Anda di halaman 1dari 24

MDULO 1 - INTRODUO

OBJETIVO DO CURSO DE BRIGADA Capacitar, atualizar e certificar profissionais em conformidade com a NBR-14276, nas aes de preveno e combate a princpios de incndios. Instrumentalizar os participantes do curso a procederem de forma segura, de modo a garantir sua prpria segurana, das possveis vtimas e do patrimnio em risco. O QUE COMBUSTO? quando o comburente (oxignio) se junta com o combustvel, formando a combusto, ou seja, formando uma grande oxidao (que a separao de tonos do oxignio, e a juno dos mesmos com outros elementos qumicos). Um exemplo de oxidao a ferrugem, que tem o mesmo processo que o fogo, s que bem mais lento.

O QUE FOGO? a rpida manifestao de combusto que emite calor e luz.

ELEMENTOS QUE COMPE O FOGO?

Calor

Combustvel

Composio do ar atmosfrico e porcentagem de oxignio para a combusto.

FOGO

78% de Nitrognio 21% de Oxignio 01% de Outros gases

Comburente/Oxignio

PONTO DE FULGOR (Flash Point)


Ponto de fulgor ou ponto de inflamao a menor temperatura na qual um combustvel liberta vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamvel por uma fonte externa de calor. O ponto de fulgor no suficiente para que a combusto seja mantida.

PONTO DE COMBUSTO (Fire Point)


a temperatura mnima necessria para que um combustvel desprenda vapores ou gases combustveis que, combinados com oxignio do ar e em contato com uma chama ou centelha (agente gneo) externa, se inflamam; e mantm-se queimando, mesmo com a retirada do agente gneo, face a quantidade de vapores liberados quela temperatura, bem como o aumento da temperatura provocada pela queima.

PONTO DE IGNIO (Ignition Point)


Temperatura de autoignio, ponto de autoignio, ou ainda simplesmente ponto de ignio, a temperatura mnima em que ocorre uma combusto, independente de uma fonte de ignio, como uma chama ou fasca, quando o simples contato do combustvel (em vapor, por exemplo), em contato com o comburente j o suficiente para estabelecer a reao.

TETRAEDRO DO FOGO

Alm do combustvel, calor e oxignio, uma nova teoria foi desenvolvida para explicar a combusto, introduzindo-se um quarto elemento: a reao em cadeia. Os combustveis, aps iniciarem a combusto, geram mais calor. Esse calor provocar o desprendimento de mais gases ou vapores combustveis, desenvolvendo uma transformao em cadeia, que em resumo o produto de uma transformao gerando outra. A partir do tringulo do fogo, a teoria evoluiu para uma figura geomtrica com 4 lados, representada em tetraedro, a qual lembra uma pirmide, pois acresceu-se figura anterior a reao em cadeia.

PROPAGAO DO FOGO
O calor um dos principais causadores do alastramento de um fogo, ele pode, caso no seja impedido, ser transmitido at mesmo a grandes distncias, das seguintes formas: IRRADIAO, CONVECO, CONDUO.

IRRADIAO
a transmisso de calor atravs de raios e ondas que ocorrem em espaos vazios. Um exemplo dirio deste fenmeno o calor do sol (fonte) irradiado atravs do espao at a terra (corpo); e como o caso do sol, existem inmeras outras formas de irradiao que podero contribuir para a propagao do fogo.

Sol

PROPAGAO DO FOGO
CONVECO
a transmisso do calor atravs do ar e dos lquidos, ocorre devido ao fato de o ar como os lquidos podem ser aquecidos quando em contato com o fogo. O ar quente sempre sobre e leva consigo o calor que poder entrar em contato com o combustvel e propagar o fogo.

PROPAGAO DO FOGO

CONDUO
transmisso do calor que ocorre de uma fonte para um corpo, atravs de um material que seja um bom condutor de calor. Se pegarmos um pedao de ferro e segurarmos numa das pontas com a mo e colocarmos a outra ponta em contato com uma fonte de calor, vamos perceber aps alguns segundo que todo o ferro est quente, indo aquecer conseqentemente a nossa mo, e se ao invs de nossa mo, tivesse tendo contato com outro combustvel qualquer, este iria queimar.

MTODOS DE EXTINO

Retirada do material: trata-se de retirar do local o material (combustvel) que est pegando fogo e tambm outros materiais que estejam prximos s chamas;

Resfriamento: o resfriamento o mtodo de extino mais usado, consiste em retirar o calor do material incendiado;

Abafamento: o abafamento ocorre com a retirada do oxignio, o mais difcil, a no ser em pequenos incndios;

Extino qumica: consiste na utilizao de certos componentes qumicos, que lanados sobre o fogo, interrompem a reao em cadeia.

VENTILAO
aplicada no combate a incndios a remoo e disperso sistemtica de fumaa, gases e vapores quentes de uns locais confinados, proporcionando a troca dos produtos da combusto por ar fresco, facilitando, assim, a ao dos bombeiros no ambiente sinistrado. Neste Manual, chamaremos de produto da combusto a fumaa, os gases e os vapores quentes. So tipos de ventilao: natural e forada.

Ventilao Forada utilizada para retirar produtos da combusto de ambientes em que no possvel estabelecer o fluxo natural de ar. Neste caso, fora-se renovao do ar atravs da utilizao de equipamentos e outros mtodos.

Ventilao Natural o emprego do fluxo normal do ar com o fim de ventilar o ambiente, sendo tambm empregado o princpio da conveco com o objetivo de ventilar. Como exemplo, cita-se a abertura de portas, janelas, paredes, bem como a abertura de clarabias e telhados. Na ventilao natural, apenas se retiram s obstrues que no permitem o fluxo normal dos produtos da combusto.

VENTILAO

Ventilao Horizontal aquela em que os produtos da combusto caminham horizontalmente pelo ambiente. Este tipo de ventilao se processa pelo deslocamento dos produtos da combusto atravs de corredores, janelas, portas e aberturas em paredes no mesmo plano.

Ventilao Vertical aquela em que os produtos da combusto caminham verticalmente pelo ambiente, atravs de aberturas verticais existentes (poos de elevadores, caixas de escadas), ou aberturas feitas pelo bombeiro (retirada de telhas). Para a ventilao, o bombeiro deve aproveitar as aberturas existentes na edificao, como as portas, janelas e alapes, s efetuando aberturas em paredes e telhados se inexistirem aberturas ou se as existentes no puderem ser usadas para a ventilao natural ou forada. Efetuar entrada forada em paredes e telhados, quando j existem aberturas no ambiente, acarreta prejuzos ao proprietrio, alm de significar perda de tempo.

EXTINTORES E SEUS AGENTES


So aparelhos portteis ou carroveis que servem para extinguir princpios de incndio. Os extintores devem estar em local bem visvel e de fcil acesso. O treinamento sobre o emprego correto do extintor parte eficaz contra incndio. Os extintores no so automticos ou auto ativados, se o incndio comea eles continuam pendurados, inertes no lugar e nada acontece, pois so as mos humanas que, precisam lev-los ao lugar necessrio, apont-los corretamente, ativ-los de modo a extinguir as chamas.

Instituto Nacional de Metrologia, Normatizao e Qualidade Industrial.

Selos e Certificao do organismo credenciado pelo INMETRO


Selo adesivo Selo adesivo

Serigrafia

Para sabermos se os extintores so novos (de fbrica), basta visualizarmos a etiqueta do INMETRO. A mesma possui um selo adesivo e serigrafia especial, alm do selo de garantia do instituto. J os extintores que passaram por manuteno, possuem cor diferenciada, como por exemplo azul ou verde.

Extintores novos

Extintores de manuteno

EXTINTORES E SEUS AGENTES


Orientaes para verificao de rotina
Se o ponteiro de indicador de presso no esta na FAIXA VERMELHA

Se o lacre de inviolabilidade permanece intacto Se a aparncia geral do extintor no apresenta sinais de ferrugem, riscos amassados etc

Se o bico da vlvula permanece desobstrudo Se as instrues de operao esto visveis Se as datas-limite de garantia, validade da datascarga e teste hidrosttico esto dentro do prazo.

EXTINTORES E SEUS AGENTES


Tabela de aplicao dos agentes extintores
CLASSE DE INCNDIO
A Papel, madeira, etc. Material que deixa brasa ou cinza requer um agente que molhe e resfrie. B Lquidos inflamveis (leos, gasolina, graxas, etc.) Requer ao rpida de resfriamento e abafamento. C Equipamentos eltricos. Requer agente no condutor de corrente.

(CO2) GS CARBNICO

P QUMICO SECO

ESPUMA

GUA

ABC

Apaga somente na superfcie.

Apaga somente na superfcie.

SIM REGULAR Abafa e resfria.

SIM EXCELENTE Resfria, encharca e apaga totalmente.

SIM EXCELENTE

SIM BOM No deixa resduos e inofensivo.

SIM EXCELENTE Abafa rapidamente.

SIM EXCELENTE Produz um lenol de espuma que abafa o fogo.

S em forma de borrifo, saturando o ar de umidade.

SIM EXCELENTE

SIM EXCELENTE No deixa resduo, no danifica o equipamento e no conduz eletricidade. 1-Retire a trava de segurana. 2-Segure firme o punho difusor. 3-Aperte o gatilho. 4-Oriente o jato para base do fogo fazendo uma vergadura.

SIM BOM No condutor da corrente.

NO A espuma condutora e danifica o equipamento.

NO Conduz eletricidade.

SIM EXCELENTE

COMO OPER-LO

1-Abra a ampola de gs (s nos aparelhos PQPI). 2-Segure firme o punho difusor. 3-Aperte o gatilho. 4-Oriente o jato de maneira a formar uma cortina de p sobre o fogo.

1-Vire o extintor com a tampa para baixo. 2-Oriente o jato para base do fogo.

1-Aperte o gatilho ou abra a vlvula da ampola de gs 2-Desenrole a mangueira e abra o esguicho 3-Oriente o jato para base do fogo.

1-Aperte o gatilho. 2-Oriente o jato para base do fogo.

SUBSTNCIA EXTINTORA EFEITO PRINCIPAL DO EXTINTOR TEMPO DE EFETUAR A RECARGA

Dixido de Carbono

P qumico seco e CO2 produzido pelo p em contato com o fogo

Espuma formada por bolhas consistentes e cheias de CO2

gua

Fosfato Monoamnico Romper a cadeia de transferncia intramolecular Anualmente ou manmetro em recarregar.

Abafamento

Abafamento

Abafamento

Resfriamento pela saturao

Perda de peso alm de 10%

Anualmente ou perda de peso da ampola alm de 10% ou manmetro em "recarregar"

Anualmente

Anualmente

EXTINTORES E SEUS AGENTES

Extintor de gua Pressurizada: Combate princpios de incndios de classe A extingue o fogo por resfriamento, no dever ser usado em aparelhos eltricos energizados. Modo de Usar: Transport-lo at as proximidades do fogo, soltar a trava de segurana e apontar o mangotinho para a base do fogo apertando o gatilho. Agente extintor utilizado: gua e nitrognio

Extintor de Gs Carbnico: pode ser usado em incndios de classe A, B e C, mais indicado para equipamentos eltricos energizados. Modo de Usar: Transport-lo at as proximidades do fogo, retirar o pino de segurana, apontar o difusor para a base da chama e apertar o gatilho, movimentar o difusor de um lado para o outro. Agente extintor: Gs carbnico e nitrognio

EXTINTORES E SEUS AGENTES


1) P Qumico Pressurizado: usado para incndios em classe B e C. 2) P Qumico Especial: usado para incndios em classe D. Obs.: Os extintores de PQS (Bicarbonato de sdio) pode ser usado nas classes B e C de incndios, e o extintor PQS especial (Cloreto de sdio) na classe D (materiais metlicos e pirofricos). No devem ser usados em centrais telefnicas ou computadores por exemplo, porque deixam resduos. No tem boa atuao nos incndios da classe A e preciso completar a extino jogando gua. Modo de Usar: Transport-lo at as proximidades do fogo, soltar a trava de segurana, apontar o mangotinho para a base do mesmo e apertar o gatilho, fazer movimentos de um lado para o outro. Agente extintor: Bicarbonato de sdio e nitrognio Agente extintor Especial: Cloreto de sdio e nitrognio.

Extintor ABC: usado para incndios em classe A,B e C. Obs.: Combate os princpios de incndios classe A (madeiras, papeis, tecidos, etc), classe B (lquidos inflamveis) e classe C (equipamentos eltricos/energizados). No combate classe A, o produto isola quimicamente os combustveis, criando uma pelcula de p fundido a qual resfria e impede o oxignio (comburente) de alimentar a reao de combusto. Nos combates classe B, atua igualmente aos ps BC, resfriando e abafando o combustvel. No conduz eletricidade, o que capacita esse p a extino de incndios classe C. Modo de Usar: Transport-lo at as proximidades do fogo, soltar a trava de segurana, apontar o mangotinho para a base do mesmo e apertar o gatilho, fazer movimentos de um lado para o outro. Agente extintor: Monofosfato de Amnia siliconizado .

EXTINTORES E SEUS AGENTES Curiosidade: Extintor classe K


Utilizado para leos de cozinha usados para fritura. Tm uma faixa ampla de temperaturas de auto ignio, que pode ocorrer em qualquer intervalo de 288C a 385C (o teste de laboratrios requer a auto ignio e/ou acima de 363C). Para que esta auto-ignio possa ocorrer, a massa total de leo, se medido em gramas em uma panela pequena ou at 52 kg em uma fritadeira industrial, deve ter sido aquecido alm da temperatura de auto-ignio.

Os extintores de agente mido Classe K, contm uma soluo especial de Acetato de Potssio, diluda em gua, que quando acionado, descarregada com um jato tipo neblina (pulverizao) como em um sistema fixo. O fogo extinto por resfriamento e pelo efeito asfixiante da espuma (saponificao). dotado de um aplicador, que permite ao operador estar uma distncia segura da superfcie em chamas, e no espalha o leo quente ou gordura. A viso do operador no obscurecida durante ou aps a descarga. Ao considerar-se eficincia na extino e a segurana do pessoal o melhor extintor porttil para cozinhas comerciais/industriais.

Modo de Usar: Transport-lo at as proximidades do fogo, soltar a trava de segurana, apontar o mangotinho para a base do mesmo e apertar o gatilho, fazer movimentos de um lado para o outro.

Agente extintor: agente extintor de base alcalina (bicabornato de sdio ou bicabornato de potssio (acetato de potssio) ps BC e agente mido classe K).

HIDRANTES E SEUS ACESSRIOS


Hidrante um equipamento de segurana de rua usado como fonte de gua para ajudar no combate de incndios. As edificaes com rea construda superior a 750m ou altura superior a 12m devem ser protegidas por sistemas de mangotinhos ou de hidrantes.

Um sistema hidrulico constitui-se basicamente de:

esguicho: pea destinada a formar e orientar a jato dgua.

mangueiras: conduto flexvel de lona, fibras sintticas, cnhamo ou algodo, revestido internamente com borracha, dispositivo montador na extremidade de encaixar, destinado a proporcionar a conexo do hidrante ao esguicho .

Tomadas: dispositivo especial de tomada de gua para alimentar as mangueiras

abrigos: compartimento destinado a guardar e proteger os hidrantes, mangueiras e esguichos;

reservatrios: fonte de gua para suprimento de consumo em caso de incndios

canalizao: rede de canos que conduzem a gua, desde a fonte at as proximidades dos locais a serem protegidos;

HIDRANTES E SEUS ACESSRIOS


Tipos de mangueiras de incndio:

Mangueira do Tipo 1 Destina-se a edifcios de ocupao residencial.

Presso de trabalho mxima de 1.370kPa (14kgf/cm2).

Mangueira do Tipo 2 Destina-se a edifcios comerciais e industriais ou ao Corpo de Bombeiros. Presso de trabalho mxima de 1.370kPa (14 kgf/cm2) Mangueira do Tipo 3 Destina-se a rea naval e industrial ou ao Corpo de Bombeiros, onde desejvel uma Presso de trabalho mxima de 1.470kPa (15kgf/cm2). maior resistncia abraso.

Mangueira do Tipo 4 Destina-se a rea industrial, onde desejvel uma maior resistncia abraso. Presso de trabalho mxima de 1.370kPa (14 kgf/cm2) Mangueira do Tipo 5 Destina-se a rea industrial, onde desejvel uma alta resistncia abraso e s superfcies quentes. Presso de trabalho mxima de 1.370kPa (14 kgf/cm2)

HIDRANTES E SEUS ACESSRIOS


Nas mangueiras de incndio verificar se: Verificar se h desgaste por abraso e/ou o rompimento na carcaa txtil, principalmente na regio do vinco. Verificar a presena de manchas e/ou resduos na superfcie externa, proveniente de contato com produtos qumicos ou derivados de petrleo. Verificar o desprendimento do revestimento externo. Verificar se h evidncias de deslizamento das unies em relao mangueira. verificar se h dificuldades para acoplar o engate das unies (os flanges de engate devem girar livremente). Recomenda-se que tambm seja verificada a dificuldade de acoplamento das unies com o hidrante e com o esguicho da respectiva caixa/abrigo de mangueira. permitido utilizar chave de mangueira para efetuar o acoplamento. Esta verificao pode ser feita pelo usurio. Verificar se h deformaes nas unies provenientes de quedas, golpes ou arraste. verificar a ausncia de vedao de borracha nos engates das unies ou vedao que apresente ressecamento, fendimento ou corte. Verificar a ausncia de marcao conforme a NBR 11861. Caso apresente quaisquer irregularidades descritas acima, a mangueira deve ser encaminhada para manuteno.

HIDRANTES E SEUS ACESSRIOS


De acordo com o tipo de utilizao, as mangueiras podem ser acondicionadas conforme descrito a seguir: Forma ziguezague deitada: a mangueira em forma ziguezague deve ser apoiada por um de seus vincos sobre superfcie no abrasiva. Podem ser acoplados vrios lances para formao de linha pronta; Forma ziguezague em p: a mangueira em forma ziguezague deve ser posicionada na vertical sobre ela prpria; Forma espiral: consiste em enrolar a mangueira a partir de uma de suas extremidades, sobre ela mesma, formando uma espiral. Esta forma s deve ser utilizada para armazenamento em estoque; Forma aduchada: consiste em enrolar a mangueira previamente dobrada contra ela mesma, formando uma espiral a partir da dobra em direo s extremidades. Recomenda-se esta forma de acondicionamento nas caixas de hidrantes.

Forma aduchada

Adaptador

Chave Storz

Tampo de engate rpido

Vlvula angular

Derivante de engate rpido

Esguicho regulvel

Esguicho jato slido

Comprimento da mangueira: de suma importncia para garantir o alcance e a rea de cobertura originalmente projetados. Aps a inspeo, somente devero retornar para uso as mangueiras que apresentarem comprimento at 2% inferior ao seu comprimento nominal. Desgaste por abraso e/ou fios rompidos na carcaa txtil, principalmente na regio do vinco. Presena de manchas e/ou resduos na superfcie externa, proveniente de contato com produtos qumicos ou derivados de petrleo. Desprendimento do revestimento externo. Evidncia de deslizamento das unies em relao mangueira. Dificuldades para acoplar o engate das unies (os flanges de engate devem girar livremente). Recomenda-se que tambm seja verificada a dificuldade de acoplamento das unies com o hidrante e com o esguicho da respectiva caixa/abrigo de mangueira. permitido utilizar chave de mangueira para efetuar o acoplamento. Esta verificao pode ser feita pelo usurio. Deformaes nas unies provenientes de quedas, golpes ou arraste. Ausncia de vedao de borracha nos engates das unies ou vedao que apresente ressecamento, fendimento ou corte. Ausncia de marcao conforme a NBR 11861. Caso apresente quaisquer irregularidades descritas acima, a mangueira deve ser encaminhada para manuteno.

Comprimentos no maiores que 30 m (lances de 15 m); Mangueiras de 40 ou 65 mm uso do CB; Mangueiras de 25 ou 32 mm uso dos ocupantes. Especificao: Local de aplicao Sistemas de Hidrantes/Mangotinhos Presso de trabalho Resistncia abraso

Classe E: So incndios que envolvem materiais radioativos e qumicos, cujos riscos acrescem aos do prprio incndio exigindo do brigadista um maior conhecimento e um fator maior de proteo.

combustvel

QUEM SABE, SABE !!!

Anda mungkin juga menyukai