Anda di halaman 1dari 50

METABOLISMO DO

NITROGNIO
MONITORIA

VISO GERAL
Os aminocidos no so armazenados pelo corpo. Devem ser obtidos: a. dieta b. sintetizados c. degradao protica normal Quaisquer aa em excesso em relao s necessidades biossintticas so rapidamente degradados.

VISO GERAL
1 fase do catabolismo Envolve a remoo dos grupos -amino formando:

a. Amnia b. -cetocido (correspondente dos aa).


Uma parte da amnia livre excretada na urina. Porm a maior parte dela utilizada na sntese de uria, que a via mais importante para o descarte do nitrognio.

METABOLISMO GERAL
O papel das protenas do corpo nessas transformao envolve dois conceitos importantes:

conjunto dos aminocidos

renovao das protenas

CONJUNTO DOS AMINOCIDOS


Os aa liberados pela hidrlise das protenas da dieta ou das protenas teciduais, misturam-se com outros aa livres distribudos no organismo. Coletivamente, constituem o conjunto ou estoque de aa. Se o nico destino desse conjunto de aa fosse a sua utilizao para sintetizar novamente as protenas corporais, os indivduos adultos no teriam necessidades significativas de protenas na dieta.

CONJUNTO DOS AMINOCIDOS


No entanto, apenas 75% dos aa obtidos pela hidrlise das protenas corporais so recapturados na biossntese de novas protenas teciduais. Os restantes so metabolizados para servir como precursores: a. Glicose / glicognio b. Corpos cetnicos c. cidos graxos d. Esterides e. Neurotransmissores

RENOVAO DAS PROTENAS


Taxa de renovao Em adultos, a quantidade total de protenas corporal permanece constante, pois a taxa de sntese protica apenas suficiente para substituir a protena que degradada. A taxa de renovao das protenas varia amplamente, de acordo com o tipo de protenas.

As de curta durao so degradas rapidamente, apresentando medidas de meias-vidas de minutos

RENOVAO DAS PROTENAS


Degradao protica 1. Mecanismo ubiquitina-proteassomo Depende de energia, degradam ptns endgenas 2. Lisossomos No depende de energia, degradam ptns extracelulares, tais como protenas plasmticas, que foram captadas pela clula por endocitose, e ptns de superfcie da membrana, que so utilizadas na endocitose mediada por receptor.

RENOVAO DAS PROTENAS


Via proteoltica ubiquitina-proteassomo Ptns destinadas degradao pelo mecanismo ubiquitinaproteassomo so inicialmente ligadas covalentemente ubiquitina, uma pequena protena globular. Ptns marcads com ubiquitina so ento reconhecidas por uma molcula proteoltica grande, com formato de barril, denominada proteassomo, a qual funciona como uma lata de lixo

RENOVAO DAS PROTENAS


Via proteoltica ubiquitina-proteassomo O proteossomo corta a protena-alvo em fragmentos, que so posteriormente degradados em aa, os quais entram no conjunto dos aa. A degradao de ptns pelo complexo ubiquitina-proteassomo (ao contrrio da simples hidrlise por enzimas proteolticas) requer ATP, ou seja, dependente de energia.

DIGESTO DAS PROTENAS


As protenas so geralmente grandes demais para serem absorvidas pelo intestino. As protenas, portanto, devem ser hidrolisadas, produzindo seus aa constitutivos, os quais podem ser absorvidos. As enzimas proteolticas responsveis pela degradao das protenas so produzidas por 03 diferentes rgos a. estmago b. pncreas c. intestino delgado

REMOO DO N2 DOS aa
A presena do grupo -amino mantm os aa a salvo da degradao oxidativa. A remoo do grupo -amino essencial para a produo de energia de qualquer aa e um passo obrigatrio no catabolismo destes. Uma vez removido, esse N2 pode ser incorporado em outros compostos ou excretados, com o esqueleto carbonado sendo metabolizado

REMOO DO N2 DOS aa
Transaminao 1 passo Transferncia de seus grupos -amino para -cetoglutarato

REMOO DO N2 DOS aa
Transaminao 1 passo Os produtos so um -cetocido (derivado do aa original) e o glutamato.

REMOO DO N2 DOS aa
O -cetoglutarato desempenha um papel singular no metabolismo dos aa, aceitando grupos amino de outros aa e transformando-se em glutamato. O glutamato produzido por transaminao pode ser desaminado oxidativamente ou utilizado como um doador de grupo amino para a sntese de aa no-essenciais

Essa transferncia de grupos amino de um esqueleto carbonado para outro catalisada pelas aminotransferase (antigas trasaminases).

AMINOTRANSFERASES
As aminotransferases so designadas a partir do doador especifco do grupo amino, pois o aceptor do grupo amino quase sempre o -cetoglutarato. As duas mais importantes reaes de aminotransferases so catalisadas pela: a. alanina-aminotransferase (ALT / TGP) b. aspartato-aminotransferase (AST/TGO)

ALANINA-AMINOTRANSFERASE
A enzima catalisa a transferncia do grupo amino da alanina para o -cetoglutarato, resultando na formao de piruvato e glutamato. A reao facilmente reversvel Entretanto, durante o catabolismo dos aa, essa enzima funciona na direo da sntese de glutamato. Desse modo, o glutamato atua, como um coletor de nitrognio a partir da alanina.

ASPARTATO-AMINOTRANSFERASE
uma exceo regra de que as aminotransferases afunilam os grupos amino para formar glutamato. Durante o catabolismo dos aa, a TGO transfere grupos amino do glutamato para o oxaloacetato, formando aspartato. Esse aspartato por sua vez utilizado como fonte de nitrognio no ciclo da uria.

DOENA HEPTICA
Os nveis elevados de AST (TGO) e ALT (TGP) esto elevados em quase todas as doenas hepticas, mas esto especialmente altos em condies que causam ampla necrose celular:

a. hepatite viral grave b. leso txica c. colapso circulatrio prolongado.


A ALT (TGP) mais especifica que a AST (TGO) para doenas hepticas, mas a AST mais sensvel.

DOENA NO-HEPTICA
As aminotransferases podem estar elevadas em doenas no hepticas, como: a. infarto do miocrdio b. doenas musculares Essas doenas, no entanto, so em geral clinicamente distintas das doenas hepticas.

DESAMINAO OXIDATIVA
Em contraste com as reaes de transaminao, que transferem grupos amino, a desaminao oxidativa pela glutamato-desidrogenase resulta na liberao do grupo amino como amnia livre.

Essas reapes ocorrem principalmente no fgado e no rim


Elas fornecem -cetocidos, que podem entrar nas vias centrais do metabolismo energtico, e amnia, fonte de nitrognio na sntese de uria.

TRANSPORTE DOS AA p/ FGADO


1 mecanismo Utiliza a glutamina-sintetase para combinar amnia com glutamato e formar glutamina (formar no txica de transporte de amnia) A glutamina transportada no sangue p/ fgado, onde clivada pela glutaminase para produzir glutamato e amnia livre.

TRANSPORTE DOS AA p/ FGADO


2 mecanismo Utilizado principalmente pelo msculo, envolve transaminao do piruvato (produto final da gliclise aerbica) para formar alanina. A alanina transportada pelo sangue para o fgado, onde novamente convertida em piruvato por transaminao

TRANSPORTE DOS AA p/ FGADO


Ciclo da glicose-alanina No fgado, a via da gliconeognese pode utilizar o piruvato proveniente da transaminao da alanina para sintetizar glicose. A qual pode ir para o sangue e ser utilizada pelo msculo.

CICLO DA URIA

VISO GERAL
A uria a principal forma de eliminao dos grupos amino oriundos dos aminocidos e perfaz cerca de 90% dos componentes nitrogenados da urina. Um tomo de nitrognio da molcula de uria fornecido por NH3 livre e o outro pelo aspartato. O carbono e o oxignio da uria so derivados do CO2 A uria produzida pelo fgado e ento transportada pelo sangue at os rins, para ser excretada na urina.

CICLO
O ciclo da uria consiste em 05 reaes 02 dentro da mitocndria e 03 no citosol. O ciclo utiliza dois grupos amino, um do NH4+, e um do aspartato, e um carbono do HCO3-. Essas reaes utilizam energia.

A molcula de ornitina a carregadora desses tomos de carbonos e nitrognios.

CICLO
Formao do carbomoil-fosfato A formao do carbomil-fosfato, pela carbomoil-fosfato-sintetase I, impulsionada pela clivagem de 02 molculas de ATP. A amnia incorporada no carbomoil-fosfato fornecida principalmente pela desanimao oxidativa do glutamato, catalisada pela glutamato-desidrogenase mitocondrial.

No final, o tomo de N2 originrio dessa amnia torna-se um dos nitrognios da uria.

Carbamoil-fosfato-sintetase I requer N-acetil glutamato como ativador alostrico positivo

CICLO
Formao de citrulina Ornitina e citrulina so aminocidos bsicos.

A ornitina regenerada a cada volta do ciclo da uria


A liberao do fosfato de alta energia do carbamoil-fosfato inorgnico estimula o avano da reao nesse sentido. O produto da reao, a citrulina, transportado para o citosol.

CICLO
Sntese do argininossuccinato A citrulina condensa-se com o aspartato para formar arginossuccinato. O grupo -amino do aspartato fornece o segundo nitrognio que ser, no final, incorporado na uria.

A formao do argininossuccinato estimulada pela clivagem do ATP

CICLO
Clivagem do argininossuccinato O argininossuccinato clivado, produzindo arginina e fumarato. A arginina serve como precursor imediato da uria. O fumarato hidratado dando origem ao malato.

CICLO
Clivagem da arginina A arginase cliva a arginina em ornitina e uria.

Essa enzima ocorre quase exclusivamente no fgado.


Dessa forma, enquanto outros tecidos, como rim, podem sintetizar arginina por meio dessas reaes, apenas o fgado pode clivar a arginina e, assim, sintetizar a uria.

DESTINO DA URIA
A uria sai do fgado por difuso e transportada no sangue at os rins, onde filtrada e excretada na urina.
Parte da uria difunde do sangue para o intestino, onde clivada em CO2 e NH3 pela urease bacteriana. Essa amnia parcialmente perdida nas fezes e parcialmente reabsorvida para o sangue.

DESTINO DA URIA
Em pacientes com insuficincia renal, os nveis de uria no plasma aumentam, promovendo maior transferncia de uria do sangue para o intestino.
A ao intestinal da urease sobre essa uria torna-se uma fonte clinicamente importante de amnia, contribuindo para a hiperamonemia. Ingesto oral de neomicina.

REGULAO DO CICLO

O N-acetil-glutamato um ativador essencial da carbamoilfosfato-sintetase I O passo limitante da velocidade para o ciclo da uria. O N-acetil-glutamato sintetizado a partir de acetil-CoA e glutamato, em uma reao ativada pela arginina

REGULAO DO CICLO

A concentrao intra-heptica de N-acetil-glutamato aumenta aps a ingesto de uma refeio rica em protena, que fornece tanto substrato (glutamato), quanto o regulador da sntese de N-acetil-glutamato. Isso leva a um aumento na velocidade de sntese de uria.

METABOLISMO DA
AMNIA

VISO GERAL
produzida por todos os tecidos durante o metabolismo de uma variedade de compostos eliminada principalmente pela formao de uria no fgado. O nvel de amnia no sangue, no entanto, deve ser mantido muito baixo, pois so txicas para o sistema nervoso

FONTES DE AMNIA
Aminocidos O fgado forma amnia, pelas reaes de aminotransferases e da glutamato-desidrogenase. Glutamina (rins) Ao bacteriana no intestino produzida a partir da uria, pela ao da urease. Essa amnia absorvida pelo intestina at o fgado. Aminas

TRANSPORTE DE AMNIA
Uria
A formao de uria no fgado , quantitativamente, a mais importante via de eliminao. A uria circula no sangue, do fgado para os rins.

Glutamina
A formao da glutamina a partir de glutamato e de amnia, ocorre pela glutaminase-sintetase. Ocorre principalmente no fgado e nos msculos, mas tambm importante no SNC, onde o principal mecanismo p/ remoo da amnia no encfalo.

HIPERAMONEMIA ADQUIRIDA
Doena heptica uma causa de hiperamonemia. Pode resultar de um processo agudo, como por exemplo hepatite viral, isquemia ou hepatotoxinas. Cirrose heptica causada por alcoolismo, hepatite ou obstruo biliar, pode resultar na formao colateral ao redor do fgado. Como resultado, o sangue da circulao porta lanado diretamente para a circulao sistmica.

HIPERAMONEMIA ADQUIRIDA
O sangue no tem acesso ao fgado. A destoxicao da amnia (ou seja, sua converso em uria) , portanto, gravemente prejudicada, levando a nveis elevados de amnia circulante.

Anda mungkin juga menyukai