Anda di halaman 1dari 17

Sade Ambiental

Profa. Amlia Vernica Mendes da Silva


veronicavet@terra.com.br

Belo Horizonte, 2011

Metodologia

Aulas Tericas

Exerccios
Seminrios

Grupos de Discusso
Insabio

NORMAS GERAIS
Os Grupos de discusso (GD) sero formados por cinco alunos que recebero artigos cientficos relacionados ao contedo da disciplina; As discusses sero conduzidas pelos grupos que tero no mximo dez minutos para a apresentao; Sero sorteados dois componentes que representaro o grupo; os demais devero responder as perguntas feitas pela turma e profa. O aluno que faltar ao GD de seu grupo (falta dever ser justificada) far avaliao de segunda chamada com toda a matria; Os exerccios sero feitos em dupla SEM CONSULTA. O aluno que no estiver presente far avaliao de segunda chamada com toda a matria;

O atendimento aos alunos ser feito aps as aulas, preferencialmente na sala dos professores;

NORMAS GERAIS
Prova de 2 Chamada
Dia - 28 de Outubro Horrio - 17:30 Matria - Todo contedo

Cincia Ambiental e Ambientalismo

Estudo de como a Terra funciona, e como interagir com ela e de como lidar com os problemas ambientais. Interdisciplinar que usa as informaes das cincias fsicas e sociais.

Meio ambiente tudo o que afeta um organismo vivo (qualquer forma de vida)

Ambientalismo
Movimento social dedicado a proteger os sistemas de suporte vida na terra para todas as espcies

Fonte: rica Braga, 2007

Ecologia
Cincia biolgica que estuda as relaes entre os organismos vivos e o seu meio ambiente

O que sade ambiental?


Compreende todos os aspectos associados sade humana, incluindo qualidade de vida; So determinados por fatores fsicos, qumicos, biolgicos e psicolgicos no meio ambiente; Tambm se refere aos princpios tericos e prticos para avaliar, corrigir, controlar e prevenir fatores ambientais que podem, potencialmente, afetar de maneira adversa a sade das geraes presentes e futuras.
(WHO, 2004)

Sustentabilidade
Capacidade dos diversos sistemas da Terra, incluindo as economias e sistemas culturais humanos, de sobreviverem e de se adaptarem s condies ambientais em mudana.

Longo Caminho
Primeira etapa : Conservar o capital natural da terra os recursos e servios naturais que mantm a nossa e outras espcies vivas e que do suporte s nossa economias

Ideias Principais
Miller (2006)

A vida e a economia dependem da energia do sol e dos recursos e servios naturais da Terra (capital natural), oferecidos pela natureza Capital natural= Recursos naturais + Servios naturais ar purificao do ar gua purificao da gua solo renovao do solo

Ex: nutrientes ou elementos qumicos como carbono, e nitrognio que as plantas precisam como recurso, so reciclados por meio do ar, da gua, do solo e dos organismos pelo processo natural da ciclagem dos nutrientes.

Longo Caminho
Segunda etapa: reconhecer que muitas atividades humanas degradam o capital natural. Como? Utilizando recursos normalmente no renovveis mais rpido do que a natureza consegue renov-lo .

Ideias Principais
Miller (2006)

O ser humano ainda vive de forma no sustentvel, exaurindo e degradando o capital natural

Principais causas dos problemas ambientais: crescimento populacional, o desperdcio no uso de recursos, a pobreza, a falta de valorizao dos recursos naturais e ignorncia sobre como o planeta funciona.

Ideias Principais
Miller (2006)

Ento... H que se fazer uma transio para sociedades humanas mais sustveis que copiem a forma como a terra sustentou a si mesma por bilhes de anos.

Sustentabilidade

Sustentabilidade
O desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem s suas prprias necessidades. Em outras palavras, o equilbrio na convivncia entre o homem e o meio ambiente.

Sociedades Sustentveis do Ponto de Vista Ambiental


Atende s necessidades bsicas de recursos do seu povo sem degradar ou exaurir o capital natural que fornece esses recursos.

Sustentabilidade
.
Capital Natural Degradao do capital Natural

Soluo
O Parlamento Europeu votou de forma esmagadora para barrar madeiras extradas ilegalmente dos mercados da Unio Europia. A legislao, que passou por 644 a 25 votos, ir exigir que todas a empresas comercializando produtos de madeira na Unio Europia comprovem que sua madeira de fonte legalizada. Empresas que no consigam demonstrar prticas confiveis estaro sujeitas a multas. A legislao teve apoio de produtores de madeira locais e exportadores estrangeiros que tiveram suas margens de venda diminudas devido venda de madeira ilegal, que geralmente custa menos que a madeira legal. Os EUA recentemente promulgaram uma medida similar: O Ato Lacey.
Fonte:http://pt.mongabay.com/news/2010/pt0707-eu_timber_ban.html

Sites e Notcias de interesse


http://pt.mongabay.com/

Voc sabe onde descartar eletrnicos, baterias de celular e eletrodomsticos? Ento, anota a! O presidente Lula sancionou a lei que cria a Poltica Nacional de Resduos Slidos. Alm de incentivar a reciclagem de lixo, ela obriga fabricantes, vendedores e distribuidores recuperarem as embalagens usadas. Entretanto, muitas empresas saram na frente e j colocaram em prtica suas iniciativas para ajudar o consumidor a reciclar. Voc sabe onde descartar eletrnicos, baterias de celular e eletrodomsticos? Ento, visite
www.sustentabilidade.org.br

Anda mungkin juga menyukai