Anda di halaman 1dari 14

Definio, Objeto e Inter-relaes.

Ramo da filosofia aplicada que estuda os princpios gerais de moralidade. Trata-se da cincia dos princpios, dos valores morais absolutos e universais. Nesse sentido, uma reflexo crtica sobre a conduta moral dos indivduos, vivendo em sociedade. Ela julga o comportamento moral e prope como este deveria ser. Atravs de uma avaliao rigorosa sobre o que o bem e o que o mal, indica caminhos que realizam o homem como agente do bem e ser racional.

Provm

do radical grego thos e pode significar hbito, costume ou propriedade do carter.

Geral estuda os princpios gerais de moralidade. Especfica estuda a aplicao desses princpios gerais no agir humano. Ex. na poltica, nos negcios, na medicina, na biologia etc.

Um conjunto de normas e regras que indica qual deve ser o comportamento do indivduo diante da idia de certo ou errado, bom ou mau em determinado contexto social.
Tem a funo social de regular as relaes dos indivduos numa comunidade social dada.

a aplicao de princpios ticos na prtica.

TICA

MORAL

princpio e teoria; Diz como devem ser os costumes; Diz como os homens devem proceder; reflexo crtica; transcultural; universal.

prtica e ao Diz como so os costumes de fato; Diz como os homens de fato procedem; agir humano; cultural; relativa.

Carter Social
Diz respeito ao conjunto de regras que valem para um grupo social.

Carter Privado
Situa-se na esfera da conscincia individual e caracteriza-se pela interioridade, em oposio exterioridade da moral social

Ao nascer, j encontramos regras de conduta moral s quais nos adequamos por meio da educao. Normalmente, no avaliamos essas regras, mas, simplesmente, as aceitamos ou recusamos. A moral, contudo, comum a todos os homens, porque todos so dotados de conscincia ou juzo moral. Mas, nem todos so capazes de desenvolver a crtica do contedo da moral. Essa a tarefa da tica e da educao tica em particular. O ser humano ao mesmo tempo herdeiro da moral constituda e capaz de propor uma moral constituinte. Torna-se assim, sujeito constitudo e agente constituinte da moral, isto , sujeito e objeto na construo da realidade social.

Em funo do seu carter pessoal e social a moral atua tanto na esfera pblica como na esfera privada. preciso haver equilbrio entre as duas esferas, pois disso depende a prpria sobrevivncia da sociedade.

Se valorizamos excessivamente o carter social da moral sucumbimos ao dogmatismo e ao legalismo; Se valorizamos demais o carter pessoal da moral sucumbimos ao individualismo, ou tirania da intimidade.

Estado de desordem ou desestruturao social. Instalao do caos.

Conjunto de direitos, liberdades e deveres polticos, sociais e econmicos - j estabelecidas ou no pela legislao, de que gozam os indivduos em determinada sociedade e poca. O cumprimento desses direitos e obrigaes repousa, em ltima anlise, na formao de sujeitos ticos, moralmente responsveis por suas aes e capazes de responder pelas conseqncias delas.

O exerccio consciente e responsvel da cidadania s possvel pela educao tica dos indivduos. A tica e a poltica marcam o incio do processo civilizatrio.

Os processos civilizatrios precisaram domar o animal homem e fazer dele ser socivel capaz de respeitar o outro. Isso exigiu uma trajetria disciplinar de milnios.

Material organizado e adaptado pela Profa. Ms. Ana Maria Brito Sanches.

Fontes Utilizadas: ARANHA. M.L.A. (et all). Filosofando : introduo Filosofia, So Paulo, Moderna, 2003. CHAU, M. Convite Filosofia. So Paulo, tica, 2006. LIPOVETSKY, G. A Sociedade Ps-moralista. Barueri(SP),Manole, 2005.

Anda mungkin juga menyukai