Anda di halaman 1dari 27

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL

24 Setenta semanas esto determinadas sobre o teu povo, e


sobre a tua santa cidade, para cessar a transgresso, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqidade, e trazer a justia eterna, e selar a viso e a profecia, e para ungir o Santssimo. 25 Sabe e entende: desde a sada da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalm, at ao Messias, o Prncipe, haver sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificaro, mas em tempos angustiosos. 26 E depois das sessenta e duas semanas ser cortado o Messias, mas no para si mesmo; e o povo do prncipe, que h de vir, destruir a cidade e o santurio, e o seu fim ser com uma inundao; e at ao fim haver guerra; esto determinadas as assolaes. 27 E ele firmar aliana com muitos por uma semana; e na metade da semana far cessar o sacrifcio e a oblao; e sobre a asa das abominaes vir o assolador, e isso at consumao; e o que est determinado ser derramado sobre o assolador. (Dn 9:24-27 ACF)

Esta surpreendente passagem das Escrituras d a seqncia cronolgica de Deus para restaurar Israel e derrubar os poderes dos Gentios. A ocasio desta profecia das 70 semanas foi a orao de Daniel suplicando que Deus tivesse misericrdia de Israel (vv. 3-20). A viso das 70 semanas a resposta de Deus (vv. 21-23). Nesta

viso, Deus revela a Daniel a programao temporal e os eventos que levaro ao


estabelecimento do reino messinico de Israel.

O Povo A Quem A Profecia Das 70 Semanas Pertence

A profecia tem a ver com "teu povo" (referindo-se ao povo de Daniel, os Judeus [literalmente]) e com "tua santa cidade" (referindo-se a Jerusalm [literalmente])

O Propsito Das 70 Semanas (Dan 9:24)

O propsito completar, totalmente cumprir as promessas de Deus a (e as alianas e profecias de Deus a respeito de) Israel [literalmente].

A Durao Das 70 Semanas

O termo hebraico aqui usado para semanas ("shebuah") significa simplesmente

grupos de sete. O contexto que tem que determinar se uma semana de dias ou
de anos. Por causa das seguintes razes, ns sabemos que o termo se refere a semanas de anos [isto , cada semana um grupo de sete anos].

1. As semanas que j tm sido cumpridas demonstram que estas so semanas de anos ao invs de semanas de dias. Dan. 9:25 diz que haveriam 69 semanas desde a

reconstruo do Templo de Jerusalm at a vinda do Messias. H alguma leve


discordncia sobre exatamente quando este perodo comea e termina, mas ns sabemos que houve menos de 500 anos entre a ordem para reconstruir Jerusalm e a vinda de Cristo. 69 semanas de anos seriam 483 anos. Assim, ns vemos que a parte da profecia que j tem sido cumprida exige que ns interpretemos as semanas como sendo semanas de anos. razovel acreditar que a 70 a semana ser tambm uma semana de anos, isto um perodo sete anos.

2. O conceito das semanas de anos era familiar ao pensamento judaico (Lev 25:39). Em Levtico captulo 25, Deus ordenou que Israel pensasse em termos de perodos ou de semanas de sete anos. Cada stimo ano a terra devia descansar.

3. Na altura da viso, Daniel tinha estado pensando em termos de semanas de anos. Em Daniel 9:2, ele estava pensando sobre a profecia de Jeremias que ensinava que Israel seria feita cativa por 70 anos. Ns encontramos esta profecia em Jer 25:11-

12. Se ns olharmos para 2 Crnicas 36:21, ns encontraremos que a razo para


esses 70 anos de cativeiro foi que Israel no tinha obedecido a Deus para guardar o sbado do stimo ano tal como foi ordenado em Levtico captulo 25. Assim, Daniel estava pensando em termos de semanas de anos [isto , cada semana sendo um grupo de 7 anos] quando a viso de Daniel 9 foi dada.

A Diviso Das 70 Semanas

As 70 semanas (isto , os 490 anos) que completam o programa de Deus para com Israel so divididas em trs perodos distintos. H sete semanas (49 anos), depois h 62 semanas (434 anos), e depois h a semana final (7 anos).

1. Durante as primeiras 7 semanas (49 anos) Jerusalm foi reconstruda em tempos trabalhosos. Isto descrito no livro de Neemias. A sada da ordem para restaurar e reedificar Jerusalm o decreto de Artaxerxes tal como est registrado em Neemias 2. Durante os 49 anos seguintes, a cidade foi reconstruda (Ironside).

2. As 62 semanas seguintes (434 anos) estendem-se desde a reconstruo de Jerusalm at a vinda do Messias. Ento, 434 anos mais tarde, nosso Senhor entrou montado [sobre um jumentinho] em Jerusalm e foi aclamado pelas multides como o rei, o filho de David; mas, alguns poucos dias mais tarde, foi rejeitado e crucificado Assim, o Messias foi cortado fora (Ironside).

3. Entre o final da 69a e o incio da 70a semana est havendo um perodo de tempo indeterminado durante o qual o Messias foi cortado fora (rejeitado e crucificado), Jerusalm foi destruda pelos exrcitos Romanos (no ano 70 d.C.), e esto havendo e haver desolaes at o final de tudo. A palavra hebraica traduzida como desolao" tambm traduzida como destruio" (Osias 2:12). Refere-se ao fato que Jerusalm tem sido repetidamente destruda e invadida [e sua populao morta ou expulsa] durante todo o perodo em que estamos, entre o fim da 69 a e o incio da 70a semana. No visto por Daniel est o interldio da poca das igrejas, durante o qual o Messias foi ressuscitado e ascendeu de volta ao Cu para supervisionar o chamamento, de entre as naes, de um povo para Seu nome (Luc 19:11 - 27; Atos 15:14 - 18). O anjo revelador disse a Daniel, e at ao fim haver guerra; esto determinadas as assolaes (9: 26). Isto d a inteira histria da

Palestina pelos dezenove sculos passados. Ela tem sido um grande campo de batalha e uma cena de desolao quase que sem paralelo, porque Israel no reconheceu a poca de sua visitao. [Portanto,] Seus tempos no esto em andamento agora: Deus est fazendo um outro trabalho. Enquanto os Judeus esto cegados, em parte, e so errantes sobre a face da terra, Deus est ajuntando e recolhendo para fora a Sua igreja, o corpo de Cristo, um exrcito celestial, que reinar com Cristo quando Este estabelecer Seu reino de [absoluta] justia sobre [toda] a terra (Ironside).

4. A 70a semana (os sete anos finais). O prncipe do Imprio Romano revivido far um pacto com Israel. Que o Anticristo se levanta de entre o Imprio Romano revivido evidente pelo fato de que ele chamado de o prncipe do povo que destruiu Jerusalm aps a morte do Messias; este povo foi o povo de Roma. No meio dos sete anos, o Anticristo profana o Templo Judaico (comparar Mat 24:15; 2Tes 2:3-4). Haver desolaes at que Cristo retorne para derrubar o Anticristo (comparar Mat 24:16 - 21; Apo 11:2). A abominao que faz desolao marca a metade dos sete anos. Comparando com Mateus 24:15, ns vemos que Jesus coloca este evento dentro do perodo de Tribulao. Esta abominao da desolao provavelmente se refere ocasio quando o Anticristo colocar a si mesmo como Deus (2Tes 2:4).

David Cloud Traduzido por Valdenira N.M. Silva, Nov 2006 O acima foi extrado do curso de estudos bblicos avanados intitulado de "Understanding Bible Prophecy," que se encontra disponvel em Way of Life Literature, http://www.wayoflife.org/ , P.O. Box 610368, Port Huron, MI 48061, 866-295-4143, fbns@wayoflife.org.

Todas as citaes bblicas so da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente at 1894, no mximo at a edio IBB-1948, no a SBB-1995) so as nicas Bblias impressas que o crente deve usar, pois so boas herdeiras da Bblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzidas somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta pgina de http://solascriptura-tt.org)

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/ retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )

AULA DOIS

DANIEL 2 Imprio Babilnico Mapa


Nabopolassar (626 - 605 AC) foi o fundador do que denominado de o Imprio Caldaico ou Neo-Babilnico, que teve a sua idade urea nos dias do rei Nabucodonossor (622-605AC) e durou at a queda de Babilnia ante os Medos e Persas em 539.

DANIEL INTERPRETA O SONHO DE NABUCODONOSOR

1 Ora no segundo ano do reinado de Nabucodonozor (603 AC), teve este uns sonhos; e o seu esprito se perturbou, e passou-se-lhe o sono. 2 Ento o rei mandou chamar os magos, os encantadores, os adivinhadores, e os caldeus, para que declarassem ao rei os seus sonhos; eles vieram, pois, e se apresentaram diante do rei. 3 E o rei lhes disse: Tive um sonho, e para saber o sonho est perturbado o meu esprito.

4 Os caldeus disseram ao rei em aramaico: rei, vive eternamente; dize o sonho a teus servos, e daremos a interpretao 5 Respondeu o rei, e disse aos caldeus: Esta minha palavra irrevogvel se no me fizerdes saber o sonho e a sua interpretao, sereis despedaados, e as vossas casas sero feitas um monturo; 6 mas se vs me declarardes o sonho e a sua interpretao, recebereis de mim ddivas, recompensas e grande honra. Portanto declarai-me o sonho e a sua interpretao.

7 Responderam pela segunda vez: Diga o rei o sonho a seus servos, e daremos a interpretao. 8 Respondeu o rei, e disse: Bem sei eu que vs quereis ganhar tempo; porque vedes que a minha palavra irrevogvel.

9 Se no me fizerdes saber o sonho, uma s sentena ser a vossa; pois vs preparastes palavras mentirosas e perversas para as proferirdes na minha presena, at que se mude o tempo. Portanto dizei-me o sonho, para que eu saiba que me podeis dar a sua interpretao. 10 Responderam os caldeus na presena do rei, e disseram: No h ningum sobre a terra que possa cumprir a palavra do rei; pois nenhum

rei, por grande e poderoso que fosse, tem exigido coisa semelhante de algum mago ou encantador, ou caldeu. 11 A coisa que o rei requer difcil, e ningum h que a possa declarar ao rei, seno os deuses, cuja morada no com a carne mortal.

12 Ento o rei muito se irou e enfureceu, e ordenou que matassem a todos os sbios de Babilnia. 13 Saiu, pois, o decreto, segundo o qual deviam ser mortos os sbios; e buscaram a Daniel e aos seus companheiros, para que fossem mortos. 14 Ento Daniel falou avisada e prudentemente a Arioque, capito da guarda do rei, que tinha sado para matar os sbios de Babilnia; 15 pois disse a Arioque, capito do rei: Por que o decreto do rei to urgente? Ento Arioque explicou o caso a Daniel.

16 Ao que Daniel se apresentou ao rei e pediu que lhe designasse o prazo, para que desse ao rei a interpretao.

17 Ento Daniel foi para casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, 18 para que pedissem misericrdia ao Deus do cu sobre este mistrio, a fim de que Daniel e seus companheiros no perecessem, juntamente com o resto dos sbios de Babilnia.

19 Ento foi revelado o mistrio a Daniel numa viso de noite; pelo que Daniel louvou o Deus do cu.
20 Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque so dele a sabedoria e a fora.

21 Ele muda os tempos e as estaes; ele remove os reis e estabelece os reis; ele quem d a sabedoria aos sbios e o entendimento aos entendidos.

22 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que est em trevas, e com ele mora a luz. 23 Deus de meus pais, a ti dou graas e louvor porque me deste sabedoria e fora; e agora me fizeste saber o que te pedimos; pois nos fizeste saber este assunto do rei. 24 Por isso Daniel foi ter com Arioque, ao qual o rei tinha constitudo para matar os sbios de Babilnia; entrou, e disse-lhe assim: No mates os sbios de Babilnia; introduze-me na presena do rei, e lhe darei a interpretao. 25 Ento Arioque depressa introduziu Daniel presena do rei, e disselhe assim: Achei dentre os filhos dos cativos de Jud um homem que far saber ao rei a interpretao. 26 Respondeu o rei e disse a Daniel, cujo nome era Beltessazar: Podes tu fazer-me saber o sonho que tive e a sua interpretao? 27 Respondeu Daniel na presena do rei e disse: O mistrio que o rei exigiu, nem sbios, nem encantadores, nem magos, nem adivinhadores lhe podem revelar;

28 mas h um Deus no cu, o qual revela os mistrios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonozor o que h de suceder nos ltimos dias. O teu sonho e as vises que tiveste na tua cama so estas:

29 Estando tu, rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos sobre o que havia de suceder no futuro. Aquele, pois, que revela os mistrios te fez saber o que h de ser. 30 E a mim me foi revelado este mistrio, no por ter eu mais sabedoria que qualquer outro vivente, mas para que a interpretao se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu corao. 31 Tu, rei, na viso olhaste e eis uma grande esttua. Imagem da Esttua Esta esttua, imensa e de excelente esplendor, estava em p diante de ti; e a sua aparncia era terrvel.

CABEA = BABILONIA 605 A.C. - 539 A.C.

PEITO = PERSIA 539 A.C - 331 A.C.

VENTRE E COXAS = GRECIA 331 A.C - 168 A.C.

PERNAS = IMP. ROMANO 168 A.C. - 476 A.D.

PES = EUROPA NA SITUA(;AO DE ROMA DIVIDIDA - 476 A.D

32 A cabea dessa esttua era

37 Tu, rei, s rei de reis, a quem o Deus do cu tem

Imprio Babilnico Grande abundncia de

de ouro fino;

dado o reino, o poder, a fora e a glria; 38 e em cuja mo ele entregou os filhos dos homens, onde quer que habitem, os animais do campo e as aves do cu, e te fez reinar sobre todos eles; tu s a cabea de ouro.

ouro foi usado no embelezamento de Babilnia. Herdoto descreve em termos prdigos como o ouro brilhava nos templos sagrados da cidade. A imagem do deus, o trono em que este estava assentado, a mesa e o altar eram feitos de ouro. O profeta Jeremias compara Babilnia a um copo de ouro (Jeremias 51.7). Plinio descreve as vestes dos sacerdotes como sendo intercaladas de ouro. Em 539AC, Ciro, o rei do Imprio Medo-Persa, entrou na cidade de Babilnia por debaixo de seus muros, at ento intransponveis, passando pelo leito seco do rio Eufrates, aps desvi-lo, durante uma noite de orgia no palcio de Belsazar. Daniel 5 Imprio GregoMacednico ou Helenstico. O ltimo rei do Imprio Persa foi Dario III (Codomano) que foi derrotado por Alexandre nas batalhas de Grnico (334 AC), Isso (333 AC) e Arbela, ou Gaugamela (331 AC). Imprio Romano De 197 a 146 AC, Roma conquistou a Macednia.

o peito e os braos de prata;

39 Depois de ti se levantar outro reino, inferior ao teu;

o ventre e as coxas de bronze;

e um terceiro reino, de bronze, o qual ter domnio sobre toda a terra.

33 as pernas de ferro;

e os ps em parte de ferro e em

40 E haver um quarto reino, forte como ferro, porquanto o ferro esmia e quebra tudo; como o ferro quebra todas as coisas, assim ele quebrantar e esmiuar. 41 Quanto ao que viste dos ps e dos dedos, em

Reino Dividido As invases sucessivas

parte de barro.

parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso ser um reino dividido; contudo haver nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de lodo. 42 E como os dedos dos ps eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino ser forte, e por outra ser frgil. 43 Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-o pelo casamento; mas no se ligaro um ao outro, assim como o ferro no se mistura com o barro.

do Imprio Romano por numerosas tribos germnicas e a substituio do imprio por vrios estados ou monarquias, dividiram-no em dez partes principais dominadas pelos ostrogodos, visigodos, francos, vndalos, suevos, alamanos, anglo-saxes, hrulos, lombardos e burgndios.

Um Reino Eterno 34 Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxlio de mos, a qual feriu a esttua nos ps de ferro e de barro, e os esmiuou. 35 Ento foi juntamente esmiuado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e no se podia achar nenhum vestgio deles; a pedra, porm, que feriu a esttua se tornou uma grande montanha, e encheu toda a terra. 36 Este o sonho; agora diremos ao rei a sua interpretao. _____________________________________ 44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do cu suscitar um reino que no ser jamais destrudo; nem passar a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuar e consumir todos esses reinos, e subsistir para sempre. 45 Porquanto viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxlio de mos, e ela esmiuou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro, o grande Deus faz saber ao rei o que h de suceder no futuro. Certo o sonho, e fiel a sua interpretao. 46 Ento o rei Nabucodonozor caiu com o rosto em terra, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe oferecessem uma oblao e perfumes suaves. 47 Respondeu o rei a Daniel, e disse: Verdadeiramente, o vosso Deus Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador dos mistrios, pois pudeste revelar este misterio. 48 Ento o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes ddivas, e o ps por governador sobre toda a provncia de Babilnia, como tambm o fez chefe principal de todos os sbios de Babilnia. 49 A pedido de Daniel, o rei constituiu superintendentes sobre os negcios da provncia de Babilnia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na corte do rei.

TERCEIRA AULA:

Profecia da esttua de Nabucodonosor


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa

A profecia da esttua de Nabucodonosor relatada no segundo captulo do livro bblico [editar] Contexto Histrico
Aproximadamente no ano de 606 AC, o Imprio Babilnico dominava o mundo de ento. Nabucodonosor, o rei deste imprio, havia subjugado o povo de Israel e muitos foram levados para o cativeiro. Dentre os cativos estava o jovem Daniel, da Tribo de Jud. Babilnia era uma cidade de beleza e luxo. Seus palcios e Jardins Suspensos se tornaram uma das sete maravilhas do mundo antigo. Era cercada por imensos muros e gigantescas portas, alm de um profundo fosso rodeando os muros. Babilnia era considerada uma cidade inexpugnvel. O Rio Eufrates cortava a cidade em diagonal, sob os muros, fertilizando os maravilhosos jardins. O territrio que Nabucodonosor governava tinha tido uma longa e variada histria e estado sob o governo de diferentes povos e reinos. De acordo com o Gnesis, a cidade de Babilnia foi parte do reino fundado por Nimrod, bisneto de No.[1] Nabopolasar (626-605 ac) foi o fundador do que se chama o Imprio Caldeu ou Imprio Neo-Babilnico, o qual teve sua idade de ouro nos dias do rei Nabucodonosor e durou at que Babilonia caiu nas mos dos medospersas no ano 539. Nabucodonosor se orgulhava de "sua Babilnia", que ele dizia ter criado por suas prprias mos, com a fora de seu poder, para glria de sua magnificncia.[2] Mas ele se preocupava em como seria quando ele no fosse mais o governante.

[editar] Viso do contexto narrado enquanto alegoria


A Edio Pastoral da Bblia sustenta que a referncia Nabucodonosor alegrica, pois o autor queria criticar Antoco IV que perseguia a comunidade judaica no sc. II AC[3].

Sob essa perspectiva o sonho da esttua teria o seguinte significado: cabea de ouro: Imprio Babilnico peito e braos de prata: Reino Medo ventre e coxas de bronze: Imprio Persa pernas de ferro e ps de ferro/argila: Imprio Grego de Alexandre, depois dividido entre Ptolomeus e Selucidas A Traduo Ecumnica da Bblia, lembra que Antoco III procurou casar sua filha com Ptolomeu V que se refere a um reino divido, ou seja os sucessores de Alexandre (Imprio Selucida e a Dinastia Ptolemaica)[4]. A pedra simboliza o reino messinico, o reino divino de Iahweh, definitivo, que destri os poderes humanos. Esta a pedra que esmaga o Imprio Selucida que oprime Israel[5][4].

[editar] Relato Bblico

Daniel interpreta o sonho do rei Nabucodonosor. Como todos os antigos, Nabucodonosor acreditava em os sonhos como um dos meios pelos quais os deuses revelavam sua vontade aos homens. Segundo a Bblia,[6] em uma noite Deus decidiu revelar a Nabucodonosor o futuro em uma Profecia, no s do imprio da babilnia, mas tambm a histria de toda a humanidade. Nabucodonosor sonhou com uma grande esttua, a cabea era de ouro, o peito e os braos de prata, o ventre e coxas de bronze, as pernas de ferro e os ps eram parte de ferro e parte de barro. Enquanto admirava a esttua uma grande pedra veio do alto e acertou os ps da esttua que acabou sendo totalmente destruda. Depois disso a pedra cresceu at cobrir toda a face da terra. No dia seguinte ao pensar no sonho, o rei percebeu que no conseguia se lembrar de nada. No conformado com o esquecimento procurou ajuda dos sbios de sua corte. Exigiu que eles o fizessem lembrar do sonho e tambm dessem a sua interpretao

Daniel no estava presente quando os sbios foram convocados e notificados da difcil tarefa. Se o mistrio no fosse solucionado todos os sbios seriam executados. A severidade do castigo no estava fora de tom com os costumes desses tempos. No entanto, era um passo temerrio do rei porque os homens cuja morte tinha ordenado constituam a classe mais culta da sociedade. Daniel pediu um tempo para buscar o auxlio de Deus e ento solucionar o que parecia impossvel.

Segundo a Bblia, uma noite Deus enviou a Daniel o mesmo sonho que o Rei havia sonhado. Algum tempo depois Daniel foi levado at Nabucodonosor. Daniel descreveu o sonho com exatido ao rei, contou at mesmo o que Nabucodonosor pensara antes de dormir.[7] Nabucodonosor no tinha nenhuma dvida que aquele era o sonho e que Deus havia revelado essas coisas a Daniel. Em seguida Daniel deu a interpretao do sonho. Daniel descreveu, segundo o relato bblico, histria da humanidade desde a babilnia at o dia do juzo final. Segundo Daniel as diferentes partes da esttua eram diferentes imprios que se sucederiam no controle e domnio do mundo. As mais bvias interpretaes preteristas sobre a revelao do sonho de Daniel, esto contidas nas prprias escrituras sagradas onde se tem revelaes sobrenaturais bem como a do prprio jovem Daniel. Vejamos por partes: 1. a cabea de ouro: as sagradas escrituras definem essa cabea de ouro como o poder babilnico da poca cujo rei era Nabucodonosor e todo seu imprio conquistador; 2. o peito e os braos de prata: seria um segundo reinado um pouco inferior ao babilnico; 3. o ventre e o quadril: seria um terceiro reino, um reinado de bronze que governaria toda terra; 4. as pernas de ferro: se refere a um quarto reino forte como o ferro, pois o ferro quebra e destri tudo; e assim como o ferro despedaa tudo tambm ele destruir e quebrar todos os outros reinos que j existiro; 5. os ps eram em parte ferro e parte barro: essa parte da revelao que Daniel revelar ao rei se refere aos dedos dos ps que eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino ser forte, e por outra ser frgil; quanto ao ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-o com semente humana, mas no se ligaro um ao outro, assim como o ferro no se mistura com o barro. referindo desta forma as alinas que as naes futura tentaro fazer umas com as outras mas sem grandes resultados; 6. a pedra que caiu sem auxlio de mos: se refere ao Messias e Salvador da humanidade, o prprio Jesus Cristo, a quem as escrituras sagradas se referem ((Daniel 2:44) - Mas, nos dias desses reis, o Deus do cu levantar um reino que no ser jamais destrudo; e este reino no passar a outro povo; esmiuar e consumir todos esses reinos, mas ele mesmo subsistir para sempre.)

[editar] Interpretao Historicista


Segundo esta linha de interpretao, a profecia do captulo 7 cobre essencialmente o mesmo lapso histrico que o sonho do captulo 2 de Daniel. Ambos abarcam desde os dias do profeta at o dia do juzo final. Em Daniel 2, Nabucodonosor viu os poderes mundiais representados por uma grande esttua de metal, j no captulo 7, Daniel os viu mediante o simbolismo de bestas e chifres. Os estudiosos que defendem esta linha de raciocnio entendem que tema do captulo 2 de Daniel essencialmente poltico. Foi dado, em primeiro lugar, para informar a

Nabucodonosor e assim conseguir sua cooperao com o plano divino. J a profecia do captulo 7, como as do resto do livro, foram dadas especialmente para que o plano divino, atravs de todos os sculos, pudesse ser entendido e revelado. Estas profecias tem como pano de fundo a luta do bem contra o mal. Antes de prosseguir nesta leitura veja os artigos Simbologia Bblica e Tabela de Smbolos Bblicos.

[editar] A Cabea de Ouro


Ele deu ao senhor o domnio em todo o mundo sobre os seres humanos, os animais e as aves. O senhor a cabea feita de ouro.[8]

Os jardins suspensos da Babilnia, como imaginados por Martin Heemskerck.

[editar] O Primeiro Reino


Nabucodonosor era a personificao do Imprio Neobabilnico. As conquistas militares e o esplendor arquitetnico de Babilonia se deviam, em grande parte, a suas proezas. Literalmente, Daniel diz que a destacada cabea de ouro da esttua era o Imprio Babilnico representado por seu governante Nabucodonosor.

[editar] Ouro
Para embelezar a cidade de Babilonia se tinha usado ouro em abundncia. Herodoto descreve com profuso de termos o resplendor do ouro nos templos sagrados da cidade. A imagem do deus, o trono sobre o qual estava sentado, a mesa e o altar estavam feitos de ouro.

[editar] Cabea
Nabucodonosor sobressaa entre os reis da antigidade.

[editar] Peito e Braos de Prata


Depois do seu reino haver outro, que no ser to poderoso como o seu[9]

[editar] O Segundo Reino

Ciro II permitindo aos Hebreus o retorno e reconstruo de Jerusalm Este segundo reino da profecia de Daniel chamado as vezes Imprio Medo-Persa, inclua o mais antigo Imprio Medo e as aquisies mais recentes do conquistador persa Ciro II. pouco provvel que o segundo reino seja somente o Imprio Medo, como alguns sustentam, o que converteria a Imprio Persa no terceiro reino. O Imprio Medo foi contemporneo do Imprio Neobabilnico, no seu sucessor. Imprio Medo caiu ante Ciro o persa antes da queda da Babilnia. Dario reinou em Babilnia por permisso do verdadeiro conquistador, Ciro, que derrotou Belsasar da Babilnia. O livro de Daniel se refere vrias vezes nao que conquistou a Babilnia, qual Daro representava, como "os medos e os persas". Segundo Herodoto, Ciro havia dito que era parte Persa e parte Medo. Ciro, que tinha chegado a ser rei da Persia, derrotou a Astages dos Medos no ano 553 ou 550 AC. Assim os persas que anteriormente estavam subordinados aos medos, chegaram a ter o poder dominante no que tinha sido o Imprio Medo. J que os persas governaram desde o tempo de Ciro em adiante, se os menciona normalmente como Imprio Persa. Mas o prestgio mais antigo se refletia na frase "Medos e Persas" que se aplicava aos conquistadores da Babilonia no tempo de Daniel e ainda mais tarde. A posio honrosa de Daro depois da conquista da Babilonia demonstra o respeito de Ciro para com os Medos, ainda que o mesmo detinha realmente o poder.

[editar] Prata
Como a prata inferior ao ouro, o Imprio Medo-Persa foi inferior ao Neobabilnico. Ao contrastar os dois reinos, notamos apesar do segundo ter durado mais tempo, certamente foi inferior em luxo e magnificencia. Os conquistadores medos e persas adotaram a cultura da complexa civilizao babilnica, porque a sua estava muito menos desenvolvida.

[editar] Ventre e Coxas de Bronze

e depois desse reino haver ainda outro, um reino de bronze, que dominar o mundo
inteiro. [9]

[editar] O Terceiro Reino


O sucessor do Imprio Medo-Persa foi o Imprio de Alexandre, o Grande e seus sucessores. Grcia estava dividida em pequenas cidades-estados que tinham um idioma comum mas pouca ao unificada. Ao pensar na Grcia antiga, pensamos principalmente na idade de ouro da civilizao grega sob a liderana de Atenas, no sculo V ac. Este florecimento da cultura grega seguiu ao perodo de maior esforo unido das cidades-estados autnomas, a exitosa defesa de Grcia contra Persia, ao redor do tempo da rainha Ester. A "Grcia" de Daniel 8:21[10] no se refere s cidades-estados autnomas do perodo da Grcia clssica, mas ao posterior reino macednico que venceu a Persia. Macednia, uma nao consangunea situada ao norte de Grcia propriamente dita, conquistou as cidades gregas e as incorporou pela primeira vez a um Estado forte e unificado. Alexandre, depois de ter herdado de seu pai o recm engrandecido reino grecomacednico se ps em marcha para estender a dominao macednica e a cultura grega para o oriente e venceu ao Imprio Persa. A profecia aprepresenta o reino da Grcia como um reino que viria depois da Persia, porque Grcia nunca se uniu para formar um reino at a formao do Imprio Macednico que substituiu a Persia como principal poder do mundo desse tempo. O ltimo rei do Imprio Persa foi Daro III, que foi derrotado por Alexandre nas batalhas de Granico (334 ac), Issos (333 ac), e Batalha de Gaugamela (331 ac).

[editar] Bronze

O Imprio de Alexandre Magno Os soldados gregos se distinguiam por sua armadura de bronze. Seus capacetes, escudos e machados eram de bronze. Herodoto nos diz que Psamtico I do Egito viu nos piratas gregos que invadiam suas costas o cumprimento de um orculo que predizia a "homens de bronze que saem do mar".

[editar] Dominar o Mundo Inteiro


A histria registra que o domnio de Alexandre se estendeu sobre Macednia, Grcia e o Imprio Persa. Incluiu a Egito e se expandiu pelo oriente at a ndia. Foi o imprio mais extenso do mundo antigo at esse tempo. Seu domnio foi "sobre toda a terra" no sentido de que nenhum poder da terra era igual a ele, e no porque cobrisse todo mundo, nem ainda toda a terra conhecida nesse tempo. Um "poder mundial" pode definir-se como aquele que est acima de todos os demais, invencvel; no necessariamente porque governe a todo mundo. As afirmaes superlativas eram comumente usadas pelos reis da antigidade. Ciro denomina a si mesmo "rei do mundo e dos quatro bordes (regies da terra)".

[editar] Pernas de Ferro


Depois, vir um quarto reino, e este ser forte como o ferro, que quebra e despedaa tudo. E assim como o ferro quebra tudo, esse reino destruir completamente todos os outros reinos do mundo.[11]

[editar] O Quarto Reino

O Coliseu de Roma, Itlia Esta no a etapa posterior quando se dividiu o imprio de Alexandre, mas imprio que conquistou o mundo macednico. Muito antes da tradicional data de 753 ac, Roma tinha sido estabelecida por tribos latinas que tinham vindo a Itlia em ondas sucessivas arredor do tempo em que outras tribos indoeuropeas se tinham estabelecido na Grcia. Desde aproximadamente no sculo VIII ac at o V ac a cidade-estado latina foi governada por reis etruscos vizinhos. A civilizao romana foi muito influda pelos etruscos, que vieram a Itlia no sculo X ac, e especialmente pelos gregos que chegaram dois sculos mais tarde. Pelo ano 500 ac o Estado romano se converteu em repblica, e seguiu sendo-o por quase 500 anos. Em 265 ac toda Itlia estava sob o domino romano. Em 200 ac Roma saiu vitoriosa da luta a morte que tinha sustentado com sua poderosa rival do norte de frica, Cartago (originalmente uma colnia fenicia). Desde ento

Roma se fez dona do Mediterrneo Ocidental e era mais poderosa do que qualquer dos estados do oriente. Desde ento Roma primeiro dominou e depois absorveu, um a um, os trs reinos que sobraram dos sucessores de Alexandre, e assim chegou a ser o seguinte grande poder mundial depois de Alexandre. Este quarto imprio foi o que mais durou e o mais extenso dos quatro, pois no sculo II dc estendia-se desde Inglaterra at o Eufrates.

[editar] Ferro
Edward Gibbon chamou muito adequadamente Roma de a "monarquia de ferro", ainda que no era monarquia no tempo em que chegou a ser o principal poder do mundo.

[editar] Quebra e Despedaa Tudo


Tudo o que se pde reconstruir da histria romana confirma esta descrio. Roma ganhou seu territrio pela fora ou pelo temor que infundia seu podero armado. Ao princpio interveio em conflitos internacionais numa luta por sobreviver contra seu rival, Cartago, e se viu assim envolvida numa guerra depois de outra. Achatando a um adversrio depois de outro, chegou a ser finalmente a agressiva e irresistvel conquistadora do mundo mediterrneo e da Europa Ocidental. No princpio da era crist, e um pouco mais tarde, o poder de ferro das legies romanas respaldava Pax Romana (a paz de Roma). Roma era o imprio maior e mais forte do que o mundo tinha conhecido at ento.

[editar] Dedos de Ferro e Barro


Na esttua que o senhor viu, os ps e os dedos dos ps eram metade de ferro e metade de barro. Isso quer dizer que esse reino ser dividido, mas ter alguma coisa da fora do ferro; pois, como o senhor viu, o ferro estava misturado com barro. [12]

[editar] O Quinto Reino


Ainda que menciona aos dedos, Daniel no chama especificamente ateno a seu nmero. Declara que o reino seria dividido.Isso significa que esse Reino representa a forma de governo em que se encontra a sociedade humana dividida, com alguns reinos fortes como o ferro e outros frgeis como o barro.

[editar] Barro e Ferro, Fraco e Forte


Roma tinha perdido sua tenacidade e fora frreas, e seus sucessores eram manifestamente dbeis, isto significa que Roma permaneceria at os dias de hoje, contudo como mistura dela (Ferro)com o barro, sabemos que no existe mais atualmente o imprio Romano, e sim o que sobrou dele, o papado. Tambm existia uma parte forte. Os reinos brbaros diferiam grandemente em valor militar, como o diz Gibbon ao referir-se a "as poderosas monarquias dos francos e os visigodos, e os reinos subordinados dos suevos e burgundios".

[editar] No Ficaro Unidos


Os versos 42[13] e 43[14] dizem: "Como os artelhos dos ps eram, em parte de ferro e em parte de barro, assim, por uma parte o reino ser forte e, por outra, ser frgil. Quando ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-o mediante casamento, mas no se ligaro um ao outro, assim como o ferro no se mistura com o barro.". A profecia de Daniel suportou a prova do tempo. Algumas potncias mundiais foram dbeis, outras fortes. O nacionalismo continuou com vigor. As tentativas de converter num imprio nico e grande as diversas naes que surgiram do quarto imprio terminaram no fracasso. Certas sees se uniram transitoriamente, mas a unio no resultou nem pacfica nem permanente. Existiram tambm muitas alianas polticas entre as naes. Mas todas essas tentativas se frustraram. A profecia no declara especificamente que no poderia ter uma unio transitria de vrios elementos, por meio da fora das armas ou de uma dominao poltica. No entanto, afirma que se tentasse ou se conseguisse formar tal unio, as naes que a integrassem no funcionariam organicamente, e continuariam com seus receios mtuos e hostis. Uma federao formada sobre tal fundamento est condenada runa. O sucesso passageiro de algum ditador ou de alguma nao no deve assinalar-se como o fracasso da profecia de Daniel.

[editar] A Pedra
O verso 44 diz: No tempo desses reis, o Deus do cu far aparecer um reino que nunca ser destrudo, nem ser conquistado por outro reino. Pelo contrrio, esse reino acabar com todos os outros e durar para sempre.[15] isso o que quer dizer a pedra que o rei viu soltar-se da montanha, sem que ningum a tivesse empurrado, e que despedaou a esttua feita de ferro, bronze, prata, barro e ouro. O Grande Deus est revelando ao senhor o que vai acontecer no futuro. Foi este o sonho que o senhor teve, e esta a explicao certa.[16]

[editar] Far Aparecer um Reino


Alguns estudiosos apresentam este detalhe da profecia uma predio da primeira chegada de Cristo e da posterior conquista do mundo pelo Evangelho. Outros estudiosos afirmam que isto improvvel porque este novo "Reino" no devia coexistir com nenhum daqueles quatro reinos; devia suceder fase do ferro e barro misturados, que ainda no existiam quando Cristo esteve na terra. Segundo eles o reino de Deus ainda estava por vir, como Jesus afirmou a seus discpulos. Esta linha de interpretao defende a idia que este ltimo Reino ser estabelecido quando Cristo voltar para resgatar aqueles que O aceitaram como Salvador.http://www.sbb.org.br/bibliaonline/biblia_completa2.asp?cv=2&livro=121&ca p=4&ver=1 II Timteo. 4:1]; Mat.25:31-34</ref>. Tambm h a possibilidade de esta pedra ser um movimento intelectual como foi o helenismo, pode ser o domnio religioso universal, pode ser um movimento poltico de nacionalismo, h muitas possiblidades no avaliadas pelos estudiosos que aceitam a interpretao crist .

[editar] Significado para 'Pedra'


Em Aramaico 'ben', uma palavra idntica a palavra 'ben' do Hebraico. Sua traduo "pedra", e usada para referir-se a lousas, pedras para atirar com funda, pedras talhadas, vasilhas de pedra, pedras preciosas. A palavra 'rocha' usada freqentemente na bblia como uma referncia a Deus (Deut. 32:4, 18;1 Sam. 2:2; etc.). Esta palavra 'rocha' vem da palavra hebraica 'tsur'. A palavra usada no original por Daniel foi 'tsur' e no 'eben'. Daniel claro em sua interpretao para Nabucodonosor pois apresenta e descreve todos os smbolos usados na profecia.

[editar] Sem que Ningum a Tivesse Empurrado


Muitos comentatistas acreditam que este um indcio de que este ltimo reino tem origem sobrehumana. Acreditam que o ltimo Reino no ser fundado pelas hbeis mos dos homens, mas pela poderosa mo de Deus. Assim como todo reino estabelecido por Deus, este novo movimento tambm ser estabelecido por Deus No precisar necessriamente ser sobrenatural, mas certamente ser universal

Nabucodonosor II
630 Nascimcnto 605 Campanha contra Siria, Daniel levadocatvo. Daniel 1 (provavelrner1e corn 18 anos) 605 Assume o Trono

602 Sorthoda Estgua Darliel2


-/?? - Estatua de Ovo. Daniel 3 597 Segu-da Carrpanha, Mares de adadaos de Judi levados cativos

586 Destruig o do Ternplo de Jerusai n, mats cativos


Insanidadede 12 meses. Daniel 4 561 Mate

Belsasar
553 Inic o do Reinado (Co Regente de Naborticb ' 551 - Pnmeiro Sonho de Belsasar. Daniel 7

561 - Segundo Sono de Belsasar. Daniel 8


1540 Nabonido retoma de Tema para terdar defender Babilonia de Ciro II Dai c.5 I

Ic111

Ciro II
55 i l

coo fi^ r.aco

539 Cangtistado BabiOnia


538 Lbertarao dos Judeus (Dectaracao de Ciro)
539

Mate

Dario I da Persia. Daniel 10


521 nice do Rc.nado 486 F m do Reinado 485 Mate

Xerxes I (486-465 ac) Artaxerxes 1 (464-424 ac) Xerxes 11 (424 ac) Sogdianus (424-423 ac) Dario II da Persia (423-404 ac), Daniel 11 Artaxerxes II ( 404-358 ac). Daniel 11 Artaxerxes III (358-338 ac). Daniel 1 Artaxerxes IV (338-336 ac). Daniel 1 1 Dario III da Persia (336-330 ac), Daniel 1 1
330 Deposto eAssassinado

Alexandre o Grande
35t la:>ncrrc 336 Coroac5o

336 Cam x iha Persia

334 Batahade Granioo 333 Batahade Issas 331 Bataha de Gaugan is 1 323-Mate

#4 Roma
for M iceccnia Dividida cm Quatro Reptblicas 148 Macedinia a anexada a torn se una provincia roman

AS SETENTA SEMANAS

6. Quanto tempo foi decretado ao povo judeu? (Daniel 9:24) 70 semanas esto determinadas sobre o teu povo...

NOTA: Setenta semanas esto decretadas para o povo judeu dentro dos 2300 dias. O tempo de setenta semanas vezes sete dias por semana igual a 490 dias. O qual por simbologia proftica tornam-se 490 anos. Lembre-se, o povo de Deus esteve em cativeiro na Babilnia neste tempo, por causa de sua rebelio espiritual contra Deus. Agora Deus est dizendo que eles tem 490 anos para se redimir.

... desde a sada da ordem para restaurar e para edificar Jerusalm...


NOTA: A ordem para restaurar e edificar Jerusalm foi dada por Artaxerxes em 457 A.C. (Esdras 7:13-26). Dos trs decretos encontrados em Esdras, os trs incluem a ordem para formar um governo com a construo do templo. Jerusalm foi mais uma vez o centro espiritual e governamental para os judeus. 8. O que aconteceria no fim das 69 semanas? (Daniel 9:25) ... at ao Ungido, sete semanas, e sessenta e duas semanas... NOTA: Da ordem para restaurar e reconstruir Jerusalm em 457 A.C. at o Ungido, o Prncipe vir, seriam 7 semanas, mais sessenta e duas semanas. 7 semanas + 62 semanas = 69 semanas -------- 69 semanas x 7 dias/semanas = 483 dias simblicos ou 483 anos. Se de 483 anos, subtrairmos 457 A.C. ns estaremos no ano calendrio 27 D.C. como o tempo para a apario do Ungido. Jesus foi ungido pelo Esprito Santo para Seu ministrio e Seu batismo (Lucas 3:21, 22 e Atos 10:37, 38). Ele foi batizado em 27 D.C. durante o dcimo quinto ano do reinado de Tibrius Csar (Lucas 3:1) 9. Qual a primeira mensagem que Jesus proclamou seguindo-se ao Seu batismo? (Marcos 1:14, 15)

...O tempo est cumprido , e o reino de Deus est prximo...

NOTA: O relgio proftico de Deus tinha acertado, e Jesus apareceu no tempo que a Bblia havia previsto! A Bblia previu precisamente o exato ano do batismo de Jesus. 10. O que acontece ao Messias? (Daniel 9:26)

...ser morto o ungido, e j no estar...


NOTA: A Bblia no somente previu o batismo de Jesus, mas tambm previu que Jesus morreria. E percebam que dito no por Ele prprio. Ns todos deveramos morrer como resultado de nosso prprio pecado. Jesus morreu muito embora Ele nunca tenha pecado. Sua morte foi substitutiva para a raa humana inteira. 11. Quanto tempo o Ungido confirmou o pacto com os judeus? (Daniel 9:27) ...Ele far firme aliana com muitos por uma semana... NOTA: Uma semana so sete dias profticos, os quais significam sete anos. Adicionando sete anos ao ano 27 D.C. nos traz ao ano 34 D.C. Durante este perodo de sete anos finais dos 490 anos profticos o evangelho seria confirmado ou pregado ao povo judeu. 12. O que fez o Ungido na metade desta ltima semana? (Daniel 9:27)

...na metade da semana far cessar o sacrifcio e a oferta de manjares...


NOTA: Na metade desta semana final, trs anos e meio desta semana final, trs anos e meio antes, Jesus iniciou o Seu ministrio, Ele o motivo do sacrifcio cessar. Jesus concluiu este sacrifcio pela Sua morte na cruz no outono de 31 D.C. Jesus, o Cordeiro de Deus morreu; para no mais existirem sacrifcios de animais. Somente uma pessoa poderia interromper os sacrifcios de animais, aquele que foi o nico que se tornou Ele prprio um sacrifcio. Quando Jesus foi pendurado na cruz, as cortinas do templo foram rasgadas em duas partes indicando o fim do sistema sacrifical. Por trs anos e meio depois da morte de Jesus (o restante da semana de confirmao), os discpulos trabalharam principalmente pelo povo judeu. Contudo, no ano 34 D.C., a nao judia selou a sua rejeio ao evangelho pelo apedrejamento de Estevo (Atos 7:54-59). A perseguio comeou naquele tempo e forou aos cristos se espalharem atravs do globo pregando o evangelho aos gentios (Atos 8:4).

13. Quando os 2300 dias profticos terminam e o que acontece no final deste perodo? (Daniel 8:14)

...At duas mil e trezentas tardes e manhs; e o santurio ser purificado...


NOTA: Lembre-se, 70 semanas (490 anos) fazem parte do longo perodo de 2300 anos.

Se ns subtrairmos 490 anos de 2300 anos, ns temos 1810 anos. Adicionando 1810 anos ao ano 34 D.C., e ns chegamos ao ano de 1844 como concluso dos 2300 anos profticos.

Anda mungkin juga menyukai