Anda di halaman 1dari 15

HOSPITALIDADE DO LUGAR

O que faz de um lugar, um lugar de


hospitalidade/hospitaleiro?

RELEMBRANDO O CONCEITO DE HOSPITALIDADE:


Hospitalidade fundamentalmente o ato de acolher e prestar servios a algum que por qualquer motivo esteja fora de seu domiclio. A hospitalidade uma relao especializada entre dois protagonistas, o que recebe e o que recebido, mas no s isso (Gotman, 2001).

Ainda...
(...) possvel ampliar a noo de hospitalidade englobando a relao que se estabelece entre o espao fsico e seus habitantes, pois ela abrange no somente a acomodao, mas tambm a alimentao o conforto e o acolhimento, proporcionando ao visitante a sensao de bem-estar. (Grinover, 2002)

COMO AVALIAR A HOSPITALIDADE DE UM LOCAL?


Considera-se a hospitalidade de um local analisando diferentes esferas, quais sejam: 1 Domstica 2 Comercial 3 Pblica 4 Virtual

1 - Hospitalidade Domstica
So os hbitos de bem receber em casa ou em sua cidade, por exemplo. A hospitalidade domstica trata-se de pequenos gestos do cotidiano que terminam por refletir nas prticas comerciais tursticas de um local.

2 Hospitalidade Comercial
Chama-se de hospitalidade comercial a prestao de servios, envolvendo profissionais.

Deve-se atentar para a qualidade no recebimento destes turistas.


OBS. Programa Ol Turista Ministrio do Turismo

3 Hospitalidade Pblica
Em relao hospitalidade pblica destaca-se o fato de que, a rigor, quem recebe a cidade, o lugar, influenciando diretamente as questes de recebimento comercial, at porque, os lugares que costumam ser desejados e consumidos antes mesmo dos servios de hospedagem, alimentao e transportes.

4 Hospitalidade Virtual
A hospitalidade virtual diz respeito s relaes virtuais cada vez mais presentes de um modo geral e, especificamente, no turismo atravs de websites, mensagens e comrcio eletrnicos.

Concluso:
No h como avaliar a Hospitalidade de um local se um daqueles aspectos for deixado de fora da avaliao.
Mas, deve-se atentar para os chamados vetores de avaliao da Hospitalidade de um lugar. Vejamos...

Fazem parte dos pr-requisitos de hospitalidade de um lugar:


Acessibilidade Legibilidade
Identidade

Acessibilidade
o grau de facilidade com que o lugar e seus produtos podem ser acessados. Neste quesito, pode-se abordar aos meios de transporte que trazem o turista ao destino e ao grau de mobilidade que se tem dentro do destino, qualidade dos transportes tursticos de todos os tipos, estradas etc.

Legibilidade
Refere-se facilidade com a qual as partes da cidade podem ser visualmente apreendidas, reconhecidas e organizadas de acordo com uma imagem coerente (...) as cidades apresentam graus diferentes de legibilidade e, conseqentemente, diferentes nveis de hospitalidade. Em outras palavras, a cidade torna-se mais hospitaleira na medida em que o usurio (turista ou visitante) a l com mais facilidade e seus elementos constitutivos (sinalizaes) so percebidos e interpretados sem grandes esforos. (Grinover, 2001)

Identidade
Existe uma expectativa clara por parte do turista pela experincia que decorre de compreender o espao como lugar passvel de interpretao. Hbitos, costumes, histria e memria so nicos, so do lugar e no convm impedir tais manifestaes. O que esperar de um centro histrico? Que parea nico como, de fato, foi no passado. Que manifeste as singularidades que o constituram como histrico.

Em sntese, vimos que um lugar (ou uma cidade) ser mais hospitaleiro quanto mais for acessvel, legvel e provido de identidade.

E a nossa realidade? O quanto hospitaleira nossa regio???

Uma cidade , ou no, hospitaleira em funo da coexistncia de trs dimenses fundamentais: a acessibilidade, a legibilidade e a identidade, intimamente relacionadas pela escala, pelas medidas geogrficas e temporais, que proporcionam a compreenso da cidade, seja para o habitante, seja para quem dela se aproxima, nela se introduz e dela se apropria. A hospitalidade supe a acolhida; uma das leis superiores da humanidade, uma lei universal. Acolher permitir, sob certas condies, a incluso do outro no prprio espao, nesse sentido, a cidade deixa de ser um conceito geogrfico, para transformar-se em um smbolo complexo e inesgotvel da experincia humana.
Lcio Grinover A hospitalidade urbana: acessibilidade, legibilidade e identidade

Anda mungkin juga menyukai