Anda di halaman 1dari 64

Aco de Formao

TRABALHOS EM ALTURA/ COBERTURAS

INTRODUO
A EXECUO DE TRABALHOS EM ALTURA EXPE OS TRABALHADORES A RISCOS ELEVADOS, PARTICULARMENTE QUEDAS, FREQUENTEMENTE COM CONSEQUNCIAS GRAVES PARA OS SINISTRADOS E QUE REPRESENTAM UMA PERCETAGEM ELEVADA DE ACIDENTES DE TRABALHO
(Decreto Lei 50/2005)

INTRODUO

As quedas em altura so a principal causa de morte na construo civil.


(European Agency for Safety and Health at Work)

INTRODUO
So considerados trabalhos em altura, todos os trabalhos realizados a partir de 2 metros de altura. Trabalhos em escavaes (buracos) que tenham mais de 2 metros de profundidade tambm so considerados trabalhos em altura. Legislao aplicvel:
- Decreto Lei 41 821 de 11 de Agosto de 1958 - Decreto Lei n 50/2005 de 25 de Fevereiro

INTRODUO
Para Trabalhos em altura dever sempre ser utilizados equipamentos de proteco colectivos(EPC) e individuais (EPI). Mesmo a cobertura tendo laje em Beto dever ser colocada linha de vida e todos os trabalhadores devero usar arns fixado. No devem trabalhar em altura operrios que tenham revelado no possuir firmeza e equilbrio indispensveis.

EQUIPAMENTOS DE PROTECO COLECTIVA

Os equipamentos de proteco colectiva contra quedas, tal como o nome indica tem por objectivo evitar as quedas. As quedas em altura ocorrem com maior frequncia nas seguintes situaes:

Nas aberturas no protegidas nos pavimentos e paredes, pelas bordaduras das lajes, por trabalhos em coberturas devido fragilidade do material, pelos vos de escadas e caixas de elevadores sem proteco. Por desmoronamento do andaime devido a deficincia no dimensionamento ou na amarrao, por rotura da plataforma devido a sobrecarga, por tropeamento ou escorregamento na plataforma, na utilizao de escadas por no estarem devidamente apoiadas, posicionadas e fixadas.

EQUIPAMENTOS DE PROTECO COLECTIVA


GUARDA CORPOS:

GUARDA CORPOS
Podem ser fixados de vrias formas, a mais comum com suporte tipo (pina ou garra) que fixa o montante por aperto ao bordo da laje. A garra permite uma abertura de cerca de 60 cm.

Para lajes maiores, necessrio usar outro tipo que so introduzidos em bainhas e tem de furar no minimo 15 cm. Os elementos horizontais, devem ser colocados a 50 e 100 cm acima do plano de trabalho.

EQUIPAMENTOS DE PROTECO COLECTIVA


REDES DE SEGURANA:

REDES DE SEGURANA
So utilizados dois gneros de redes:
Redes de proteco contra quedas Concebidas e
constitudas para deter a queda do operrio.

Redes de proteco contra queda de escombros


Tm a finalidade de evitar que a queda de escombros atinja o trabalhador, transeuntes, veculos ou instalaes adjacentes. Toda a queda deve ser amparada pela rede e a rede no deve provocar danos fisicos. As redes contra quedas podem ser horizontais, verticais. Horizontais inclinadas e verticais tipo forca.

ANDAIMES
No so considerados EPCs. Mas so essenciais para a realizao segura de muitos trabalhos. Os andaimes so construes provisrias auxiliares e so constitudos por plataformas horizontais, suportadas por estruturas de seco reduzida e que se destinam a apoiar trabalhos tanto em altura como em profundidade.

ANDAIMES

ANDAIMES

Cuidados especiais:

Deve assegurar que o andaime adequado ou est convenientemente adaptado ao trabalho a efectuar.
A montagem e desmontagem de um andaime s pode ser efectuada sob a direco de uma pessoa competente com formao especifica adequada. No acumular demasiada carga ou pessoas em um mesmo ponto. No remover tbuas ou outras partes do andaime.

ANDAIMES

Cuidados especiais:

No deposite violentamente pesos sobre os andaimes, podem danificar o andaime e desequilibrar-se.


No saltem nem corram Manter limpo o andaime, para evitar tropear.

ANDAIMES
O Trabalho de montagem de andaimes tem caractersticas especiais, pois em geral, os pontos de ancoragem so o prprio andaime, o que requer uma ateno redobrada a cada movimento pois o trabalhador s dever conectar-se a pontos que j estejam correctamente posicionados e travados.

O uso do cinto de segurana com duplos conectores de grande abertura devem ser utilizados na montagem de andaimes.

ANDAIMES MOVEIS
Os rodzios (rodas) devem ter trancas (Traves) para evitar deslocamentos acidentais. Os andaimes moveis s podero ser utilizados sobre superfcies planas.

Se houver movimentao de meios mecnicos perto deve-se efectuar a balizagem como meio de proteco e sinalizar a presena do andaime.

VIDEO ANDAIMES

ESCADAS DE MO E ESCADOTES
Use somente escadas em boas condies e tamanho adequado. Uma escada deve estar bem apoiada sendo segura na base ou amarrada no ponto de apoio superior. As escadas devem ser colocadas com um ngulo de inclinao de 60 a 75 Graus com o solo Deve-se subir com a cara para as escadas e nunca de costas para a mesma.

ESCADAS DE MO E ESCADOTES
ATENO:
As escadas no so equipamentos para trabalhar sobre elas. So vias de acesso.
S devem ser utilizados para trabalhos espordicos e de curta durao. rigorosamente proibido o uso de escadotes como cavaletes para formar plataformas de trabalho. As escadas de mo e escadotes devem ser inspeccionados no inicio do trabalho. As escadas devem ultrapassar em um metro o ponto de apoio superior (pelo menos 4 degraus).

ESCADAS DE MO E ESCADOTES
ATENO:
O apoio inferior das escadas deve ser antiderrapante ou, em alternativa deve ser eficazmente travado. S devem ser utilizadas em pavimentos estveis e firmes.
No devem apoiar escadas sobre caixas, bides ou tijolos. As escadas ou escadotes no devem ser colocadas atrs de portas ou de locais de passagem. Nunca deve permanecer mais de um trabalhador sobre uma escada ou escadote.

ESCADAS DE MO E ESCADOTES

ESCADAS DE MO E ESCADOTES
ATENO:
A altura dos escadotes no deve ser superior a 3 metros
Nunca se deve utilizar o ltimo degrau dos escadotes. Devem delimitar e sinalizar uma rea mnima de cerca de um metro quadrado em torno da base. No devem ser colocadas escadas ou escadotes junto a redes ou equipamentos elctricos desprotegidos.

EQUIPAMENTOS DE PROTECO INDIVIDUAL


EPIs contra quedas em altura:
Capacete
Luvas Botas

Arns
Linha de vida Cordas de amarrao

Capacete
Os capacetes destinam-se a proteger o crnio de riscos, por exemplo: queda de objectos, golpes ou projeces, riscos trmicos, riscos elctricos. So constitudos basicamente pelo casco e pelo arns.

Luvas
As mos so a parte do corpo que mais leses regista em acidentes de trabalho. Cortes, entaladelas, abrases, espetadela. Vibraes, descargas electrostticas, objectos quentes ou frios, manipulao de produtos qumicos ou biolgicos.

Botas de proteco
Os ps so uma parte frgil do corpo, particularmente os dedos, para o equilbrio do corpo, especialmente na locomoo. Por no estarmos atentos esto mais sujeitos a embater em obstculos e a pisar objectos aguados, cortantes, quentes ou corrosivos.

Arns de Segurana
Elemento de suporte do corpo constitudo por um conjunto de tiras primarias e secundrias, fivelas e acessrios ajustveis ao corpo e pernas. O impacto da queda transferida a fora para as vrias partes do corpo. Os arneses e os elementos de amarrao quando molhados devem ser secos sombra e afastados das fontes de calor. No devem ser expostos com produtos agressivos como cidos, leos, massas lubrificantes ou cimento, entre outros. Diariamente antes de se iniciar a jornada de trabalho, todo o conjunto arns e elementos de amarrao devem ser inspeccionados (inspeco visual) a fim de detectar desgastes ou defeitos e no final do trabalho devem ser limpos.

Arns de Segurana

CORDAS DE AMARRAO E OUTROS EQUIPAMENTOS


Um sistema anti-quedas deve ser composto por um elemento de amarrao com absorsor de energia que une o arns envergado pelo trabalhador ao ponto de ancoragem.

Este sistema deve estar amarrado a um ponto de ancoragem acessvel e tem de resistir a uma fora esttica de 10KN, sem apresentar deformaes.

CORDAS DE AMARRAO E OUTROS EQUIPAMENTOS

LINHAS DE VIDA
Embora em teoria no sejam consideradas equipamento de proteco colectiva as linhas de vida por si s podero sustentar (se bem instaladas) 2 a 4 operrios, dependendo das caractersticas tcnicas do cabo (Linha de Vida) dos respectivos pontos de ancoragem.

Vdeo: Linhas de Vida

Linhas de Vida e Pontos de Ancoragem


Obrigatoriamente os pontos de ancoragem devem cumprir alguns requisitos:
Ter uma resistncia mecnica mnima de 10 KN Ser rgido Estar situado por cima do trabalhador. Estar no eixo vertical zona de trabalho no mximo poder haver desvios de 40 em relao ao eixo de trabalho. No ter arestas, rebarbas ou revestimentos que possam danificar o mosqueto (ou outro conector de ligao) Estar afastado de qualquer fonte de energia susceptvel de alterar a sua resistncia.

Linhas de Vida e Pontos de Ancoragem

Linhas de Vida e Pontos de Ancoragem


Pontos de fixao como: Caixilhos de portas ou janelas, varandins, corrimos, condutas, radiadores e outros elementos cuja resistncia e solidez seja duvidosa, no so adequados.

Os pontos de ancoragem devem ser constitudos por cavilhas solidamente fixadas a elementos construtivos consolidados. Nenhum equipamento ou acessrio deve ser modificado, alterado ou reparado por pessoal no competente.

TRABALHOS EM COBERTURAS
Factores de Riscos:
Estabilidade e Solidez do local
Factores Atmosfricos (Ventos Fortes; Chuva Intensa) Factores pessoais e humanos:
Sub-esforo (cansao; Insolao) Comportamentos inadequados

Falta de Proteco
Inexistncia de equipamento de proteco. M montagem ou mau estado das proteces.

COBERTURAS E PLANOS INCLINADOS EM ALTURA

Durante a execuo dos trabalhos em telhados, devem-se usar os trs elementos seguintes:

Arns de Segurana Corda de Amarrao com amortecedor

Linha de Vida
Com a excepo de telhados com laje em beto com platibanda de pelo menos 90 cm de altura ou que tenham guarda corpos em toda a sua envolvncia.

COBERTURAS E PLANOS INCLINADOS EM ALTURA


Asna Armao de madeira ou ferro, de forma triangular, destinada a suportar telhados. Madre Cada uma das vigas que se colocam horizontalmente sobre as pernas de uma asna para assegurar a sua fixao.

Antes de iniciarem o trabalho devem:


Verificar o tipo de telha e o seu estado de resistncia. Grau de inclinao do telhado

Materiais e equipamentos necessrios execuo


Definio de trajectos Delimitao e sinalizao das reas previstas para iar material

COBERTURAS E PLANOS INCLINADOS EM ALTURA


Antes de iniciarem o trabalho devem:
Condies climatricas expectveis
Necessidades de montar proteces colectivas Definio dos locais de instalao das linhas de vida para amarrao do arns anti-queda. Devem proteger todo o permetro da cobertura e outras aberturas existentes

COBERTURAS E PLANOS INCLINADOS EM ALTURA

Nunca pise directamente sobre as telhas. Deve caminhar sobre caminhos prprios ou sobre a intercepo das telhas e da viga de sustentao e vigotas.

Ateno; Quanto mais inclinao maior o risco em altura


No realize trabalhos em alturas quando as condies ambientais sejam ms. (Muito vento ou chuva, falta de iluminao).

VIDEO CAMINHOS E LINHAS DE VIDA

TRABALHOS EM COBERTURAS
PERIGOS:
Falta de preparao do trabalho, nomeadamente, no verificar o estado de estabilidade e solidez das asnas, barrotes e telhas.
Falta de acessos e plataformas de trabalho inadequadas Escorregamento em telhados hmidos, molhados ou com inclinao acentuada Locomoo sobre os beirados dos prdios Desarrumao

TRABALHOS EM COBERTURAS
QUEM REALIZA TRABALHOS EM ALTURA:
Deve conhecer e respeitar os riscos e normas de segurana.
Deve utilizar todas as tcnicas correctas na execuo da actividade. Verificar diariamente os EPIs se esto em bom estado. O responsvel pela execuo dos trabalhos deve ser cuidadoso e fazer uma cuidadosa anlise das condies de trabalho e tomar as medidas necessrias para que ocorram em segurana para eles e terceiros.

TRABALHOS EM COBERTURAS
Deve ser rigorosamente proibida a circulao directa sobre a cobertura. Devem ser colocadas pranchas ou estrados de aluminio, fixadas aos pontos firmes da cobertura. As pranchas devem ter as seguintes dimenes:
Comprimento 4 m Largura 40 Cm

Espessura 35 mm

TRABALHOS EM COBERTURAS
As Telhas que vo sendo soltas devem ser desmontadas sem conduzirem os trabalhadores a movimentos bruscos, devendo ser retiradas com cuidado. No devem em caso algum ser arrancadas com o auxilio da grua. O material da cobertura deve ser retirado de forma progressiva e de ambos os lados para evitar desequilbrios. Os materiais das coberturas devem ser retirados com o auxilio de meios mecnicos apropriados. Os trabalhos devem ser suspensos se o vento soprar a mais de 40 km/h. No devem ser executados trabalhos com linhas electricas areas a menos de 5 metros.

Vdeo quedas em altura

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
Ferramentas manuais e Mquinas a motor
As ferramentas manuais devem ser resistentes, apropriadas ao trabalho e mantidas em bom estado.
Os trabalhadores devem utilizar EPIs apropriados, nomeadamente, culos ou viseiras de proteco quando houver projeco de partculas ou radiaes e luvas de proteco mecnica no uso de ferramentas cortantes, aguadas ou abrasivas.

As ferramentas no devem ficar abandonadas


Os alicates devem ser utilizados exclusivamente para agarrar, dobrar e cortar.

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
Plataforma auto Elevatria:
Devem ter ateno carga mxima permitida para este equipamento.
S os trabalhadores com formao devem ser autorizados a manobrar as plataformas Devem ter em ateno que chuva, vento e terreno em mo estado altera as capacidades da plataforma. Antes de iniciar qualquer movimentao, devem testar os alarmes visuais e sonoros e o mecanismo de paragem de emergncia. Certificar-se tambm das funes de elevao, velocidade e direco.

Vdeo Plataforma elevatoria

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
Plataforma auto Elevatria:
Deve-se evitar as paragens, arranques, rotaes ou mudanas sbitas de direco.
Quando mover a plataforma com a barquinha em posio elevada, deve faze-lo a baixa velocidade. Deve-se verificar o estado do local onde vai manobrar, tendo em ateno zonas mal compactadas, buracos, elevaes ou socalcos do terreno, manchas de leo ou agua ou obstculos. O manobrador deve garantir a no aproximao de pessoas ao raio de aco da mquina. Se necessrio deve delimitar a zona.

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
Plataforma auto Elevatria:
Se a operao decorrer na proximidade de outros equipamentos de elevao (Gruas, Multifunes) devem os manobradores falarem de forma a compatibilizar a operao de todos os equipamentos.
Quando o trabalho exigir o uso de arns, deve amarra-lo ao ponto apropriado existente (e sinalizado) na barquinha. Nunca deve saltar da barquinha para estruturas prximas.

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
MULTIFUNES:
rigorosamente proibido que pessoal no habilitado opere com esta mquina
Antes de iniciar o trabalho, deve verificar-se o correcto funcionamento de todos os rgos de segurana: Traves, sistema hidrulico, faris, aviso sonoro de marcha atrs e rotativo amarelo. Devem ter ateno carga mxima permitida e altura que pode atingir. A circulao da maquina deve ser efectuada com prudencia, sem exceder a velocidade mxima.

Vdeo Multifunes

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
MULTIFUNES:
As manobras de movimentao devem ser efectuadas:
Recolher a carga e elev-la cerca de 15 cm. Transportar a carga com garfos inclinados para trs Colocar a mquina em frente do local onde vai descarregar. Elevar a carga altura necessria, com a mquina travada ( Se no conseguir manter o contacto visual com a carga deve pedir ajuda). Colocar os grafos na posio horizontal e baixar a carga. Recuar lentamente at soltar os garfos.

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
MULTIFUNES:
A descida de rampas com inclinao superior a 8 e com carga deve ser efectuada em marcha atrs.
A mquina deve ser estacionada com a lana recolhida e os grafos assentes no solo. expressamente proibido a elevao de pessoas sem ser num cesto prprio e homologado para transporte de pessoas. Qualquer anomalia no bom funcionamento da mquina deve ser imediatamente comunicado.

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
LINGAS
So as cordas, cabos de ao, cintas de fibra sinttica ou correntes que so utilizadas para cingir uma carga a fim de a elevar.
A resistncia de uma linga a do seu ponto mais frgil, devem ter ateno carga mxima permitida pelo fabricante. A linga deve ser adequada carga e aos esforos a que vai ser submetida, pelo que deve conhecer previamente o peso da carga, caso o peso no seja estabelecido deve estim-lo.

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
LINGAS
A linga deve prender a carga de forma a que o centro de gravidade fique centrado e a carga em equilbrio.
Os cabos das lingas no devem dobrar formando ngulos agudos, se necessrio devem ser usadas proteces em borracha ou outros materiais apropriados. Deve comear por elevar a carga 10 cm a fim de verificar o equilbrio e a amarrao da carga. No deve ter as mos na carga ou na linga enquanto esta no ficar tensa. No deve deixar a carga girar Os ramais das lingas no devem ficar cruzados no gancho de forma a que no fiquem uns a comprimir outros.

Lingas

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
Acessrios de elevao:
Cabo de ao Feixe de fios de ao entranados;
Devem ser lubrificados com massas apropriadas Devem ser inutilizados cabos que apresentem mais de 10% de fios partidos, pontos de corroso, deformaes permanentes, deficincias. Os cerra - cabos devem ser verificados antes da sua aplicao.

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
Acessrios de elevao:
Ganchos Haste curva de metal para suspender quaisquer pesos.
Devem possuir patilha de segurana. rigorosamente proibido fabricar ganchos ou improvisar. Devem ser retirados de servio todos os ganchos que apresentem sinais de corroso, fissuras, desgastes, deformaes ou falta da patilha de segurana.

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
Acessrios de elevao:
Manilhas Argola, elo de cadeia com sistema de abertura e fecho..
Devem ser retirados de servio todos as manilhas que apresentem sinais de corroso, fissuras, desgastes, deformaes ou falta da patilha de segurana.

Correntes Cadeia de elos metlicos.


rigorosamente proibido substituir elos ou sold-los No devem ser utilizados com ns, torcidas ou com ramais cruzados. Devem ser retirados de servio todos as manilhas que apresentem sinais de corroso, fissuras, desgastes, deformaes.

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
Acessrios de elevao:
Cintas - Tira de material sinttico com que se cerca uma carga
Devem ser retirados de servio todos as Cintas que apresentem cortes ou desgaste nos olhais ou em qualquer outro ponto e que ponha vista as fibras internas.

Vdeo Acidentes

Obrigado

Anda mungkin juga menyukai