Anda di halaman 1dari 13

Captulo 15: Poltica Fiscal e Dficit Pblico

O Crescimento da Participao do Setor Pblico na Atividade Econmica As Funes Econmicas do Setor Pblico Estrutura Tributria Conceito de Dficit Pblico e Formas de Financiamento

O Crescimento da Participao do Setor Pblico na Atividade Econmica


Poltica Fiscal e Dficit Pblico: Crescimento da renda per capita - gera um aumento da demanda de bens e servios pblicos (lazer, educao superior, medicina, etc.); Mudanas Tecnolgicas: maior demanda por rodovias e infra-estrutura; Mudanas Populacionais Com seu aumento, faz com que o Estado aumente sua despesa com educao, sade, etc; Efeitos de Guerra: a participao do Estado aumenta; Mudanas da Previdncia Social

O Crescimento da Participao do Setor Pblico na Atividade Econmica


Poltica Fiscal e Dficit Pblico: A evoluo das economias mundiais no sculo XX levou ao desenvolvimento dos mercados financeiros, do comrcio internacional,tornando mais complexas as relaes econmicas adicionando incertezas e especulao.

Portanto, a economia (sistema de mercado) no tinha mais condies de regular-se automaticamente, ou seja, sem a atuao econmica do Setor Pblico. Ex.: O crack da Bolsa de Nova York, em 1929.

Funo Alocativa Funo Distributiva Funo Estabilizadora


3

Poltica

Fiscal

Dficit

Pblico:

As

Funes

Econmicas do Setor Pblico


Funo Alocativa do governo est associada ao fornecimento de bens e servios no oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado (chamados bens pblicos). Bens Pblicos: so bens de uso coletivo Caracterstica: impossibilidade de excluir determinados indivduos de seu consumo, uma vez delimitado o volume disposio do pblico. Ex.: meteorologia, defesa nacional e servios de despoluio.

Poltica

Fiscal

Dficit

Pblico:

As

Funes

Econmicas do Setor Pblico


Funo Distributiva: depende da distribuio de renda que depender da produtividade de cada indivduo no mercado de fatores de produo e tambm da influncia das diferentes dotaes iniciais de patrimnio. A atuao do Governo como agente redistribuidor se d atravs:

Tributao Progressiva Subsdios para consumidores de baixa renda Gastos pblicos para reas mais pobres
Funo Estabilizadora: relacionada com a interveno do Estado na economia, para alterar o comportamento dos nveis de preos e emprego, j que o pleno emprego e a estabilidade de preos no ocorrem de maneira automtica na economia.
5

Poltica Fiscal e Dficit Pblico:

Estrutura Tributria

Princpios de Tributao

Princpio da Neutralidade: quando os tributos no alterarem os preos relativos, minimizando sua interferncia nas decises econmicas dos agentes de mercado. Princpio da Eqidade: distribuio de maneira justa do nus entre os indivduos. Pode ser dividida em dois tipos:

Princpio do Benefcio: o indivduo pagaria o tributo para igualar o


preo do servio recebido ao benefcio marginal que ele recebe. Problemas: Identificao do benefcio que cada um atribui a diferentes quantidades do bem ou servio pblico; As pessoas no teriam motivo para revelarem suas preferncias (poderia aumentar sua contribuio), j que o bem pblico.
6

Aplicao do Princpio: Taxas (transportes, energia)

Poltica Fiscal e Dficit Pblico:

Estrutura Tributria

Princpios de Tributao
Princpio da Eqidade (continuao)
Princpio da Capacidade de Pagamento: os agentes devem contribuir de
acordo com a sua capacidade de pagamento. Exemplo: Imposto de Renda.

Medidas utilizadas: Renda, consumo e patrimnio.


 Renda: normalmente so impostos progressivos;  Consumo: abrangncia global, logo, so normalmente regressivos;  Patrimnio: tem o problema de serem formados por fluxos de renda passados que j foram anteriormente tributados.

Efeitos da Poltica Tributria sobre a Atividade Econmica


Poltica Fiscal e Dficit Pblico:

Um dos objetivos do sistema tributrio no ter impactos negativos sobre a eficincia econmica. Sendo adequados, os impostos podem ser utilizados na correo de ineficincias do setor privado. Os impostos podem ser divididos em: Diretos: incidem diretamente sobre a renda das pessoas; Indiretos: incidem sobre o preos das mercadorias.

Especficos: valor fixo, independente do valor do bem; Ad Valorem: alquota fixa sobre o valor do bem.
Estrutura Tributria:

Progressiva: alquota aumenta com o aumento da renda. Ex: I.R Progressivo, logo, mais justo do ponto de vista fiscal);

Regressiva: quanto maior a renda, menor a tributao, em


proporo renda. Ex.: Impostos indiretos (vendas);
8

Proporcional (Neutra): todos pagam a mesma alquota.

10

11

Poltica Fiscal e Dficit Pblico:

Financiamento do

Dficit

G T < 0 Dficit Primrio Financiado por:


1. Emisso de Moeda Inflao de Demanda
O Tesouro Nacional (Unio) pede emprestado ao BC. Forma Inflacionria (Imposto Inflacionrio), mas no aumenta o endividamento pblico no setor privado. Tambm chamado de Monetizao da dvida, ou seja, o BC cria moeda (base monetria) para financiar o Tesouro.

2. Aumento dos Impostos (T) e/ou Queda de (G) Informalismo / Queda


no nvel de produto

3. Emisso de Ttulos Pblicos Aumento da Dvida Pblica


Venda de Ttulos da dvida pblica ao setor privado (interno e externo). O governo troca ttulos (ativo financeiro no monetrio) por moeda, o que no gera inflao. No entanto, provoca elevao da dvida pblica. E ainda, sim, precisa oferecer juros mais atraentes, elevando ainda mais o endividamento
12

Poltica Fiscal e Dficit Pblico:

Dficit Pblico e

Inflao
Por que pases que tm um dficit pblico, em relao ao PIB, mais elevado que o Brasil, como os Estados Unidos, Itlia, Espanha, Coria, tm taxas de inflao quase nulas ? A resposta no est no montante ou valor do dficit, mas em seu horizonte de financiamento. Pases de moeda forte, as dvidas so distribudas de forma uniforme ao longo de 20 ou 30 anos (investidores internacionais compram ttulos de longo prazo, o que no ocorre no Brasil), pois, preferem investir em pases que ofeream menores riscos para suas aplicaes. Assim, para os pases em desenvolvimento, alm de prazos relativamente curtos, so obrigados a oferecer as maiores taxas de 13 juros do mundo, para atrair capitais e externos.

Anda mungkin juga menyukai