Anda di halaman 1dari 9

Disciplina Psicologia Social

Caracterizao da psicologia Social O encontro social , A percepo social, a comunicao, as atitudes, Processo de socializao, os grupos sociais e os papis sociais.

O encontro social
A psicologia social o estudo das manifestaes comportamentais suscitadas pela interaes sociais de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interao.(Aroldo Rodrigues 1999) Interao social, a influncia recproca entre as pessoas, a interdependncia dos indivduos. Pensamento social, processo cognitivo gerado por esta interao. Encontro social so objetos investigado pela psicologia social.

Principais conceitos

Percepo social; percebemos uns aos outros atravs de sua presena ou do conjunto de caractersticas que nos apresenta, o que nos possibilita ter uma impresso do outro. Cognio social; nos permite organizar as informaes a nvel da conscincia, compreender e categorizar os fatos. Podemos dizer que a percepo vai desde recepo dos estimulo at a atribuio de seu significado.

Comunicao

Logo que percebemos podemos dizer que houve comunicao. Comunicao um processo que envolve a codificao e decodificao de mensagem que permitem a troca de informao entre os indivduos. Constituda de cdigos verbais e no-verbais e tambm de um transmissor e receptor. So de interesse da psicologia social questes evidenciam o tipo de influncia , as caractersticas da mensagem, o poder de persuaso, os processos psicolgicos envolvidos, dentre outros.

Atitudes

Atravs da percepo da comunicao e de outros os individuo organiza as informaes e as relaciona com afetos positivos ou negativos.desenvolvendo assim uma predisposio para agir favorvel ou desfavorvel em relao as pessoas e objetos presentes no meio social. A essa informao com forte carga afetiva que predispem a realizao de um comportamento damos o nome de atitude. As atitudes so desenvolvidas de acordo com as crenas valores opinies em relao ao meio social.

Processo de socializao

Nesse processo esto envolvidas a percepo , comunicao, atitudes, comportamentos e ainda outros como os motivos, interesses e necessidades em que nos apresentamos em dada situao. Estes so conjuntos de aspectos psicolgicos que nos permite compreender atribuir significados e responder ao outros. Como nossas crenas, valores e significaes que se d no processo social em que o indivduo se torna membro de determinados conjunto social, apropria suas regras, normas e conhecimentos sistematizados denominamos de socializao.

Grupos sociais

As organizaes que servem de intermedirios entre conjunto social mais amplo e o indivduo. Grupos sociais so pequenas organizaes de indivduos que possuindo objetivos comuns, desenvolvem aes na direo desses objetivos. Para garantir essa organizao possuem normas, tarefas e funes distribudas entre seus membros, formas de cooperao e de competio. Apresentam aspectos que atraem os indivduos impedindo que abandonem o grupo.

Papis Sociais

Se a sociedade entendida como um conjunto de posies sociais, todas as expectativas de comportamento estabelecidas pelo conjunto social para os ocupantes das diferentes posies sociais determinam o papel prescrito. Todos os comportamentos que manifestamos no nosso encontro o papel desempenhado, que podem ou no estar de acordo com a prescrio social. J os papeis sociais nos permitem compreender a situao social pois so referncias para a nossa percepo do outro e ao mesmo tempo so referncias a nosso prprio comportamento.

Concluso

Para finalizar importante entender que a cada encontro social, cada momento de comunicao e interao entre as pessoas so sempre momentos de nosso processo de socializao, que ininterrupto no decorrer de nossas vidas.

Anda mungkin juga menyukai