Anda di halaman 1dari 14

A formao da Personalidade

Teorias e Sistemas em Psicologia Psicanlise

evoluo da Personalidade no se processa de uma forma linear uma vez que a evoluo da psicossexualidade tambm no linear, mas sim construda durante muito tempo, levando em conta os fatores constitucionais inatos da criana e os que sero adquiridos pela influncia do meio ambiente exterior, principalmente a influncia dos pais.

Maturao:

refere-se aos processos de crescimento que ocorrem em funo das potencialidades orgnicas, neurofisiolgicas, do recm nascido e que so relativamente independente do ambiente exterior. Desenvolvimento: a interao entre os processos de maturao e as influncias ambientais, que determinam as variaes individuais do aparelho psquico de cada um.

Ambos

formam conforme Freud uma unidade etiolgica inseparvel

Grupo Familiar: Funo estruturante da


personalidade e do aparelho psquico
As

famlias se estruturam com um perfil caracterolgico varivel de uma para outra, porm com uma especificidade tpica de cada uma delas.

Uma

famlia bem estruturada requer algumas condies bsicas, como:


Hierarquia na distino dos papeis, lugares, posies e atribuies, com a manuteno de um clima de liberdade e de respeito recproco entre os membros.

Normalidade e patogenia da funo materna

Uma me suficientemente boa deve preencher satisfatoriamente as seguintes condies:


1. Ser provedora das necessidades bsicas do filho 2. Exercer a funo de para- excitao dos estmulos o ego incipiente da criana no consegue processar.

3. Possibilitar uma simbiose adequada 4. Compreender e decodificar a arcaica linguagem corporal do beb 5. Saber estar presente e ausente, garantindo a sensao de continuidade e promover a necessria desiluso das iluses 6. Frustrar adequadamente 7.Conter a carga da identificao projetiva ( funo alfa)

Ter a capacidade de a me sobreviver aos ataques destrutivos e as demandas vorazes das crianas. Permitir a criana o direito de devanear, fantasiar, imaginar, como tambm permitir por um tempo que a criana demonstre seu selfgrandioso. Importncia do discurso da me,cuidando com os duplos significados.

Emprestar

suas funes do ego Servir como espelho Desempenhar a funo do reconhecimento, tanto das angustias como das capacidades de seu filho e dos progressos que ele esteja conquistando. Favorecer no psiquismo da criana a representao de si mesmo, bem como de seus pais

Ter

a conscincia de que um importantssimo modelo de identificao para os filhos. Deve facilitar uma lenta e gradual dessimbiotizao e, assim, abrir um caminho para a entrada do pai, respeitado e valorizado.

Funes do Pai
Proporcionar

segurana e estabilidade me na tarefa de bem educar e promover o crescimento do filho. Repeties, dentro da concepo de transgeracionalidade, da relao que teve com seu prprio pai, agora com seu filho; qual a representao interna que ele tem da esposa (me da criana) e que influir bastante naquela que o filho ter da me, e tambm qual o lugar que o pai ocupa no desejo e na representao que a esposa tem dele.

A presena fsica e afetiva do pai de fundamental importncia no processo de separao e individuao ( passagem do narcisismo ao dipo) As adequadas frustraes impostas pela funo paterna, pela colocao dos limintes, reconhecimentos das limitaes e aceitao das diferenas, promovem a necessria, embora dolorosa, passagem do principio do prazer para o da realidade e promovem o desenvolvimento das funes do ego, especialmente a capacidade de pensamento.

A resoluo da conflitiva edipica da criana depente da forma com que os pais resolveram sua prpria conflitiva. uma vez ultrapassada a ligao simbitica com a me (graas a funo castratria da figura paterna) e resolvido o conflito edpico, a criana, mas assegurada em sua identidade, vai poder renunciar me, como seu interesse exclusivo e abrir-se para uma socializao com o pai, irmos e amizades.

Anda mungkin juga menyukai