas- da poro 5'-terminal do mRNA. O segmento rico em purinas - onde o ribossomo se liga - conhecido como sequncia e ShineDalgarno. Fatores de iniciao, GTP, f-Met-tRNAfMet, mRNA e o ribossomo 30S formam o complexo de iniciao 30S.

Complexo de iniciao 30S

Eventos da Iniciao
IF-2 libera o tRNA iniciador em um processo GTP-dependente. Perda dos fatores de iniciao leva ligao da subunidade 50S, formando o complexo de iniciao 70S. O stio aceptor est agora posicionado para aceitar um aminoacil-tRNA entrante.

O Ciclo de Alongamento
Os fatores de alongamento so vitais para a clula, assim eles esto presentes em quantidades significativas (EF-Tu compe 5% da protena total em E. coli. EF-Tu liga aminoacil-tRNAs e GTP. Aminoacil-tRNAs se ligam ao stio A do ribossomo como complexos com 2EF-Tu e 2GTP. GTP ento hidrolizado e os complexos de EFTu:GDP se dissociam. EF-Ts recicla EF-Tu trocando GTP por GDP.

Atividade da Peptidil Transferase


Esta a reao central da sntese de protenas. rRNA 23S a peptidil transferase! O " centro " de reao do rRNA 23S altamente conservado. Translocao do peptidil-tRNA do stio A para o stio P logo se segue.

Terminao
Protenas conhecidas como " fatores de liberao reconhecem o cdon de terminao no stio A. Presena de fatores de liberao com um cdon de terminao no stio A transformam a peptidil transferase em uma hidrolase que libera a cadeia peptdica do tRNA.

Polissomos

Sntese de Protenas nos Eucariontes


Iniciao da sntese de protenas em eucariontes envolve uma famlia de pelo menos 11 fatores de iniciao. O tRNA iniciador um especial, que s transporta Met e s funciona na iniciao chamado tRNAiMet , mas no formilado.

Iniciao Eucaritica
Comea com a formao de um complexo ternrio entre eIF-2, GTP e Met-tRNAiMet . Este se liga ao complexo ribossomal composto por subunidade 40S :eIF-3:eIF4C - para formar o complexo de pr-iniciao 40S. mRNA ento se liga com vrios outros fatores, formando o complexo de iniciao. ATP requerido! Protenas do complexo de iniciao varrem o mRNA para achar o cdon de iniciao (AUG).

Modelo: incio da tranduo cap-dependente


eIF4G

Factor-mRNA complex formation RNA secondary structure

eIF4E

Met-tRNAi mRNA

eIF1 eIF3 eIF5 eIF4A eIF4B

protena de ligao a Poli(A) Nucleotide exchange GTP eIF2B eIF2-GDP eIF2

Complexo ternrio
40S

juno 60S GTP hidrlise 80S ribosome factores liberados Complexo de iniciao 80S

varredura

60S Pronto p/alongamento

Eventos na Membrana do RER


Assim que o peptdeo sinal emerge do ribossomo, uma partcula de reconhecimento de sinal (SRP, signal recognition particle) o reconhece e o escolta membrana do RER. L ela se ancora associando-se a um receptor de SRP. SRP se dissocia em um processo GTPdependente. Sntese de protena prossegue e a protena pronta passa para a luz do RER ou se incorpora membrana do RER; o peptdeo sinal clivado.

Anda mungkin juga menyukai