Anda di halaman 1dari 15

ELEVADORES DE CANECAS

Irene Oa Escatllar. Josiani Lcia de Pinho. Matheus Milanesi. Pilar Galiay Valenzuela.

INTRODUO
Entre os transportadores contnuos para materiais slidos, para transporte em elevao, tanto os transportadores de correia quanto os transportadores helicoidais possuem limitaes. Para os transportadores de correia em transportes verticais imprescindvel a utilizao de correias aletadas e os transportadores helicoidais no so adequados para transportes pesados. Para vencer essas dificuldades utilizamos os elevadores de canecas, de uma ou duas colunas, que conseguem efetuar transportes verticais com eficincia e economia de custos e espao fsico.

ELEVADOR DE CANECAS

O elevador de canecas um equipamento para transporte vertical de cargas como ps, gros e granulados, com alimentao manual ou automtica.

DIMENSIONAL EC

EC de 1 coluna

EC de 2 Colunas

TIPOS DE ELEVADORES DE CANECA Elevadores contnuos Projetado para elevao de materiais abrasivos e de alta granulometria, mas so tambm empregados na elevao de materiais frgeis ou extremamente finos. Elevadores Centrfugos Indicado para elevao de materiais de livre vazo, tais como gros, areia, carvo triturado e produtos qumicos secos.

ELEVADORES CONTNUOS
Estes elevadores caracterizam-se por sua baixa velocidade e tambm por na maioria das vezes, trabalharem em plano inclinado de 30 com a vertical, porm podem operar verticalmente.
Alimentao por gravidade do EC continuo

ELEVADORES CONTNUOS
Entre as canecas praticamente no existe espaamento e o seu formato alm de proporcionar total carregamento, faz como que na descarga a caneca da frente sirva de calha de descarga do material da caneca seguinte.
Descarga natural (a caneca da frente guia o material)

ELEVADORES CONTNUOS DE CORREIA


Normalmente encontrados em transportes de materiais frgeis, pulverizveis ou fluidos. Possuem carregamento por alimentao direta e operam em baixas velocidades e seus conjuntos de cabeceira so maiores que o dos centrfugos

EC continuo de correia

ELEVADORES CONTNUOS DE CORRENTE


Utilizado no transporte de materiais pesados e de maior granulometria, sendo as canecas fixadas por um par de correntes que so acionadas por rodas dentadas.

EC continuo de corrente

APLICAO DOS ELEVADORES CONTNUOS


A figura mostra um elevador continuo de correia de uma coluna montado em planta para extrao de leo de algodo. O elevador continuo o mais indicado para transporte vertical de fluidos. .

Elevador com motor de 15hp operando em fbrica de leo vegetal.

ELEVADORES CENTRFUGOS
Este tipo de elevador tem as canecas espaadas, operam na vertical e em velocidade maior que os contnuos. A descarga do material elevado feita pela ao da fora centrifuga desenvolvida quando as canecas passam ao redor de acionamento.

ELEVADORES CENTRFUGOS DE CORREIA


Normalmente utilizados para transporte de materiais finos, secos e de fcil escoamento, e que no possuem fragmentos que possam danificar a correia. Suas canecas so fixadas diretamente na correia por parafusos, com o espaamento ideal para permitir o basculamento da caneca;

EC centrfugo de correia

ELEVADORES CENTRFUGOS DE CORRENTE


Tambm utilizados para materiais de escoamento fcil e no abrasivos, que possam estar depositados no fundo do transportador. Para o deslocamento da corrente so utilizadas rodas dentadas, que impossibilitam o deslizamento durante os carregamentos.
EC centrfugo de corrente

APLICAO DOS ELEVADORES CENTRFUGOS


Elevador operando em conjunto com triturador de suspenso. O triturador de suspenso de alta presso utilizado rincipalmente na pulverizao de produtos minerais nas indstrias metalrgica, Pode produzir p a partir de vrios materiais minerais no inflamveis e no explosivos com dureza Mohs inferior a 9.3 e umidade inferior a 6%, como quartzo, cinzas, cal branca, carbono ativado, dolomita, granito, carvo brando, coque de carvo, etc; Elevador operando com triturador de suspenso .

Anda mungkin juga menyukai