Anda di halaman 1dari 61

Mitose e Meiose

CICLO E DIVISO CELULAR ZOOTECNIA

CICLO CELULAR
 O ciclo celular ou ciclo de vida da clula corresponde ao conjunto

de transformaes pelas quais passa a clula, desde a sua formao at o seu desaparecimento.
int r fase ciclo celula r diviso

intrfase

diviso

intrfase

diviso

intrf....

Ciclo Celular

Eventos que preparam e realizam a diviso

celular Mecanismos responsveis pelo crescimento e desenvolvimento Clulas somticas clula duplica seu material gentico e o distribui igualmente para duas clulas-filhas Processo contnuo dividido em 2 fases principais:  INTRFASE  MITOSE

Ciclo Celular
 Clula encaminhada progresso no ciclo por

mecanismos de regulao relacionados a: crescimento multiplicao diferenciao celular condio de latncia. Falhas nos mecanismos clula pode ser encaminhada para apoptose (morte celular programada) desenvolvimento tumoral

CICLO CELULAR
 Fases do Ciclo:  G1: 12 horas  S: 7 a 8 horas  G2: 3 a 4 horas  M: 1 a 2 horas  Total: 24 horas

Ciclo Celular

 Sinais qumicos que controlam o ciclo provm

de fora e de dentro da clula  Sinais externos: > Hormnios > Fatores de crescimento  Sinais internos so protenas de 2 tipos: > ciclinas > quinases (CDKs)

Ciclo Celular Fatores de Crescimento

Fatores de crescimento liberados ligam-se a receptores de membrana das clulas alvo Complexo receptor-ligante ativa produo de sinalizadores intracelulares Sinalizadores ativam cascata de fosforilao intracelular, induzindo a expresso de genes Produto da expresso destes genes componentes essenciais do Sistema de Controle do Ciclo celular (composto por CDKs e Ciclinas)

INTRFASE
CONCEITO : o perodo do ciclo de vida da clula em que ela no se est dividindo
 So visveis a carioteca e os nuclolos.  Os

cromossomos encontram-se na forma de cromatina (longos, finos, desespiralizados, descondensados e no individualizados)  Ocorre sntese de DNA e conseqente duplicao dos cromossomos. A partir da cada cromossomo fica formado por duas cromtides irms.  No citoplasma, ocorre formao de um novo centro celular (par de centrolos)

INTRFASE

 o perodo em que a clula no esta em diviso

celular fraca atividade metablica realizando todos os processos de sntese do seu desenvolvimento.  Abrange trs fases: o Fase G1; o Fase S; o Fase G2.

INTRFASE

Fase mais demorada (90% a 95% do tempo total gasto durante o ciclo) Atividade Biosinttica intensa Subdividida em: G1, S e G2 O Ciclo pode durar algumas horas (clulas com diviso rpida, ex: derme e mucosa intestinal) at meses em outros tipos de clulas

INTRFASE

Alguns tipos de clulas(neurnios e hemcias)no se dividem e permanecem paradas durante G1 em uma fase conhecida como G0 Outras entram em G0 e aps um dano ao rgo voltam a G1 e continuam o ciclo celular (ex: clulas hepticas)

Fase G1

 (Do ingls gap = intervalo).  Etapa que antecede a duplicao do

DNA, caracterizando-se por uma intensa produo de RNA e protenas diversas.

G1

Intensa sntese de RNA e protenas aumento do citoplasma da clula-filha recm formada Se refaz o citoplasma, dividido durante a mitose Cromatina no compactada e no distinguvel como cromossomos individualizados ao MO Pode durar horas ou at meses Inicia com estmulo de crescimento e posterior sntese de ciclinas que vo se ligar as CDKs(quinases)

Fase S

 (Do ingls symthesis = sintese).  Estagio em que ocorre a duplicao do

material gentico da clula acontecendo duplicao dos cromossomos que no final dessa fase apresentam duas cromtides cada um.

Fase G2

 Perodo em que a clula volta a

produzir protenas ativa/e o que determina seu crescimento provavelmente estimulando a clula a entrar em diviso.

G2

Tempo para o crescimento celular e para assegurar completa replicao do DNA antes da mitose Pequena sntese de RNA e protenas essenciais para o incio da mitose Inicia-se a condensao da cromatina para que a clula possa progredir para a mitose H checkpoints exercidos pelo MPF, que est inativo durante quase toda a faseG2, mas quando ativado encaminha a clula mitose

G2

Regulado para parar em pontos especficos onde so feitos os reparos Protenas endgenas funcionam como pontos de controle garantem ocorrncia adequada dos eventos relacionados ao ciclo So reconhecidos estes checkpoints: Em G1 antes da clula entrar na fase S Em G2 antes da clula entrar em mitose E checkpoint do fuso mittico

DIVISO CELULAR
MITOSE MEIOSE

MITOSE
 CONCEITO :

o processo de diviso celular atravs do qual uma clula eucaritica d origem a duas outras clulas semelhantes entre si e, semelhantes clula-me  OCORRNCIA : realizada por clulas eucariticas, tanto somticas como germinativas  IMPORTNCIA E FUNES : o principal processo de reproduo dos organismos unicelulares eucariontes. atravs dela ocorre a regenerao dos tecidos e o crescimento por hiperplasia nos pluricelulares.  FASES : 1. PRFASE 2. METFASE 3. ANFASE 4. TELFASE

Mitose

 Em alguns poucos organismos, pode ocorrer

tambm em clulas haploides.

Fases da Mitose

 O processo se desenvolve em uma serie de

etapas progressivas modificaes no ncleo e no citoplasma.  Em sequencia, so as fases:  Prfase;  Metfase;  Anfase;  Telfase.

FASES DA MITOSE
PRFASE
 Tem

incio a desintegrao da carioteca e do nuclolo.  Em torno de cada par de centrolos (centro celular) forma-se o ster e, as fibras do fuso partem de um centro celular em direo ao outro. Essa estrutura complexa, formada no citoplasma, recebe o nome de aparelho mittico.
 Os centros celulares se afastam, indo

em direo a plos opostos da clula.  Os cromossomos iniciam seu processo de espiralizao, tornando-se mais densos, mais grossos e visveis.

Prfase (pro = antes)

 Ao final da interfase (perodo de no diviso), os

cromossomos j esto duplicados, c/ duas cromtides no inicio da prfase comeam processo de espiralizao e de condensao.  A clula adquire a forma esfrica e o ncleo aumenta de tamanho.

Prfase (pro = antes)

medida que a prfase avana os cromossomos tornam-se mais curtos e mais condensados.  Ficam visveis os centrmeros.  Os cromossomos, que no inicio encontravam-se distribudos uniformemente pelo ncleo, agora comeam a se aproximar da carioteca desintegrao de membrana nuclear.  Os nuclolos reduzem o seu tamanho e terminam por se fragmentarem, desaparecendo.

Prfase (pro = antes)

 No citoplasma, os centrolos, j duplicados,

esto envoltos por microtubulos curtos que formam o ster.  A seguir cada centrolo migra p/ plos opostos formando fuso de diviso.  Logo aps a fragmentao da carioteca, os cromossomos prendem-se s fibras do fuso, atravs do centrmero.

Prfase (pro = antes)

Prfase

Incio da Prfase

Final da Prfase

FASES DA MITOSE
METFASE
No so mais visveis a carioteca e o nuclolo.  Os centros celulares encontram-se em plos opostos da clula.  Os cromossomos atingem grau mximo de espiralizao, tornando-se individualizados e mais facilmente visveis. OBS : Devido a essas caractersticas


dos cromossomos, nesta fases da diviso que feito o caritipo.

Cada cromossomo duplicado prendese, atravs de seu centrmero, a duas fibras do fuso, uma vinda de cada centro celular.

Metfase

 A metafase constitui a fase da divisao celular

que melhor se presta ao estudo dos cromossomos atingem maior grau de condensaao.  Nesta fase, os cromossomos atingem o estado maximo de espiralizaao, tornando-se bem visiveis e dispondo-se na placa equatorial da celula.  No final da metafase, ocorre a duplicaao dos centromeros.

Metfase

 Esse fato acarreta a separao das cromtides

irms que, passam, cromossomos filhos.

ento,

constituir

FASES DA MITOSE
ANFASE
 Os centros celulares ainda ocupam 

plos opostos da clula. Apartir das extremidades junto aos centrolos, as fibras do fuso perdem molculas de protena e se encurtam. Ocorre desorganizao dos centrmeros e, conseqente separao das cromtides irms. Os cromossomos voltam a ser formados por um nico filamento e, so puxados em direo aos plos da clula. Tem incio a desespiralizao dos cromossomos.

Anfase (ana = para cima)

 Aps a separao das cromtides irms, cada

cromossomo filho migra p/ um dos polos da clula devido ao encurta/o das fibras do fuso q ligam os centrolos aos centrmeros.  A anfase termina com a chegada dos cromossomos filhos aos polos da clula.

Anfase (ana = para cima)

Incio da Anfase

Fim da Anfase

FASES DA MITOSE
TELFASE
 Os cromossomos esto ainda mais

  

desespiralizados, e chegam aos plos da clula. Em torno dos cromossomos, em cada um dos plos da clula, reorganiza-se uma nova carioteca. No interior de cada novo ncleo em formao, formam-se novos nuclolos. Desfaz-se o aparelho mittico Por ltimo ocorre a citocinese ou plasmodirise, isto , a diviso do citoplasma.

Telfase

 Os cromossomos, j situados nos polos celulares

desespiralizam-se.  A carioteca reorganiza-se em torno de cada conjunto cromossmico determina formao de novos ncleos, um em cada polo da clula.  Os nuclolos reconstituem-se devido ao do cromossomo reorganizador do nuclolo.  Ao mesmo tempo, a regio mediana da clula estreita-se, ocorrendo a citocinese (diviso do citoplasma).

Telfase

 Todo o material celular divido entre as duas

clulas filhas.  A citocinese completa-se e as clulas separamse, completamente.

Citocinese

do citoplasma (processo comea durante a anfase).  Sulco de clivagem no meio da clula, que vai aprofundando-se.  Separao das duas clulas filhas.

 Clivagem

Citocinese

Diferenas entre mitose de clula animal e vegetal

Clula animal Centrolos ster Citocinese Cntrica Astral Centrpeta

Clula vegetal Acntrica Anastral Centrfuga

Representao grfica do ciclo celular.

Resumo do ciclo celular.

MEIOSE

Clulas germinativas inicia com uma clula diplide e termina em 4 clulas haplides geneticamente diferentes entre si Na meiose h a preservao do nmero cromossmico diplide nas clulas humanas (gametas formados nmero haplide) Tem uma nica duplicao do genoma, seguida de 2 ciclos de diviso: a meiose I e a meiose II

FASES

 A meiose um conjunto de duas divises

sucessivas, separadas por uma breve intrfase.  A primeira reducional e a segunda, equatorial.

MEIOSE I

 Diviso reducional = so

formadas duas clulas haplides a partir de uma diplide


 Obteno do nmero de

cromossomos haplide, mas com contedo de DNA ainda duplicado

Prfase I

 No inicio dessa fase, os cromossomos so muito

delgados e difceis de serem evidenciados.


 Por ser muito longa subdividida em cinco

estgios: leptteno, zigteno, paquteno, diplteno e diacinese.

Leptteno

 Leptteno (do grego leptos=fino e tainos=fita ou

filamento)  Por serem filamentos longos e finos, os cromossomos no podem ser acompanhados em toda a sua extenso.  O ncleo esta ainda bem evidente e inicia-se a espiralizao cromossmica.

Zigteno (do grego zigos=par)

 A condensao cromossmica continua e os

nuclolos se tornam menos evidentes.  Os cromossomos homlogos formam pares pareamento ou sinapses constituindo as dases ou bivalentes.  Cada par uma dade.  A carioteca entra em processo de desorganizao.

Zigteno (do grego zigos=par)

Paquteno (do grego pakhis=grosso)

 Os cromossomos se tornam mais espessos e

passam a mostrar as duas cromtides irms.  O par de cromossomos homlogos possui quatro cromtides ttrades ou tetravalentes.  Os nuclolos j so dificilmente observados.

Diplteno (do grego diplos=duplos)

 Nessa fase (ou talvez ainda no paquteno), podem

ocorrer quebras em regies correspondentes das cromtides homologas em seguida os pedaos quebrados soldam-se em posio trocada crossing-over ou permuta.  A permuta aumenta a variabilidade das clulas formadas.  Os homlogos se afastam, permanecendo em contato em alguns pontos (quiasmas) representam onde houve a troca de pedaos.

Diplteno (do grego diplos=duplos)

Diacinese

 Do grego dia=atravs de, e kinesis=movimento.  Os cromossomos homlogos se afastam e os

quiasmas migram para extremidade terminalizao dos quiasmas.  A condensao cromossmica continua muito intensa e nuclolos j no so vistos.  A carioteca desaparece.

Metfase I

 Os

cromossomos atingem o Maximo da espiralizaao e os homlogos pareados, ligados s filhas do fuso atravs dos centrmeros dispem na zona equatorial da clula, formando a placa metafsica.

Anfase I

 Devido ao encurtamento das fibras do aparelho

mittico(fuso mitotico), ocorrem deslocamento e a separao dos membros de cada homologo cada um para o plo da clula.

Telfase I

 Os cromossomos homlogos chegam aos plos

opostos da clula, formando conjuntos haploides em torno dos quais se forma a carioteca.  Os cromossomos permanecem espiralizados.  O nuclolo se reorganiza.  A clula me divide-se em duas clulas filhas (citocinese).

OBSERVAO!!!!!

 Aps a telfase I, as clulas passam pela

intercinese, que muito rpida, e as clulas no sofrem alterao em ralao ao aspecto anterior.  Intercinese: corresponde a uma interfase que pode ou no existir, dependendo do tipo de clula que esta sofrendo meiose.

Meiose II
 um processo muito semelhante a mitose:  Prfase II: muito rpida, j q os cromossomos esto

espiralizados. Fragmentao da carioteca, inicio da formao do aparelho mittico.  Metfase II: cromossomos dispostos na placa equatorial, presos s fibras do fuso. Carioteca ausente.  Anfase II: as fibras do fuso encurtam-se e os cromossomos filhos migram p/ os plos opostos.  Telfase II: os cromossomos esto nos plos, em descondensao. Reaparece a carioteca em cada clula filha. Nuclolos reaparecem. Ocorre nova citocinese, surgindo 4 ncleos haploides, um em cada clula.

M E I O S E II

Reviso em forma de udio

Anda mungkin juga menyukai