Anda di halaman 1dari 25

O QUE UM CABEAMENTO ESTRUTURADO

sistema aberto que permite a transmisso de qualquer servio de comunicao (voz, dados, imagens, sinais de controle) atravs de um nico sistema de cabeamento universal.

CABEAMENTO NO ESTRUTURADO
Instalao com pouco planejamento No existe estudo para previso de crescimento de rede Geralmente no tem documentao Custo inicial baixo Rpida implantao Custo para expanso elevado Pouca Flexibilidade

CABEAMENTO NO ESTRUTURADO

redes sem normas de instalao traz srios fatores de risco pois torna-se quase impossvel localizar um cabo com defeito, ou um conector com mal contato.

CABEAMENTO ESTRUTURADO
Confiabilidade garantida pois garante um desempenho melhor do sistema; Disposio de uma rede de cabos que pode ser facilmente redirecionada para prover caminho de transmisso entre quaisquer dos seus pontos; Com nico cabeamento possvel realizar diversas funes;

CABEAMENTO ESTRUTURADO
Possibilita o trfego de qualquer tipo de sinal de udio, vdeo, controles ambientais e de segurana, dados e telefonia simultaneamente; Permite que modificaes na rede possam ser feitas de forma rpida, pois amplia e altera implementaes futuras sem perda de flexibilidade; Instalao rica em documentao;

CABEAMENTO ESTRUTURADO
Necessita de um bom planejamento; Custo inicial maior que no cabeamento no estruturado; Custos baixos de manuteno e para implementar expanses da rede Aumenta a vida til para o sistema de cabeamento, o que fornece um excepcional retorno do investimento inicial.

CABEAMENTO ESTRUTURADO

NORMA ANSI/EIA/TIA 568

A criao desta norma veio com o proposto de criar um sistema que fosse noproprietrio, ou seja, garantisse que um cliente pudesse comprar a infra-estrutura de um fabricante e equipamentos de outro, interagindo-se todos entre si.

NORMA ANSI/EIA/TIA 568

Esta norma especifica um sistema de cabeamento para aplicaes genricas de telecomunicaes em edifcios comerciais (multi-inquilino), e em ambientes multifabricante.

NORMA ANSI/EIA/TIA 568


A norma classifica os principais componentes da estrutura de uma instalao predial:

CABEAMENTO HORIZONTAL

Constitudo dos cabos que ligam o painel de distribuio at o ponto final do cabeamento, ou seja, as tomadas de telecomunicaes (outlets).
Por ele trafegam todos os servios (voz, dados, vdeo, controle, etc). Inclui tambm os cabos, conectores e tomadas de telecomunicaes, terminais mecnicos, jumpers e demais cordes de manobra no armrio de telecomunicaes.

CABEAMENTO HORIZONTAL

CABEAMENTO HORIZONTAL

Cabos de distribuio horizontais.


Sadas de telecomunicaes na rea de trabalho.

CABEAMENTO VERTICAL (BACKBONE)

o conjunto permanente de cabos primrios que interligam a sala de equipamentos aos armrios ou salas de telecomunicaes e aos pontos de entrada.
Possibilita interconexes entre salas ou armrios de telecomunicaes, salas de equipamentos e facilidades de entrada.

CABEAMENTO VERTICAL (BACKBONE)


Sala de telecomunicaes

Para equipamentos

Para rea de trabalho

Sala de Equipamentos

Facilidade de Entrada

REA DE TRABALHO

o local onde o usurio interage com os equipamentos terminais de telecomunicaes. Os componentes da rea de trabalho so todos aqueles compreendidos entre as tomadas e os equipamentos de telecomunicaes. Comprimento de line-cords (mnimo de 0,50m e mximo de 3m) so recomendados para cabos na rea de trabalho.

REA DE TRABALHO

SALA DE TELECOMUNICAES
o local onde esto localizados os equipamentos ativos do sistema bem como suas interligaes com sistemas externos.
Pode conter tambm hubs ou switches.

Existem frequentemente uma ou mais salas de telecomunicaes por andar.

SALA DE TELECOMUNICAES

SALA DE EQUIPAMENTOS

Sala onde ficam os sistemas de comunicao, central telefnica, modems, roteadores, hubs da rede e, algumas vezes, servidores. A sala deve ser segura, ter uma ventilao adequada, fontes de energia auxiliares e espao para os racks de equipamentos.

SALA DE EQUIPAMENTOS

FACILIDADES DE ENTRADA

Tambm chamado de Distribuidor Geral de Telecomunicaes (DGT), normalmente alojado no trreo ou subsolo, tendo dimenses maiores que as Salas de Telecomunicaes e reunindo os cabos que vem da concessionria de servios pblicos ou de outros prdios. Especifica a rea onde os cabos externos so conectados ao sistema de cabos internos da edificao.

FACILIDADES DE ENTRADA

tipicamente uma sala segura (de acesso restrito), onde a responsabilidade do provedor de servios de telecomunicaes termina e a dos administradores do sistema local comea.

FACILIDADES DE ENTRADA

Anda mungkin juga menyukai