Anda di halaman 1dari 28

TTULOS DE CRDITO

o documento hbil para o exerccio do direito literal e autnomo nele mencionado. Devendo ser observado trs requisitos para o exerccio do crdito: cartularidade, literalidade e autonomia.

Princpios dos Ttulos de Crdito:

1) Princpio da Cartularidade: expressa que o credor s pode exercer seu direito de crdito se estiver em posse da crtula (ttulo em papel- fsico)

2) Da Literalidade: expressa que s existe validade aos valores expressamente mencionados

3) Da Autonomia: as obrigaes constantes nos ttulos de crdito NO se vinculam causa que os originou

4) Princpio da Abstrao: os ttulos de crdito so documentos abstratos, ou seja, no tm ligao com a relao jurdica subjacente que lhes deu origem. Exceo: as duplicatas so ttulos causais, uma vez que, a legislao prev expressamente as causas que permitem as suas emisses. 5) Princpio da Inoponibilidade das Excees aos Terceiros de boa-f: o devedor no pode deixar de cumprir sua obrigao de pagar ao credor de boa-f, alegando como motivo, excees oponveis a credores anteriores.
3

Institutos dos ttulos de crdito:

1) SAQUE: o ato cambirio, a partir do qual, um ttulo de crdito emitido. Gera trs situaes jurdicas distintas: * a do sacador (banco), que d a ordem de pagar; * a do sacado (devedor), destinatrio da ordem de pagamento; * a do tomador (credor/ beneficirio) da ordem de pagamento

2) Aceite: um ato cambirio mediante o qual o sacado concorda com o pagamento do valor mencionado no ttulo de crdito. No existe a obrigao de dar o aceite, facultativo para o sacado. Mas a recusa, pode implicar no vencimento antecipado do ttulo e a obrigao de pagar do sacador.

O Aceite pode ser parcial:

* limitativo: o sacado concorda com o pagamento de apenas uma parte do valor mencionado no ttulo; * modificativo: o sacado altera alguma das condies de pagamento (por ex: data de vencimento do ttulo) O Aceite parcial tambm implica o vencimento antecipado do ttulo e a obrigao do sacador de pagar pelo saque.
6

3) ENDOSSO: o ato cambirio mediante o qual se opera a transferncia do crdito, representado por um ttulo de crdito ordem. No existem limites para o endosso nos ttulos de crdito, exceto para o cheque que s pode ser endossado uma nica vez.

Efeitos do endosso: * transfere o crdito mencionado no ttulo; * vincula o endossante ao pagamento do ttulo na qualidade de coobrigado.
7

Espcies de Endosso: a) em preto: identifica o endossatrio (o beneficirio que est na posse do ttulo); b) em branco: NO identifica o endossatrio; c) pstumo: aquele que se realiza aps o protesto ou aps o prazo para o mesmo;

d) Imprprio: permite a transferncia da cartula, mas no concede a transferncia do crdito nela mencionado. Apresenta as seguintes modalidades: 1) Mandato: o endossatrio recebe o ttulo de crdito apenas para efetuar a cobrana do valor nele mencionado e dar a respectiva quitao, aps a cobrana, o endossatrio dever devolver o dinheiro do endossante; 2) Cauo: o ttulo transferido ao endossatrio como garantia por alguma obrigao assumida pelo endossante (ex: penhor que recai sobre o ttulo)
9

4) Aval: ato cambirio mediante o qual uma determinada pessoa (avalista), garante o pagamento do valor mencionado em ttulo de crdito.

O avalista tem as mesmas obrigaes do avalizado.

10

O Aval pode ser: 1) parcial: desde que conste de forma expressa no ttulo de crdito (princpio da cartularidade); 2) em preto: identificando o avalizado; 3) em branco: no identificado o avalizado

11

5) Protesto: um ato notarial que visa documentar a ocorrncia de algum fato que tenha relevncia para as relaes cambiais. Modalidades de Protesto:

Protesto por falta de aceite: ocorre quando o sacado recusa o aceite. Assim, surge a obrigao de pagar o sacador, e para isso tem que haver o protesto por falta de aceite. O protestado o sacador. Protesto por falta de pagamento: ocorre por ausncia de pagamento da obrigao. A doutrina entende, que o protesto necessrio para que se exera o direito de crdito em face de coobrigados, mas facultativo em face do devedor principal.
12

6) Prescrio: A prescrio ser de 03 (trs) anos se se tratar de devedor principal e de 01 (um) ano se tratar de coobrigado. Caso se trate de direito de regresso, ser de 06 (seis) meses.

13

DUPLICATA: um ttulo crdito emitido pelo comerciante para documentar o crdito oriundo de uma compra e venda mercantil ou de uma prestao de servios. um ttulo causal, pois sua emisso somente possvel para representar crdito decorrente de uma determinada causa prevista por lei. A emisso de duplicata sem causa crime, configurando duplicata simulada, art. 172 do Cdigo Penal.
14

A duplicata dever conter: I- denominao duplicata, a data de sua emisso e o nmero de ordem; II- o nmero da fatura; III- a data certa do vencimento ou a declarao de ser a duplicata vista; IV- o nome e domiclio do vendedor e do comprador; V- a importncia a pagar, em algarismos e por extenso; VI- a praa de pagamento; VII- a clusula ordem; VIII- a declarao de reconhecimento de sua exatido e da obrigao de pag-la, a ser assinada pelo comprador, como aceite cambial; IX- a assinatura do emitente

Todo comerciante que emite duplicatas deve, obrigatoriamente, escriturar o livro de registros de duplicatas.

15

Aceite de duplicata: a duplicata um ttulo de crdito de aceite obrigatrio, ou seja, o aceite no poder ser recusado.

O devedor apenas poder recusar o aceite de uma duplicata se estiver presente alguma das seguintes hipteses:
I- avaria ou no-recebimento das mercadorias, quando no expedidas ou no entregues; II- vcios ou defeitos e diferenas na qualidade ou na quantidade das mercadorias; III- divergncia nos prazos ou nos preos ajustados.
16

Modalidade de Aceite da Duplicata: a) Aceite Ordinrio: resulta da assinatura do devedor no prprio ttulo; b) Aceite por comunicao: aquele por meio do qual o devedor comunica formalmente o credor sobre o seu aceite. O devedor pode mandar carta, fax, e-mail ao credor, comunicando que aceita; c) Aceite presumido: resulta do recebimento da mercadoria sem recusa formal, com ou sem devoluo do ttulo, e documentado pela assinatura do contrato de entrega de mercadorias que acompanham a nota fiscal
17

DUPLICATA E TRIPLICATA Protesto por indicao: comporta o protesto por indicaes extradas dos dados contidos no livro de registro de duplicatas.

O credor poder protest-la, mesmo se no estiver em posse da crtula, j que ela foi registrada em um livro; mas, na prtica, o credor emite uma triplicata, que a segunda via da duplicata.
Em caso de ausncia de pagamento, a duplicata deve ser levada a protesto nos 30 dias seguintes ao vencimento, decorrido este prazo, o credor perde o direito de crdito em face dos coobrigados. 18

Execuo das Duplicatas


* Se o aceite ordinrio, o ttulo executivo constitui-se na prpria duplicata; * Se o aceite for por comunicao, o ttulo executivo constitui-se na prpria comunicao; * Se o aceite for por presuno, a formao do ttulo executivo depende de dois fatores: - do protesto, que sempre necessrio; - da comprovao da entrega da mercadoria
19

NOTA PROMISSRIA um ttulo de crdito emitido pelo devedor, sob a forma de promessa de pagamento, a determinada pessoa, de certa quantia em certa data. A nota promissria, portanto, uma promessa direta e unilateral de pagamento, vista ou a prazo, efetuada pelo promitente-devedor ao promissrio-credor.

20

Regras formais: uma promessa de pagamento, sendo esta promessa uma declarao unilateral do promitentedevedor, no h, portanto, necessidade de aceite, cuja manifestao e cincia da dvida j feita implicitamente no ato da promessa unilateral.

A nota promissria constitui um ttulo abstrato, haja vista que a sua emisso no exige causa legal especfica, no necessitando, portanto, a indicao expressa do motivo que lhe deu origem.
21

Requisitos essenciais da Nota Promissria: a) a denominao nota promissria. b) promessa solene e direta de pagamento. c) nome da pessoa a quem ou ordem de quem deve ser paga (promissrio-credor). d) indicao da data de emisso da nota promissria. e) assinatura do emitente (subscritor ou promitentedevedor). Requisitos no essenciais: f) data de vencimento do ttulo (na sua ausncia o ttulo pagvel vista). g) lugar de pagamento da nota promissria (quando o ttulo no especificar o lugar de seu pagamento, deve ser considerado como tal o lugar de sua emisso). 22

Prazo para Nota Promissria - em 03 (trs) anos a contar do vencimento do ttulo, para o exerccio do direito de crdito contra o promitentedevedor e seu avalista. - em 01 (um) ano a contar do protesto efetuado dentro dos prazos legais, para o exerccio da competente ao executiva contra os endossantes e seus respectivos avalistas.

- em 06 (seis) meses, a contar do dia em que o endossante efetuou o pagamento do ttulo ou em que ele prprio foi demandado para o seu pagamento, para a propositura de aes executivas dos endossantes, uns contra os outros, e de endossante contra o promitente23 devedor.

CHEQUE: uma ordem de pagamento vista, sacada contra um banco e com base em suficiente proviso de fundos. Gera trs situaes: - a do emitente, que d a ordem de pagar; - a do sacado, que o destinatrio da ordem de pagamento (banco); - a do beneficirio, que o credor A clusula que ps-data o cheque, no gera efeitos em relao ao banco sacado, mas vincula o credor, que pode ser responsabilizado civilmente em caso de apresentao, para pagamento do cheque, 24 antes da data pactuada.

Prazo para apresentao 30 dias- se da mesma praa

60 dias- se de praa diferente


Caso o prazo de apresentao no seja observado, o credor perde o direito de crdito em face dos coobrigados, mas no perde em face do devedor principal

25

Prazo prescricional O prazo prescricional para a execuo do cheque de 06 (seis) meses, a contar do trmino do prazo para apresentao. Decorrido o prazo prescricional, cabe ao monitria.

26

Crime de emisso de cheques sem fundos A emisso de cheque sem suficiente proviso de fundos crime, conforme o art. 171, 2, inc. VI, do Cdigo Penal Brasileiro.

27

Endosso: comporta apenas um endosso.


Aceite: no admite aceite, uma vez que deve ser emitido segundo os fundos disponveis, mantidos pelo emitente frente ao banco-sacado. Aval: admite aval total ou parcial. lanado no cheque ou em folha de alongamento. aposto no anverso do ttulo, ou mesmo no verso, com palavras por aval.

28

Anda mungkin juga menyukai