Anda di halaman 1dari 29

Plano Marketing

4 Perodo Administrao

O Plano de Marketing uma ferramenta de gesto que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanas e identificando tendncias. Por meio dele voc pode definir resultados a serem alcanados e formular aes para atingir competitividade. Conhecendo seu mercado voc ser capaz de traar o perfil do seu consumidor, tomar decises com relao a objetivos e metas, aes de divulgao e comunicao, preo, distribuio, localizao do ponto de venda, produtos e servios adequados ao seu mercado, ou seja, aes necessrias para a satisfao de seus clientes e o sucesso de seu negcio.

Estrutura do plano Marketing

1 Etapa: Planejamento

Comece a planejar por aqui: onde sua empresa est e onde ela quer chegar? Para tanto,voc deve primeiro analisar o seu mercado de atuao, definir seu pblicoalvo, suas metas e traar as aes para o alcance dos objetivos.

1.1 Sumrio Executivo

1.2 Anlise de Ambiente


1.3 Definio do Pblico-Alvo 1.4 Definio do Posicionamento de Mercado

1.5 Definio da Marca


1.6 Definio dos Objetos e Metas 1.7 Definio das Estratgicas de Marketing

1.1 Sumrio Executivo


O Sumrio Executivo o resumo do seu Plano de Marketing. Nele devem constar as caractersticas principais do seu negcio, incluindo situao presente, objetivos e estratgias a alcanar, principais definies do projeto e esforos necessrios. Tratando-se de todo o resumo da construo do seu Plano de Marketing, o seu Sumrio Executivo deve ser escrito por ltimo!

1.2 Anlise de Ambiente


A anlise de ambiente, alm de ser o primeiro passo do Plano de Marketing, resume todas as informaes pertinentes empresa. O ambiente externo que a envolve e a influencia de maneira positiva ou negativa composto pelos concorrentes, consumidores, fatores polticos, econmicos, sociais, culturais, legais, tecnolgicos. Quando analisamos esses fatores, estamos analisando as ameaas e oportunidades do negcio. O ambiente interno da empresa tambm deve ser levado em considerao na anlise, pois envolve aspectos fundamentais sobre o seu bom ou o mau funcionamento, como os equipamentos disponveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos utilizados, os valores e objetivos que norteiam as suas aes. A partir da, consegue-se ter uma viso maior das foras e fraquezas que tambm podero afetar positiva ou negativamente o desempenho da sua empresa.

1.3 Definio do Pblico-Alvo


A definio do pblico-alvo significa identificar um segmento particular ou segmentos da populao que voc deseja servir. O mercado consiste em muitos tipos de clientes, produtos e necessidades. preciso determinar que segmentos oferecem as melhores oportunidades para o seu negcio. Os consumidores podem ser agrupados de acordo com vrios fatores: Geogrficos; Demogrficos; Psicogrficos; Comportamentais;

1.4 Definio do Posicionamento de Mercado


Nesse item voc definir qual imagem deseja transmitir ao seu cliente em relao ao seu negcio. Essa imagem deve ser clara, distinta e bem definida em relao aos seus concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles.

1.5 Definio da Marca


A marca a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela ser conhecida, portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado, no caso, o posicionamento da empresa. Por isso, a definio do posicionamento do seu negcio e de suas vantagens sobre a concorrncia, realizadas anteriormente, so fatores essenciais para repensar uma marca ou cri-la.

1.6 Definio dos Objetos e Metas

Os objetivos e metas so os resultados que a empresa espera alcanar. Eles esto relacionados misso da empresa e orientaro as suas aes. Objetivos: declaraes amplas e simples do que deve ser realizado pela estratgia de marketing. Metas: mais especficas e essenciais para o plano.

1.7 Definio das Estratgicas de Marketing


A estratgia de marketing permite definir como sua empresa atingir seus objetivos e metas e gerenciar seus relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrncia. Ela consiste nas decises necessrias para determinar a maneira na qual o composto de marketing, isto , os cinco principais elementos de marketing (produto, preo, praa, promoo, pessoas) so combinados simultaneamente.

2 Etapa: Implementao do Plano de Marketing


Aps a realizao da etapa do planejamento, veremos como implement-lo. importante lembrar que o sucesso da implementao do Plano de Marketing depende de um bom planejamento, da conscientizao e do envolvimento dos funcionrios, fatores essenciais para que se torne uma realidade.

1. AES (O QUE)
Identificar as atividades especficas a serem desempenhadas conforme planejado. 2. PERODO (QUANDO) O prazo de execuo de cada atividade seja seguido com o mximo de rigor.

3. COMO
As atividades devero ser executadas na sequncia planejada e por ordem de prioridade. 4. RESPONSVEL (QUEM) Atribua responsabilidade pela execuo e concluso de cada atividade s pessoas

mais indicadas.
5. CUSTO ESTIMADO (QUANTO) Levante todos custos includos nas aes propostas, tais como custos de criao, confeco e envio dos materiais promocionais, custos de pessoal, entre outros.

A verba de marketing varia de acordo com a realidade de cada negcio e deve ser
contemplada a partir do faturamento da empresa. No esquea de contemplar estes gastos nas suas despesas operacionais como despesas de marketing.

3 Etapa: Avaliao e Controle


A avaliao e o controle de um Plano de Marketing pemitem reduzir a diferena entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua eficcia. Por isso, devem ser realizados antes, durante e aps a implementao do Plano. Os Controles de Marketing geralmente utilizados so compostos por aes corretivas e preventivas. O ideal que a empresa direcione seus esforos para se trabalhar com controles preventivos, pois garantem maior satisfao do cliente e menos investimentos.

Alguns Controles de Marketing


Aes tomadas antes da implementao do Plano de marketing: treinamento e seleo de funcionrios, gastos em instalaes e equipamentos necessrios e alocao de recursos humanos e financeiros. Aes tomadas durante a implementao do plano: avaliao e remunerao dos funcionrios, boa comunicao interna, comprometimento da equipe. Aes tomadas para assegurar que os resultados das aes de marketing estejam alinhados aos resultados previstos a partir de padres de desempenho baseados nos objetivos de marketing: vendas, lucros ou custos, nmero de reclamaes de clientes, pesquisas antes, durante e depois de aes especficas.

Sumrio Executivo Anlise de Ambiente


Abrir uma loja virtual, para venda de produtos tecnolgicos como Tabletes, Smartphones etc. Diante da recente criao de demanda desses produtos, vimos a oportunidade de ganho nesse nicho de mercado. Anlise de ambiente, pesquisamos todos as empresas que vendem esses produtos online ou no, os modelos oferecidos, e da fizemos as anlises SWOT de cada. Pontos fortes: esto a mais tempo no mercado, conseguem comprar em grande escala, tem algumas peas para pronta entrega. Pontos fracos: no tem variedades que atendam a todas as classes, a garantia oferecida apenas do produto onde o consumidor tratou direto com o fabricante.

Pblico Alvo Posicionamento de Mercado


Pblico alvo: Vimos a oportunidade no mercado de vender esses produtos, de acordo com pesquisa realizada, cujo 77% das pessoas consultadas disseram que passam menos tempo no desktop desde que compraram um tablet e 28% dos usurios dizem que o equipamento j considerado o seu computador primrio. Apesar do avano tecnolgico atual existem pessoas que tem dificuldades em utilizar esses produtos, a nossa proposta estar a disposio para apoiar nossos clientes em qualquer dificuldade encontrada na utilizao do produto para que possam tirar o mximo proveito.

Definio da Marca
PessoalTec Escolhido devido ao posicionamento de mercado.

Objetivos e Metas Estratgia de Marketing


Objetivos e metas: se estabelecer no mercado, aumentar sempre a participao ou seja aumentar a fatia do mercado Misso: sempre ao lado do cliente para proporcion-lo o mximo proveito dos produtos adquiridos. Estratgicas: Campanha publicitrias em vrios meios de comunicao oferecendo suporte de apoio inclusive aos que at ento compraram seu produto em outra loja.

A qualquer lugar.

Ao alcance de um toque.

Tenha o mundo em suas mos.

Adquira j seu Tablet.

Esquea tudo e venha para o mundo Tablet.

O GNIO

A LENDA

Everton Marcos Fabricio Pereira Edmar Guimares Leandro Silva Leonardo Silva Renata Marinho Cristiane Hermes

Anda mungkin juga menyukai