Anda di halaman 1dari 32

O senhor da terra Touro de Bas

Caboclo o senhor da terra


A origem dos candombls de caboclo estaria no ritual de antigos negros de origem banto, que na frica distante cultuavam os inquices divindades africanas presas terra, cuja mobilidade geogrfica no faz sentido e que no Brasil viram-se forados a encontrar um outro antepassado para substituir o inquice que no os acompanhou nova terra. Neste novo e distante pas, que antepassado cultuar seno o ndio, o caboclo, como diziam os antigos nordestinos? Os antigos habitantes, quem seno o verdadeiro e original "dono da terra"?

Caboclo o senhor da terra


hbito comum associar-se culto de Caboclo a Umbanda. Apesar da Umbanda ser uma religio na qual o culto aos Caboclos tem particular expresso, a verdade que os ancestrais da terra brasileira j eram cultuados no Brasil muito antes da fundao e formao da Umbanda. O culto dos Caboclos foi introduzido pelo povo bantu, os angolanos e congoleses que aportaram ao Brasil atravs do comrcio de escravos. Esses africanos possuiam o culto dos seus antepassados, num processo ritual que trazia de novo terra os ancies falecidos, a fim de procederem ao tribunal dos costumes e dos conflitos. Com o contato entre os africanos e os ndios brasileiros sobreveio o culto dos Caboclos, seguindo a lgica de culto aos antepassados, num acrescento ritual de grande importncia, uma vez que os negros reconheciam valor espiritual, cultural e moral aos nativos brasileiros, uma vez que havia uma espcie de partilha de estruturas religiosas. A Umbanda assim uma inveno religiosa moderna brasileira que pegou nos Caboclos e Pretos-Velhos do culto bantu, introduziu o culto a Marinheiros e outros espritos encantados, assimilou as lgicas de pensamento de bem e mal, deus e diabo, paz universal, castigo, e inferno do catolicismo, incorporou da tradio amerndia a cura pelas plantas e fumos, e branqueou por caminhos catlicos os Orixs dos yorbs.

UMBANDA
Mas de onde vem a Umbanda? Acredita-se que o vocbulo umbanda designasse, entre os africanos, sacerdote que trabalha para a cura. Na macumba, o vocbulo embanda ou umbanda tambm designava o chefe do terreiro ou, simplesmente, sacerdote. Nunca uma modalidade religiosa

Umbanda
Ela sabe qual a nossa seita? Sabe que somos caboclos e os outros so africanos? Ao que responde Sabina: A senhora deve saber essas coisas. Este templo protegido por Jesus e Oxal e pertence ao Bom Jesus da Lapa. uma casa de espritos caboclos, os antigos ndios brasileiros, e no vem dos africanos iorubs ou do Congo. Os antigos ndios da mata mandam os espritos deles nos guiar, e alguns so espritos de ndios mortos h centenas de anos. Louvamos primeiro os deuses iorubs nas nossas festas porque no podemos deix-los de lado; mas depois salvamos os caboclos porque foram os primeiros donos da terra em que vivemos. Foram os donos e portanto so agora nossos guias, vagando no ar e na terra. Eles nos protegem.

Umbanda
O termo candombl de caboclo teria surgido na Bahia, entre o povo-de-santo ligado ao candombl de nao queto, originalmente pouco afeito ao culto de caboclo, justamente para marcar sua distino em relao aos terreiros de caboclos. Nos anos 30, de acordo com relato da antroploga americana Ruth Landes, que esteve na Bahia num perodo entre 1938 e 1939, usavam-se as expresses me cabocla, seita cabocla, candombl de caboclo em oposio aos termos dos candombls africanos. De uma visita que fez ao terreiro de Me Sabina, famosa sacerdotisa cabocla, Ruth Landes registrou um dilogo significativo entre esta me-de-santo e outras mulheres do templo, dilogo do qual vale a pena relembrar este trecho:

Cabloco - senhor da terra


O Caboclo foi incorporado ao sqito do Dois de Julho, em 1824, ao vivo, postado sobre um canho arrastado por uma carreta. Em 1826, a imagem do Caboclo foi esculpida em madeira, juntando-se Cabocla, em 1846. O Parque de So Bartolomeu, em Salvador, lembrado como espao cerimonial, no meu modo de ver, o mais completo sob o ponto de vista histrico, ambiental, espiritual e simblico, um ambiente de Caboclos, por excelncia e tradicional.

Enfim, o culto aos Donos da Terra, com seus personagens religiosos, devotos, curiosos e estudiosos chegou bastante elaborado ao I Congresso Afro-Brasileiro, realizado em maro de 1980, na cidade de Salvador, no faltaram os confrontos ideolgicos, ora nacionalistas, ora etnocntricos, o afloramento das razes da frica (67) diante do universo afro-baiano, um discurso de valorizao do elemento autctone que implica, ao nvel do discurso dos adeptos, uma valorizao da cultura indgena (pg. 90).

Caboclo o senhor da terra


o que passou a existir depois foi uma religio que se apropriou da filosofia Kardecista e de dogmas cristos, sendo professada por elementos da classe mdia em ascenso. Nesta perspectiva, a figura do mdium Zlio de Moraes, e do guia espiritual que lhe assistiu durante a vida, adquire papel de relevncia na trajetria do Movimento Umbandista. Foi a partir da ao deste, dentre outros pioneiros, que se intensificou a busca pela legitimao da nova religio, minimizando-se assim a ao da Delegacia de Txicos e Mistificaes sobre os terreiros e a intolerncia dos segmentos conservadores da sociedade.

Caboclo o senhor da terra


Descer sobre ti o Esprito Santo, e a virtude do Altssimo te cobrir com a sua sombra; pelo que tambm o Santo, que de ti h de nascer, ser chamado Filho de Deus. (Lucas 1:35) Resumo: Neste artigo ofereceremos um novo olhar sobre a anunciao da Umbanda: a manifestao do Caboclo das Sete Encruzilhadas no mdium Zlio de Moraes, numa sesso da Federao Esprita de Niteri, no dia 15 de Novembro de 1908.

Caboclo o senhor da terra


(...) se julgam atrasados os espritos de pretos e ndios, devo dizer que amanh estarei na casa deste aparelho, para dar incio a um culto em que estes pretos e ndios podero dar sua mensagem e, assim, cumprir a misso que o plano espiritual lhes confiou. Ser uma religio que falar aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmos encarnados e desencarnados. E se querem saber meu nome que seja Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque no haver caminhos fechados para mim.

Umbanda
Na festa ocorrida em 6 de setembro de 1998 no terreiro de candombl angola Sociedade Beneficente Caboclo Sete Flechas, tambm conhecido como Inzo Nkisi Mussambu, localizado em Carapicuba, na Grande So Paulo, depois da seqncia de cantigas aos inquices e antes do incio das homenagens aos caboclos, ouviu-se a preleo de Tata Tau, o pai-desanto, que interrompeu o toque e falou: Bem-vindos todos. O pessoal de outros terreiros, as visitas, os da umbanda sintam-se todos em casa. Esta uma festa de caboclos. Mas algum pode perguntar: "por que esto cantando para inquice?" Ns louvamos primeiro os inquices por uma questo de espao fsico. Eles so donos desse espao aqui e por isso ns cantamos para eles antes. Mas caboclos e inquices no tm nada a ver, eles tm fundamentos diferentes. So duas coisas diversas. Como no temos um espao separado para cada um, cantamos primeiro para os inquices e pedimos licena. Ns vamos cantar agora pra caboclo.

O candombl de caboclo
o candombl de caboclo, e define estruturalmente a forma mais recente e mais propagada de religio afro-brasileira, a umbanda.

O candombl de caboclo
O ritual Candombl de Caboclo consiste em tratar dos Orixs, e no esquecendo das poderosas entidades da Umbanda, sendo estas entidades uma proteo a mais de nossos caminhos.Como por exemplo: Caboclos de Oxossi, Ciganos, Guardies chamados de Ex e Pombagiras, Pretos Velhos, Baianos.

Cabocla Jurema
Orao Cabocla Jurema Jurem, Linda Cabocla de Pena Rainha da Macai Ouve o meu Clamor. Jurema me livra dos perigos e das maldades Cabocla, tu que s Rainha da folha Nunca me deixe em falta Que o teu bodoque seja sempre certeiro Contra os que tentarem me destruir. Jurema caminha comigo, Cabocla E me ajuda nesta jornada da Terra. Jurema que a sua fora, junto com vosso Pai Caboclo Tupinamb Me acompanhe hoje e sempre Em nome de Zambi, Salve a Cabocla Jurema!

Caboclo Boiadeiro
Salve meu Pai Oxossy Salve toda sua Macaia Salve todo o Jurem Sarav meu Caboclo Noriku Caboclo Valente Que tem me amparado Nesta jornada terrena Obrigado, Caboclo! Por me guiares pelo caminho do Bem. Caboclo que pela graa de Oxal Brilha na seara de Umbanda Ok-Caboclo! Podedete Acotera Didian Sarav Seu Noriku!

Vaquejada

Vaquejada A princpio, o termo vaquejada era a reunio do gado das fazendas, para as castraes, a ferra, o tratamento das possveis bicheiras. E das apartaes. Para tanto havia a derrubada do boi. As fazendas, nos tempos mais modernos j no juntam tanto gado. mais festa (Boi Malandro)

Vaquejada
Vaquejada em Serrinha
Com mais de quatro dcadas de festividades ao personagem simples do campo, a Vaquejada em Serrinha, a mais conhecida festa do vaqueiro no interior da Bahia, chega a sua 42 edio. Com estrutura que no deixa a desejar a grandes campeonatos dentro e fora do Brasil, a 173 quilmetros da capital baiana, chega a atrair um pblico de 200 mil ao parque, com arquibancadas fixas para mais de 20 mil pessoas, 28 camarotes, vagas para mais de 5 mil veculos.

Vaquejada
A santa que vela por Serrinha

Desde sua fundao, Serrinha a casa de Nossa Senhora Santana, sua padroeira. A esttua, esculpida em cimento e ferro, foi erigida pelo saudoso fazendeiro Samuel Nogueira, no alto da colina que leva o seu nome, em ateno ao pedido de seu pai, Antonio Rodrigues Nogueira, devoto da Santa e um dos pioneiros da cidade, antiga morada dos ndios Cariris.

Vaquejada
O HORROR DE SACRIFCIO
A MALIGNIDADE HOJE DIFERENTE

Boiadeiro Rei
Vem, boiadeiro vem, gira seu lao na mo, seu boiadeiro toca boi, toca boiada, de dia de madrugada ele o rei l do serto, chapu de couro, ele toca seu berrante, ele faz sua zuada nas bandas do Chapado, seu boiadeiro.

Caboclo Boiadeiro
Salve meu Pai Oxossy Salve toda sua Macaia Salve todo o Jurem Sarav meu Caboclo Noriku Caboclo Valente Que tem me amparado Nesta jornada terrena Obrigado, Caboclo! Por me guiares pelo caminho do Bem. Caboclo que pela graa de Oxal Brilha na seara de Umbanda Ok-Caboclo! Podedete Acotera Didian Sarav Seu Noriku!

O Costume da Terra
31 Ento, a primognita disse mais moa: Nosso pai est velho, e no h homem na terra que venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra. 32 Vem, faamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendncia de nosso pai. 33 Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primognita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. 34 No dia seguinte, disse a primognita mais nova: Deitei-me, ontem, noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho tambm esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendncia de nosso pai. 35 De novo, pois, deram, aquela noite, a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. 36 E assim as duas filhas de L conceberam do prprio pai. 37 A primognita deu luz um filho e lhe chamou Moabe: o pai dos moabitas, at ao dia de hoje.

O Costume da Terra
Jr.5:2-5 2 Assim diz o SENHOR: No aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis com os sinais dos cus, porque com eles os gentios se atemorizam. 3 Porque os costumes dos povos so vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das mos do artfice, com machado; 4 com prata e ouro o enfeitam, com pregos e martelos o fixam, para que no oscile. 5 Os dolos so como um espantalho em pepinal e no podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto no podem andar. No tenhais receio deles, pois no podem fazer mal, e no est neles o fazer o bem.

Touros De Bas
Sl.22:12 e 21.
12 Muitos touros me cercam, fortes touros de Bas me rodeiam. 21 Salva-me das fauces do leo e dos chifres dos bfalos; sim, tu me respondes.

Salmos 135:11 a Seom, rei dos amorreus, e a Ogue, rei de Bas, e a todos os reinos de Cana; 12 cujas terras deu em herana, em herana a Israel, seu povo.

Seom o senhor da Terra


Nm.21:21-28.
21 Ento, Israel mandou mensageiros a Seom, rei dos amorreus, dizendo: 22 Deixa-me passar pela tua terra; no nos desviaremos pelos campos nem pelas vinhas; as guas dos poos no beberemos; iremos pela estrada real at que passemos o teu pas. 23 Porm Seom no deixou passar a Israel pelo seu pas; antes, reuniu todo o seu povo, e saiu ao encontro de Israel ao deserto, e veio a Jasa, e pelejou contra Israel. 24 Mas Israel o feriu a fio de espada e tomou posse de sua terra, desde o Arnom at ao Jaboque, at aos filhos de Amom, cuja fronteira era fortificada. 25 Assim, Israel tomou todas estas cidades dos amorreus e habitou em todas elas, em Hesbom e em todas as suas aldeias. 26 Porque Hesbom era cidade de Seom, rei dos amorreus, que tinha pelejado contra o precedente rei dos moabitas, de cuja mo tomara toda a sua terra at ao Arnom. 27 Pelo que dizem os poetas: Vinde a Hesbom! Edifique-se, estabelea-se a cidade de Seom! 28 Porque fogo saiu de Hesbom, e chama, da cidade de Seom, e consumiu a Ar, de Moabe, e os senhores dos altos do Arnom.

O que quer fazer o senhor da terra?


1 - Nos tornar envolvidos pelo sua seduo. 2- Nos intimidar, caso nos deixarmos envolver. 3 - Nos impedir de lhe tomarmos a terra. 4 - Fazer com que nos tornemos seus servidores.

Como Vencer o senhor da terra.


1 No o temer pois o que est conosco maior que o que est com eles. 1 Jo 4: 4
4 Filhinhos, vs sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior aquele que est em vs do que aquele que est no mundo.

Como Vencer o senhor da terra.


1 No o temer pois o que est conosco maior que o que est com eles. Nm.21:33-35.
33 Ento, voltaram e subiram o caminho de Bas; e Ogue, rei de Bas, saiu contra eles, ele e todo o seu povo, peleja em Edrei. 34 Disse o SENHOR a Moiss: No o temas, porque eu o dei na tua mo, a ele, e a todo o seu povo, e a sua terra; e far-lhe-s como fizeste a Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom. 35 De tal maneira o feriram, a ele, e a seus filhos, e a todo o seu povo, que nenhum deles escapou; e lhe tomaram posse da terra.

Como Vencer o senhor da terra.


2 Saber que depois teremos uma herana bendita e maravilhosa. Dt.3:10-11.
10 tomamos todas as cidades do planalto, e todo o Gileade, e todo o Bas, at Salca e Edrei, cidades do reino de Ogue, em Bas 11 (Porque s Ogue, rei de Bas, restou dos refains; eis que o seu leito, leito de ferro, no est, porventura, em Rab dos filhos de Amom, sendo de nove cvados o seu comprimento, e de quatro, a sua largura, pelo cvado comum?).

Como venc-lo?
4 Realizar atos profticos.
So Bartolomeu, apesar de ser conhecido como Parque de Piraj, na verdade fica localizado na fronteira entre o bairro e o subrbio de Santa Terezinha, no meio da Mata Atlntica.

Ato Proftico
Atravs dos sculos, o local tem sido cenrio de importantes fatos histricos: no sculo XVII, foi palco tanto do primeiro sermo em pblico do padre jesuta Antnio Vieira, em 1633, como de lutas de resistncia invaso holandesa.

Anda mungkin juga menyukai