Anda di halaman 1dari 47

A arte mgica dos homens das cavernas e dos povos primitivos

Arte no Paleoltico
Os primeiros registros de pinturas, gravaes ou esculturas descobertos at o momento pelas pesquisas arqueolgicas datam dos ltimos estgios da era Paleoltica, algo em torno de 35.000 anos atrs. Durante o Paleoltico ou Idade da Pedra Lascada os homens eram essencialmente nmades e vivam como caadores-coletores. A pedra era a matriaprima fundamental no fabrico de utenslios.

Instrumentos feitos em pedra lascada achados na regio de Kent, Inglaterra

A Pr-histria um perodo histrico bastante longo, cuja marca a inexistncia da escrita. Por isso, nosso conhecimento dessa poca relativamente precrio. A periodizao da Pr-Histria no consenso, mas geralmente divide-se em:
Paleoltico ou Idade da Pedra Lascada (cerca de 4 milhes a.C. e 12.000 a.C); Neoltico ou Idade da Pedra Polida (cerca de 12.000 a.C. e 6.000 a.C.); Idade dos Metais (Cobre, Bronze e Ferro c. 6.000 a 4.000 a.C.).

Alguns estudiosos dividem o perodo Paleoltico em inferior, mdio e superior. Este ltimo, por sua vez, pode subdividir-se em Aurinhacense, Solutrense e Madalenense. durante o Paleoltico Superior, especialmente no Aurinhacense e no Madalenense, que surgem manifestaes artsticas de grau muito elevado. Arquelogos descobriram esculturas de osso, chifre, marfim e pedra calcria representando animais e figuras humanas. Tambm desse perodo so as pinturas e gravaes parietais.

Lembrete... "A Humanidade, na sua evoluo, no apresenta aspectos uniformes e simultneos (...) Enquanto que no Oriente Prximo alguns povos j haviam atingido alto grau de civilizao, outros, na Europa, na frica e na Oceania ainda estavam na pr-histria. (SOUZA, 1972: 7)

Os povos aurinhacenses e os madalenianos, que ocupavam o sudoeste da Frana e o norte da Espanha (regio conhecida como francocantbrica) foram responsveis por verdadeiras obras-primas do Paleoltico. Na Gruta de Altamira (Espanha) foram descobertas no sculo XIX pinturas e gravaes de vrios animais nas paredes e tetos. O realismo e a vivacidade das cores impressionaram tanto os arquelogos, que muitos no acreditaram serem obras dos homens das cavernas.

A arte do Paleoltico pode ser dividida em artes mveis, que inclui esttuas e incises, e artes parietais, que so as pinturas e gravuras feitas nas paredes das grutas e cavernas. As esttuas e incises foram comumente encontradas nas escavaes arqueolgicas juntamente com outros utenslios de pedra talhada. O tema predominante nessas obras animalista, isto , representao de diversos tipos de animais. Com menos freqncia foram encontradas tambm representaes de corpos femininos.

Cabea de equino esculpida sobre um fragmento de osso, Mas dAzie, Arige, Frana

Esttua em marfim de mamute representando cavalo, Gruta de Espelugues, Lourdes (Altos Pirineus), Frana

Inciso sobre chifre de rena representando um biso. Mas dAzil (Arige), Frana

Esttua em marfim conhecida como Mamute de Vogelherd, Bade-Wurtemberg, Allemanha.

Mamute gravado em plaqueta de marfim. Les Eyzies, Dordogne, Frana

Urso gravado sobre seixo, Gruta de Gourdan, GourdanPolignan, Haute-Garonne, Frana

Urso gravado sobre pedra, Gruta de Massat, Massat, Arige, Frana

Vnus de Tan-Tan, estatueta em seixo de quartzito, 6cm, Tan-Tan, Marrocos

Vnus de Laussel, baixorelevo em pedra, sudoeste da Frana

Venus de Willendorf, estatueta talhada em pedra calcrea, 12cm, prx. Danbio, ustria

Vnus de Lespugue, escultura em marfim de mamute, 14,7cm, Lespugue, Frana

A arte animalista tem um carter mais realista e, em muitos casos, procura retratar o movimento. J as figuras femininas so sempre estilizadas, exagerando nos atributos fsicos que indicam a fertilidade e a capacidade de alimentar. Com relao s pinturas, as mais antigas so silhuetas de animais desenhadas com os dedos nas paredes argilosas e midas ou ento mos pintadas em negativo sobre um fundo vermelho ou negro.

Com instrumentos um pouco mais aperfeioados, as tcnicas de pinturas evoluem e aparecem as imagens gravadas na superfcie das paredes e tetos e em seguida pintadas. Os pigmentos utilizados eram a base de xidos minerais, com tons de ocre. Utilizavam do vermelho ao preto, passando por gradaes de castanho. Na arte parietal destacam-se as obras produzidas nas cavernas e grutas da regio conhecida como Franco-cantbrica, que corresponde ao norte da Espanha (Cantbria) e ao sudoeste da Frana.

A primeira descoberta de pinturas rupestres foi na Gruta de Altamira, prxima cidade de Santander, no norte da Espanha, em 1879. A reao essa descoberta foi de incredulidade, pois sob impacto da teoria evolucionista de Darwin, os estudiosos do perodo acreditavam que os primitivos humanos no poderiam ter sido suficientemente avanados para criar arte. O avano das pesquisas arqueolgicas e novas descobertas tornou possvel reconhecer Altamira como obra do perodo Madalenense, isto , entre 15.000 e 12.000 a.C.

A gruta de Altamira tem cerca de 300m de comprimento e divide-se em 3 zonas:


a primeira na entrada e que ainda recebe luz natural era provavelmente o abrigo dos homens que ali viviam; segue-se a sala principal, cujo teto com cerca de 14m coberto por uma vintena de animais, que podem medir de 1m a 2m cada, gravados na pedra e depois pintados de vrias cores; a terceira rea so salas menores onde tambm se encontram pinturas e gravaes, mas de menor importncia.

Visita no interior da caverna nos anos 70

Abbada da Gruta de Altamira com desenhos de diversos animais

Biso ferido, c. 15.000-10.000 a.C. Gruta de Altamira - Espanha

Outra descoberta arqueolgica fundamental para conhecer a arte do paleoltico foi a Gruta de Lascaux, na Frana, em 1942. Em seus aproximadamente 250m de comprimento, foram catalogadas cerca de 1.900 representaes, que incluem cavalos, bois, bises, renas, felinos, rinocerontes, dentre outros. Para facilidade de descrio, a caverna est tradicionalmente subdividida num certo nmero de zonas, denominadas salas ou corredores.

Mapa da gruta de Lascaux

a primeira sala a "Sala dos Touros", com aproximadamente 17m X 6m. Os touros representados aqui atingem mais de 5m; prolonga-se pelo "Divertculo axial", uma galeria mais estreita na mesma direo, mais ou menos do mesmo tamanho; depois da Sala dos Touros, direita do Divertculo axial, acede-se "Passagem", um corredor de 15m; na prolongao da Passagem abre-se a "Nave", outro corredor mais elevado, com cerca de 20m;

a Nave prossegue com uma parte no decorada, pois as paredes so pouco apropriadas, seguindo logo at ao "Divertculo dos Felinos", um estreito corredor com cerca de 20m; A "Abside" uma sala redonda que se abre para oeste, na confluncia da Passagem e a Nave; O "Poo" abre-se no fundo da Abside. Seu acesso supe uma baixada de 4 a 5 metros at ao comeo do nvel inferior.

Representao de animais, Sala dos Touros, Gruta de Lascaux - Frana

O quarto touro, Sala dos Touros, Gruta de Lascaux, Dordogne, Frana

Cavalo policromado e cabea de bovino. Sala dos Touros, Gruta de Lascaux, Dordogne, Frana

Cervo gravado, Abside Gruta de Lascaux, Dordogne, Frana

A vaca com colarinho, Divertculo axial, Gruta de Lascaux, Dordogne, Frana

Painel do homem ferido, Poo, Gruta de Lascaux, Dordogne, Frana

Diverticulo dos felinos, Gruta de Lascaux, Dordogne, Frana, decalques de A. Glory

As grutas paleolticas decoradas da regio francocantbrica no eram habitadas, uma vez que apenas na entrada, ou no longe dela, se encontraram traos de ocupao humana. As pinturas e incises foram muitas vezes realizadas em salas quase inacessveis do fundo da gruta, o que permite pensar que essas salas eram santurios ou locais de cerimnias e foram sem dvida utilizadas como tal durante perodos muito longos. (UPJOHN, 1980: 40-41)

Em muitos casos, imagens mais recentes esto sobrepostas a outras mais antigas, o que refora a idia de que sua funo no era decorativa, mas ritualstica. Os temas e a forma de representao, que incluam no apenas os animais mas lanas e dardos, indicam com grande probabilidade que as pinturas tinham a finalidade de garantir uma boa caada, do que dependia a sobrevivncia da espcie.

Aparentemente, para os homens do Paleoltico no

havia uma distino muito ntida entre imagem e realidade; ao retratarem um animal, pretendiam fazer com que ele fosse tambm trazido ao seu alcance, e ao matarem a imagem julgavam ter matado o esprito vital do animal. Conseqentemente, cada imagem s servia para uma vez aps a realizao do ritual de morte, ela estava morta e podia ser desprezada. (JANSON, 1996: 16)

Frana e Espanha no so os nicos lugares onde a arte primitiva foi encontrada. Quase por toda parte do mundo o homem primitivo escavou, gravou ou pintou nas paredes rochosas dos seus abrigos ou grutas. (UPJOHN, 1980: 36)

Gravuras Rupestres, Paleoltico, Foz Ca - Portugal

Galeria das Mos, Friso dos Rinocerontes vermelhos, Gruta de Chauvet-Pont-dArc, Frana

Mo negativa., Gruta de Pech Merle, Lot, Frana

Outro estilo de pintura do perodo Paleoltico exemplificado pela arte rupestre do leste da Espanha. Nesta regio, as pinturas, de dimenses relativamente reduzidas, encontram-se mais nos abrigos sob rochas do que nas grutas profundas. Os frescos so monocromticos, geralmente vermelhos, por vezes negros. Trata-se de verdadeiras cenas extradas da vida dos homens e animais, portanto narrativas. (UPJOHN, 1980: 47)

Grupo de arqueiros, Cova del Civil, La Valltorta, Espanha

Pinturas rupestres encontradas em Cogul, leste da Espanha

Pinturas rupestres da regio de Valltorta, leste da Espanha

Os animais, como o veado, o cavalo selvagem, o javali e o antlope, so representados principalmente de perfil, num estilo rpido e despojado, que contrasta com a impresso de profundidade e de dinamismo criada pela arte franco-cantbrica. As figuras humanas, raramente evocadas no norte, so aqui de dimenses reduzidas; as suas formas inteiramente coloridas so muitas vezes estilizadas at abstrao. (UPJOHN, 1980: 47)

Anda mungkin juga menyukai