Anda di halaman 1dari 51

INTEGRAO

Captulo I O preparo essencial

Conscientizao
Jesus preparou sua igreja para um crescimento equilibrado. Ele esperava que a igreja seguisse o seu exemplo de equilbrio entre semear, cultivar, colher e desenvolver.

Conscientizao
Jesus semeou nas suas pregaes e ensinos pblicos (Mt 5-7). Cultivou pessoalmente pessoas como Nicodemos (Jo 3), a mulher samaritana (Jo 4) e trs homens (Lc 9,57-62). Colheu nos casos de Zaqueu (Lc 19) e do endemoninhado gadareno (Lc 8,26). Tambm desenvolveu resultados especialmente nos casos dos 12 apstolos e dos 70 discpulos.

Conscientizao
O propsito deste estudo preparar uma equipe para trabalhar na rea de contnua conservao dos novos discpulos, ou seja, a integrao dos salvos por Cristo A lio mais importante que o Mestre passou a seus discpulos foi que a sua igreja, ou o seu discipulado, tem uma responsabilidade com os novos discpulos

Conscientizao
A convivncia o resultado de uma aceitao mtua, que o corao da comunho. Da procede a integrao.
Atos 2.42-47

Conscientizao
Por meio da convivncia com seus discpulos, Jesus era um modelo vivo para eles. A impresso que todos os membros da igreja de Jerusalm se envolveram e se integraram nessa comunho ativa com os novos convertidos.

Conscientizao

A tarefa da igreja ensinar o novo convertido a andar ou conviver com Jesus, no Esprito Santo.

Conscientizao
Obedincia
De igual modo, hoje ns no podemos ensinar o que no sabemos nem vivenciamos. A igreja toda precisa aprender a amar, a aceitar, e a se responsabilizar por cuidar uns dos outros. Temos que aprender a andar no Esprito. (Gl. 5, 16-26)

Conscientizao
Orao
A igreja de Jerusalm aprendeu a orar junto e unanimemente. Essas pessoas que tanto andaram com Jesus queriam continuar andando com Ele.

Viso panormica do processo de integrao dos novos convertidos

Captulo II Fundamentos para a Integrao


...foram batizados os que receberam a sua palavra. (At. 2,41)

Os Passos Fundamentais

* Iniciar com o apelo


* Receber e aconselhar

* Levar a um compromisso firme ou iniciar o processo de evangelizao


* Apresentar os decididos igreja * Fazer as orientaes inicias

Existem dois passos na transio entre a proclamao e a integrao

1 O Apelo 2 Aconselhamento Imediato

O que faz o conselheiro?


* Analisa at que ponto o manifestante compreendeu o apelo * Ajuda o manifestante a entender a vontade de Deus para sua vida * Ajuda o manifestante a entender como entregar-se completamente a Cristo
* Ora com o manifestante * Preenche uma ficha de deciso

Dois mtodos de Aconselhamento


1- No culto, durante o apelo

2- Depois do culto

O que dizer para algum que recebe a Cristo?

Apresentao dos decididos igreja


A apresentao dos decididos igreja um passo muito importante na sua integrao na comunho da igreja. importante para os decididos e tambm para a igreja.

Apresentao dos decididos igreja


Por que este processo to importante?

Quais so os benefcios deste processo?

importante para a igreja, porque:


* Marca a experincia do novo nascimento

* Define a responsabilidade do novo convertido para com a igreja de Cristo * Cria um sentimento de aceitao pela igreja

importante para a igreja, porque:

* A igreja passa a ter mais confiana nas decises feitas pelos novos convertidos. Essa confiana leva a igreja a uma aceitao maior deles

importante para a igreja, porque:


* A igreja relembra da sua responsabilidade com os novos crentes. A responsabilidade da Igreja no para provar o novo convertido. Satans vai fazer isso sem a nossa colaborao. A responsabilidade da igreja apoiar o decidido no seu crescimento espiritual e no seu andar com Cristo, no Esprito Santo.

importante para a igreja, porque:

* Identifica o novo convertido. A igreja no pode apoiar nem orar em favor de pessoas no conhecidas

Captulo III Acompanhamento

Exortao e Comunho: palavras-chave


Porm a palavra mais usada no trabalho com novos crentes exortao

Comunho a segunda palavra-chave no acompanhamento dos novos crentes

Como iniciar o acompanhamento


O trabalho de acompanhamento dos novos convertidos tem melhor desempenho quando o acompanhante atua com o apoio e autoridade da igreja

Encerrar com orao em favor dos novos decididos

Como iniciar o acompanhamento


A igreja toda dever cumprimentar os novos decididos Os acompanhantes ou os professores daro as orientaes iniciais, usando o folheto Bem-Vindo Famlia de Deus

Como iniciar o acompanhamento em trabalhos fora da igreja


Igrejas que contam com um melhor desenvolvimento do seu trabalho de evangelizao tm a felicidade de colher muitas decises fora do templo da igreja; em ncleos, pontos de pregao e nos lares dos no-crentes, ao aplicarem os trabalhos de evangelizao pessoal

Como fazer acompanhamento sozinho em igrejas sem um Plano de Integrao


importante tambm escolher com cuidado e muita orao a pessoa que vai acompanhar o novo convertido. No se pode acompanhar mais que uma ou duas pessoas de cada vez.

Fatores Importantes a considerar


O acompanhante deve ser: 1- Uma pessoa que obviamente se converteu
2- Uma pessoa do mesmo sexo
3- Uma pessoa da mesma faixa etria 4- Uma pessoa que seja, geralmente, semelhante (ex. casado com casado) 5- Uma pessoa fcil de encontrar durante a semana (que mora ou trabalha prximo)

O que fazer nos trs meses iniciais


Mostrar ao novo crente como crescer espiritualmente

Ajudar o novo crente a conhecer sua Bblia (as divises do Novo Testamento e Antigo Testamento, os livros, evangelhos, cartas, profetas, captulos, versculos, etc...)

O que fazer nos trs meses iniciais


Mostrar ao novo crente as verdades nos seguintes textos: 1 Jo 5.11-13 certeza da salvao (primeiro encontro) 1 Co 10,13 certeza da vitria sobre a tentao 1 Jo 1,9 certeza do perdo

O que fazer nos trs meses iniciais


Fazer com o novo crente um compromisso de se encontrar com ele no mnimo por trs meses em encontros semanais

Participar, junto com o novo crente, de atividades sociais, atlticas, recreativas, etc.
Quando tiver que faltar ao encontro, dever avisar ao novo crente

O que fazer nos trs meses iniciais


Compartilhar com o novo crente as experincias de seu tempo devocional particular Compartilhar o que voc est aprendendo no seu estudo da Bblia
Aproveitar outros recursos em orientar o novo crente

O que fazer nos trs meses iniciais


Levar o novo crente a participar do estudo para novos decididos

Acompanh-lo aos cultos, Escola Bblica Dominical, etc. (at que ele fique suficientemente firme, e passe a assistir sem que seja preciso algum ir busc-lo)

O que fazer nos trs meses iniciais


Lev-lo a estabelecer metas para memorizar versculos semanalmente, de acordo com sua capacidade

Pedir que o novo crente compartilhe o que est aprendendo em seu tempo devocional particular Sugerir outros estudos, livros ou revistas que ele possa usar no seu tempo devocional

Reunies semanais da equipe de integrao


Relatrios Veja a ficha Anlise de novos decididos (apndice). Essa ficha deve ser preenchida semanalmente, e relatrios verbais devem ser feitos durante a reunio. Os acompanhantes compartilharo vitrias e dificuldades.

Reunies semanais da equipe de integrao


Resolver Problemas Durante o momento de compartilhar, alguns problemas podero ser resolvidos. Outros necessitaro de mais estudo pelo lder da equipe. Ele pode usar 15 a 20 minutos cada semana em estudo de problemas. s vezes, o propsito pode ser responder s perguntas e dificuldades enfrentadas pelos acompanhantes.

Reunies semanais da equipe de integrao


Estudos O lder da equipe, ou o pastor, usar 15 a 20 minutos para um estudo. As dvidas e os problemas que j surgiram podem ser relacionados, bem como sugestes de como melhorar em reas de fraqueza geral. Sugerimos um estudo relacionado vida espiritual ou como ajudar o novo crente a evangelizar familiares e amigos.

Reunies semanais da equipe de integrao


Planejamento O que ser feito nos cultos? Quem far o aconselhamento? Quem so os acompanhantes preparados que podem acompanhar mais uma pessoa? Geralmente os acompanhantes no podero acompanhar mais de uma pessoa por vez. s vezes, uma pessoa pode acompanhar duas.

Reunies semanais da equipe de integrao


No comeo pode-se deixar algumas pessoas trabalharem com duas, mesmo que no possam ter reunies com as duas todas as semanas. preciso planejar no apenas para os prximos cultos, mas tambm para mdio e longo prazo. Perceber quando precisa recrutar outros obreiros.

Reunies semanais da equipe de integrao


Os novos obreiros sero preparados nessas reunies semanais, e ao participarem nas visitas semanais com os acompanhantes que esto atuando. Ser de grande benefcio o estudo completo do manual pelo menos duas vezes por ano.

Reunies semanais da equipe de integrao


Orao Nesta reunio deve-se reservar tempo amplo para orao. Sempre haver necessidade de orar por mais obreiros, em favor dos novos convertidos e por outros que devero se entregar a Cristo.

Captulo IV Convivendo com o novo crente na comunho da igreja

...isso vos anunciamos, para que vs tambm tenhais comunho conosco; e a nossa comunho com com o Pai, e com Seu Filho, Jesus Cristo. (1 Jo 1,3)

H tambm um problema muito grave de abandono de nenns espirituais. No deve ser assim.

O Pastor o exemplo principal

Marcar uma entrevista pessoal com cada decidido logo na primeira semana um passo importante

Trs Objetivos Principais na Entrevista


1 Verificar a veracidade da deciso 2 Saber mais sobre o novo convertido e sua famlia 3 Dar mais informaes sobre a igreja: a EBD, coral, e outros ministrios

* Seis cartas semanais * Escola Bblica Dominical * Cursos para novos convertidos * A festa dos novos convertidos

Anda mungkin juga menyukai