Anda di halaman 1dari 21

RECURSOS AGRAVO DE INSTRUMENTO

FONTE: PLT - HUMBERTO THEODORO JUNIOR - VOL I

Art. 496 - So cabveis os seguintes recursos: (Alterado pela L-008.038-1990) I - apelao; II - agravo; III - embargos infringentes; IV - embargos de declarao; V - recurso ordinrio; VI - recurso especial; VII - recurso extraordinrio; VIII - embargos de divergncia em recurso especial e em recurso extraordinrio.
2

1. hipteses de cabimento 2. prazo 3. endereamento 4. requisitos 5. Procedimento do agravo de instrumento (AI) 6. Agravo de instrumento proferido em audincia

De acordo com o caput do artigo 522 do CDIGO DE PROCESSO CIVIL, o agravo e instrumento cabvel: Contra deciso interlocutria que possa causar leso grave e de difcil reparao; ou Contra deciso posterior a SENTENA que inadmita apelao ou negue O EFEITO SUSPENSIVO DA APELAO.

PRAZO

O recurso deve ser interposto no prazo de 10 dias, contados da intimao da deciso atacada

Pela nova sistemtica estabelecida com a reforma de 2005/2007, o agravo de instrumento ser interposto diretamente perante o tribunal com.petente

Conforme previso no artigo 524 doCPC, o agravo de instrumento deve conter ou informar: Exposio dos fatos e do direito (inc. I do art. 524 do CPC). As razes para a reforma (inc. II do art. 524 do CPC). Nome e endereo dos advogados (inc. III do art. 524 do CPC). Cpia da deciso agravada (inc. I do art. 525 do CPC). Cpia da certido de intimao da deciso (inc. I do art. 525 do CPC). Cpia das procuraes (inc. I do art. 525 do CPC).
I 7

Comprovante do pagamento do preparo (art. 525, par. 1, do CPC). ** Deve-se, para melhor compreenso da lide por parte dos julgadores, juntar cpia da inicial e demais documentos que corroborem e comprovem o pleito.

FONTE: PLT - HUMBERTO THEODORO JUNIOR - VOL I

A certido da intimao da deciso serve para aferio da tempestividade do recurso. Nesse sentido, j se decidiu que, a falta de certido de intimao da deciso pode ser suprida por outro instrumento que comprove a tempestividade do recurso, em homenagem regra da instrumentalidade das formas processuais (STJ, 3 Turma, AgRg nos EDcl nos EDcl no Resp 460.056/MT, rel. Min. Humberto Gomes de Barros, j. em 26.10.2006, DJ 18.12.2006, p. 360).
FONTE: PLT - HUMBERTO THEODORO JUNIOR - VOL I

Aps a formao do agravo, caber ao relator, no prazo mximo de 30 dias, pedir dia para julgamento, conforme a previso do artigo 528 do CPC. Na hiptese do juiz comunicar que reformou inteiramente a deciso, o relator considerar prejudicado o agravo (de acordo com o art. 529 do CPC).

10

Em caso de ser interposto em audincia de instruo e julgamento ele deve ser obrigatoriamente de forma oral (Agravo Retido); ao contrrio, de quando interposto em audincia preliminar, quando poder ser oral ou escrito. Em sendo retido, por ocasio da Apelao, se houver, suas razes devero ser reiteradas.

11

1. DE INSTRUMENTO: Art. 522 2. RETIDO: Art. 522 3.DE INSTRUMENTO (extraordinrio):Art. 544, 4.INTERNO: previsto no cpc sem especificao 5.REGIMENTAL: previsto nos regimentos internos dos tribunais

12

O agravo, quer na forma retida, quer na forma de instrumento, o recurso cabvel contra deciso interlocutria, que o ato do juiz, com carter decisrio, mas que no extingue um todo o procedimento de conhecimento, ou executivo, ou cautelar, podendo extinguir a ao.

13

Com a lei 11.187/2005 a regra o agravo retido contra deciso interlocutria, sendo cabvel o de instrumento em 3 excees: a) quando o juiz de primeiro grau inadmite a apelao; b) quanto aos efeitos que o juiz de primeiro grau recebe a apelao; c) nos casos de grave leso e de difcil reparo (de direito material ou de direito processual ).

14

OBS: existem outros casos de cabimento do agravo de instrumento, por exemplo, da deciso da exceo de incompetncia, porm o artigo 522 do CPC no refere expressamente.

15

1) O agravo retido no pago, j o de instrumento tem preparo, conforme o artigo 522, pargrafo nico, Cdigo de Processo Civil; 2) O agravo retido interposto no 1 grau, ao contrrio do de instrumento que interposto direto no 2 grau; 3) O agravo retido s ser julgado em momento futuro, em virtude da subida dos autos para julgamento da apelao. O agravo de instrumento de julgamento imediato, enquanto que o processo est no 1grau, suspenso ou no;

16

4) O agravo na forma retida dispensa as cpias que formam o instrumento, porque o retido fica dentro dos autos;
5) O agravo retido quando interposto em virtude de deciso proferida em audincia de instruo dever ser feito de forma oral e imediata (Lei 11.187/05); o agravo de instrumento, por sua vez, sempre ser por petio escrita.
17

Art. 522. Das decises interlocutrias caber agravo, no prazo de 10 (dez) dias, retido nos autos ou por instrumento. Pargrafo nico. O agravo retido independe de preparo.
Art. 522. Das decises interlocutrias caber agravo, no prazo de 10 (dez) dias, retido nos autos ou por instrumento. Pargrafo nico. O agravo retido independe de preparo.
18

1) O agravo retido e o de instrumento comportam resposta do recorrido, no prazo de dez (10) dias; 2) Ambos admitem retratao do juiz; 3) Devem ser interpostos no prazo de dez (10) dias;

19

Aps a lei 11.187 de 2005, no h mais opo entre a modalidade retida ou de instrumento, devendo ser retido, exceto em trs casos que so casos de agravo de instrumento - inadmisso de apelao; - dos efeitos em que o juiz recebe a apelao; - nos casos de grave leso e de difcil reparo.

20

De deciso proferida em audincia deve o agravo retido ser oral, e imediato; Se no for reiterado o pedido de julgamento do agravo retido em virtude da interposio da apelao, o agravo retido no ser conhecido, pois presumir -se- a desistncia;
O agravo retido, quando tratar de matria de mrito, passvel de embargos infringentes, conforme a Smula 255 do Superior Tribunal de Justia.

21

Anda mungkin juga menyukai