Anda di halaman 1dari 10

Do contrato de fiana

Conceitos, caractersticas, efeitos e extino

Das disposies gerais (Arts. 818 a 826)

A fiana um contrato acessrio que visa assegurar o cumprimento de outra obrigao: o contrato principal que pode ser mtuo, locao, entre outros. Pelo contrato de fiana estabelece-se obrigao acessria de garantia de uma obrigao anteriormente assumida, em que o fiador garante o dbito de outrem se tornando titular do dbito de terceiro.

Essa modalidade contratual formalizada por meio de um contrato no qual o fiador assume a obrigao caso o devedor no cumpra. Esse contrato s feito por escrito no sendo aceito pela forma verbal. Trata-se de contrato:

Tpico: pois est previsto na legislao em vigor; Puro: visto que no necessita o prvio surgimento de dois ou mais contratos; Formal: exige forma escrita (art. 819, C.C.); Gratuito: no aufere ao fiador nenhum benefcio

Unilateral: gera obrigaes somente para o fiador;


Aleatrio: no se sabe quando o fiador vir a ser obrigado pela dvida; De execuo futura: celebra-se em um momento e executa-se em outro; Individual: de interesse somente das partes contratantes; Negocivel: podem ser suas clusulas objeto de negociao; Essencialmente intuitu personae: o fiador no presta fiana para qualquer um e nem o credor aceita qualquer fiador (idoneidade);

Acessrio: subordina-se existncia de um contrato principal

O Contrato pode ser feito sem o consentimento do devedor, as dividas futuras podem ser fiana, mas o fiador no ser demandado seno depois que fizer a certa e liquida a obrigao do principal devedor. A fiana contratada para o valor total da dvida ou parte dela, podendo ser de valor inferior ao da obrigao principal. No valer a fiana que passe ao valor da dvida. Sendo maior, o fiador pagar somente o valor da fiana.

Dos efeitos da fiana (art. 827 a 836)

Os efeitos da fiana esto restritos forma do contrato, no podendo ir alm da dvida, ou seja, s poder ser acionado o fiador nos casos em que o devedor no possuir bens suficientes para pagar. Tambm o fiador, s ser acionado mediante o descumprimento da obrigao pelo devedor principal. Chamado de benefcio da ordem ou benefcio da excusso, expresso no artigo 827 do Cdigo Civil Brasileiro de 2002.

Caso a fiana seja dada no mesmo ato, por dois ou mais fiadores, haver solidariedade entre eles de tal maneira que o credor poder cobrar de todos ou de um somente, se eles no se reservarem declaradamente o benefcio da diviso, como explicita o artigo 829 do mesmo diploma legal.
De acordo com o artigo 830 do Cdigo Civil, cada fiador pode evitar a solidariedade declarando a reserva do benefcio da diviso. Com essa diviso, cada um responder unicamente pela parte que, em proporo, lhe couber no pagamento. O fiador que pagar a dvida de forma integral ficar sub-rogado nos direitos de credor podendo voltar-se contra os fiadores somente contestando-lhes suas respectivas quotas assumidas. Neste caso, o fiador que apresentar-se insolvente, ter sua parte entre os outros.

Relao entre devedor e fiador

O fiador que, por ocasio pagar integralmente a dvida, fica sub-rogado nos direitos do credor podendo, ao final, exigir que lhe seja reembolsado o valor principal, acrescido de juros e correo monetria. No havendo regresso nos casos:
Por omisso, ele paga a dvida novamente; Quando a fiana tiver nimo de doao; Se a prestao no for devida ou superior obrigao total; Se, na ignorncia do devedor, sem ser solicitado, o fiador pagar a dvida.

No caso da dvida estar paralisada, o fiador possui o direito de executar a dvida contra o credor, e no caso de fiana por prazo certo, passado o tempo acertado, ele poder exigir que o credor satisfaa a obrigao ou a exonerao da fiana. Atentando-se ao art. 836 do Cdigo Civil, com a morte do fiador, a responsabilidade adquirida ser passada aos herdeiros. Neste sentido, Csar Fiza nos atenta que a morte do fiador transmite suas obrigaes aos herdeiros, at aquela data e intra vires hereditatis, obrigao do herdeiro dentro e nos limites da herana.

Da extino da fiana ( Arts. 837 a 839)

A fiana pode extinguir-se, alm dos motivos extintivos comuns a todos os contratos, por fatos que lhe so peculiares atribudos seja ao fiador seja ao credor. Como reza o artigo 835 do Cdigo Civil, a exonerao da fiana ocorre por parte do fiador quando este assumir a obrigao sem limitao de tempo, sempre que lhe for conveniente, respondendo pelas prestaes vencidas at a data da liberao e pelas que vencerem at 60 dias aps a notificao do credor. Se a fiana apresenta prazo determinado o fiador no pode exonerar-se previamente respondendo pela garantia durante o lapso, salvo se ocorrer outra causa de extino.

Outra hiptese de extino da fiana por parte da exonerao do fiador (art. 839): quando o fiador acionado e recorre ao benefcio da excusso, que a exigncia que sejam executados primeiro os bens do devedor, ele fica exonerado da fiana se comprovar que, no tempo em que a assumiu, os bens do devedor eram suficientes para a soluo da dvida afianada. As causas de extino da fiana por parte do credor so as enumeradas no artigo 838, onde o fiador, mesmo que respondendo solidariamente, ficar desobrigado:

I se, sem consentimento seu, o credor conceder moratria ao devedor; II se, por fato do credor, for impossvel a sub-rogao nos seus direitos e preferncias; III se o credor, em pagamento da dvida, aceitar amigavelmente do devedor, objeto diverso do que este era obrigado a lhe dar, ainda que depois venha a perd-lo por evico.

Anda mungkin juga menyukai