Anda di halaman 1dari 72

O CONTINENTE ASITICO

8. Srie

Professor Antonio

SIA Introduo

A histria da sia pode ser entendida como a histria coletiva de vrias regies litorneas distintas - o leste asitico, a sia meridional e o Oriente Mdio. Cidades, depois Estados e imprios surgiram naquelas reas.

SIA histria

A periferia costeira foi o bero de algumas das civilizaes mais antigas do mundo. Cada uma daquelas regies desenvolveu uma civilizao ao longo de vales frteis de rios. As civilizaes da Mesopotmia, do vale do Indo e da China tinham muito em comum e provavelmente intercambiaram tecnologia e idias, como a matemtica e a roda.

sia o maior continente do mundo, corresponde a um tero das terras emersas, banhado por trs oceanos, ndico (ao sul), Pacfico (a leste) e o Antrtico (ao norte). Ao norte a cadeia dos Montes Urais separa o continente Asitico da Europa (fronteira natural).

SIA Maior continente do planeta

rea: 44 milhes de quilmetros quadrados.

SIA Limites

ao norte Oceano Glacial rtico, ao sul Oceano ndico, a leste Oceano Pacfico, a oeste Mar Vermelho, que o separa do continente africano, o Mar Mediterrneo e os Montes Urais que o separa da Europa.

Limites:

O CLIMA DA SIA
Pode

ser dividido em quatro regies climticas:

- CLIMA SIBERIANO (EXTREMO NORTE DA SIA): TEMPERATURA BAIXSSIMAS, PRESENA DE TUNDRA AO NORTE, TAIGA NO CENTRO E ESTEPES AO SUL.

TUNDRA

Taiga, tambm conhecida por floresta de conferas, ou ainda floresta boreal, A vegetao pouco diversificada devido s baixas temperaturas, sendo constituda sobretudo por conferas e pinheiros.

A TAIGA - TAMBM CONHECIDA COMO FLORESTA DE CONIFERAS

ESTEPES

-Clima Mediterrneo: veres quentes e secos e invernos com muita chuva.

CLIMA MEDITERRNEO
tpico da sia ocidental tambm chamada de Oriente Mdio, caracteriza-se pela ocorrncia de chuva no inverno e seca no vero. o mesmo que subtropical, clima encontrado no sul do Brasil. Ocorre na costa litornea de Israel, Lbano, , Sria, Turquia, Ir, entre outros.

sia Ocidental

VEGETAO MEDITERRNEA

VegetaoMediterrnea
A

vegetao, na sua forma original, era caracterizada sobretudo por rvores. Contudo, devido interveno humana e problemas ambientais, as rvores foram substitudas por arbustos, ervas aromticas, gramneas e claro rvores.

CARACTERISTICAS DO CLIMA MEDITERRNEO

PLANTAO DE OLIVA EM CLIMA MEDITERRNEO

-Clima

Desrtico (Sria, Arbia, ndia e Ir): regies com temperaturas elevadas durante o dia e frias noite. Regies ridas com baixo ndice pluviomtrico (chuvas) Abrange tambm grande parte da sia ocidental

VEGTAO DESRTICA

A maioria das plantas do deserto so tolerantes seca e salinidade, tais como as xerfitas. Algumas armazenam gua em suas folhas, razes e caules. Outras plantas do deserto tm longas razes que penetram at o lenol fretico, firmam o solo e evitam a eroso. Plantas Xerfitas apresentam caules carnudos para armazenar gua, folhas reduzidas a espinhos e razes longas.

- Mones (sia Oriental e Meridional): inverno seco e vero extremamente chuvoso.

sia de Mones uma regio banhada por dois oceanos: o ndico e o Pacfico. No Oceano ndico, destaca- se o Mar da Arbia ou Mar de Om, entre a Pennsula Arbica e a Pennsula do Dec, alm do Golfo de Bengala, entre a Pennsula do Dec e a Indochina. No Oceano Pacfico, ternos o Golfo do Sio e o Mar da China Meridional.

A sia das Mones formada tanto por pases de economia capitalista, como a ndia, Bangladesh, Indonsia etc., quanto por pases que j viveram a experincia socialista, como certos pases da Indochina.

Mones

Mono um vento peridico, que ocorre especialmente no Oceano ndico e no sudeste da sia. A expresso tambm usada como nome da estao climtica na qual os ventos na ndia e pases vizinhos sopram a partir do sudoeste, e caracterizada por intensa chuva.

Clima de Mones composto por clima tropical e equatorial, que favorece a ocorrncia de florestas tropicais.

CLIMA E VEGETAO DA SIA ATIVIDADE

1)A sia uma das regies mais antigas do planeta em termos de povoamento, as primeiras comunidades desenvolveram-se nessa regio, o que tinham em comum essas comunidades? 2)Os limites do continente so:
3)Apresente a Composio climtica da sia e suas vegetaes caractersticas:

DIVISO

REGIONAL

SIA - Regies

sia Setentrional
Rssia [Sibria]

Sibria

A Sibria uma vasta regio da Rssia e do Norte do Cazaquisto, integralmente no norte da sia, estendendo-se dos Urais ao Oceano Pacfico, e para sul desde o Oceano rtico at aos montes do centronorte do Cazaquisto e at fronteira com a Monglia e China.

Rssia o gigante euro-asitico

SIA CENTRAL
na regio central da sia, esta rea no possui ligao com nenhum oceano, portando essa fator condiciona esses pases a um grande limite exportador e menores chances de se classificarem como pases exportadores da sia, at porque suas economias so instveis e relativamente as mais fracas deste continente.
Situada

ORIENTE MDIO ou sia ocidental


O

Oriente Mdio uma regio que envolve pases do oeste da sia e do nordeste da frica. Grande parte destes pases so banhados pelo Mar Vermelho, Mar Mediterrneo, Golfo Prsico, Mar Negro e Mar Cspio.

sia Ocidental
Arbia Saudita Armnia Bahrein Chipre Egito (Pennsula do Sinai) Iraque Israel Jordnia Kuwait Lbano Om, excepto a ilha de Socotor Qatar Palestina: (Faixa de Gaza e Cisjordnia) Sria Emirados rabes Unidos Imen/Imen As partes asiticas de: Azerbaijo Gergia Turquia

Esta

regio muito marcada pelos conflitos entre mulumanos e judeus, principalmente em Israel, mas tambm possui conflitos entre os prprios mulumanos (sunitas contra xiitas). Todos os pases desta regio so da cultura islmica, com exceo de Israel (Estado judeu) e isso levou ao fato de ocorrer inmeros conflitos e guerras.

Os

seguinte pases fazem parte do Oriente Mdio: Arbia Saudita, Bahrein, Chipre, *Egito, Emirados rabes Unidos, Imen, Israel, Ir, Iraque, Jordnia, Kuwait, Lbano, Palestina, Om, Qatar, Sria e Turquia.

*FRICA

- A maior parte da populao desta regio formada por rabes. - A explorao de petrleo a principal atividade econmica da regio, com destaque para Arbia Saudita, Emirados rabes Unidos, Kuwait, Iraque, Ir e Bahrein.

SUL DA SIA ou sia Meridional


pela ndia, Ir, Paquisto, Maldivas, Nepal, Buto, Bangladesh e Sri Lanka.
Formada

sia Meridional
Bangladesh Buto ndia Ir Maldivas Nepal Paquisto Sri Lanka

Sul da sia caracterizado por grandes problemas sociais, onde sua populao sofre por diversas conseqncias da economia local e pela m distribuio de renda.

Possui

uma das maiores e mais impressionantes cordilheira do globo, o Himalaia. Nesta cadeia de montanhas localiza-se o pico Everest, com 8.848 mil metros de altitude, o ponto mais alto do mundo.

HIMALAIA VISTO DO ESPAO

A nvoa de poluio que hoje cobre o Sudeste Asitico est acelerando a perda das geleiras do Himalaia, o que coloca o abastecimento de gua dos pases mais povoados e populosos do mundo -- a China e a ndia -- sob um risco incalculvel, alerta um grupo de pesquisadores

SUDESTE DA SIA
na pennsula da Indochina e nas milhares de centenas de ilhas que formam diversos arquiplagos, essa regio caracterizada por apresentar grandes diferenas scioeconmicas ao longo de seu territrio.
Localizado

Sudeste da sia

Brunei Camboja Filipinas Indonsia (algumas das ilhas so normalmente consideradas parte da Oceania). Laos Malsia Mianmar Singapura (Cingapura) Tailndia Timor-Leste Vietn/Vietname

Indonsia

naes provm de governos ditatoriais e por conseqncia disto esto atrasados em sua economia. Por outro lado, observar-se pases em processo de desenvolvimento econmico, como o caso da Cingapura, Malsia e Tailndia, sendo chamados de Tigres Asiticos, mas ainda possuem inmeros problemas sociais.

Muitas

EXTREMO ORIENTE ou sia Oriental


Composto por pases com grande semelhana cultural, China, Corias (Coria do Sul e Coria do Norte) e Japo formam o Extremo Oriente asitico. Estabelecido como uma das regies mais ricas do mundo, em funo do Japo ser a segunda maior potncia econmica mundial, esses pases esto passando por profundas modificaes.

sia Oriental ou Extremo Oriente

China incluindo: Macau Hong Kong Coria do Norte Coria do Sul Japo Monglia

At aki

RELEVO

Grandes conjuntos de cordilheiras situam-se, ao sul, a PLANCIE DA MESOPOTMIA, O PLANALTO DA ARBIA (este levantado no rebordo sul-oriental), O Planalto do Ir, os VALES DO INDO, DO GANGES e o planalto do Decan na ndia, o planalto de Korat e o vale do Mekong na Indochina, e o planalto de Yunnan na China. Entre o Himalaia, no sul, e os montes Kunlun, no norte, localiza-se o grande PLANALTO DO TIBET. Na faixa central da sia se encontram a depresso turaniana, as estepes do Casaquisto, do Quirguisto e do Isin, a bacia do Tarim, a depresso da Dzungria, a PLANCIE DESRTICA DE GOBI, os planaltos da Monglia e as plancies do norte da China. Por ltimo, no norte do continente, estendem-se a grande plancie da Sibria ocidental, o planalto da Sibria central e a plancie de Kolima.

O PLANALTO DA ARBIA

Enquanto esto convencidas que esto lavando os seus pecados e a purificar-se nas guas sagradas do rio Ganges, o que verdade que todas estas pessoas, no pleno exerccio da sua f religiosa e da sua liberdade de culto, esto afinal no mais do que tomando banho em guas poludas. As prprias autoridades indianas declararam que contm mais coliformes fecais do que qualquer sada de esgoto de um simples prdio de apartamentos... Vale do Indo

Vale do Ganges

O Deserto de Gobi um extenso deserto situado ao norte da China e ao sul da Monglia

TIBET

Professora Virgnia Ribeiro Geografia

A rea do continente asitico de 44.482.000 km. o maior continente do mundo com 29,4% das terras emersas. tambm o continente mais populoso do Planeta com aproximadamente 3,95 bilhes de habitantes (pouco mais de 60% da populao mundial).

populao chinesa atingir 1,45 bilhes de habitantes em 2020, enquanto o ano 2033 ser o ano pico da populao chinesa que poder chegar a 1,5 bilho.

Anda mungkin juga menyukai