Anda di halaman 1dari 20

Apresentao sobre:

Processo de usinagem por abraso destinado obteno de superfcies com auxlio de ferramenta abrasiva de revoluo (Rebolo); o processo de usinagem com ferramenta de geometria no definida mais utilizada na indstria; Remove material da pea pela ao conjunta de gros abrasivos ativos.

Reduzir

rugosidades ou salincias de superfcies usinadas em outras mquinasferramentas; Dar exatido dimensional superfcie da pea; Corrigir peas que tenham sido deformadas em um tratamento trmico; Remover camadas finas de material endurecido por tmpera, cementao etc.

As mquinas-ferramentas que executam a retificao so chamadas de retificadoras, e podem ser classificadas em 3 tipos:

Retificadora Plana; Retificadora Universal; Retificadora sem centros (centerless).

Retifica

todos os tipos de superfcies planas, paralelas, perpendiculares ou inclinadas. Pode ser do tipo tangencial, com eixo horizontal ou do tipo topo, com eixo vertical.

Retifica

superfcies cilndricas externas ou internas e, em alguns casos, superfcies planas em eixos rebaixados.

Retifica

superfcies cilndricas externas ou internas e, em alguns casos, superfcies planas em eixos rebaixados.

a ferramenta de corte na operao de retificao; Possui superfcie abrasiva, pois formada por gros de xido de alumnio ou carbeto de silcio, geralmente.

xido

de alumnio comum (A): cor acinzentada e alta tenacidade; xido de alumnio branco (AA): distingui-se pela sua cor, possui propriedades semelhantes ao anterior, porm mais quebradio; Carbeto de silcio cinza (C): maior dureza que os xidos de alumnio, conseqentemente mais quebradios;

Carbeto de silcio verdes (GC): maior dureza que os xidos de alumnio, conseqentemente mais quebradios, geralmente usado na afiao de ferramentas pois no alteram a constituio do metal duro; Carbeto de boro: caractersticas superiores aos j vistos, conseqentemente de custo elevado, usado geralmente para retificao de ferramentas; Diamante (D): material mais duro encontrado na natureza, utilizado em estado natural ou sinttico na elaborao de rebolos para lapidao.

Podem

ser classificados segundo o tamanho do

gro:

Tem

a funo de manter os gros ligados, podem ser orgnicos ou inorgnicos; Devem ser suficientemente resistentes; Os principais tipos so: Vitrificados (V): no sofrem reaes qumicas, velocidades perifricas de at 35m/s; Resinides (R): so feitos de resinas sintticas, usados em trabalhos pesados com cortes frios e altas velocidades, at 80m/s mx.

Borracha (R): utilizado em rebolos destinados ao corte de metais, e em rebolos transportadores de retificadoras do tipo centerless; velocidade de at 35m/s. Goma-Laca (F) e Oxicloretos (O): cortes extremamente frios em peas desgastadas.

a capacidade de reteno dos gros abrasivos pelo aglomerante; Um rebolo muito duro retm seus gros at depois deles terem perdido a capacidade de corte; Um rebolo mole perde seus gros antes deles terem executados inteiramente o trabalho.

o grau de compactao dos gros abrasivos no rebolo; So os poros ou vazios da estrutura de um rebolo, que criam condies de remoo rpida dos cavacos da face do rebolo.

Anda mungkin juga menyukai