Anda di halaman 1dari 39

Unidade I Fundamentao filosfica

O pensamento humanista

- sculo XIV - Itlia - movimento esttico, literrio e filosfico


Tal movimento exaltava o valor

humano como meio e finalidade.


Difundiu-se por toda a Europa

incio da cultura moderna.

Valor fundamental = homem = seu sentimento Originalidade Superioridade sobre

outros animais.

Pode construir seu destino ( o centro do universo)

Homem

em sua totalidade

Para o pensamento humanista o valor fundamental de uma doutrina o homem, seu sentimento, sua originalidade e sua superioridade sobre os outros animais. O homem passa a ser visto como um ser que pode construir seu prprio destino, um ser que constitui o centro do universo.
O Humanismo foi fundamental para o

reconhecimento do valor do homem em sua totalidade e a tentativa de compreend-lo em seu mundo, que o da natureza e da histria.

As bases do humanismo ocidental esto em torno dos princpios:

O homem pensado como fim e nunca como meio ou como

instrumento; (coloca o homem como centro das reflexes. No se trata de opor o homem Deus, mas buscava valorizar a pessoa em si, buscando as qualidades negadas pelo pensamento catlico medieval).
Deriva da idia que confere centralidade ao homem no

mundo, cuja raiz encontra-se na filosofia grega de Protgoras O homem a medida de todas as coisas, das que so enquanto so e das que no so enquanto no so; (a verdade determinada pelo ser humano, por sua capacidade de argumentao. A percepo da realidade. Toda verdade depende do sujeito cognitivo).

Outro elemento primordial do humanismo oriundo do

pensamento aristotlico, a exaltao da razo como atributo maior e exclusivo do homem. (superioridade sobre os animais. Um ser que pode construir seu prprio destino)
Novo homem =

de mentalidade renovada (coragem, virtude...). Liberto das tradies feudais Capaz de buscar explicaes racionais sobre o Universo e expandir sua energia criadora.

A PSICOLOGIA HUMANISTA
A Psicologia se desenvolveu e se estabeleceu a partir de 4 foras, ou seja, correntes tericas, estudiosos da cincia psi.
1 Fora = Behaviorismo (Iniciada por Watson e seu maior expoente foi Skinner). 2 Fora = Psicanlise (Criada por Freud com seu determinismo pulsional e sexual) Apesar de sua grande importncia, as 2 foras despertaram no meio diversas OPOSIES ao mecanicismo de suas propostas deterministas de compreenso do psiquismo e ao pouco otimismo quanto a natureza humana e as suas potencialidades intrnsecas. Para os opositores, essa potencialidade teria sido negligenciada, ignorada ou deturpada, cujas teorias foram fundamentadas em estudos de animais e doentes mentais. Os opositores reuniram-se com novas propostas:

3 Fora = Psi Humanista 4 Fora = Transpessoal Ao contrrio do Behaviorismo e psicanlise, estas 2 no podem ser associadas a um determinador autor ou escola. Ambas foram movimentos congregadores de profissionais de abordagens diversas e independentes nascido da insatisfao e do sentimento de isolamento dos investigadores, tericos que

no estavam identificados com as tendncias predominantes no cenrio psi.

Anseio de constituir um grupo de PERTENA, intercmbio e fortalecimento mtuo, ser prejuzo s tendncias prpria as quais se identificavam. Heterogeneidade = dificuldade para o estudante e o profissional (H uma confuso que no pretendemos acabar)

Histrico:

Psi Humanista = surgiu no

final da dcada de 50 incio de 60, graas a Maslow.


- coincidiu com movimento

A Psi Humanista se engaja em

favor da mudana social e cultural.


Surgiu como um Movimento

da contracultura (revoltas, mudanas, hippie, Vietn);


- esprito do tempo =

do Potencial Humano (Eupsicologia);


- privilegiando capacidades e

Zeitgeist

potencialidades,

Temas Bsicos:
- nfase na sade e no na patologia
- nfase na experincia consciente - crena na integralidade da natureza com a conduta

social - crena no livre arbtrio, na espontaneidade e na criatividade humanas - estudo de tudo que tiver relevncia humana.

Concepo do homem = ponto polmico No pode ser visto como um animal feroz, movido

por necessidades instintivas de prazer e agresso e jogo de foras instintivas e sociais


pode ser moldado, manipulado, controlado. o corrompe Rousseau.

Nem como uma mquina, rob, marionete que O homem naturalmente bom, a sociedade que O homem um ser em busca de si mesmo. As interpretaes so teleolgicas = enfocam a

finalidade do comportamento ao invs da sua causa passada.

Caractersticas da Psicologia Humanista:


Toma como centro a pessoa;
Se volta contra a exigncia clssica da objetividade e tem seu

modelo baseado na experincia; procedimentos metodolgicos;

Confere maior importncia ao sentido e a significao do que


Todo conhecimento relativo. A experincia permite aproveitar

as infinitas possibilidades de representao mental e a criatividade para ampliar nosso conhecimento;

Confluncia com o paradigma holstico.

Principais representantes:

Abraham Maslow(1908-1970):

Fundador e lder. Pai espiritual da Psicologia Humanista - crtico vigoroso do comportamentalismo e da psicanlise. - o estudo psicolgico focado em ex. anormais e emocionalmente perturbados, ignoram qualidades humanas positivas, como felicidade, satisfao e paz de esprito.

- se sentia pouco afinado com o

Behaviorismo que era apenas confrontado com a psicanlise.


- isolamento (dificuldade de

publicar suas idias);


- meados de 50 organizou lista

de nomes de psiclogos + afinados com suas idias e formou uma rede de intercmbio de artigos e discusses = Rede EUPSIQUIANA = embrio do movimento Humanista.

Maslow acreditava que a natureza humana

seria subestimada se no analisamos os melhores exemplos da humanidade, as pessoas mais criativas, saudveis e maduras da sociedade, o que torna possvel determinar o alcance completo do potencial humano.
A teoria da personalidade de Maslow no tem

origem em histrias de casos de pacientes clnicos, mas em pesquisas com adultos criativos, independentes, auto-suficientes e realizados. Maslow concluiu que cada pessoa nasce com as mesmas necessidades instintivas que nos capacitam a crescer, a nos desenvolver e a realizar nossos potenciais.

A histria de Maslow marcada por sentimentos de

inferioridade e compensao
Nascido em Nova York, era o mais velho de uma prole de

sete filhos. Os pais eram imigrantes com pouca cultura, mas o pai incutiu em seu filho um intenso impulso pela obteno de sucesso ao migrar aos 14 anos a p e de carona da Rssia at a Europa Ocidental.
Sua infncia foi difcil, e achava um milagre no ser um

psictico. Isolado e infeliz, cresceu sem amigos prximos e sem pais afetuosos. O pai era distante e abandonava periodicamente o seu infeliz casamento. No final, reconciliou-se com o pai, mas enquanto criana e adolescente sentiu apenas hostilidade por ele.

A relao com a me foi pior. Era supersticiosa e o punia prontamente

pelas mnimas faltas que fizesse. Proclamava que Deus iria castig-lo e o rejeitava abertamenta, favorecendo os irmos mais novos. Maslow nunca perdoou o tratamento. A experincia influenciou no apenas sua vida emocional, como tambm o seu trabalho em psicologia. "Toda a essncia da minha filosofia de vida, todas as minhas pesquisas e teorizaes ( ... ) tm origem no dio e na revolta contra tudo o que ela representou" em sua adolescncia. Buscou compensar essas deficincias com realizaes atlticas, mas no foi bem sucedido. Podemos dizer que Maslow foi um exemplo vivo do conceito de compensao por sentimentos de inferioridade de Adler, teoria que lhe despertou um profundo interesse posteriormente.

Esqueltico e narigudo, sofreu um enorme complexo de inferioridade

Ento voltou-se para os livros; e fez da leitura e da educao seu

caminho de sada do gueto da pobreza e da solido. A pedido de seu pai, comeou a estudar Direito. mas depois de duas semanas concluiu que no era o que queria, o que ele gostava de fazer na verdade era estudar tudo.

Dos macacos auto-realizao


Descobriu a psicologia

comportamentalista de Watson, que o encantou, levando-o a estudar em psicologia experimental a dominao e o comportamento sexual em primatas. Podemos concluir que muita coisa aconteceu entre suas pesquisas comportamentalistas e o surgimento da Psicologia Humanista.

O desejo de aprender de Maslow equiparava-se paixo por

sua prima Bertha, com quem se casou aos 20 anos. Essa unio lhe deu um sentimento de insero e um sentido de direo. Freud, dos psiclogos da Gestalt e por diferentes filsofos.

Maslow foi influenciado pela leitura dos trabalhos de

A ecloso da Segunda Guerra Mundial e o nascimento de

seu primeiro filho foram fundamentais para o seu trabalho: Diria que qualquer um que tenha tido um beb jamais poderia ser comportamentalista".

Seu QI, obtido em diferentes testes, era de 195, descrito por Thorndike

como um gnio, o que o surpreendeu. Em Nova York na virada da dcada de 1930 para a de 1940, entrou em contato com os intelectuais emigrantes da Alemanha nazista - Erich Fromm, Karen Horney e Alfred Adler.

Maslow se entusiasmou com as teorias de Adler, e tambm

conheceu o psiclogo da gestalt Max Wertheimer e a antroploga norte-americana Ruth Benedict. Sua admirao por eles despertou suas idias sobre auto-realizao.

O envolvimento dos EUA na Segunda Guerra Mundial

mudou sua vida. Ele resolveu devotar-se ao desenvolvimento de uma psicologia que pudesse tratar dos mais elevados ideais humanos, que aprimorasse a personalidade, demonstrando que as pessoas so capazes de exibir comportamentos melhores que o preconceito, o dio e a agresso. mudar-se para a Califrnia e ocupar-se de sua filosofia de poltica, economia e tica baseada numa psicologia humanista. entre o pblico em geral. Recebeu muitos prmios e honrarias e foi eleito presidente da American Psychological Association em 1967.

Recebeu uma bolsa de estudos de uma fundao para

Tornou-se uma figura imensamente popular na psicologia e

O Desenvolvimento da Personalidade: A Hierarquia

das Necessidades
Cada pessoa traz em si uma tendncia inata auto-

realizao e para isso deve desenvolver plenamente todas as suas capacidades e potenciais.
Props uma hierarquia de cinco necessidades

inatas que ativam e direcionam o comportamento humano.

1) necessidades

fisiolgicas (fome, sede, sono, ar e sexo); garantia (segurana, estabilidade, proteo); pertinncia e amor; auto-estima e de reconhecimento; auto-realizao.

2) necessidades de

3) necessidades de

4) necessidades de

5) necessidade de

Para Maslow, as poucas pessoas que conseguiam atingir ao 5. Estgio

eram livres de neuroses e psicoses e atingiram a maturidade.

Caractersticas de pessoas auto-realizadoras:

Percepo clara da realidade Aceitao de si, dos outros e da natureza. Espontaneidade, simplicidade e naturalidade. Dedicao a uma causa Independncia e necessidade de privacidade. Vigor de apreo Experincias culminantes Interesse social Relaes interpessoais profundas Tolerncia e aceitao dos outros Criatividade e originalidade Resistncia a presses sociais

A auto-realizao exige coragem. Mesmo quando as

necessidades inferiores j tenham sido satisfeitas, no podemos cruzar os braos e esperar ser arrastados em direo ao xtase e satisfao por algum caminho coberto de flores.

O processo de auto-realizao exige esforo, disciplina e

autocontrole. Assim, para muitas pessoas, pode parecer mais fcil e seguro aceitar a vida como ela , em vez de procurar novos desafios. Os auto-realizadores testam a si mesmos constantemente, abandonando rotinas seguras, comportamentos e atitudes familiares.

A viso de Maslow sobre personalidade humanista e

otimista.
Prioriza a sade psicolgica, no a enfermidade; o

desenvolvimento, no a estagnao, as virtudes e os potenciais, no as fraquezas e limitaes.


Ele possui um forte senso de confiana em nossa habilidade

de moldar a vida e a sociedade.


Maslow acreditava que somos capazes de moldar nosso

livre-arbtrio mesmo diante de fatores biolgicos e de constituio negativos:

"...a realidade da injustia e da deslealdade biolgicas: de

que alguns bebs nasam saudveis e outros no, alguns nasam inteligentes e outros estpidos, e alguns bonitos e outros feios ( ... ) algo sobre o qual nada podemos fazer. determinado. uma limitao do livre-arbtrio. [Mesmo assim, todos tm] uma grande margem para exercer o livrearbtrio, a responsabilidade e a oportunidade de tornaremse agentes ativos, em vez de joguetes na vida. H muita margem de manobra para que eu me ajude antes de desistir e afundar, para que eu faa o melhor que puder, em vez de me lamentar O que fao com meus dotes genticos e com meu corpo definitivamente mais importante que meramente o que me dado pela minha herana gentica" (citado em Hoffman, 1996, pp. 64-65).

Temos o livre-arbtrio de escolher a melhor maneira de

satisfazer nossas necessidades e realizar nosso potencial. Podemos tanto criar um self realizador como privarmo-nos de buscar esse estado supremo de realizao. Assim, somos responsveis pelo nvel de desenvolvimento pessoal que atingimos.
Ainda que as necessidades na hierarquia concebida por

Maslow sejam inatas, os comportamentos pelos quais as satisfazemos so aprendidos.


Portanto, a personalidade determinada pela interao da

hereditariedade com o meio, das variveis pessoais com as situacionais.

Maslow parece favorecer a singularidade da personalidade.

As motivaes e necessidades so universais, porm as maneiras pelas quais as necessidades so satisfeitas variaro de pessoa para pessoa, porque esses modos de comportamento so aprendidos.
Reconhece a importncia das experincias infantis sobre o

desenvolvimento, mas no nos v como vtimas das mesmas.


Embora a natureza humana seja boa, decente e afvel, ele

no nega a existncia do mal. Acreditava que algumas pessoas fossem incorrigivelmente ms. Sugeriu que a perversidade no era um trao herdado, mas o resultado de um ambiente no apropriado.

Em apoio teoria de Maslow, uma pesquisa com

estudantes universitrios dos sexos masculino e feminino verificou que a satisfao das necessidades de segurana, afiliao e estima estava relacionada negativamente a neuroticismo e depresso (Williams e Page, 1989). Essa pesquisa, usando um teste projetado para medir as trs necessidades, tambm mostrou que as necessidades de estima eram mais fortes do que as necessidades de afiliao. Os analisados demonstraram menor preocupao com as necessidades de segurana, como o esperado em uma populao universitria.

Um estudo utilizando o Inventrio de Satisfao de

Necessidade. um questionrio de auto-relato projetado para medir quanto uma pessoa satisfaz as necessidades descritas por Maslow, correlacionou os resultados de teste de estudantes universitrios com seus resultados no Inventrio de Personalidade de Eysenck.
Novamente, os resultados mostraram que as pessoas

com maior satisfao das necessidades apresentavam menor neuroticismo (Lester, 1990).

Carl Rogers (1902-1987) : Psicoterapia Centrada na Pessoa


Prximo de Maslow, prope que

cada pessoa tem uma tendncia inata para atualizar as capacidades e potenciais do eu.
Suas teorias advm da clnica de sujeitos em sofrimento

emocional.
Sua terapia prope que qualquer mudana deve ser de

inteira responsabilidade do cliente e todos so capazes de racionalmente alterar seus pensamentos e comportamentos indesejveis.

Rogers no acredita em foras

inconscientes e sim que a personalidade moldada pelo presente e pela forma de interpretlo.

A principal fora motivadora de mudanas de uma pessoa seu impulso auto-realizao, que embora inato deve ser reforado pela educao e pela aprendizagem;

Valoriza a relao me-filho,

cabendo a me satisfazer a demanda bsica de amor sem impor condies estima positiva;
se houver imposio de condies

estima positiva condicional a criana fica dependente de condies de valor s serei amado se fizer tudo correto - e assim o seu caminho em busca da plena autorealizao funcionamento pleno - ficar comprometido.

Assim, a condio bsica para a sade emocional

a estima positiva incondicional.


S no pleno funcionamento a pessoa mantm-se

aberta para a experincia, podendo viver plenamente cada momento.


A obra de Rogers considerada de enorme

importncia no processo de humanizao da psicologia.

Principais contribuies e influncias: A psi humanista no teve incio por uma pessoa ou linha especfica, foi por uma confluncia de vrios saberes. A) Teorias Neo-psicanalistas:

A crtica psicanlise era qto sua viso pessimista do homem, determinista e psicopatologizante e a impessoalidade das tcnicas transferenciais.
Alguns dissidentes viam com simpatia o novo movimento e trouxeram grandes contribuies. Algumas de suas teorias foram vistas com bons olhos: Jung, Reich, Adler;

E na psicanlise americana de Horney, Sullivan e Erickson.


Toda corrente da psicanlise do ego em geral. So os psicanalistas no ortodoxos, que chegam at a tomar parte ativa no

movimento humanista.

B) Gestaltistas e Holistas: a psi humanista retoma em grande parte as propostas da

psicologia gestaltista alem de Wertheimer, Koffka e Khler;

em especial a viso holista que privilegia o todo em detrimento das partes, opondo-se ao elementarismo e ao reducionismo do ser.
Influncia da gestalt em quase todos os humanistas; Entre os autores gestaltistas que influenciaram a psi humanista

temos Goldstein, Kurt Lewin que trabalhou com Moreno grande influncia nos trabalhos de grupo,
Perls fundador da gestat-terapia, foi uma das pessoas mais

marcantes do sucesso da psi humanista da dec de 60/70.

C) Psicologias Existenciais: Na dcada de 50 - difuso nos Estados Unidos de trabalhos

vinham sendo realizados na Europa sob influncia dos filsofos existencialistas.


divulgao no meio psicolgico pelos escritos de Tillich e

Rollo May;
1 congresso com a participao dos futuros lderes do

Movimento Humanista, como Maslow e Rogers.


Entre os filsofos existencialistas cujas idias foram mais

abraadas pelos humanistas americanos, destacam-se Kierkegaard e Buber, alm da influncia de Nietzche.

D) Escolas Americanas de Psicologia da

Personalidade:
destacados tericos independentes como G. Allport, G.

Murphy, Murray, Maslow e Rogers entre outros.

Anda mungkin juga menyukai