Anda di halaman 1dari 7

1) (UFRS)- Considere o modelo econmico brasileiro e suas caractersticas intensificadas a partir de 1964: I) internacionalizao da economia brasileira.

II) Maior presena das multinacionais no sistema produtivo local. III) Exportao de bens manufaturados baratos e importao de equipamento e tecnologia. Quais esto corretas? a) apenas I b) apenas II 1) E c) apenas III d) Apenas I e II 2) D e) I, II e III 2) (FUVEST-SP) Sobre o fim do perodo militar no Brasil (1964/1985), pode-se afirmar que ocorreu de forma: a) conflituosa, resultando em um rompimento entre as Foras Armadas e os partidos polticos; b) abrupta e inesperada, como na Argentina do general Galtieri; c) negociada, como no Chile, entre o ditador e os partidos na ilegalidade; d) lenta e gradual, como desejavam setores das Foras Armadas; e) sigilosa, entre o presidente Geisel e Tancredo Neves, revelia do exrcito e dos partidos.

3) (MOGI-SP) Assinale a alternativa certa: a) a crise energtica da dcada de 70 no afetou o Brasil com intensidade maior em razo da produo macia de eletricidade, como tambm porque o petrleo descoberto na poca foi suficiente para cobrir a maior parte de consumo dos derivados do produto; b) a abertura poltica iniciada no governo Geisel permitiu que se evidenciassem problemas graves no campo social, o que foi demonstrado pelas inmeras greves de carter reivindicatrio salarial ocorridas a partir daquele governo; c) o governo Figueiredo, dando seqncia abertura iniciada na gesto presidencial anterior, estabeleceu eleies diretas para preenchimento de todos os cargos do poder executivo a partir de 1982; d) a censura imprensa foi totalmente abolida a partir do incio do governo do general Emlio Garrastazu Mdici; e) a extino do AI-5 colaborou para que a democracia plena fosse adiada indeterminadamente no Brasil.
3) B

4) (FGV-SP) Dos fatos abaixo, qual no teve relao com o movimento das Diretas-j! de 1984: a) a eleio direta de Jos Sarney para a presidncia da Repblica; b) a mobilizao poltica da juventude de classe mdia, que se repetiria com os carapintadas anti-Collor alguns anos depois; c) o fortalecimento da candidatura de Tancredo Neves a presidente, ainda que escolhido indiretamente; d) a transformao de uma parte dos polticos que apoiavam a ditadura militar em membros da Frente Liberal, pela ciso dentro do PDS; e) a ampliao da participao poltico-partidria, inclusive com a formao de partidos novos e o enfraquecimento do regime militar.
4) A

5) (UFMS) No governo de Ernesto Geisel, a chamada abertura democrtica iniciou-se com: a) a introduo do voto vinculado; 5) C b) o trmino da interveno nos sindicatos; c) a revogao do ato institucional n5; d) a concesso do direito de voto aos analfabetos; e) a volta dos exilados polticos de 1964.

6) (FATEC) Sobre o governo do presidente Itamar Franco, considere as seguintes afirmaes: I-Embora os graves problemas sociais e econmicos continuassem a exigir providncias, o grande debate poltico dava-se em torno da definio das futuras candidaturas para presidente da Repblica; II- Aps a realizao do plebiscito que decidiu sobre o regime e a forma de governo que deveriam vigorar no Pas, a reviso constitucional (questo de fundamental importncia) no foi adiante; III- A culminncia da atuao do Ministrio da Fazenda deu-se com a implantao de um novo plano econmico: o Plano Real. Tratava-se de um conjunto de medidas que deveriam estabilizar a moeda e promover a estabilidade da economia. Destas afirmaes. a) apenas a II a III so corretas; b) apenas a I a II so corretas; c) apenas I III so corretas; d) apenas I correta; e) todas so corretas.

6) E

7) O fundamento da nova ordem econmica a liberdade dos indivduos. Mas o que se v sua destruio: a violncia do desemprego, a precariedade da sobrevivncia fsica, o medo da insegurana: o homem passou a temer o futuro. O reinado do mercado implica o reinado do consumidor, o substituto comercial (despolitizado) do cidado: o bem pblico o bem privado, a coisa pblica a coisa privada. Dizem que as fronteiras entre Estados j no funcionam, mas os trabalhadores no tm livre trnsito. Ao livre fluxo de mercadorias (no sentido Norte-Sul) e do capital no corresponde o livre-trnsito de homens; a mo-de-obra farta das antigas colnias e os conflitos religiosos, estimulados, alimentam na Europa e em todo o mundo polticas migratrias racistas e discriminatrias. Importam-se empresas e mercadorias; exportam-se empregos e territrios. E, em nome do mercado e da liberdade, do livre-cmbio e do neoliberalismo, temos o monoplio absoluto ou mais perfeito (e no estamos em face de uma contradio em termos): O monoplio estatal pelo Estado nico. O monoplio da economia. O monoplio do mercado. O monoplio dos valores. O monoplio da informao e, finalmente, o monoplio da violncia e da guerra. (Roberto Amaral, Civilizao e barbrie. Texto editado) No Brasil, as ideias relacionadas nova ordem econmica, ao reinado do mercado e exportao de empregos, s quais o autor do texto se refere, caracterizaram os governos dos presidentes a) Fernando Collor e Geisel. b) Figueiredo e Luiz Incio Lula da Silva. 7) D c) Figueiredo e Geisel. d) FHC e Fernando Collor. e) Jos Sarney e Itamar Franco

Nova Repblica (1985-

1. Explica as diferentes etapas do processo de abertura poltica, de 1978 a 1989. 2. Caracteriza politicamente o governo Sarney. 3. Compara os planos Cruzado, Cruzado Novo, Bresser e Vero. 4. Explica os fatores que favoreceram a eleio de Fernando Collor em 1989. 5. Compara os planos Collor I e Collor II. 6. Explica a crise que culminou com a renncia e o impeachment de Collor. 7. Explica as caractersticas e as razes do sucesso do plano Real. 8. Caracteriza poltica e economicamente os governos FHC. 9. Caracteriza poltica e economicamente os governos Lula.

Anda mungkin juga menyukai