Anda di halaman 1dari 16

Psicologia Humanista

Dayane Maia Juliane Manoel Victor Renata Emanuele Saul Martins Vitria Regia

Carl Rogers nasceu 08 de janeiro de 1902 em Oak Park, Illinois, um subrbio de Chicago, o quarto de seis filhos. Seu pai era um engenheiro civil de sucesso e sua me era uma dona de casa e cristo devoto. Sua formao comeou na segunda srie, porque ele j podia ler antes de jardim de infncia. Aos doze anos, Rogers e sua famlia mudam-se para uma fazenda, onde, em terreno to frtil e estimulante, passou a se interessar por agricultura e cincias naturais. Graduar-se na Universidade de Wisconsin, em 1924. Transferindo-se para o Teachers College da Columbia University, foi introduzido na psicologia. Foi pioneiro no desenvolvimento de mtodos cientficos que tinham como objetivo o estudo da mudana nos processos psicoteraputicos, vindo a criar e a desenvolver um modelo de interveno que designou inicialmente por Terapia Centrada no Cliente.

Esquema da Viso do Homem e Sociedade:


Para:
Psicanlise Behaviorismo Humanismo

O homem :
mau irracional determinado
neutro depende da aprendizagem determinado

bom racional livre


(segundo Justo, 1987, p. 184)

Condies de Aprendizagem:
Para que exista a aprendizagem, segundo Rogers e Rosenberg, certas condies so necessrias:
1. Confiana na capacidade dos outros de aprender por si mesmos. 2. O professor-facilitador partilha com os estudantes a responsabilidade pelo processo de aprendizagem. 3. O professor facilitador prov os recursos da aprendizagem. 4. O estudante escolhe o seu prprio programa de estudos. 5. oferecido um clima facilitador de aprendizagem. 6. O foco da aprendizagem no est no contedo, mas em favorecer um processo contnuo de aprendizagem. 7. A disciplina responsabilidade do aluno. 8. A avaliao feita pelo prprio aprendiz.

Qualidades Facilitadoras da aprendizagem:


Liberdade para aprender:
Carl Rogers refere-se a selvagens da Austrlia, que aprendem com seus antepassados como sobreviver num ambiente hostil. Este ambiente teria derrotado o homem civilizado. No entanto, por mais de vinte mil anos, os nativos sabiam como conseguir gua, como seguir o rastro dos animais e mat-los, e como encontrar o caminho no deserto.

por qu?:
Porque eles aprendem a fazer exatamente como os outros, sem inovaes. E aprendem a sobreviver num ambiente que hostil, porm imutvel.

Qualidades Facilitadoras da aprendizagem:


E o que acontece com o homem civilizado?
Ele vive num ambiente em constante mudana. O que se sabe hoje sobre fsica, ou qumica, ou gentica, por exemplo, em algumas dcadas j no ser mais exato. O mundo civilizado se modifica numa velocidade assustadora.

como ensinar num mundo em constante mudana?


que para sobreviver necessrio facilitar a mudana e a aprendizagem. Para Rogers, o fim da educao a facilitao da aprendizagem. Para ser um facilitador necessrio ter algumas qualidades que facilitam a aprendizagem.

Qualidades Facilitadoras da aprendizagem:

Autenticidade do facilitador; Apreo, aceitao e confiana; Compreenso emptica; Confiana no ser humano.

Qual a consequncia disso no aluno?

Qualidades Facilitadoras da aprendizagem:

Quando a direo da sala de aula no est mais centrada no professor, mas no aluno, as coisas fluem melhor, podemos sentir o seu progresso, num clima agradvel, mesmo que s vezes, seja cansativo.

Qual a consequncia disso no professor?


Para Rogers, quando o professor se torna agente de libertao de tal aprendizagem auto iniciada, verifica que ele prprio mudou, tanto quanto o aluno.

Edificar sobre problemas percebidos como reais:

Estratgias para promover a liberdade:

Promover recursos:

A tarefa do facilitador de suscitar esta motivao, descobrir que desafios so reais para o jovem e proporcionar-lhe a oportunidade de enfrent-los.

Oferecer livros para o manuseio, artigos, equipamento, laboratrio, mquinas, filmes, gravaes e outros recursos. Mas o principal recurso a figura do professor. Ambientes de sala de aula que apoiam a autonomia do aluno esto associados com maior interesse, senso de auto competncia, autoestima, criatividade, aprendizagem conceitual e preferncia por desafio.
(segundo woolfolk, 2000, p. 361)

Estratgias para promover a liberdade:


O uso de contratos: Ajuda os alunos a definirem suas metas e auxilia-os nas notas, que devem partir do esforo e no dos critrios arbitrrios do mestre. Diviso em grupos: Deve-se oportunizar aos grupos a possiblidade de seguir o seu prprio ritmo de estudo. Se forme alunos criativos e independentes, agiro de uma forma. Se forem mais passivos e desejarem um caminho predeterminado, seguiro os passos previstos pelo professor.

Organizao de Grupos de Facilitadores de Aprendizagem.


Quando os turmas so grandes, como fazer ?

Orientao de pesquisa:
Desenvolver estudantes pesquisadores. Satisfao da descoberta auto iniciada pelos professores.

Simulao como tipo de aprendizagem: O que ? Como se faz ?

Instruo programada como tipo de aprendizagem experimental:


A instruo programada pode ser usada como facilitador da aprendizagem. As mais curtas so as mais teis, no dizer de Rogers, pois o aluno se envolve nas mquinas de ensinar. Os grupos bsico de encontros:
So chamados de treinamento da sensibilidade, laboratrio de relaes humanas.

Auto-avaliao:
a melhor maneira de transformar aprendizagem iniciada pelo aluno em aprendizagem responsvel.

Princpios psicolgicos centrados no aluno:


A aprendizagem mais efetiva quando um processo intencional de construo de significado a partir da prpria experincia. Os alunos devem ter objetivos na aprendizagem. Cada aluno organiza e constri o conhecimento de acordo com sua experincias significativas anteriores. A motivao e as emoes influem na aprendizagem. A aprendizagem influenciada pelo contexto ambiental e depende das interaes sociais e comunicaes com os outros. Devem-se respeitar e valorizar as diferenas individuais na aprendizagem, pois assim a motivao aumenta e a aprendizagem apoiada.

Concluso:
Rogers criou a terapia centrada no cliente ou terapia no-diretiva, que valoriza a relao cliente-terapeuta e confia nas possibilidades da pessoa reconstruir sua personalidade. Postura humanista de Rogers considera o aluno como um ser consciente, com capacidade de opo e com intencionalidade, o que significa que suas aes se dirigem a um fim.

Anda mungkin juga menyukai